segunda-feira, março 15, 2010

No Minuto destaca Ciclone em Barra de Cunhaú


O ciclone registrado na madrugada desta segunda-feira (15), em Barra de Cunhaú, é consequência do desequilíbrio ambiental. Para a bióloga e pesquisadora Rosemeire Dantas, outros indícios levam a essa conclusão. “Os pescadores vêm sentido o aumento da temperatura na água e, ontem à noite, nós estávamos trabalhando e constatamos que a água estava muito quente”.

A bióloga explicou que desde a tarde deste domingo (14) era possível observar variação no deslocamento de vento. “Nós estávamos na água coletando dados para a pesquisa quando senti gotículas na boca, com gosto salgado, o que já era um indício”, comentou.

Por volta das 4h da manhã de hoje, os moradores de Barra de Cunhaú foram surpreendidos. De acordo com Rosemeire, todos estavam dormindo no momento do vendaval.

“Os ventos vieram muito fortes, passaram dos 100 km/h. Pelo menos 20 canoas afundaram, várias árvores foram arrancadas e embarcações arrastadas. Além disso, casas tiveram os telhados quebrados e quiosque foram totalmente revirados”, contou a bióloga.

Para ela, os estragos causados pela ventania poderiam ter sido bem maior. “Esse ciclone quebrou no mar. O que chegou a praia foi apenas a ressaca. Se ele tivesse quebrado aqui, com certeza nada disso estaria em pé”, relata.

Apenas a Companhia de Policia Ambiental da Polícia Militar esteve no local. O major Túlio Cesar explicou que eles foram até Barra de Cunhaú para dá um suporte a população e avaliar os estragos.

“Nós andamos e conversamos com as pessoas para saber a real situação dos danos. Felizmente, ninguém ficou ferido, o que mais importante”, frisou o oficial da PM.

Aquecimento

A bióloga Rosemeire Dantas afirmou que suas pesquisas realizadas durante o fim de semana constatam que o aquecimento global e, consequentemente, das águas de Barra de Cunhaú, estão levando a morte de animais marítimos.

“Hoje mesmo nós encontramos nadadeiras de tartarugas que provavelmente morrem em virtude do aquecimento da água e também desse ciclone. Além disso, vários peixes estão aparecendo mortos na beira do mar, inclusive moréias”.
Ela lembrou também do caso registrado na semana passada entre as praias de Muriú e Maxaranguape, onde várias moréias foram encontradas mortas na praia. “Com certeza ali foi o aquecimento da água. Esses peixes só toleram temperatura entre 26° e 28°, se passar disso, morrem”.

Depois do susto em Barra de Cunhaú, a pesquisadora que pretendia voltar a Natal, agora pensa em continuar na praia. “Vamos esperar a maré encher pra ver o que ela vai trazer a superfície. Com certeza, depois desse ciclone teremos muitos animais mortos e lixo”, ressaltou.

Vereador Ney Leite lança informativo

Com o objetivo de prestar contas das suas ações como vereador do município de Touros, durante o exercício 2009, Ney Rocha Leite mandou imprimir um informativo que tem como objetivo principal mostrar à população de Touros as suas principais ações como vereador atuante e combativo.


Conheça aqui o conteúdo desse informativo em sua integra http://www.folhaonline1.kit.net/regiao_2.htm

Fonte: Folha do Mato Grande

Fatima na Região Potengi

A Deputada Fátima Bezerra cumpriu uma importante agenda na Região Potengi, visitando as cidades de São Tomé e Lagoa de Velhos.

Em Lagoa de Velhos a Deputada se reuniu com os petistas na Câmara de vereadores onde falou da sua parceria com a administração no município. Em seguida, Fátima almoçou com todos os petistas.

Já Em são Tomé Fátima visitou os trabalhadores ruarais reunidos em Assembleía no Sindicato rural, ministrou uma palestra para as mulheres de São Tomé, no CCI ( centro de convivência dos idosos) e participou de uma entrevista nas Rádios de São Tomé e São Paulo do Potengi.

Servidores não recebem salários há oito meses

A comissão composta por cinco vereadores da Câmara Municipal de Tibau está disposta a formular uma nova denúncia juntos ao Ministério Publico contra o prefeito Francisco de Assis Diniz(PSB).

O grupo é formado pela presidente do Legislativo local, vereadora Evaneide Fernandes, a Neneide (PSB), e pelos vereadores Francisco Lourenço, Chico Cem (DEM), Alivan da Silva (PMDB), Maria das Graças(PRB) e João Nolasco Neto (PSC). Eles reclamam do descaso do prefeito em reação a serviços essenciais como limpeza pública, atendimento na área de saúde e educação, além do atraso de até oito meses de salários de servidores e prestadores de serviço.

Os vereadores reclamam ainda que, valendo-se do direito de permanecer do cargo através de uma liminar, o prefeito vem promovendo uma verdadeira varredura nas finanças municipais.

Todo o repasse que chega nas contas da prefeitura, dizem os parlamentares, é imediatamente retirado pelo gestor municipal, deixando servidores, prestadores de serviços e fornecedores sem dinheiro . "A diretora da única creche municipal deixou o cargo porque estava há oito meses sem receber salários. Além disso, existem servidores que gozaram de férias em setembro de 2009 e até hoje não receberam o terço de férias dos seus salários, como prevê a lei. Tibau se encontra a mercê desse homem que não respeita as pessoas nem a Justiça. O povo de Tibau não pode continuar sofrendo desse jeito", disse a vereadora Neneide.

Os vereadores reclamam ainda da falta de assistência à saúde e à educação. A unidade única hospitalar da cidade não possui médico de plantão e os atendimentos muitas vezes deixam de ocorrer por falta de material para realizar até mesmo curativos. Na creche, dizem os edis, falta merenda e até mesmo água para as crianças. Os estudantes reclamam também que foi suspenso o transporte escolar na cidade, sendo que o único veiculo utilizado para transportar universitários é um ônibus adquirido através do Ministério da Educação e Cultura (MEC). "Nossos estudantes da zona rural não estão assistindo aula por falta de transporte, já que o ônibus do MEC vem sendo utilizado para levar os universitários. Mesmo assim a grande maioria está sendo obrigada a fazer o trajeto em pé, já que não existe assento para todos", disse a vereadora Maria das Graças.

Os vereadores reclamam do que consideram morosidade da justiça. "A situação só se encontra desse jeito porque a Justiça vem agindo de forma lenta. Mesmo tendo sido cassado, o prefeito teve direito de retornar ao cargo e continua dilapidando o patrimônio público", disse revoltado o vereador Chico Cem.
Informações do Correio da Tarde

Santo Antonio do Salto da Onça

Um dia depois do almoço onde a ex-prefeita Liliane Barbalho e o marido Marcelo Barbalho, reuniram quase 5 mil pessoas para um almoço de confraternização, no Parque de vaquejadas Afrísio Barros Filho, sai o anúncio do casal que pretende trabalhar para retormar a Prefeitura do município em 2012.

Liliane e Marcelo almoçaram com o diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes e o filho de Elias, Gustavo Fernandes, candidato a deputado estadual.

O casal fechou apoio à candidatura de Gustavo, e declarou que apoiará a candidatura de Iberê Ferreira para o governo e do peemedebista Henrique Alves para deputado federal.

Elias Fernandes e Gustavo já declararam seus candidatos ao Senado: Wilma de Faria e Garibaldi Filho.
Informações do Blog de Jardim dos Angicos

PROGRAMA CONEXÃO CIDADÃ FAZ ANIVERSÁRIO

O programa "Conexão Cidadã" comandado por Hugo Tavares e Isabel Barreto completa hoje 01 ano de existência com uma excelente programação e acima de tudo com uma prestação de serviço para toda população do Potengí.

Através dessa linha de prestar serviço, ele vai abordar um ponto importante que vem sendo discutido pela população do Potengí dentro do colegiado do Território da Cidadania, onde o próprio Hugo vem sendo um ator importante em toda esta articulação de arranjos para a efetivação de uma unidade da U.A.B(Universidade Aberta do Brasil) e um núcleo do IFRN no Território do Potengí com sede aqui na cidade de São Paulo do Potengí.

Dentro desta perspectiva, ele levará ao ar, uma entrevista muito animadora da deputada federal Fátima Bezerra, que vem sendo uma lutadora incasável nesta discussão na conquista desta instituíções para os Potengienses.
Fonte: Blog Johan Adonis

Jucurutu

O Município de Jucurutu deverá ganhar em breve uma agência do Banco do Nordeste do Brasil. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Júnior Queiroz, PMDB.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) já vem tratando do assunto com o ministro Geddel Vieira.
O prefeito de Jucurutu trocou o apoio que deu ao deputado federal Fábio Faria na eleição passada por Henrique Eduardo Alves. Fábio Faria obteve cerca de 5 mil votos na eleição passada no município.

Fonte: Blog do Edilson Silva.

Lages

O Prefeito Benes Leocádio, participou ontem por volta das 10h, na Associação Atlética Banco do Brasil, do lançamento do Programa Esporte e Lazer da Cidade, em parceria com o Governo Federal, que entra com os pagamento dos Monitores e a prefeitura, em contrapartida, entra com o prédio, equipamento, alimentação e fardamento.
Segundo o coordenador do Programa, a expectativa é para atender a mais de 300 jovens, com atividades esportivas e culturais.
O Evento contou ainda com a presença de Secretário Municipal, Vereadores e da Deputada Fátima Bezerra.
Fonte Blog de Lages

Prefeitura inicia recuperação da estrada Lajes-Jandaíra.

O Prefeito Benes Leocádio, visitou ontem à tarde, a estrada que liga Lajes à Jandaíra, num trecho de 12km, saindo do Assentamento Boa Vista até a cidade de Jandaíra, que estava interditado.

Este é um pleito de mais de 20 anos dos moradores de Serrinha, Boa Vista e Distrito de Firmamento. Segundo líder comunitário, José Teixeira (Dedé de Serrinha) a recuperação desta estrada é muito importante para todos os moradores da região.

Estamos a 12km da BR 416 e a muitos anos que esta estrada está interditada, já tentamos ajuda junto ao Prefeito de Jandaíra e também ao Prefeito de Pedra Preta, graças a Deus o Prefeito Benes acompanhou esta luta, apesar de grande parte da estrada, estar no Município de Jandaíra, a recuperação dessa estrada, vai beneficiar a todos os Municípios, facilitando o escoamento da produção, o deslocamento para a Capital do Estado e o acesso às praias do litoral.

Fonte: Blog de Lages

Currais Novos

Os amantes de motos tiveram destino certo neste final de semana em Currais Novos a oitava edição do Cactus Moto Fest, evento tradicional que reúne os admiradores dos veículos de duas rodas do país. Este ano contou com 382 moto clubes inscrito e uma média de 3.000 motociclistas de 11 estados brasileiros nos quatro dias de evento.

À convite do prefeito Geraldo Gomes, o deputado federal Felipe Maia (DEM) passeou pelo evento e acompanhou a benção feita por Padre Valdir na praça Cristo Rei. Na programação do Cactus Moto Fest uma mistura de rock, forró e música eletrônica. O senador José Agripino Maia (DEM) também participou do evento à convite do prefeito.

De acordo com a organização do encontro, a injeção na economia é de mais de R$ Um milhão, uma vez que movimenta o turismo da região em uma época de baixa estação. Para o deputado Felipe Maia o evento é referência no país: “Este ano, o Cactus Moto Fest bate recorde com pessoas de várias partes do Brasil vindo conhecer Currais Novos, desta forma aumenta o fluxo de turistas e visitantes e aquece a economia da região”, comentou o deputado.

O Cactus Moto Club foi criado em 13 de fevereiro de 2001, por um grupo de três amigos amantes do motociclismo que viram a necessidade de conhecer outros moto clubes e se relacionar com os companheiros de paixão.

Foto: Vice-prefeita Milena Galvão, prefeito Geraldo Gomes, deputado Ezequiel Ferreira, senador José Agripino e deputado Felipe Maia.

Fonte Blog de Currais Novos.

Construção do trecho da BR 110 pode ser iniciado em junho

Uma boa noticia para os moradores dos municípios de Upanema e Campo Grande. O processo de licitação que garantirá a construção do trecho da BR 110 que interliga as cidades à Mossoró, encontra-se em estágio avançado, e deverá ser concluído antes do limite estabelecido pela lei eleitoral. Caso o feito seja garantido, como prevê o Dnit estadual, a obra deve ser iniciada ainda no primeiro semestre. A construção do trecho deverá consumir R$ 90 milhões.

Marina SIlva virá ao RN

A senadora Marina Silva, candidata a presidente da República pelo Partido Verde, estará no Rio Grande do Norte no próximo mês.
A visita acontecerá nas cidades de Natal e Mossoró entre os dias 8 e 10 de abril. Com isso, ela será a primeira pré-candidata a Presidência a vir ao Estado potiguar no ano de 2010.
Marina Silva terá como anfitriã a prefeita da capital potiguar, Micarla de Sousa.
Informações do TN

Estadual

Assu X Baraúna
Com um gol de Leandro Mineiro de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, o Assu empatou com o Baraúnas e escapou de estrear com derrota no segundo turno do estadual. O jogo foi disputado na tarde de ontem, no Nogueirão, em Mossoró. O gol dos mossoroenses foi anotado por Paraíba. Ao fim da primeira rodada, o Baraúnas é sexto colocado e o Assu o quinto, ambos com um ponto. Na rodada seguinte, quarta, o camaelão do vale encara o Corintians e o Baru pega o ABC em Natal.

Centenário X Potiguar-CN
Jogando em casa, no estádio 9 de Janeiro, o Centenário goleou o Potyguar-CN na estreia das duas equipes no segundo turno do estadual. O time de Pau dos Ferros goleou o rival por 4 a 0, com gols de Murilo - o mais rápido do campeoanto até aqui, aos 35 segundos de jogo -, Baiá, Canindezinho e Tchê. Com este placar, o Centenário ocupa a vice-liderança, com três pontos. Já os seridoenses amargam a lanterna. Na próxima rodada, o time de Currais Novos pega o Potiguar-M, enquanto o Centenário recebe o Alecrim. As duas partidas estão marcadas para quarta-feira, às 20h30.

América X Potiguar de Mossoro

Na reestreia do técnico Moura, o América voltou a repetir as más atuações e não passou de um empate diante do Potiguar-M por 1 a 1, em jogo disputado ontem no estádio Machadão, marcando a estreia das duas equipes no returno do estadual. O gol americano foi marcado por Edson Rocha, enquanto Paulinho anotou para os mossoroenses. Com este placar, o América está na quinta e o Potiguar-M na sexta colocação na tabela de classificação, ambos com um ponto. ABC X Corinthians

Depois de ficar por três vezes atrás do placar na estreia do treinador Leandro Campos e do meia Gabriel Pimba, o ABC, numa partida eletrizante, goleou o Corintians de Caicó, campeão do primeiro turno, por 7 a 3 de virada, em pleno estádio Marizão, em Caicó, ontem, na estreia das duas equipes no returno do estadual. Os gols da maiúscula vitória natalense foram marcados pro Renatinho (2), João Paulo (3), Tiago Garça e Gabriel Pimba, enquanto Zé Maria, Nonato e Rafael descontaram para o Galo. Líder do campeonato com três pontos, o ABC recebe o Baraúnas quarta-feira no Machadão. Já os seridoenses enfrentam o Assu fora de casa.

Classificação

1 - ABC
2 - Centenário
3 - Alecrim
4 - Baraúnas
5 - ASSU
6 - América
7 - Potiguar/M
8 - Santa Cruz
9 - Corintians
10 Potyguar

Paulistão

Corinthians

O Corinthians precisou de apenas dez minutos de um futebol envolvente no primeiro tempo para chegar ao gol dez mil de sua história (já atingiu o 10.001) e voltar ao grupo de classificação às semifinais do Campeonato Paulista. Com um Ronaldo muito mais participativo e servindo de garçom, Dentinho abriu o placar e Roberto Carlos marcou o primeiro gol dele com a camisa do Timão na vitória por 2 a 1 sobre o vice-líder Santo André, neste domingo, na Arena Barueri. Ricardo Conceição descontou.



São Paulo

Parecia que seria uma vitória simples e tranquila do São Paulo, na tarde chuvosa deste domingo, no Morumbi. Mas só parecia. Sem quatro titulares, que foram poupados da disputa do Campeonato Paulista, o Tricolor só conseguiu confirmar sua vitória por 2 a 1 sobre o Rio Branco nos minutos finais da partida. E confirmou a posição cômoda no G-4 da competição, com 27 pontos, no terceiro posto.Palmeiras



A Vila Belmiro virou um salão de baile neste domingo. Santos e Palmeiras fizeram um grande clássico, cheio de gols e muitas coreografias. O Verdão dançou melhor. Venceu por 4 a 3, com Robert sendo o principal pé de valsa da partida: marcou três gols. Com o resultado, o Peixe perde uma invencibilidade que já durava 12 partidas, entre Paulistão e Copa do Brasil. A equipe alvinegra não era batida desde a terceira rodada do Paulistão, dia 24 de janeiro, quando perdeu para o Mogi Mirim, por 2 a 1. (assista aos gols do jogo no vídeo ao lado).

Carioca



Botafogo
Houve futebol durante 60 minutos. E foi neste período que o Botafogo construiu sua vitória por 2 a 0 sobre o Olaria, neste domingo, pela Taça Rio. Debaixo de um temporal que causou queda de energia no Engenhão e paralisou a partida, o Alvinegro conquistou sua 50ª vitória em 80 jogos disputados em seu estádio. O duelo terminou com o campo encharcado, dando a impressão mais de pólo aquático do que futebol.Flamengo


Dois pênaltis para o Vasco. Dodô na bola. E Bruno defendeu ambos. O atacante vascaíno saiu de campo vaiado e, em má fase, com um futuro nada animador na Colina. Mas o clássico para o outro camisa 10 teve um gosto diferente, de reconciliação. Adriano não jogou bem, tocou pouco na bola. Mas mostrou para o cruzmaltino como se faz. O Imperador não desperdiçou o pênalti mal marcado pelo árbitro Péricles Bassols a favor do Flamengo. E garantiu a vitória do Rubro-Negro por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela quarta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.

Brasileira é campeã mundial

A atleta brasileira Fabiana Murer sagrou-se ontem campeã mundial indoor do salto com vara, em Doha. A brasileira superou a barreira dos 4,80m em sua primeira tentativa, levando vantagem no desempate sobre a russa Svetlana Feofanova, que ultrapassou a mesma marca em sua segunda tentativa e ficou com a prata. A medalha de bronze foi da polonesa Anna Rogowska, campeã mundial outdoor.

"Estou muito feliz, poderia ter saltado mais, mas ficar em primeiro já me deixa muito feliz. Isso só me dá mais energia para treinar cada vez mais e para o restante da temporada. Não foi uma competição fácil, mas hoje era meu dia e o salto saiu na primeira tentativa", disse a atleta brasileira.

Com a nova conquista, Fabiana apaga o trauma deixado após os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando era uma das favoritas. Na ocasião, a vara utilizada pela brasileira sumiu da área destinada ao material das atletas e ela teve que adaptar outra vara para realizar o salto de 4,65m, mas não conseguiu superar a marca.

A recordista mundial Elena Isibayeva ficou com o quarto posto, ao saltar 4,60m. A russa também decepcionou no Mundial Outdoor de Berlim, no ano passado, quando errou todos os saltos e foi eliminada. Fabiana Murer começou a saltar com o sarrafo posicionado a 4,50m do chão. Sem dificuldades, a brasileira superou também a barreira dos 4,60m e dos 4,70m em suas primeiras tentativas. Murer preparou-se para saltar 4,80m e passou com tranquilidade pelo sarrafo, dando grande passo para conquistar o ouro.