sexta-feira, abril 23, 2010

Professores paralisam as atividades no Alto Oeste

Os servidores municipais da Educação de Rafael Fernandes e Água Nova decidiram aderir ontem, 20, ao chamamento da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM) e Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) para uma mobilização nacional em favor da qualidade do ensino.

No Dia Nacional de Luta dos Municipais, os trabalhadores paralisaram as atividades por 24 horas como forma de tentar pressionar a Prefeitura de ambos os municípios para que acate as propostas encaminhadas pela categoria referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério e adote o piso salarial nacional.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Rafael Fernandes e Água Nova (SINDISERPRAN), Rosineide Nascimento, espera sensibilização dos gestores quanto à necessidade de implementar o piso e construir planos de carreiras que priorizem os profissionais do magistério.

A categoria questiona diversas cláusulas do plano, como a redução de 50% para 30% no salário dos professores que mudam de nível 1 para 2, além da ausência de eleições diretas para a diretoria das escolas e creches municipais.

Pela manhã, a mobilização ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Rafael Fernandes. Ficou acertado que a categoria aguardará a contraproposta feita pelo prefeito Nicó Júnior, para só então analisar que medidas tomar.

Já em Água Nova aconteceu uma assembleia com os professores na sede do Sindiserpran. A partir das 15h, os professores saíram em caminhada pelas ruas da cidade com destino ao Legislativo, onde foram recebidos pelos edis.

Em mensagem enviada ao Legislativo, a prefeita Iliene Maria disse que não tem como atender as reivindicações dos servidores da Educação. O plano acabou não sendo votado devido à ausência de três dos nove vereadores. Uma nova sessão foi marcada para a próxima terça-feira, 27. Os professores resolveram realizar uma nova reunião no sábado, 24, já com indicativo de greve.

Nenhum comentário: