domingo, março 27, 2011

Blogueiro é o mais novo papai de Tangará


Gostaria parabenizar o mais novo PAPAI tangaraense, Paulo Anderson pelo nascimento de seu primeiro filho que acaba de chegar ao mundo fruto do amor entre o Blogueiro e sua esposa Priscila.

Parabéns Paulo Anderson e seja bem vindo “Paulo Filho”   

Município de Touros Completa 176 anos


Em 1501, o rei de Portugal enviou uma esquadra ao litoral potiguar, comandada por Gaspar de Lemos, com o objetivo de visitar as terras recém descobertas e oficializar o domínio sobre elas. O local do desembarque foi na orla marítima de Touros, mais precisamente numa área localizada na divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel de Touros. Ao chegarem à região, a primeira providência dos portugueses foi fixar um marco feito em pedra mármore, com a inscrição do ano de 1501 e o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a Cruz de Malta. Os portugueses tinham o costume de conduzir esses marcos para demarcarem as novas terras conquistadas. Mas apesar da presença inicial dos portugueses no território, a povoação não chegou a se tornar uma realidade inicialment. O segundo desembarque de tropas aconteceu em abril de 1638, quando 1.400 homens, chefiados por Luís Barbalho, não conseguiram atingir o objetivo e tiveram de prosseguir viagem marítima, até chegar à praia dos Marcos, no Rio Grande do Norte. As tropas partiram por terra rumo à Salvador, deixando para trás quatro canhões fixados sobre um rochedo encravado na praia. No final do século XVII e início do século XVIII, a expansão agrícola dos municípios de Extremoz e Ceará-mirim deu início ao desenvolvimento do território. Durante o período da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, entre 1792 e 1796, a área de Touros experimentou sinais efetivos de crescimento populacional, ao receber um grande número de trabalhadores agrícolas e sertanejos, que fugindo da grande estiagem se instalaram na região em busca de terras boas para a criação de gado e para a plantação de lavouras. Segundo os mais antigos, o nome Touros pode ter vindo da existência de um rochedo com a forma de uma cabeça de touro situado na praia, ou foi colocado pelos portugueses numa referência a um grande rebanho de gado existente na região. No século XVIII, quando os portugueses começaram a se fixar definitivamente, chegou à região a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro do município, cuja origem é difusa, não se sabendo se veio por mar ou terra, se por promessa ou doação. A construção da sua capela, feita em pedras, teve início em 1778, sendo concluída em 1800. No ano de 1832, foi instalada a freguesia do Bom Jesus dos Navegantes do Porto de Touros. No dia 11 de abril de 1833, pela Resolução do Conselho do Governo, Touros foi desmembrado de Ceará-mirim, tornando-se município do Rio Grande do Norte.  

Lagoa de Velhos: Multidão prestigia os 48 anos de Emancipação Política

 

Os 48 anos de emancipação política de Lagoa de Velhos foi comemorado por uma multidão de pessoas que compareceram a grande festa que este ano contou com animação pelas Bandas Cavaleiros do Forró, Forró do Cuida e Zingaros.

E a convite do Vereador Serginho, o blog esteve município registrando a comemoração dos 48 anos de sua emancipação.



 
 
 
 
 
 
 
 







Nova Miss Rio Grande do Norte é de Parnamirim


A nova Miss RN representa o município de Parnamirim. Daliane Menezes é modelo, tem 22 anos, 1m80, formada em jornalismo e está cursando radialismo.

Confira o resultado final do concurso Miss RN 2011:

1º lugar: Daliane Menezes – Parnamirim
2º lugar: Catharina Amorim – Mossoró
3º lugar: Natalia Clemente – Caicó
4º lugar: Klendja Lucena – Ouro Branco
5º lugar: Thaís Araújo- Governador Dix-Sept
Miss Simpatia: Bruna Cabral – Macau
Miss Elegância: Natalia Clemente – Caicó.

FOTOS POR CANINDÉ SOARES

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 



Caicó: Blogueiro seridoense se envolve Acidente


Segundo informações do Blog de Cardoso Silva, uma colisão envolvendo duas motos resultou na morte de Francisco Félix dos Santos residente no bairro Walfredo Gurgel.

A outra parte envolvida na colisão foi o  Blogueiro colega Suebster Neri da Costa,26 anos, nat. Jardim do Seridó que conduzia uma das motos. O Blogueiro disse ao blog que condizia sua moto Honda Bizz tranquilamente quando foi surpeendido por outra moto em alta velocidade chegando a colidir na lateral da sua moto precisamente no Guidon provocando assim seu desequilíbrio e a queda, como ele desenvolvia pouca velocidade Suebster caiu sofrendo escoriações leves.

O condutor da segunda moto estava com o capacete no braço, com a colisão ele foi de encontro a uma parede batendo fortemente com a cabeça o que causou sua morte por traumatismo crâniano.

Suebster Neri prestou informações na delegacia local, onde foi submetido ao exame de bafômetro com o resultado negativo, ou seja, ele não ingeriu nenhum tipo de bebida alcóolica.

Jornal do Brasil: Lei da Ficha Limpa - A decepção


A imensa maioria da sociedade ficou "de cara" com a decisão do STF que postergou para 2012 a vigência da Lei da Ficha Limpa. Já encontrei gente convencida de que o artigo 16 da Constituição federal foi uma artimanha concebida com a finalidade de beneficiar políticos desonestos.

O referido preceito, com a redação que ganhou em 1997, diz assim: “A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”. Não é preciso conhecer a história do Brasil na segunda metade do século passado para saber-se o que motivou tal disposição. Ela é uma vacina contra  casuísmos que, alterando de última hora as regras eleitorais, sirvam para beneficiar a maioria parlamentar (via de regra a poderosa base do governo) em prejuízo da minoria. Tivemos muito disso durante o regime militar, por exemplo. O foco da norma está posto no respeito às regras do jogo e ao eleitor. Ou, em outras palavras, à segurança jurídica e à própria democracia.

Se o leitor destas linhas, assim como eu, não tem em boa conta o discernimento de grande parte do eleitorado, nem apreço algum por grossa fatia dos partidos e seus representantes, não é contra a Constituição nem contra a decisão do STF que se deve insurgir. Sua decepção deveria ter sido instigada já quando leu nos jornais que a Lei da Ficha Limpa foi aprovada na Câmara dos Deputados por 388 votos contra apenas um. E no Senado Federal, logo após, por 76 votos a zero. Bastava para deduzir: aí tem! E não deu outra. Era para não valer. Impossível que juntos - deputados, senadores, assessores do Congresso Nacional, entre outros - não conhecessem o teor do artigo 16 da Constituição ou inferissem que, no STF, a força do preceito da anualidade acabaria minimizada. Não podia ser e não foi. Por pouco, mas não foi. Prefiro uns patifes a mais no Congresso do que ver o Supremo rasgar a Constituição por pressão popular.
Agora, usarei o direito do autor para falar da minha decepção. O que me entristece profundamente é saber que em momento algum, nos debates travados sobre o tema ao longo destes últimos dias, subimos um milímetro na compreensão de que estivemos tentando corrigir as consequências em vez de atacarmos as causas da enxurrada de mazelas na política nacional. Lamentamos seu efeito destruidor. Choramos as vítimas do mau uso dos recursos públicos. Deploramos as desigualdades dos pleitos e os abusos dos poderosos. Como nas enchentes, descuidamos da prevenção e não nos ocupamos, um segundo sequer, do modelo institucional ficha suja com o qual convivemos! Enquanto isso, a usina da criminalidade política continua em plena atividade. O PCC da política, o Comando Vermelho da política, que se vale do nosso pavoroso modelo institucional, atua e continuará atuando mesmo na remotíssima hipótese de que a impunidade acabe e todos vão tomar banho de sol em horário certo no pátio de algum presídio. Lá de dentro, com celulares ou sem celulares, continuarão se valendo das franquias e facilidade de um sistema que lhes facilita a vida e coloca o país no vergonhoso 69º lugar no ranking da ética. A nota 3,7 que recebemos nos situa a apenas 2,6 pontos da Somália, que é o último dos 180 países avaliados, e a longínquos 5,6 pontos da Dinamarca, que encabeça a lista dos melhores padrões éticos.

Decepção, para mim, é isto. É saber que em momento algum do último pleito muitos cidadãos que hoje reprovam o STF se interessaram em saber o que seus candidatos pensavam sobre reforma institucional e política (estavam mais interessados em achar alguém que lutasse por seus interesses pessoais ou corporativos). É perceber que a nação ainda crê, firmemente, que seja possível colher resultados diferentes agindo, sempre, do mesmo modo. É ver tantas pessoas convencidas de que a Lei da Ficha Limpa será capaz, mantida a regra do jogo, de moralizar os comportamentos dos políticos, dos partidos e dos eleitores. É achar-se preferível atropelar o princípio da presunção de inocência (inciso LVII do artigo 5º da Constituição), segundo o qual "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória", a reformular o modelo recursal do direito brasileiro que dá garantias eternas de impunidade aos réus endinheirados!

Escreva aí, leitor: quando, em 2012, os recursos contra a Lei da Ficha Limpa entrarem no STF invocando esse outro preceito constitucional, a lei se desfará em cacos, evidenciando a incompetência de sua concepção. Como bem disse em recente programa de tevê o advogado Ricardo Giuliani - os responsáveis pela atual decepção (e pela futura) são os que criaram ilusões na opinião pública através de uma norma eivada de inconstitucionalidades.

Percival Puggina
 Escritor e articulista

Estudante expulso da UFRN recorre à Justiça


O estudante expulso da UFRN sob a acusação de ter fraudado o processo de ingresso na universidade através do argumento de inclusão, Antônio Gomes, recorreu da decisão na Justiça. Ele afirma ter sido usado como "bode expiatório" e alega que não existe nada no edital que regula a seleção de vestilandos impedindo a tentativa de ingresso através da realização do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), mesmo para aqueles que tenham estudado antes em instituições privadas de ensino. 

De acordo com informações dadas pela secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, que no período do escândalo de fraude exercia o cargo de presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), mesmo com o início das aulas do primeiro semestre na UFRN, uma comissão composta por funcionários e professores da instituição continua investigando os outros seis possíveis casos de fraude. 

Antônio Gomes acredita ter sido expulso para dar o exemplo para outros que eventualmente venham a usufruir do argumento de inclusão e possuam histórico em instituições privadas. "Me colocaram como um bode expiatório. Mas eles precisam mudar o edital, pois ele está cheio de brechas. Não diz em lugar nenhum que não podemos usufruir do direito de entrar na UFRN através do EJA, independente de outros históricos", contou. Betânia Ramalho relatou que a UFRN está revendo os critérios para os alunos do EJA. 

"Respondo pelo caso, pois saí recentemente da Comperve e estive à frente da composição das políticas de inclusão social na universidade. O que eu afirmo é que as novas propostas para o edital serão aplicadas para que não aconteça de pessoas usarem de má-fé e se aproveitarem de eventuais erros", afirmou a secretária. 

Antônio Gomes aguarda o resultado de seu recurso na justiça e diz que espera ter direito a usufruir da vaga e de ser indenizado por danos morais.
Do Diario de Natal

Câmara de Natal faz homenagem ao PMDB pelos seus 45 anos de fundação


A Câmara Municipal do Natal realizou uma sessão solene em homenagem aos 45 anos de fundação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB. A solenidade, proposta pelo vereador Luís Carlos, aconteceu às 18h30 desta sexta-feira, e contou com a participação de detentores de mandato e militantes do partido.

O deputado estadual Hermano Morais falou saudando “a juventude do PMDB que tanto contribui com o partido”, lembrou o “líder maior, Aluízio Alves” e elogiou “Roberto Furtado, uma pessoa que admiro e respeito muito”.

Segundo o deputado, para o “PMDB ser hoje o maior partido do Brasil” foi preciso muita luta e dedicação dos seus líderes e militantes. “O partido nasceu MDB, na luta, na resistência à ditadura, na luta pela anistia e ajudando a trazer de volta o sonho da democracia”.

“Sinto-me parte desta história”, disse Hermano, lembrando sua militância e o seu primeiro mandato conquistado em 2002 pelo PMDB. “Deixo aqui meu agradecimento ao PMDB e quero dizer da minha honra em participar deste partido”.
A mesa diretora da solenidade foi presidida pelo vereador e presidente do PMDB municipal Luiz Carlos, contou com o ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho, o presidente do diretório estadual do partido, o deputado federal Henrique Alves, deputado Hermano Morais e a vereadora Rejane Ferreira.

Ainda estiveram prestigiando os 45 anos do PMDB os deputados estaduais do partido Walter Alves, Poti Junior e Gustavo Fernandes. Além dos representantes do PV, vereador Aquino Neto e Rivaldo Fernandes, participaram militantes históricos do PMDB como Roberto Furtado, Magnus Kelly e Gleire Belchior.

Na festa de emancipação política, João Maia reafirma compromisso com Campo Redondo


Ao lado dos deputados estaduais George Soares (PR) e Tomba (PSB), o deputado federal João Maia (PR) foi até Campo Redondo, na noite desta sexta-feira (25), para participar dos 48 anos de Emancipação Política da cidade, celebrado neste sábado, mas antecipado para a sexta. O presidente do PR foi recebido pelo prefeito Carlinhos da Apami (PR) em sua residência, encontro que contou com a presença de vários aliados políticos. Depois, a comitiva seguiu para a praça da cidade, onde várias atrações musicais animavam as pessoas. Este ano, Carlinhos resolveu inovar, e o ingresso para o show eram dois quilos de arroz, que serão distribuídos na Semana Santa para todas as famílias de Campo Redondo.
"Eu fiz questão de vir aqui para dar um abraço em Carlinhos e renovar nossa parceria de trabalho. Este é o primeiro município que visito neste ano, e nossa caminhada está apenas começando. Carlinhos vai me passar as prioridades de Campo Redondo para este ano, e vamos continuar batalhando na Câmara dos Deputados por desenvolvimento e melhoria para o Rio Grande do Norte", frisou João Maia em entrevista à imprensa presente na festa. 

Padre Jocimar recebe garantias de Rosalba de que Governo do Estado ajudará na reconstrução da prefeitura


Em entrevista à Rádio Caicó AM o prefeito de Jardim do Seridó, padre Jocimar Dantas (PMDB) confirmou que, após os desabamentos de quase toda a estrutura do prédio, que abrigava a prefeitura da cidade, todo o restante será demolido, e será necessária a construção de uma nova prefeitura. Para isso, ele garante ter recebido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e do ministro da previdência, Garibaldi Filho (PMDB), a promessa de que o município receberá ajuda para a construção da obra.
O prefeito ainda não sabe explicar o que provocou o desabamento da prefeitura, pois está aguardando o laudo técnico, feito pelo Corpo de Bombeiros de Caicó, mas acredita que a estrutura antiga do prédio, pode ter provocado o acidente. "É um prédio de quase 70 anos, com dois andares. Pudemos ver nos escombros que não usava muito ferro naquela época. Tinham dois saguões imensos tanto na parte inferior como no superior, e eu acredito que talvez por esta falta de segurança, e com as chuvas devem ter ocorridos infiltrações e chegou a esse ponto", disse o prefeito. Jocimar disse que o comprometimento no prédio é total, e que pelas primeiras orientações de engenheiros, já ouvidos pelo prefeito, não terá alternativa, a não ser a construção de uma nova prefeitura.
Enquanto isso, as instalações serão acomodadas em outros prédios públicos, como Secretaria de Educação, no antigo Sobrado, Câmara Municipal, Casa de Cultura, dentre outros. "Já tivemos várias manifestações de apoio. O presidente da Câmara, Anchieta Junior colocou a Casa Legislativa a nossa disposição, mas vamos decidir rapidamente para onde iremos", disse. O prefeito lamenta que com o desmoronamento, vários documentos, ofícios e computadores tenham sido destruídos. "Conseguimos recuperar muita coisa, mas perdemos muito documento, e a maioria ainda estão embaixo dos escombros".
Jocimar não tem idéia de quantos meses levará para construir a nova prefeitura, mas diante da situação, sua intenção é construir um Centro Administrativo, onde consiga abrigar, num só lugar, todas as secretarias do município, já que após o desabamento, a preocupação com a situação dos outros prédios públicos aumentou, principalmente com sobrado onde abriga a secretaria de educação. O prefeito não descarta a possibilidade de que mais prédios sejam interditados, já que uma minuciosa vistoria será realizado nos próximos dias. "Estamos preocupados, ja que Jardim do Seridó é uma cidade antiga e nossos prédios públicos, o que já não são centenários, estão chegando perto dos 100 anos de existência", finalizou.

Jardim do Seridó: Bombeiros encontram infiltrações no prédio da prefeitura e aulas em escola vizinha estão suspensas


Apesar de auxiliares do prefeito Jocimar Dantas (PMDB) afirmar que as rachaduras no prédio da prefeitura, são normais para um prédio construído em 1941, bombeiros que estiveram no local na noite desta sexta-feira (25) encontraram várias infiltrações, o que pode ter provocado o desabamento de quase toda a estrutura que abriga o Poder Executivo de Jardim do Seridó.
Por causa do estrago e do risco de novos desabamentos, as aulas na Escola Estadual Antonio de Azevedo Maia estão suspensas. O prédio é vizinho ao da prefeitura. João Eudes dos Santos, secretário de administração e único a estar dentro da prefeitura, na hora do desabamento, permanece se recuperando dos ferimentos, no Hospital e Maternidade Rui Mariz. Na hora do acidente, o prefeito padre Jocimar não se encontrava na cidade, ou não foi localizado pela imprensa, inclusive via celular.

Rafinha Bastos faz piada sobre Caicó no twitter



O texto acima irritou os caicoenses que responderam. Confira algumas mensagens:

Hericoliveira    @rafinhabastos Cacró? Caicó, não? e ainda assim não entendi a piada.
IaraNayane    O @rafinhabastos gosta tanto dos nordestinos que faz questão de mencionar o nome da cidade de Cacró. Ops! Não seria Caicó??!!
DCaio    @rafinhabastos Se vc quis zoar Caicó, se informe q lá tem o maior IDH do semiárido e expc d vida maior q Campinas-SP.
Lorenna_Araujo   @rafinhabastos Se vc quis dizer CAICÓ, ela foi fundada em 1788 e tem energia eletrica há pelo menos 50 anos…

Dorgival Dantas é um dos compositores que mais faturou do Ecad no Brasil


O compositor que mais faturou com o Ecad em 2010 no Brasil foi Victor Chaves, da dupla Victor e Léo, seguido por Sorocaba (da dupla Fernando e Sorocaba). Em seguida, Nando Reis e Roberto Carlos. O norte-rio-grandense Dorgival Dantas ficou em 5º lugar. Ele é autor da pérola: você não vale nada, mas eu gosto de você. Que foi trilha sonora recentemente da novena das 20 horas da Rede Globo de Televisão. Dorgival é autor de outros grandes sucessos interpretados por várias bandas e cantores do país inteiro.

Prefeito não toma providência e população de São Rafael toma água podre



Os moradores do município de São Rafael, na região do Vale do Açu, estão começando a ficar com medo de beber a água fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), por causa da presença de caramujos que chega a deixar o produto com forte mau cheiro, segundo notícia veiculada hoje na Rádio Princesa do Vale, de Assu.

Até o presente momento, o prefeito José de Arimatéia, não se pronunciou sobre o fato e não tomou nenhuma providência para que água fornecida a população seja analisada por um laboratório independente que possa fornecer um laudo atestando que a água fornecida pela CAERN é de boa qualidade e não representa perigo para os usuários.

Por Valderi Tavares

Fonte: Robson Pires