sexta-feira, agosto 06, 2010

TER julga todos os pedidos de registro de candidatura

Às 15h30 desta tarde (05), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou o último pedido de registro de candidatura para as Eleições Gerais de 2010, cumprindo assim, rigorosamente, o disposto no calendário eleitoral.

Foi julgado, neste último dia, o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários – DRAP do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU. O Ministério Público Eleitoral havia impugnado o DRAP do partido por este não haver feito anotação, em tempo hábil, da constituição do seu diretório regional no TRE-RN, segundo disposto na Lei das Eleições, dos Partidos Políticos e na Resolução 23.221 – TSE, que dispõe sobre a escolha e registro de candidatos nas eleições 2010. O relator, juiz Ricardo Procópio, julgou procedente a impugnação do MPE, indeferindo o pedido de registro referente ao DRAP do PSTU, e em consequência, todos os pedidos de registro de candidatura do referido partido. Foram assim indeferidos os seguintes registros:

- Verônica Simone Dutra Veras – Governador
- José Mendes de Oliveira Neto – Vice-Governador
- Alexandre Guedes Fernandes – Senador
- Caio César Araújo de Moura – 1º Suplente Senador
- Evânia Barbosa da Silva - 1º Suplente Senador
- Dário Barbosa de Melo – Senador
- Francisco Gabriel da Costa - 1º Suplente Senador
- Ailson Matias de Melo - 2º Suplente Senador
- Juary Luis Chagas – Deputado Federal
- Ubirajara Queiroz de Oliveira - Deputado Federal
- Luciana Lima da Silva – Deputado Estadual
- Rosália Maria Fernandes - Deputado Estadual

Veja a relação dos processos originários julgados por relator:


Juiz Marcos Duarte

Deferidos:
- Bartolomeu da Silva Moreira – Governador – 28
- Elizabete Mendes dos Santos – Vice-Governador

Indeferidos:
- Marconio Cruz do Nascimento – Senador
- Hélcio de Castro Guimarães – 2º Suplente Senador
Francisco José de Andrade Batista, candidato à 1º Suplente de Senador, já havia protocolado seu pedido de renúncia.

Juiz Fábio Holanda

Deferidos:
- Francisco da Cunha Neto – Deputado Estadual

Indeferidos:
- Jair Dantas de Lima – Deputado Estadual
- Elisabeth Cristina dos Santos Ferreira – Deputado Estadual.

Areia Branca

O município de Areia Branca ganhou uma unidade de restaurante popular nesta quinta-feira (5). O restaurante, na rua Coronel Liberalino, Centro, recebeu um grande número de moradores. A unidade é a vigésima quarta no Rio Grande do Norte a ser entregue pelo Governo do Estado.

“Areia Branca aguardou com muita expectativa a instalação desse restaurante, principalmente pelo amparo social que ele representa para as pessoas mais carentes do nosso município”, afirmou o prefeito Manoel Cunha Neto.

Alexandria terá eleição simulada em agosto

Uma eleição simulada para preparar cidadãos que votarão e trabalharão nas eleições 2010 com urnas biométricas. Este é o objetivo do “Simulado Nacional”, que ocorrerá no dia 21 de agosto, em todo o país. Um dos municípios de cada Estado da Federação terá um dia de eleição simulada. No Rio Grande do Norte, a cidade escolhida, entre aquelas que realizaram a revisão biométrica, foi Alexandria.

Ainda neste dia, algumas das Zonas Eleitorais do Estado terão três urnas para testar o sistema de totalização de votos e transmissão de dados para o TRE e o Tribunal Superior Eleitoral.

Alexandria será uma das primeiras cidades do RN a usar a urna mais moderna do mundo, e os eleitores desse município poderão participar da eleição simulada, tendo a oportunidade de testar a urna biométrica antes do dia da eleição.

RESULTADO DA CONSULT

GOVERNO
A candidata do DEM ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini continua liderando as pesquisas de intenção de voto. A avaliação da Consult divulgada nesta quinta-feira (5), mostra a democrata com 43,29% da preferência na pesquisa estimulada, seguida pelo governador Iberê Ferreira de Souza com 22,06% e o pedetista Carlos Eduardo em terceiro somando 11,06%.

Espontânea
Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes de candidatos, a senadora Rosalba Ciarlini aparece com 14,94%. Iberê Ferreira (PSB) tem 8% da preferência, enquanto o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) soma 2,47% das intenções de voto. O número de indecisos tem um aumento considerável com 70% do eleitorado.

SENADO
Os atuais senadores potiguares seriam reeleitos, segundo a pesquisa Consult divulgada nesta quinta-feira (5), contratada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL). Garibaldi Alves Filho (PMDB) tem 54,12% das intenções de voto e o também senador José Agripino (DEM) aparece com 45,35%. A ex-governadora Wilma de Faria aparece em terceiro com 44, 82%.

A pesquisa mostra ainda que o candidato do PT ao Senado, Hugo Manso tem 5,35% das intenções de voto e Joanilson de Paula Rego (PSDC) tem 1%. Os outros candidatos não somaram 1%. Não votariam em nenhum tem 17,12% e não sabe soma 31,18%.

Fonte: No Minuto

Polícia desarticula sete quadrilhas em quatro dias no RN

Em apenas quatro dias, as Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte desarticularam sete quadrilha de assaltantes e traficantes drogas, realizando a prisão de 24 pessoas, a apreensão de 13 armas de fogo, munições, dezenas de produtos roubados e cerca de sete quilos e meio de cocaína, crack e pasta base. As prisões aconteceram em seis municípios (Natal, Mossoró, Parnamirim, Carnaubais, Felipe Guerra e Jardim de Angicos) e no Estado Paraíba.

No domingo, a equipe da Delegacia de Narcóticos (Denarc) realizou a prisão de cinco pessoas e apreendeu 6,4 quilos de cocaína pura e um quilo de pasta base. A quadrilha desarticulada tem ramificação interestadual para adquirir droga em São Paulo. A polícia apreendeu a cocaína e seu derivado em Parnamirim.

Na segunda-feira, policiais militares do Serviço de Inteligência, após vigilância, abordaram uma quadrilha no bairro de Nova Betânia, em Mossoró, que estava em dois automóveis. Em Flipe Guerra as polícias Civil e Militar deflagraram a Operação Pedra de Abelha, resultando na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte ilegal de arma.

Na terça, a Polícia Civil deflagrou a Operação Pureza com o objetivo de prender o soldado da PM da PB, Nayron Limeira Ramos dos Santos, 28 anos, e o potiguar Adriano Teixeira, 30 anos, mais conhecido como "Pica-pau".  Eles lideravam uma quadrilha de assaltantes que agia nos dois Estados. Ainda na terça foram presos quatro homens acusados de assaltar a agência dos Correios de Jardim de Angicos.

Nessa quarta-feira (4), uma quadrilha formada por quatro homens e uma mulher foi presa na cidade de Carnaubais, o grupo agia nas cidades de Natal e Parnamirim roubando carros para levá-los até Assú e Carnaubais, onde os utilizavam para praticar assaltos à agências lotéricas e comércios.

Infromações do DN Online

Iberê, Vilma e Garibaldi participam de encontro com amigos de Julio Potásio

Os candidatos Iberê Ferreira, Vilma e Gaibaldi, participaram na noite desta quarta-feira (4) do encontro de amigos do vereador licenciado Júlio Protásio (PSB) que justificou o apoio à deputada estadual Márcia Maia, ao deputado estadual Henrique Alves, aos candidatos ao Garibaldi e Vilma de Faria, além de Iberê para governo, falando sobre as qualidades de cada um dos seus candidatos e os motivos que o levaram a apoiá-los.

Rosalba em caminhada em Natal


Em caminhada na tarde desta quinta-feira (5) pelos bairros das Quintas e Novo Horizonte, a candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini, foi recebida com entusiasmo pelos moradores, que saíram às ruas para cumprimentá-la. Rosalba ouviu de vários jovens a solicitação de criação de oportunidades de empregos para a juventude.
Rosalba garantiu que, eleita governadora, priorizará a qualificação dos jovens através da implantação de escolas estaduais profissionalizantes, formando assim mão de obra especializada. Segundo a candidata, depois de qualificados, esses jovens poderão ser aproveitados nas empresas que se instalarão nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE's) do Sertão, em Assu (projeto de autoria da senadora Rosalba), e de Macaíba.

IBERÊ é recebido com festa no bairro das Rocas

Em clima de carinho, respeito, alegria e entusiasmo, os moradores das Rocas receberam no final da tarde e início da noite de hoje o governador Iberê Ferreira (PSB), candidato à reeleição, que estava acompanhado de Hugo Manso (PT), candidato ao Senado, das deputadas federais Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB), dos deputados Gustavo Carvalho e Márcia e diversos candidatos a deputado estadual.

Na chegada à rua Mestre Lucarino, enquanto dá entrevista a jornalistas, o governador recebe logo uma declaração de apoio e voto. A comerciante Anita Barroca se aproxima, o cumprimenta e diz: “Você tem o meu voto por causa de Vilma”. Ele agradece, a abraça e ela, dedo apontado para o céu, exclama: “Viva Deus, Viva Dilma, Viva Vilma e Iberê Ferreira!”

As manifestações de carinho e respeito se sucedem enquanto ele caminha pelas ruas estreitas do bairro das Rocas. A funcionária pública Lúcia Siqueira, ainda na ativa aos 68 anos, faz questão de abraçá-lo. “Ele é um bom governador. Vilma foi uma ótima governadora. Nunca atrasou pagamento dos funcionários e ainda acabou com o abono salarial. Com Iberê governador de novo, o trabalho que Vilma começou vai continuar. Vai ser ótimo para nós funcionários e para o Rio Grande do Norte”, afirma, entusiasmada, sem esconder a alegria pelo abraço que pôde dar no governador.

Uma esquina seguinte, outro encontro emocionado. Dona Maria da Silva Oliveira se aproxima e dá um abraço no governador. Ele a reconhece. Ela trabalhou durante dez anos para a família de Iberê, em Santa Cruz e Natal. Lembra da mãe dele, dona Hermengarda. De Iberê, que conheceu jovem guarda boas lembranças: “Ele foi um ótimo patrão. Quero que ele ganhe porque sei que fará um bom governo. Ele sempre foi muito humano”, afirma dona Maria.

Ricardo Motta se tornando o deputado do Agreste

O deputado Ricardo Motta esteve em Nova Cruz onde participou de uma reunião  na residência do vereador Marcelo Cunha Lima que contou com cerca de 500 pessoas.
Para o deputado a reunião foi um verdadeiro sucesso. “Fiquei muito feliz e satisfeito com a presença dos populares, são momentos como estes que temos a oportunidade para conversar com o povo e detalhar nosso trabalho como parlamentar. Eu só tenho a agradeço o empenho dos amigos que idealizaram este encontro”, acrescentou o deputado.
Mais Apoios 
A vereadora  Rosário do município de Canguaretama,esteve no gabinete do deputado para reafirmar seu apoio à reeleição do deputado à Assembleia Legislativa do RN.
O vereador Frank Marinho Junior [Franklinho] de Ceará-Mirim, também declarou seu apoio à reeleição de Ricardo Motta.
Fonte: Carnauba Verdade

Ex-prefeito potiguar e empresária são denunciados por desvio de verba

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou o ex-prefeito de Santo Antônio Luis Carlos Vidal Barbosa e a sócia da Construtora Monte Alegre Ltda., Francisca Alves do Nascimento Dantas, por desvio de verba recebida através de convênio com o Ministério da Integração Nacional. Tal conduta é crime de responsabilidade punido com até 12 anos de reclusão. O ex-gestor também responde por dispensa indevida de licitação.

Luis Carlos Vidal administrou o município entre 1997 e 2004. Em julho do ano 2000, o então prefeito decretou estado de calamidade pública por 60 dias, devido às intensas chuvas ocorridas na região. Em seguida, instaurou processo de dispensa de licitação para reconstruir 124 unidades residenciais, em virtude do estado emergencial, culminando na contratação direta da Construtora Monte Alegre Ltda. O Ministério da Integração Nacional repassou R$ 470 mil àquela prefeitura para custear a reconstrução das casas em ações emergenciais de Defesa Civil.


De acordo com o procurador da República Ronaldo Pinheiro, o ex-prefeito "desviou rendas públicas em proveito alheio, conferindo a elas destinação física e jurídica não pública, diversa daquela para a qual estavam afetadas, ensejando inclusive o enriquecimento ilícito da empresa beneficiada, e em manifesto prejuízo aos cofres públicos".
Informações do DN Online

Promotora quer esclarecimentos sobre Programa do Leite em Patu

A Promotora de Justiça da comarca de Patu, Micaele Fortes Caddah, instaurou o Inquérito Civil nº 24/2010 para averiguar irregularidades no Programa do Leite no município. Segundo ela, o problema verificado diz respeito à falta de critérios que definam quem pode e quem não pode ser beneficiado pelo programa.

A investigação partiu da reclamação feita na Promotoria de Justiça por parte uma pessoa portadora de deficiência que ao pedir para ser inserida no programa do leite teve sua solicitação negada. Contactada pelo Ministério Público a Coordenadora do programa na cidade afirmou que o benefício foi negado porque a pessoa, mesmo portadora de deficiência, já possuía uma renda como pensionista. No entanto, de acordo com a Promotora de Justiça, após consulta à Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), não foi verificada essa vedação na legislação estadual apresentada pela Secretaria.

A negativa ao benefício se baseou em um manual de procedimentos para orientação dos profissionais que trabalham no programa do leite em Patu. “Como a legislação encaminhada pela Secretaria não é clara em relação aos critérios para poder se beneficiar com o programa, criou-se esse impasse.” afirma Micaele Caddah. “É preciso esclarecer essa situação e, principalmente, estabelecer esses critérios de forma clara e definitiva para que casos semelhantes não venham a acontecer novamente”, conclui.

Para isso, a Promotora de Justiça requisitou à SETHAS que esclareça qual a norma que especifica os critérios de seleção das pessoas beneficiárias do Programa Estadual do Leite, uma vez que o art. 7º, inciso III do Decreto  nº  16.844/2003 é omisso em relação a isso. Para ela apenas a orientação constante no  “ Manual de Procedimento Operacional do Programa do Leite” não é suficiente. Além disso, ela convocou para novos esclarecimentos tanto a coordenadora do programa na cidade quanto a pessoa que registrou a reclamação.

Jornal o Vale do Apodi.

Reinauguração da Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Na noite desta quarta-feira a Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Florânia abriu as portas depois de uma grande reforma em sua estrutura física. Participaram da festa as caravanas de  São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, Equador, Cruzeta, Currais Novos, entre outras.
Além do Prefeito Sinval Salomão e outras lideranças locais, quem também esteve presente foi o deputado estadual Gilson Moura.  
Fonte: Edson Dantas

Crime contra animais em Carnaubas dos Dantas

Na Cidade de Carnauba dos Dantas bandidos mataram brutalmente os cavalos de propriedade do Senhor Paulo Domingues da Silva (Paulinho),.


Os cavalos foram encontrados mortos no ultimo sábado.A Polícia Militar de Carnauba e a Polícia Ambiental de Caicó estiveram no local, e fizeram alguns levantamentos para tentar descobrir os elementos que mataram os animais.
Fonte: Carlos Felipe

Emparn vai instalar estação meteorológica no município

Uma equipe técnica Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) a Assu no dia 09 de agosto para identificar a melhor área para implantação de uma estação meteorológica. A estação será montada por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Assu e a empresa. O investimento a ser feito pela municipalidade se restringirá à doação do espaço físico - que poderá ser um terreno com dimensões de 10 x 10 metros. 

A implantação da estação será de grande utilidade e dará uma importante contribuição as ações do poder público na área de agricultura. A estação meteorológica servirá também para os municípios circunvizinhos. 

As estações meteorológicas são dotadas de sensores eletrônicos para medição de variáveis de temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento, precipitação pluviométrica, alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até 1.500 metros, cobertura de céu nublado, e outras funções. 

Por meio de programas computadorizados integram-se todos os dados permitindo sua apresentação. Uma estação típica apresenta os seguintes instrumentos de medição: termômetro; barômetro; hidrômetro; anemômetro; biruta; piranômetro; heliômetro; e, pluviômetro.