sexta-feira, maio 27, 2011

Sesap divulga boletim com incidência alta de Dengue e define rumos para combate-la

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta sexta-feira (27), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, o mais recente boletim epidemiológico com dados da doença.

Desde o início do ano até o dia 14 de maio, foram notificados 13.265 casos de dengue, dos quais 3.686 confirmados. Existem, até o momento, quatro óbitos confirmados.

Em todo o Rio Grande do Norte, 77 municípios estão com incidência alta da doença. O município de Natal registrou o maior número de notificações (3.606), seguido de Mossoró (1.599), Parnamirim (1.028), Santa Cruz (535) e João Câmara (529).

Em reunião que aconteceu no início da tarde com as presenças do Coordenador Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, com os secretários de saúde do Estado, Domício Arruda, e do município de Natal, Maria Perpétuo Nogueira, foram definidas metas e ações que serão trabalhadas e fortalecidas emergencialmente durante 60 dias, com o objetivo de conter o aumento da incidência da doença e, principalmente, evitar os óbitos.

"A nossa grande preocupação é evitar o aumento dos casos mais graves", afirmou Domício Arruda.

Dentro das ações foi definido um Plano Emergencial na assistência aos municípios, priorizando as cidades da Região Metropolitana de Natal e Mossoró. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) deverão apresentar ao Ministério um relatório com propostas de investimento para que seja analisada a possibilidade de disponibilização de recursos financeiros.

O município de Natal, onde há o maior número de notificações em todo o estado, ficará responsável pela implantação da classificação de risco nas unidades de pronto-atendimento e pela contratação de profissionais para os leitos que serão disponibilizados na regulação estadual.

Serão 10 leitos no Hospital Maria Alice Fernandes e, de 09 a 14 leitos, no Hospital Walfredo Gurgel - entre semi-intensivo e UTI - além dois leitos no Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró.

Para Giovanini Coelho, do Ministério da Saúde, se comparado com Amazonas e Acre os números da dengue no Rio Grande do Norte são menores. "O que chama a atenção do Ministério é a ocorrência de casos graves no estado, a maior da Região Nordeste. Estes casos são uma preocupação porque podem evoluir para óbitos", afirmou o coordenador nacional de controle da dengue.

Fonte: Sesap.














Nenhum comentário: