sexta-feira, maio 27, 2011

Ação conjunta constrói acostamento da RN-288

Em uma ação conjunta de ceramistas com a prefeitura de Carnaúba dos Dantas, máquinas, caçambas e tratores trabalharam no trecho da RN-288, entre a Serra da Rajada e o município seridoense. Tudo para construir o acostamento da rodovia estadual.

Com o recapeamento feito pelo DER/RN no ano passado, havia reclamações do perigo eminente de acidentes provocados muitas vezes pela ausência de acostamento. Os trabalhadores das cerâmicas eram alvos fáceis desses acidentes. O trecho da RN-288, em Carnaúba dos Dantas tem 7 km de extensão e é utilizado para o escoamento da produção de telhas e tijolos do município para outros estados da federação.

Sesap divulga boletim com incidência alta de Dengue e define rumos para combate-la

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta sexta-feira (27), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, o mais recente boletim epidemiológico com dados da doença.

Desde o início do ano até o dia 14 de maio, foram notificados 13.265 casos de dengue, dos quais 3.686 confirmados. Existem, até o momento, quatro óbitos confirmados.

Em todo o Rio Grande do Norte, 77 municípios estão com incidência alta da doença. O município de Natal registrou o maior número de notificações (3.606), seguido de Mossoró (1.599), Parnamirim (1.028), Santa Cruz (535) e João Câmara (529).

Em reunião que aconteceu no início da tarde com as presenças do Coordenador Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, com os secretários de saúde do Estado, Domício Arruda, e do município de Natal, Maria Perpétuo Nogueira, foram definidas metas e ações que serão trabalhadas e fortalecidas emergencialmente durante 60 dias, com o objetivo de conter o aumento da incidência da doença e, principalmente, evitar os óbitos.

"A nossa grande preocupação é evitar o aumento dos casos mais graves", afirmou Domício Arruda.

Dentro das ações foi definido um Plano Emergencial na assistência aos municípios, priorizando as cidades da Região Metropolitana de Natal e Mossoró. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) deverão apresentar ao Ministério um relatório com propostas de investimento para que seja analisada a possibilidade de disponibilização de recursos financeiros.

O município de Natal, onde há o maior número de notificações em todo o estado, ficará responsável pela implantação da classificação de risco nas unidades de pronto-atendimento e pela contratação de profissionais para os leitos que serão disponibilizados na regulação estadual.

Serão 10 leitos no Hospital Maria Alice Fernandes e, de 09 a 14 leitos, no Hospital Walfredo Gurgel - entre semi-intensivo e UTI - além dois leitos no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró.

Para Giovanini Coelho, do Ministério da Saúde, se comparado com Amazonas e Acre os números da dengue no Rio Grande do Norte são menores. "O que chama a atenção do Ministério é a ocorrência de casos graves no estado, a maior da Região Nordeste. Estes casos são uma preocupação porque podem evoluir para óbitos", afirmou o coordenador nacional de controle da dengue.

Fonte: Sesap.














Natal não será sede da Copa das Confederações

A Fifa anunciou oficialmente a exclusão das cidades de São Paulo e Natal da Copa das Confederações, que acontecerá no Brasil em 2013. A informação foi divulgada no mesmo comunicado que definiu o Rio de Janeiro como sede do Centro Internacional de Transmissão da Copa 2014.

"Foi determinado na reunião que apenas cidades com previsão de conclusão das obras nos estádios até o início de 2013 serão consideradas para sediar partidas da Copa das Confederações da Fifa", divulgou o Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014. Como as capitais paulista e potiguar não terão seus estádios concluídos no prazo determinado, as cidades acabaram excluídas da competição.

Paulo Moroni assume o Santa Cruz para a Série D do Brasileiro

O Santa Cruz - depois de muitos rumores - confirmou oficialmente o nome de Paulo Moroni como técnico para o Campeonato Brasileiro da Série D.

Moroni chegou na tarde desta quinta (26), apresentando-se aos dirigentes do "Gavião" e disse que pretende iniciar o trabalho de preparação para a competição nacional no dia 13 de julho, pouco mais de um mês antes da estréia do time na serie D.

No entendimento de Moroni, é importante manter a base que disputou o Campeonato Potiguar - onde o "Gavião" foi campeão do primeiro turno e vice-campeão geral do certame - e qualificar o grupo com outros reforços; com limitações financeiras, o treinador considerou fundamental a formação do elenco, sem erros ou errando o menos possível nos reforços.

Falando no elenco, os primeiros nomes do plantel para a Série D devem ser confirmados nos próximos dias. A diretoria do Santa Cruz trabalha com o dia 15 de junho, data para o inicio da preparação, mas, Paulo Moroni tentará antecipar a reapresentação do elenco para o dia 13.

O Santa Cruz estréia no dia 17 de julho contra o Guarani-CE, em Juazeiro do Norte, no estádio Mauro Sampaio.

Enquete já superou a marca de 500 votos


A enquete lançada no blog há onze dias que está avaliando a preferência de nossos leitores sitionovenses superou na manhã desta sexta-feira a marca dos 500 votos com relação aos cinco dos supostos nomes que deverão concorrer a sucessão da prefeita Wanira nas para as próximas eleições de 2012.

Confira agora um resultado parcial de como anda a nossa enquete;

Major Edilson --------------------------------------------- 41%
Chiquinho Camilo -------------------------- 33%
Nenê Xavier ------------------------- 13%
Evanilda Mafra -------------- 6%
Missinho Belarmino -- 3%


Coronel Ezequiel estará realizando o maior evento de caprinos e ovinos do trairí


O Prefeito Boba e toda comissão organizadora estão empenhados para este grande evento.
Coronel Ezequiel é o maior produtor de maracujá do RN e agora desponta como um dos maiores incentivadores da caprinovinocultura do Trairí.


EXPOSIÇÕES DE ANIMAIS DE VARIAS RAÇAS
FEIRA DE ARTESANATO
ESPAÇO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
APRESENTAÇÕES CULTURAIS

DIA 17 AS 9h REUNIÃO DO COLEGIADO DO TRAIRÍ E  MUITO MAIS.

LEMBRANDO QUE O 2º MELHOR BODE DA RAÇA BOER NO BRASIL ,FELIPE DE MACAU, É DE CORONEL EZEQUIEL E JÁ INICIOU O ANO DE 2011 GANHANDO TODAS AS COMPETIÇÕES EM QUE JÁ PARTICIPOU.

Justiça de Caicó determina suspensão dos direitos políticos do vereador Nildson Dantas e mais sete políticos


O vereador Nildson Dantas(PR) terá os direitos políticos suspensos em uma Ação Civil Pública, julgada pelo juiz André Melo Gomes Pereira, titular da Primeira Vara Cível de Caicó.

Na mesma situação estão os ex-vereadores Edevaldo Adolfo Maia, Paulo Roberto de Oliveira e José Estevam do Rego Neto, além do ex-prefeito Nilson Dias de Araújo, o comerciante Jocemário Álvares de Araújo e a ex-secretária de ação social, Arlete Silva Andrade.

O procedimento administrativo da Procuradoria Geral de Justiça foi instaurado através da representação de Jocemário Álvares de Araújo, para apurar suposta prática de atos de improbidade administrativa, em razão da suposta compra de medicamentos nos meses de Julho, Agosto e Setembro de 2000 com verbas públicas do Município de Caicó/RN para custear despesas realizadas em benefício de candidatos a vereador naquela eleição municipal de 2000.


CLIQUE AQUI para conferir a sentença completa
Por Robson Pires


Médio Oeste terá centro de internação para adolescentes infratores


Será instalado em Apodi um Centro de Internação de Adolescentes (CIAD) em que receberá adolescentes infratores de 14 a 18 anos, incompletos.

A ação, fruto de um convênio entre a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e a Prefeitura de Apodi, efetiva o processo de regionalização do sistema educativo que também atenderá jovens das cidades de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes. Com isso, os jovens dessa região não serão mais transferidos para as unidades de Mossoró, Caicó e Natal, longe de suas famílias.

Giro Nacional

Politica: Palocci expõe evolução do patrimônio a senadores do PT
Na tentativa de evitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, apresentou nesta quinta-feira, 26, à bancada do PT no Senado explicações sobre a evolução de seu patrimônio nos últimos quatro anos. A conversa ocorreu depois do almoço entre os senadores do PT, ministros e a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Saiba mais

Centro-Oeste paga os mais altos salários para médicos no País
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira em Brasília pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) revela grandes disparidades nos salários pagos a servidores públicos em diferentes regiões do País, o que estimula a migração desses profissionais e a tentativa em concursos em Estados distantes. O levantamento leva em conta Estados de Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste apenas. Saiba mais


'Dilma se precipitou', diz deputado sobre suspensão de kit contra homofobia
Para o parlamentar, a presidenta Dilma Rousseff agiu açodadamente sobre o tema. “Achei precipitado a presidenta tomar uma decisão sem ouvir os atores em questão. Ela devia ter conhecimento de todos os pareceres favoráveis ao projeto. Os pareces da Unesco, do Conselho Federal de Psicologia, da UNE, e do próprio Conselho de Classificação Indicativa. Não é possível que essas instituições estejam erradas”, sustenta. Saiba mais

Caminhoneiro reage a assalto e bate em carro de criminosos em SP

Um caminhoneiro reagiu a uma tentativa de assalto e bateu contra o carro dos criminosos na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, por volta das 5h40 desta sexta-feira (27), segundo a polícia. Ao perceber que os criminosos tentavam interceptar o veículo, ele jogou o caminhão contra o carro dos assaltantes.

A colisão envolveu outro caminhão e mais um carro, mas ninguém ficou ferido. Os criminosos conseguiram fugir do local. O caso foi registrado como roubo e acidente de trânsito no 56º Distrito Policial, da Vila Alpina. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a faixa da direita do sentido Sapopemba da avenida continuava interditada na altura da Rua Amparo por volta das 10h30. Equipes da companhia aguardavam a chegada da perícia. (Foto: Luiz Guarnieri/Agência Estado)

Exército investiga soldados que dançaram funk com Hino Nacional
Foi publicado na semana passada um vídeo no qual seis recrutas dançam uma versão funk do Hino Nacional em um quartel de Dom Pedrito, cidade de cerca de 40 mil habitantes próxima a Bagé (RS). Segundo o major Vasques Robinson Diorgenes, comandante da unidade, um inquérito aberto na sexta-feira passada (20) apura o caso. Saiba mais

Fifa ameaça tirar São Paulo da Copa do Mundo de 2014
São Paulo corre sério risco de não ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Em reunião na Fifa, nesta sexta-feira, o secretário geral da entidade garantiu que não tolerará atrasos na obras do Mundial. Na ocasião, Jerome Valcke confirmou que a cidade de maior população do país está realmente fora da Copa das Confederações, assim como Natal.


O comitê organizador da Copa de 2014 apresentou um relatório sobre os progressos dos preparativos em todo o Brasil. Os dirigentes afirmaram que, de um modo geral, estão satisfeitos com o cronograma da obras. No entanto, seguem preocupados com a infraestrutura de transportes, inclusive dos aeroportos. Mais informações no Globo Esporte.








Giro Internacional

Cinegrafista amador capta imagens de dentro da cratera de vulcão na Islândia
Um cinegrafista amador conseguiu chegar à cratera do vulcão Grimsvotn, na Islândia, para captar imagens da erupção em seus momentos finais. O vulcão parou de expelir cinzas na manhã de quarta-feira. A erupção do vulcão, iniciada no sábado, provocou o cancelamento ou o atraso de centenas de voos no norte da Europa durante esta semana. Essa foi a mais forte erupção do Grimsvotn desde 1873. Saiba mais

Papa Bento 16 fecha convento em que freiras dançavam em cerimônias
O papa Bento 16 mandou fechar um famoso convento em Roma, de acordo com informações de jornais italianos. O jornal La Stampa informou que o monastério da Basílica di Santa Croce in Gerusalemme (Basílica da Santa Cruz de Jerusalém) estaria sendo fechada por causa de "irregularidades" litúrgicas, financeiras e morais. Segundo os jornais, alguns monges cistercianos da igreja foram transferidos para outras congregações na Itália. Saiba mais

Dono do Facebook, só come carne de animais que mata pessoalmente

O fundador e dono do Facebook, Mark Zuckerberg, revelou à revista Fortune que se tornou praticamente vegetariano ao decidir comer apenas a carne de animais que ele mesmo sacrifica. 


- Este ano me tornei praticamente um vegetariano porque a única carne que como procede de animais que eu mesmo mato. Até o momento, tem sido uma boa experiência, como alimentos mais saudáveis e aprendi muito sobre agricultura sustentável e criação de animais. Saiba mais

Casal que cria bebê sem definir sexo 'revelou' identidade só para cinco
A agência de notícias "Associated Press" divulgou nesta sexta-feira (27) fotos do bebê canadense de quatro meses de idade que os pais decidiram criar sem definir o sexo. Segundo Kathy Witterick, de 38 anos, e David Stocker, de 39, apenas seus outros filhos, Jazz, de cinco anos, e Kio, de 2, um amigo próximo da família e duas parteiras que ajudaram no nascimento da criança conhecem o sexo do bebê que ganhou o nome de "Storm" (Tempestade). Família mora na cidade de Toronto, no Canadá. Veja mais fotos

Queda do voo 447 durou três minutos e meio, dizem investigadores franceses
O Escritório de Investigações e Análises (BEA), órgão responsável pelas investigações do acidente com o Airbus da Air France, divulgou nesta sexta-feira (27) um relatório preliminar do voo que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e caiu no Oceano Atlântico, matando todas as 228 pessoas a bordo. Leia o diálogo dos pilotos e o histórico do voo


Peixoto Construções é a mais nova parceira do blog


Venha conhecer a Peixoto Construções, situada a Rua Ferreira Chicó – centro – Sitio Novo/RN e sob administração de Silvana Peixoto, você encontra tudo que precisa para construir ou reformar.

A partir de hoje você encontrará aqui as vantagens que só a Peixoto Construções oferece. Venha conferir e comprar tudo que precisar para sua obra. 

Peixoto Construções: Confira nossa loja










Protestos contra Micarla continuarão


Rosalba vai reunir deputados que integram a base aliada


Apenas onze deputados foram convidados para o encontro com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), programado inicialmente para ocorrer ontem, mas adiado para outra data ainda a ser definida por causa de uma viagem da chefe do Executivo. E quem diz isso é o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rêgo (DEM). Rosalba iniciou o mandato com o apoio dos deputados Ricardo Motta (PMN), Leonardo Nogueira (DEM), Gilson Moura (PV), Walter Alves (PMDB), José Dias (PMDB), Gesane Marinho (PMN), Raimundo Fernandes (PMN), Vivaldo Costa (PR), Antônio Jácome (PMN), Dibson Nasser (PSDB), além do próprio Getúlio. Ele afirmou que a governadora democrata está iniciando o diálogo com os parlamentares e que a intenção é ampliar as afinidades. “A medida em que o governo busca o reequilíbrio financeiro inicia os contatos políticos, inclusive com a Assembleia”, enfatizou o líder.

Ele enfatizou que a reunião tem o objetivo de “promover o diálogo para assuntos múltiplos”. “Abrir um entendimento do ponto de vista da liberdade de cada um”, reforçou o parlamentar. A governadora Rosalba Ciarlini quer ampliar a bancada de sustentação no legislativo estadual embora ainda não tenha avançado no diálogo com parlamentares que não fazem parte de seu grupo político embora dêem claros sinais de ser esta a intenção.

Areia Branca: Presidente da Câmara tenta audiência para reivindicar Central do Cidadão


A necessidade de instalação de uma Central do Cidadão em Areia Branca, pelo Governo do Estado, que vem sendo mostrada nos últimos dias pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB), tem repercutido junto à população. Diante disso, o autor da proposta se diz motivado a intensificar a luta em defesa do pleito.

Para isso, Aldo Dantas está tentando marcar uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para mostrar os fundamentos da sua reivindicação, baseado no fato de Areia Branca estar crescendo e cada dia necessitar mais dos serviços de um órgão como a Central do Cidadão.


Ele considera ainda que a cidade recebe diariamente um grande número de pessoas vindas dos municípios de Grossos, Porto do Mangue e Serra do Mel, que com certeza seriam beneficiadas com os atendimentos da unidade local da Central do Cidadão.


Segundo o vereador, a maior dificuldade no momento é falar diretamente com a governadora para expor a sua reivindicação, mas quando isso ocorrer, ele acredita que o seu pedido será acatado, considerando que ela tem um compromisso com Areia Branca, pois, além de ter sido muito bem votada no município nas eleições passadas, tem uma ligação próxima com a Areia Branca, de forma que trazendo a Central do Cidadão para esta cidade ela estará retribuindo o carinho que tem recebido dos areia-branquenses.


Atualmente, Aldo Dantas tem utilizado os meios de comunicação da cidade, principalmente o rádio, para explicar ao povo a importância de uma Central do Cidadão. "Temos acompanhado a rotina das pessoas que necessariamente se deslocam para Mossoró em busca dos serviços oferecidos pela Central do Cidadão da vizinha cidade para resolver questões mais complexas e às vezes coisas simples, que findam implicando em perda de tempo, gastos e outros inconvenientes", observa. Leia mais


Micarla de Sousa sanciona leis em prol da saúde pública


A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, sancionou hoje duas leis importantes para a saúde pública da cidade. Uma delas, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins (PV), autoriza a Secretaria de Saúde a utilizar a homeopatia na prevenção e no combate a dengue. A outra lei, do vereador Enildo Alves (sem partido), institui o 12 de junho como o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita em Natal.

Com a sanção da lei, a Secretaria Municipal de Saúde tem mais uma opção na luta contra a epidemia dengue, que se alastra pela cidade. A partir de agora, o município já pode realizar pesquisas e estudos que permitam a disponibilidade do medicamento homeopático “Eupatorium perfuliatum CH 30, Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30. Segundo o vereador Edivan Martins, essa medicação vem sendo usada, com êxito, no combate a epidemias.


Amanda Gurgel concede entrevista ao Sim Notícias


Amanda Gurgel, é a entrevistada do Sim Notícias desta quinta-feira (26). O jornalista Diógenes Dantas entrevista a professora que ganhou repercussão nacional ao expor a real situação da educação no Rio Grande do Norte.

O programa vai ao ar às 12h45, ao vivo, no canal 17 aberto. Confira também as reprises na TV Nominuto às quatro, às 18 e 21 horas, no canal 27 da cabo.

Municípios potiguares recebem plano de qualificação para agricultores familiares


O município de São Paulo do Potengi recebeu, na tarde dessa quarta-feira (25), a aula inaugural do Planteq - Plano Territorial de Qualificação Social e Profissional para Trabalhadores da Agricultura Familiar do RN. A iniciativa visa qualificar social e profissionalmente agricultores familiares do estado para elevar a renda e a qualidade de vida deles.

A aula inaugural foi proferida pelo diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz, que falou sobre os 24 cursos, com 200 horas/aula cada, que serão ministrados entre 30 de maio e 30 de julho nos municípios de São Paulo do Potengi, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, Lagoa Salgada, Santa Cruz e São José de Campestre. Ao todo serão beneficiados 501 agricultores, sendo 70% deles jovens agricultores.

Hermano Morais é o novo presidente do América - para cumprir mandato-tampão até o fim do ano.


A chapa única encabeçada pelo deputado estadual, tendo como vice Carlos Theodorico, foi eleita por aclamação em sessão especial do Conselho Deliberativo na sede social do América, após a eleição e respectiva apuração (e  o cosnequente cumprimeiro do quorum) - a mesa foi formada, além de Hermano e Theodorico, por Fernando Nesi, Gustavo de Carvalho, José Rocha - que presidiu a reunião - e Eduardo Rocha, entre outros.

Agora, Hermano e Theodorico, que começam a gestçao nesta sexta (27), têm a missão de dirigir o América até o fim do ano, cumprindo "mandato-tampão" - mais especificamente, o período que faltava para completar a gestão anterior de Clóvis Emídio, que renunciou recentemente. De quebra, a partir de em outubro serão organizadas novas eleições para o biênio 2012-2013.

Do Nominuto.com

Consult aponta que 44,15% dos potiguares reprovam início da gestão Rosalba


Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, divulgada com exclusividade pelo portal Nominuto.com, revelou que 44,15% dos potiguares reprovam os cinco primeiros meses da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). De acordo com o levantamento, a aprovação da democrata é de 31,42%.

A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias 24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento teve como objetivo avaliar, junto à população adulta do Estado, medir a satisfação dos potiguares com o início da gestão. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiabilidade é de 95%. Leia mais

Governadora marca audiência com Ministro da Educação para tratar da greve dos professores


A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a solenidade no Palácio do Planalto, onde aconteceu a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas, nesta quinta-feira, 26, para tratar da greve dos professores do Rio Grande do Norte. Rosalba voltou a pedir ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a inclusão do RN entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério.

"Disse ao ministro que precisamos da ajuda da União para pagar o piso e também reafirmamos a necessidade do Plano de Fortalecimento do Ensino Medio", ressaltou.

O ministro Haddad se comprometeu a receber a governadora com a bancada federal. Rosalba já marcou a audiência para a próxima terça-feira, às 11h, no Ministério da Educação. O deputado estadual Dibson Nasser acompanhou a conversa da governadora com o ministro da Educacao.

Educação brasileira - Na solenidade do Palácio do Planalto, a presidenta Dilma anunciou a construção de 454 quadras esportivas e 138 creches, dentro do PAC 2. O Governo também doou 30 mil bicicletas e capacetes para 81 municípios para transporte escolar. O RN será contemplado com todos esses equipamentos que irão melhorar a educação brasileira. Dentre os presentes à solenidade, os únicos governadores convidados foram Rosalba Ciarlini (RN) e Agnelo Queiroz (DF).

Rosalba: Ao povo e ao servidor público do estado


Todos sabem que, desde que assumimos, trabalhamos  intensamente para reorganizar a casa e acabar com o caos financeiro encontrado no governo do Rio Grande do Norte.
 
Para termos êxito, precisamos contar com o apoio de todos, principalmente dos servidores públicos do Estado.
 
Hoje, nossa equipe de governo, através dos secretários Paulo de Tarso, do Gabinete Civil, e Anselmo Carvalho, da Administração, manteve um diálogo de alto nível com os representantes sindicais dos servidores. Ali, lembramos que recebemos uma dívida de 812 milhões e que  herdamos o caos financeiro e administrativo.
 
No rumo da eficiência, o governo cortou na própria carne.  Reduziu a despesa com cargos comissionados em mais de 35% e  economizou quase R$ 2 milhões em despesas com gratificações, por mês. Reduzimos o número de carros alugados, o que gerou economia aos cofres públicos. Além disso, varremos a perversa cobrança da inspeção veicular que onerava cada veículo em R$ 133.
 
Mas ainda, havia uma promessa aprovada que aumentava o salário de 14 categorias do funcionalismo sem que a receita para isso fosse devidamente prevista.  Ainda que justos, os aumentos ali previstos são incompatíveis com a Lei de Responsabilidade Fiscal, aquela lei federal que mudou o Brasil e o perfil do gestor público na medida em que limita o gasto de pessoal a 60 % da receita, sendo esse limite de 49% para o Poder Executivo de cada Estado, compreendendo todos os órgãos, empresas, fundações e autarquias.
 
Sábio, o legislador condicionava a adoção dos planos ao pleno cumprimento da lei de responsabilidade fiscal. 
   
Expectativas tão altas, uma vez frustradas, acabaram levando algumas categorias do nosso funcionalismo a optarem pela greve.
 
Reconhecemos a necessidade de melhorar o salário dos nossos servidores públicos e vou concentrar os esforços do meu governo para ampliar os vencimentos dos nossos funcionários e, sobretudo, a qualidade dos serviços prestados à população.
 
Precisamos mais. Vamos criar empregos e aumentar renda para todos no Rio Grande do Norte. Estamos nos livrando da herança maldita e recebendo investimentos privados da ordem de R$ 11 bilhões para serem aplicados nas indústrias do nosso Estado. 
 
Teremos a usina eólica, um novo aeroporto e a Copa do Mundo.
 
É hora, portanto, de uma reflexão de todos para não deixarmos escapar uma grande oportunidade de crescimento por açodamento de alguns. 
 
É hora de avançar na reconstrução de um Estado sólido que permita cada vez criar empregos e distribuir renda para nossa população.
 
Rosalba Ciarlini
Governadora do RN