sexta-feira, abril 23, 2010

COPA DO MUNDO 2010

Coréia do Norte


Em 1966, ganhou da Austrália vaga na Copa. As duas seleções deveriam disputar um lugar na competição. Era época de Guerra Fria, e a Coreia, comunista, não era reconhecida por muitos países, inclusive o Reino Unido. Além disso, o jogo seria disputado no Camboja, forte aliado dos coreanos. Após reclamações da população, a Austrália se recusou a jogar, e os rivais foram à Inglaterra;

Na competição, chegou às quartas de final, depois de eliminar a Itália na primeira fase. Caiu diante de Portugal, depois de estar vencendo por 3 a 0. Eusébio marcou quatro gols e levou o time à virada por 5 a 3.

“A seleção norte-coreana joga basicamente quase sempre em função de contra-ataques. Tem uma boa organização defensiva e a maioria dos jogos é decidida com diferença de um gol. Para uma equipe que joga quase o jogo inteiro se defendendo, tem um bom aproveitamento com os seu dois atacantes, Hong Yong-Jo e Jung Tae-Se. O treinador da equipe não tem experiência fora da Ásia, como a maior parte dos seus jogadores e isso pode dificultar a preparação. É uma seleção que não deve surpreender na Copa. Se passarem da primeira fase, já vai ser dado como um grande êxito.

Sergio Farias, técnico do Pohang Steelers, time da Coreia do Sul, atual campeão da Liga dos Campeões da Ásia.

O CRAQUE

NOME: Yong-Jo Hong
IDADE: 28 Anos
POSIÇÃO: Meia - Atacante
EQUIPE: FC Rostov

Mossoró ganhará mais uma Central do Cidadão

A cidade de Mossoró ganha este ano mais uma unidade da Central do Cidadão. A unidade existente, no bairro Aeroporto, passará por uma adequação por não suportar mais a demanda atual. “Mossoró cresceu muito e uma única Central já não é mais suficiente para oferecer um bom atendimento à população”, observa Dicla Naate, coordenadora das Centrais do Cidadão no Estado. A nova unidade vai funcionar em prédio alugado no bairro Alto de São Manoel, um dos mais populosos da cidade e deve ser concluída no segundo semestre deste ano.

Antes de Mossoró, porém, será entregue a Central do Cidadão do município de Canguaretama. A unidade estará praticamente concluída e nela, serão oferecidos, pelo menos, 11 serviços como: emissão de documentos, pagamento de contas e outros de natureza jurídica.

Em todo o Rio Grande do Norte, 22 centrais estão em funcionamento: cinco delas na capital e as outras 17 distribuídas pelas cidades de Mossoró, Assú, Currais Novos, Pau dos Ferros, Caicó, Nova Cruz, João Câmara, Macau, São José de Mipibu, Parnamirim, Alexandria, Caraúbas, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Apodi, Macaíba e Ceará-Mirim.

As Centrais do Cidadão são órgãos do Governo do Estado, subordinadas à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, que reúnem num único espaço vários órgãos da administração estadual. Nas centrais, o cidadão pode pagar contas de água, luz e telefone, receber documentos como carteira de habilitação, identidade, CPF, título de eleitor e dispor de alguns serviços oferecidos pelo Judiciário e Ministério Público.

Jucurutu

Parece que o PP resolveu entrar na oposição para valer em Jucurutu. Depois da vereadora Daguia Soares (PP) que protocolou requerimento solicitando a lista de todos os cargos comissionados, contratos, valores pagos e horários de expediente ao prefeito Júnior Queiroz (PSB), agora foi à vez da vereadora Marli Maia (PP) também fazer suas críticas. A parlamentar que segue a orientação política do vice-prefeito Márcio Soares (PP) retomou seu Blog pessoal na internet (http://vereadoramarlimaia.blogspot.com/) e exibiu várias fotografias comprovando a sujeira nas ruas de Jucurutu.

No Centro e no Bairro Freitas fotos com entulhos, lixos e muita sujeira... Inclusive citou que na Rua Padre Targino, Centro, próximo a Feira Livre, lugar bastante movimentado, o esgoto está coberto de capim obstruindo a passagem da água onde forma poças de lama no meio da rua. A vereadora Marli Maia assegurou que não viu a equipe de limpeza da Prefeitura recolhendo esses materiais nos respectivos bairros. "O povo de Jucurutu merece respeito, a cidade precisa de limpeza urgente, se pagamos os nossos impostos temos que cobrar do poder públicos ações que contribuam com crescimento e desenvolvimento do nosso município", frisou.
Fonte: Marcos Dantas

Santana do Seridó

E no Feriado de Tiradentes o ex-prefeito Hudson Pereira de Brito (PTB) anuncia seu deputado federal para as eleições deste ano. "João Maia é do Seridó, tá apoiando a reeleição de Iberê... Tem feito um grande trabalho na Câmara em prol do desenvolvimento do Estado e do Seridó. Escolhi João também por ser de fácil acesso e está sempre na região", argumentou o ex-prefeito de Santana do Seridó.

Hudson Pereira que é assessor particular do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) informou que quatro vereadores acompanharão sua decisão: Solange Regina (PTB), Raimundinho Filho (PTB), Ivan Dantas (PSB) e Juarez Bezerra (PSB), além do ex-vereador Boanergius Araújo (PTB) que foi candidato a prefeito em 2008 e o dentista Ricardo Azevedo (PSB), que foi candidato a vice-prefeito. O ex-prefeito Gastão Matias (PTB) também engrossará o grupo. Hudson Pereira foi prefeito de Santana do Seridó três vezes e faz oposição ao prefeito Iranildo Pereira (PMDB).

Com o anúncio da adesão à reeleição do deputado João Maia (PR), o grupo liderado por Hudson Pereira falta apenas definir o segundo voto de senador, já que o primeiro será para a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e o deputado estadual. Para o Governo, o sistema da oposição em Santana do Seridó está fechado com a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza.
Fonte:Marcos Dantas

Serra no RN


Na sua passagem pelo Rio Grande do Norte nesta quinta-feira José Serra pôde tocar em pontos importantes relacionados à política nacional e a ações que poderiam beneficiar nosso Estado. Apesar de elogiar programas sociais como o Bolsa-Família, que é a principal marca da atual gestão do presidente Lula, o pré-candidato criticou a forma de governar do PT.

Buscando amenizar a imagem de suposto "anti-nordeste", Serra lembrou sua atuação durante a discussão da Constituição Federal, quando foi o responsável pela inclusão de emenda que criaria um fundo para destinar recursos ao desenvolvimento do Nordeste. No entanto, ele garantiu que pensa na totalidade do país, e não na defesa de conflitos de interesses entre as regiões.

Apesar de garantir a manutenção do programa Bolsa Família, José Serra argumentou que é necessário que o próximo Governo dê condições para que a população possa trabalhar, investindo na criação de novos postos de trabalho no Brasil. Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o tucano garantiu que não pretende acabar, mas voltou a dizer que, atualmente, o PAC não passa de "uma lista de obras".

Além da suposta falta de execução das obras do PAC, Serra também acusou o atual Governo Federal de não conseguir implementar as ações planejadas para a área da Educação, apesar de admitir que foram feitos bons planos. "O foco do país na Educação tem que ser a qualidade do ensino. Tem que ter ação e racionalizar", disse o pré-candidato à sucessão de Lula.

Depois de falar sobre o período de exílio e sobre o momento que vive como político, Serra falou também sobre o aeroporto de São Gonçalo, importância de fontes de energia alternativas e limpas, e o apoio político que terá no Rio Grande do Norte.

Aeroporto

"Esse projeto atrasou tanto porque era para ser uma concessão. A pista já está pronta, só falta um terminal, que na verdade é um shopping. Se for feita a concessão, o aeroporto entrará em funcionamento mais rapidamente".

Energia

"O Rio Grande do Norte e o Ceará têm um grande potencial nesse setor. A energia eólica terá prioridade, assim como a solar".

Apoio no RN

"Aqui eu estou bem apoiado. Teremos aqui a candidata Rosalba Ciarlini, temos o deputado Rogério Marinho e ainda o apoio do senador Garibaldi Filho".

Exílio

"Eu tinha filiação partidária quando ninguém no movimento estudantil apoiava candidato. Marcos Guerra foi meu contemporâneo. Nesse tempo eu passei a ter visão de conjunto. Era um período agitado no Brasil, em que todo mundo foi exilado. Eu não fui masoquista pra ficar e ser preso".

Preparação

"A vida é um constante aprendizado. Por isso me considero mais preparado agora que em 2002. Depois da derrota. Já fui prefeito da cidade de São Paulo e governador do Estado de São Paulo. Também trago uma grande lição, que foi a derrota no segundo turno em 2002".

Saneamento

Uma das áreas nas quais ele considera que o RN “ficou para trás” é no saneamento básico. Destacou também que o Estado não tem um terminal aeroportuário para escoar de forma adequada à produção. Embora não tenha citado o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, disse que o Rio Grande do Norte pode ser uma referência aeroportuária, se for construído um terminal em parceria com a iniciativa privada. “Esse é um atraso que precisa ser superado”, destacou.

José Serra está neste momento discursando para empresários, parlamentares e prefeitos que participam do encontro promovido pela Câmara de Diretores Lojistas de Natal, no Olimpo Recepções.

Potencialidades

"O Rio Grande do Norte tem muito potencial para crescer, mas ainda faltam políticas específicas que ampliem áreas como a do turismo, fruticultura e carciniciltura". Esta foi uma das declarações feitas pelo pré-candidato à presidente da República pelo PSDB, José Serra, em um almoço com empresários.

Durante o encontro com os empresários locais, José Serra destacou a importância do Rio Grande do Norte para o país, apesar de representar apenas 6% da população brasileira. "É um estado privilegiado, por possuir um potencial turístico extraordinário", disse.

Ampliação do PSF.

Durante a rápida coletiva de imprensa, o pré-candidato promete privilegiar as áreas da saúde, educação e segurança. E lembrou da implantação do PSF no país quando ministro da saúde. "Na época, o Rio Grande do Norte contava com apenas 18 equipes, e esse número foi ampliado para 436", afirmou.

José Serra adiantou que o vice-candidato de sua chapa deve ser anunciado até o mês de junho.

Carnaúba dos Dantas

A Prefeitura Municipal continua prosseguindo com o programa de pavimentação de ruas em Carnaúba dos Dantas. O prefeito Alexandre Dantas deu a ordem de serviço para execução do calçamento e saneamento da Rua Elita Dantas, trecho 1, no Conjunto Dr. Anatólio Cândido de Medeiros. A obra foi iniciada nesta terça-feira (20) e os recursos foram conseguidos através de ação do prefeito em Brasília. Atualmente três trechos estão em obras no município seridoense.

E não só é a Rua Elita Dantas que será contemplada. Outro trecho que também ganhará pavimentação é a Rua Cesário Cândido de Medeiros, no Centro da cidade. "Até o final do ano, a prefeitura deverá executar a pavimentação de várias ruas de Carnaúba dos Dantas e da Zona Rural, beneficiando todos os bairros, numa ação importante na erradicação da poeira e do esgoto a céu aberto, que tanto prejudicam a população local", assegurou Alexandre Dantas.
Fonte: Marcos Dantas

São Vicente

O ex-prefeito de São Vicente, Iranir Araújo do PR foi agredido fisicamente pelo escultor Ziltamir Soares de Maria, o "Manxa", que tem um Blog local na cidade seridoense. Iranir que preside o PR é aliado do prefeito Dr. Bezerra Neto do PSB e apresenta o programa "Prestando Contas" na Rádio Comunitária local. Já o escultor-blogueiro não simpatiza muito a situação.

Segundo informações prestadas pelo ex-prefeito no Boletim de Ocorrência Nº 62/2010, o "Manxa" foi acusado de ter "agredido com socos" e "palavrões" Iranir Araújo. "Estava trafegando na Rua Pedro de Almeida Saldanha, próximo a casa do acusado, quando escutei gritos: vou te pegar. Ele me deu alguns socos e disse que ia me dar um surra, alegando que estava falando do pai dele, que é casado com uma prima minha", narrou o ex-prefeito. Irani Araújo informou que vai se reunir em Caicó com sua advogada Cleunice Fernandes de Brito para tomar as providências cabíveis.

Politíca no Agreste

LAGOA D’ANTA
O município de Lagoa Danta, terá uma nova união. As lideranças Heriberto, vice-prefeito da cidade, ex-prefeita Gisa, ex-prefeito Germano Targino, e mais alguns vereadores ligados ao grupo, vão votar na chapa fechada da oposição, o grupo votará unido nos pré - candidatos Disson, para deputado estadual e na pré-candidatura a governadora Rosalba Ciarline, Robinson Faria é o articulador desse projeto de união em torno da chapa da oposição.

TIBAU DO SUL
O prefeito da cidade de Tibau do Sul, Nilsinho tem tudo para acertar, os ponteiros com a candidatura de Walter Alves, para deputado estadual. Já existem alguns seguidores do prefeito, falando no nome de Walter Alves, para deputado.

GOIANINHA
A cidade de Goianinha, que tem como pré-candidato a deputado estadual, o filho da terra, Disson, ex-prefeito da cidade tem tudo para obter uma votação expressiva no município. Algumas lideranças já pontuam o pré-candidato, com uma votação acima dos dez mil votos.

MONTANHAS
A prefeita Letinha, da cidade de Montanhas juntamente com Flávio Azevedo, do município de Nova Cruz, são outros nomes que também esperam uma conversa com Iberê para definir a sua situação política para governo.

NOVA CRUZ
O vereador José Claudio Soares, (PMDB), o Dinho de Primeira Lagoa, já definiu o seu apoio para deputado estadual, o mesmo votará na deputada estadual, Gesane Marinho. Dinho não anda bem satisfeito com o prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo. Agora com a decisão do edil, o prefeito não conta com nenhum apoio do Poder Legislativo, para o seu deputado estadual, que é Ezequiel Ferreira.

Fonte: Lenilson do Agreste

Prefeito de Caicó receberá prêmio de reconhecimento do Sebrae


O prefeito de Caicó, Bibi Costa do PR será homenageado com o título de Prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae. A honraria é entregue a cada dois anos aos prefeitos que se destacam em ações de desenvolvimento de micro e pequenas empresas, através da implantação de projetos. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (26) em Natal.

Cúpula da oposição acompanha entrevista de Serra pela TV


O senador José Agripino Maia, Líder do DEM no Senado foi o primeiro a chegar à sede da Tv Tropical para receber o presidenciável José Serra (PSDB). O potiguar veio com o paulista, no mesmo jatinho fretado pelo PSDB nacional. Enquanto Serra responde as perguntas de Jânio Vidal, Daniela Freire e de Cassiano Arruda Câmara, a cúpula oposicionista no Rio Grande do Norte acompanha toda a entrevista na sala da diretoria do Sistema Tropical de Comunicação.

Na sala, além dos senadores José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini, ambos do DEM, os deputados federais Felipe Maia (DEM) e Rogério Marinho (PSDB) estão atentos a respostas de Serra. Os deputados estaduais Getúlio Rego e José Adécio também foram. Ainda na sala, o suplente de senador João Faustino, presidente de honra do PSDB potiguar e os ex-deputados democratas Carlos Augusto Rosado e Ney Lopes de Souza. A vice-prefeita mossoroense Ruth Ciarlini (DEM) e até o vereador Aquino Neto (PV) também aguardam a saída de Serra para o almoço com empresários no Olimpo Recepções.

Santa Cruz

As inscrições para a 4ª Edição da Regional de Santa Cruz dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) já estão abertas. A etapa de Santa Cruz será realizada entre os dias quatro e 14 de junho.

O cadastramento é feito pelas escolas. O procedimento é o seguinte: as escolas baixam uma ficha de inscrição no site da Coordenadoria de Desporto do RN (CODESP), preenchem e entregam na sede da Sétima Diretoria Regional de Educação (DIRED). A ficha de inscrição contém o nome da escola e seus dados. Além dessas informações, o diretor tem que indicar quantos atletas irão participar dos jogos e as modalidades que a escola participará.

Segundo o Coordenador dos Jerns em Santa Cruz, Clóvis Lima, o evento já está em plenos preparativos. “É importante que as escolas fiquem atentas ao prazo de inscrição para não deixar passar, pois a confirmação da participação dos atletas, só se dará quando a escola também estiver inscrita”, lembra.

Este ano serão 13 modalidades: atletismo, basquete, capoeira, futebol de campo, futsal, karatê, judô, vôlei indoor, vôlei de dupla, natação, pasça, handebol e xadrez. A expectativa é que o número de participantes chegue a mais de 2.000 atletas.

A fase regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) de Santa Cruz, acontece de quatro a 14 de junho e irá receber alunos/atletas dos municípios do Trairí e do Potengi. Mais de 40 escolas deverão participar do evento.

Tangará


Um acidente na BR 226, em Tangará, matou Francimeiry Helen dos Santos, de 33 anos. Ela estava em uma bicicleta, quando foi atingida em cheio por um veículo Space Fox. De acordo com informações da polícia, o carro estava na contramão, provavelmente, em virtude de um animal na pista.

O acidente aconteceu por volta das 18h desta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes. Além de mulher, um homem a acompanhava em outra bicicleta. Ele também foi atingido e ficou ferido gravemente.

Testemunhas informaram à polícia que a colisão aconteceu na saída de Tangará no sentido Natal.

O Space Fox, de cor cinza e de placa MXS 3373 de Currais Novos, vinha na contramão e atropelou o casal. As duas bicicletas ficaram completamente destruídas.

A mulher morreu no local e o homem foi socorrido para o hospital de Tangará em estado grave. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor do veículo era Damião Benedito dos Santos, de 56 anos.

Professores paralisam as atividades no Alto Oeste

Os servidores municipais da Educação de Rafael Fernandes e Água Nova decidiram aderir ontem, 20, ao chamamento da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM) e Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) para uma mobilização nacional em favor da qualidade do ensino.

No Dia Nacional de Luta dos Municipais, os trabalhadores paralisaram as atividades por 24 horas como forma de tentar pressionar a Prefeitura de ambos os municípios para que acate as propostas encaminhadas pela categoria referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério e adote o piso salarial nacional.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Rafael Fernandes e Água Nova (SINDISERPRAN), Rosineide Nascimento, espera sensibilização dos gestores quanto à necessidade de implementar o piso e construir planos de carreiras que priorizem os profissionais do magistério.

A categoria questiona diversas cláusulas do plano, como a redução de 50% para 30% no salário dos professores que mudam de nível 1 para 2, além da ausência de eleições diretas para a diretoria das escolas e creches municipais.

Pela manhã, a mobilização ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Rafael Fernandes. Ficou acertado que a categoria aguardará a contraproposta feita pelo prefeito Nicó Júnior, para só então analisar que medidas tomar.

Já em Água Nova aconteceu uma assembleia com os professores na sede do Sindiserpran. A partir das 15h, os professores saíram em caminhada pelas ruas da cidade com destino ao Legislativo, onde foram recebidos pelos edis.

Em mensagem enviada ao Legislativo, a prefeita Iliene Maria disse que não tem como atender as reivindicações dos servidores da Educação. O plano acabou não sendo votado devido à ausência de três dos nove vereadores. Uma nova sessão foi marcada para a próxima terça-feira, 27. Os professores resolveram realizar uma nova reunião no sábado, 24, já com indicativo de greve.

Juventude de Apodi e Região sabatina Carlos Eduardo


Juventude: Temos uma UERN defasada, com uma grande insuficiência de bolsas de iniciação científica; com pessoas ligadas ao Governo e que, na maioria da vezes, não possuem a qualificação necessária para assumir os cargos; os estudantes da UERN perderam o RU (Restaurante universitário)...Enfim, como ficará a UERN num possível mandato do senhor Carlos Eduardo Alves?

C. Eduardo: Nós não podemos perder a consciência crítica. A UERN precisa ser apartada dos partidos políticos. Não pode mais uma Universidade tão importante estar a mercê dos grupos e chefes políticos. Por isso defendemos perfis técnicos para o exercício das funções e não a serviço da politicagem.

Juventude: O Governo atual já trocou de secretários de educação pelo menos umas dez vezes. Essa situação permaneceria no seu governo? A Secretaria da Juventude encontra-se paralisada. O que o senhor tem em mente para esta Secretaria?

C. Eduardo: Diante de uma situação dessas não há uma só justificativa que possa ser dada pelo Governo. Precisamos de pessoas técnicas preparadas para que as coisas possam acontecer. A Secretaria da Juventude precisa ser reativada. Temos que nos preocupar com políticas públicas que atendam esses jovens. Aproveito a oportunidade para convidar os jovens de Apodi a participarem, no dia 17 de maio, de uma palestra com o Senador Cristovam Buarque em Natal. Lá, falaremos de uma proposta de educação para o RN e ainda, das nossas políticas para a juventude.

Juventude: Senhor Carlos Eduardo, um candidato a Governo deve ter compromisso com a educação para conseguir o meu respeito. É lastimável falar do descompromisso que os políticos tem para com os jovens de Apodi. Por isso, queremos saber qual o seu compromisso com Apodi a respeito da nossa Universidade?

C. Eduardo: Eu prezo muito a minha palavra. Eu só posso falar aquilo que posso cumprir pra justamente não vir depois falhar com vocês. Soube do que fizeram em relação a UFERSA e não quero uma coisa dessas para a minha vida política. Vamos sentar, estudar e analisar as possibilidades, mas vamos, sobretudo, entender que uma situação dessas, com tantos jovens indo todos os dias para Mossoró pra poder ter o direito de ter um curso superior, não pode continuar. Na campanha, um festival de promessas. Depois, um festival de frustrações. Quero que saibam que sou, sim, a favor de uma expansão da UERN para Apodi.

Juventude: Quais os seus projetos para Apodi e Região?

C. Eduardo: Sou otimista e acredito sim, na mudança para melhorar. Eu acredito. Apodi é uma cidade pólo e não pode continuar sendo um corredor de passagem que resiste bravamente. Cadê o Estado, cadê a prefeitura? Vocês tem uma vocação natural para para vencer. Não estão vencendo porque, talvez, não tenham uma prefeitura, um governo que olhem para vocês.

Juventude: Quais os seus projetos para o turismo no interior do Estado, especificamente para Apodi?

C. Eduardo: O turismo ainda não foi interiorizado. O Governo precisa fazê-lo. Apodi tem a melhor água do RN e, talvez, uma das melhores do Brasil. Cadê a prefeitura, cadê o Governo do Estado que não consegue ver isso? Temos que valorizar o que é daqui. Se temos a melhor água, porque aceitar que os visitantes tragam água de outros lugares? A prefeitura de Apodi e o Estado deveriam aproveitar essas riquezas. Vocês precisam é de um executivo de visão que crie as condições para que possam crescer. Uma administração como essa de Apodi ainda não despertou para o que é desenvolvimento.

Pré-candidatos ao Senado participarão da Sabatina Juridico-Eleitoral em Caicó


Os pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte confirmaram presença para a Sabatina Jurídico-Eleitoral, marcada para sábado, 29 de maio, em Caicó. A Sabatina encerrará a programação do "Seridó Debate Eleições 2010", evento realizado pela OAB Subsecção Caicó e pelo curso de Direito do CERES-UFRN.

Estarão reunidos em Caicó os Senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), o jornalista Sávio Hackradt (PCdoB) e o advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC). Os pré-candidatos terão oportunidade de se posicionarem sobre as atuais regras eleitorais.

"Não teremos apresentação de propostas. Ouviremos dos pré-candidatos opiniões sobre temas como ficha limpa, regras de inelegibilidade, reforma eleitoral. Eles pretendem ocupar o legislativo e por isso devem falar o que pensam das atuais leis eleitorais", explicou Diego Vale, coordenador executivo do Congresso.

A organização não permitirá confronto entre os participantes, para que a Sabatina não configure um debate, o que é vedado para o período. Jornalistas serão cadastrados para conduzir a Sabatina, que também será transmitida ao vivo por alguns meios de comunicação.

Prova objetiva do concurso da Uern será realizada neste domingo

As provas objetivas do concurso público da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) - para agente técnico administrativo (nível médio) e para técnico de nível superior - serão realizadas no próximo domingo (25), nas instalações da Universidade Potiguar (UnP), a partir das 8h. Os candidatos terão quatro horas para responder as questões.

Os inscritos deverão comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora - ou seja, às 7h -, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Também é necessário levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento de inscrição, além do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas.

Foram inscritos 4.589 candidatos no Concurso Público. A Uern está oferecendo 239 vagas, sendo 139 para cargos de nível médio e 100 para cargos de nível superior.

Com relação às regras, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) - banca responsável pelo concurso - alerta que será eliminado o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos. É proibido o uso de eletrônicos como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc, bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria (boné, chapéu, boina).

Resultado

De acordo com o edital, o resultado final nas provas objetivas e a convocação para a avaliação de títulos serão publicados no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte e divulgados na internet, nos endereços eletrônicos www.cespe.unb.br/concursos/uern_2010 e www.uern.br, na data provável de 17 de maio de 2010. O resultado final (incluindo a perícia médica para os candidatos inscritos e aprovados nas vagas para deficientes) será divulgado dia 28 de junho.

Oito municípios do RN terão redes de abastecimento ampliadas

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está investindo mais de R$ 270 mil em obras de ampliação do abastecimento de água em oito municípios. Os recursos estão sendo aplicados em serviços de extensão de rede, recuperação de reservatórios, perfuração e manutenção de poços tubulares tanto em áreas urbanas quanto na zona rural. Os municípios beneficiados são Barcelona, Jucurutu, Pedra Grande, Ielmo Marinho, Taipu, São Bento do Norte, Pendências, Macau.

Em Barcelona, na região do Potengi, será executada extensão de rede de abastecimento de água, para atender a comunidade rural de Poço do Serrote, onde serão aplicados cerca de R$ 90 mil. A obra está em licitação e deve ser concluída em 30 dias, após a expedição da Ordem de Serviço (OS). A Caern também está finalizando os preparativos para executar expansão da rede de fornecimento de água no conjunto habitacional “Novo Rumo II”, em Jucurutu, no Seridó, beneficiando trezentas pessoas. Serão aplicados R$ 52 mil e o serviço será concluído em 45 dias, após a expedição da OS.

Também na programação está a recuperação estrutural dos reservatórios elevados em Ielmo Marinho, que tem capacidade para armazenar 100 mil litros de água e Pedra Grande, na região Central, que armazena 10 mil litros de água. A Companhia vai desembolsar R$ 80 mil nos dois serviços, que serão executados em 120 dias.

A Caern vai aplicar ainda mais R$ 50 mil para executar serviços de ampliação da rede de fornecimento de água na Comunidade de Maracajá, em Taipu, além de perfuração de quatro poços tubulares, limpeza e manutenção de mais cinco poços, visando garantir o abastecimento de água no Distrito de Guajiru, em São Bento do Norte, na região Litoral. Serão também realizados o desmatamento e limpeza do efluente final das lagoas de tratamento do Sistema de Esgotos de Pendências, bem como melhorias nas instalações físicas da Unidade de Tratamento de Esgotos em Macau.

Em todo o Rio Grande do Norte, as obras de saneamento básico totalizam investimento de mais de R$ 1 bilhão. “Estamos realizando o maior programa de saneamento básico do Estado, investindo tanto em grandes obras quanto em serviços de ampliação de rede, que se constituem de grande importância para o funcionamento eficiente dos sistemas de distribuição de água no interior, inclusive nas zonas rurais”, destaca o diretor-presidente da Caern, Sérgio Pinheiro.

Garibaldi quer mais agilidade para ações que minimizem efeitos da seca

O senador Garibaldi Alves Filho (RN) pediu mais agilidade no socorro às vítimas de fenômenos climáticos, como a seca que começa a afligir os agricultores do Nordeste e, de modo especial, do Rio Grande do Norte.

De acordo com o parlamentar, o problema da falta chuvas já começa a ser esquecido "e as consequências no estado e na região podem ser gravíssimas do ponto de vista do bem-estar da população". Garibaldi Alves Filho disse que as chuvas na região "já deveriam ter se mostrado muito mais abundantes do que estão caindo" e que a perda da safra já é um fato.

Na avaliação do senador, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, subordinada ao Ministério da Integração Nacional, deveria já estar atuando mais intensamente para minimizar as consequências da estiagem. O parlamentar disse que esse é o tipo de caso que justifica uma medida provisória, a qual, no entanto, não é editada.

O senador afirmou que o país precisa ter a capacidade de prevenção desse tipo de fator climático, assim como a capacidade de convivência com o fenômeno da seca. Infelizmente, segundo ele, o país não está capacitado em nenhum dos casos.

Deputada apresenta projeto de lei para criação do cursinho para alunos da rede pública

A deputada estadual Gesane Marinho (PMN) apresentou nesta quinta-feira, um projeto de lei para criação do Cursinho Estadual no Rio Grande do Norte (CERN). O programa visa beneficiar os estudantes que concluíram os estudos na rede pública de ensino.

As vagas serão ofertadas a estudantes residentes e domiciliados no RN que estejam cursando ou que já tenham concluído o 3º ano do ensino médio em escolas públicas, não portadores de diploma de curso superior, assim como alunos que pertençam a famílias com renda inferior a dois salários mínimos, conforme critérios a serem estabelecidos pelo Governo do Estado.

O projeto de lei estabelece que as despesas com a execução da proposta de Gesane correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Executivo Estadual.

PR faz dois grandes encontros no Médio e Alto Oeste neste final de semana

O Deputado federal João Maia acerta os últimos detalhes para a realização dos primeiros grandes encontros de seu partido, neste final de semana. Amanhã a partir das 8 horas acontece o Encontro Regional com os republicanos do Alto Oeste.

O evento será no Eden Clube e terá no encerramento um almoço de confraternização. Um grande número de correligionários do PR da região confirmou presença. Para João Maia será a oportunidade de ouvir as lideranças políticas do PR de cada município do Alto Oeste e definir metas.

No domingo será a vez do Encontro Regional do Médio Oeste, que acontecerá no mesmo horário, no Hotel Serrano de Martins. A programação será a mesma do sábado, como muita conversa e almoço de confraternização para encerrar o evento. Os encontros do Partido terão como meta o lema usado pelo partido no RN: Pensar, Planejar e Fazer o Bem Comum, em uma sociedade livre, pluralista e participativa.