quarta-feira, dezembro 29, 2010

GIRO COBRA: Último Capitulo

Essa será a ultima vez que o blog irá cobrar ao deputado federal Henrique Eduardo Alves a entrega do trator que o mesmo destinou ao município. Em setembro quando esteve neste município o deputado foi cobrado pela prefeita Wanira para que agilizasse a entrega do trator junto ao governo do estado que estaria retardando a entrega do mesmo.

Em resposta a cobrança feita pela prefeita na presença de centenas de pessoas que se reuniram para receber o deputado. Henrique se comprometeu que o governo entregaria o trator. “Eu não quero nem saber, quem arranjou o dinheiro foi eu, quem escolheu Sitio Novo pra receber o trator foi eu, e eu quero esse trator em Sitio Novo até segunda-feira” Determinou Henrique.  

De lá pra cá 14 segundas-feiras se passaram e nada do bendito trator chegar ao município, agora será a vez da Rosa que vai assumir o governo em janeiro e a primeira coisa que deverá fazer para o município de Sitio Novo é entregar o bendito trator que irá realizar a entrega do trator que será de grande utilidade para nossos agricultores que estão com grandes expectativas de chuvas para o novo ano 2011.  

Sitio Novo está entre os 49 municípios pontuais com a entrega das prestações de contas

Em um levantamento realizado pelo tribunal de contas do estado foi possível constatar-se que nos últimos 05(cinco) anos apenas 49 Municípios do Estado merecem os parabéns pela adimplência das Prestações de Contas anuais no prazo legalmente estabelecido são eles: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Arez, Brejinho, Caicó, Campo Redondo, Caraúbas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, Ipueira, Itaú, Jandaíra, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jundiá, Lagoa D’Anta, Lajes Pintada, Lucrécia, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Ouro Branco, Parazinho, Parelhas, Porta Alegre, Pureza, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Rui Barbosa, São Fernando, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Geordino Avelino, Serra Caiada, Serrinha dos Pintos, Sítio Novo, Tibaú do Sul, Umarizau, Upanema, Venha Ver, Vera Cruz e Viçosa.   


A Procuradora Geral, que encerra seu mandanto no dia 18.12.2010, parabeniza a todos estes  Municípios,  ressaltando a importância da pontualidade na apresentação dos relatórios anuais para a eficiente atividade no Controle Externo desempenhado nesta Corte de Contas. Por fim, que o cumprimento tempestivo demonstrado pelos Municípios acima nominados sirva de exemplo para os demais, quanto ao cumprimento de seus deveres legais.

Do Blog: Quero aqui parabenizar a prefeita Wanira de Holanda Brasil e toda sua equipe a frente da administrativa do município pela responsabilidade que tem com o nosso municípios que hoje está sendo reconhecida pelo TCE, órgão responsável por fiscalizar as prestações de contas no RN. 


Ponte Newton Navaro será um dos cenário da virada de ano na capital

A grande novidade do Reveillon 2011 em Natal será a realização de um show pirotécnico sobre a ponte Newton Navarro. Os fogos de artifício estarão posicionados no vão central da ponte e deverão atingir até 355 metros de altura e durar cerca de 12 minutos. Haverá ainda uma cascata de luzes com 200 metros de extensão, que sairá debaixo da ponte, caindo em direção ao Rio Potengi.


O show pirotécnico poderá ser visto das praias da Redinha, Forte, Praia do Meio, Artistas e Areia Preta e também dos bairros das Rocas, Santos Reis, Brasília Teimosa, Mãe Luiza, Passo da Pátria, Petrópolis, Cidade alta, Ribeira, Alecrim e Bairro Nordeste. Os conjuntos Panatis, Igapó, Santa Catarina, Solidade I, Potengi, Panorama, Brasil Novo, Pajuçara e Parque das Dunas também poderão ver a queima de fogos.


A partir das 10h do dia 31, a ponte será interditada no sentido Redinha - Praia do Forte. A via de sentido único, que ficará disponível, será transformada em via de duplo sentido. .Agentes da Semob estarão orientando os motoristas durante todo o dia. A partir das 22h a interdição será completa e permanecerá até 1h do dia 1º de janeiro.

Em Ponta Negra, a queima de fogos será feita sobre uma balsa que estará posicionada no mar, a cerca de 300 metros da praia, em frente à Barraca do Caranguejo, no final da Avenida Erivan França. O show deverá também durar 12 minutos ou mais.

2ª CIPM forma 50 novos soldados da PM

Em solenidade militar realizada no final da tarde desta segunda-feira(27) na Praça Monsenhor Freitas, a 2ª Companhia Independente da Polícia militar formou 50 novos policiais militares os quais irão atuar em João Câmara e outras cidades do Rio Grande do Norte.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades militares, civis e eclesiásticas , dentre elas, o Cel PM Francisco Canindé de Freitas(Diretor de Ensino), o deputado estadual Sargento Siqueira, Major Fernandes(Comandante da 2ª CIPM), o prefeito Ariosvaldo Targino, os vereadores, Pedro França, Aldo Torquato, José Gilberto, Roseane Martins, padre Edvan Araújo e outras autoridades.

No calçadão da praça, familiares dos formandos vindos de diversos municípios do Rio Grande do Norte e populares.
A solenidade de formação dos novos Policiais Militares nesta segunda-feira em João Câmara foi marcada por rituais militares que atraiu a atenção do público espalhado pela Praça Monsenhor Freitas.

O evento foi também marcado pela emoção dos formandos e seus familiares que no final se abraçaram e muitos não conseguiram conter as lágrimas. O juramento dos formandos foi outro momento que chamou a atenção dos presentes.

Prefeito Benes Leocádio é reeleito para a presidência da Femurn

Prefeitos de várias regiões do Estado se reuniram nesta terça-feira (28) para escolher a nova diretoria e o conselho fiscal para o biênio 2011/2012 da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Em decisão unânime, os gestores municipais optaram pela reeleição do prefeito de Lajes, Benes Leocâdio (PP), para o cargo de presidente, e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), como vice- presidente.
A prefeita Shirley Targino (Messias Targino), que integra o atual Conselho Fiscal, foi eleita para a segunda vice-presidência. Os prefeitos João Gomes (Brejinho) e Miguel Teixeira (São Miguel do Gostoso) foram eleitos, respectivamente, para ocupar os cargos de quinto vice-presidente e primeiro secretário.

Os prefeitos Ivanildo Albuquerque (Timbaúba dos Batistas) e Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas) foram eleitos para integrar o Conselho Fiscal, nas funções, respectivamente, de titular e suplente. O prefeito de Baraúna, Aldivon Nascimento também foi eleito membro suplente do Conselho Fiscal. Os eleitos substituíram colegas que renunciaram à função na atual diretoria (caso da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado), que ocupava a segunda vice-presidência ou deixaram de contribuir financeiramente para a entidade, em razão da crise financeira.

Prefeito de Pendências consegue suspender sessão poderia cassar seu mandato

Mais uma vez o prefeito de Pendências, Ivan Padilha, consegue na justiça tirar o laço do pescoço, a sessão da Câmara Municipal de Pendências que deveria votar o processo de Impeachment do prefeito foi suspensa por decisão da justiça. O prefeito Ivan Padilha conseguiu uma liminar com a juíza da comarca de João Câmara.

Uma decisão liminar também havia suspendido a sessão da última sexta-feira como informou o blog.
Com essa nova decisão da justiça, são 13 mandatos de segurança com pedido de liminar e 4 agravos de instrumentos que o prefeito consegue para impedir o trabalho da câmara municipal.

Dizem que o pau sempre quebra no lombo do mais fraco, mas como toda regra tem exceção, estando o grupo de vereadores solidários e consistentes a causa, combatendo os ilícitos que tem em mãos contra o gestor municipal, dificilmente o executivo vai sair vitorioso.

Liminar, medida provisória, decretos e outros atributos da defesa, vai a cada dia levando o prefeito a suspirar, mas a integridade moral dos seus opositores, dificultam dia-a-dia a permanência do prefeito no cargo.

Logo mais outro ato judicial, impetrado pela maioria legislativa, deve voltar a asfixiar o governante… E o lengalenga deve ter outros capítulos no roteiro.
Do blog de Aluizio Lacerda

Ex-vereador Renato Dantas sai em defesa de João Maia

O ex-vereador de Natal, Renato Dantas (na foto), saiu em defesa do deputado federal João Maia (PR), diante dos últimos acontecimentos envolvendo seu nome ou de familiares.
Ele usou sua página pessoal no twitter, para defender o presidente estadual do Partido da República:
@RenatoDantass João Maia é um Seridoense vitorioso, filho de família humilde e honrada que venceu fora do RN, voltou para ajudar o estado e vai se lascar..
@RenatoDantass João Maia é uma ameaça aos caciques. Ele é preparado, tem visão de futuro, planejador e bom executor.. Mais não tem TV nem sangue nobre…

Polícia ambiental fiscaliza poluição sonora em tibau

O pelotão de Polícia Ambiental de Mossoró realizará no verão da praia de Tibau uma fiscalização diferenciada quanto à prática de crimes ambientais, já que durante o período do veraneio há uma concentração maior dos famosos "paredões" de som. O crime de poluição sonora apresenta maior incidência na região de atuação do 3º Pelotão, chegando a 65% dos atendimentos feitos pelos policiais ambientais lotados na cidade de Mossoró.
Tipificado no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), a pena prevista para esse tipo de crime é de reclusão de um a quatro anos, e multa que varia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) dependendo da dimensão do dano decorrente da infração.
Dessa forma, os policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental irão atuar durante todo o período do veraneio no combate aos crimes ambientais, com atenção especial ao crime de poluição sonora naquele litoral. "É um região que está sob proteção, principalmente Areia Branca. Então vamos fazer esse monitoramento nessas áreas de proteção ambiental", comentou o Tenente Coronel Eliezer Rodrigues, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Mossoró.

Baixaria na eleição da presidência da Câmara de Itajá

Depois da eleição da Presidência da Câmara, cenas de desespero do grupo liderado pelo ex-prefeito Lutércio Guimarães (PSB), protagonizam cenas de baixaria. Algumas pessoas chegaram a agredir com socos e palavrões o vereador recém-aliado, Geraldo Valentim (PSB) que também vem recebendo constantes ameaças.  

Quando o prefeito Gilberto Eliomar Lopes, venceu as eleições em 5 de outubro de 2008, abrangia a maioria na Câmara, mas em março de 2010, o vereador Francisco Diassis Ferreira (Diassis da Verdura) aderiu para o grupo liderado pelo ex-prefeito Lutércio Guimarães (PSB). Na época nenhuma ameaça e nem cenas de baixaria foram protagonizadas pelo grupo do prefeito Gilberto Lopes, que em forma de formiguinha esta recebendo adesões para eleger em 2012, o seu Vice-prefeito Francisco Hélio de Araújo (DEM) para o poder executivo itajaense. 

Fonte: Jarbas Rocha

Valério Mesquita é o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado

O conselheiro Valério Mesquita que já foi deputado estadual tomou posse hoje como novo presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. Prestigiaram a solenidade o governador Iberê Ferreira de Souza, a governadora eleita Rosalba Ciarlini, o vice-governador eleito Robinson Faria e o senador Garibaldi Alves Filho além de outras autoridades. 

Aprovado projeto de acessibilidade em repartições e ônibus

O poder legislativo municipal de Natal provou um projeto de lei que garante melhorias de acessibilidade aos natalenses em repartições públicas e no transporte coletivo através de ônibus.

De acordo com o projeto - de autoria do vereador Júlio Protásio (PSB) - as repartições públicas terão que ter placas identificadas em braile nos corredores, portas, entradas de salas e gabinetes, em locais de fácil acesso.

E para que utiliza o transporte coletivo de ônibus a boa notícia é que agora, os ônibus terão que possuir degrau auxiliar de acesso a uma altura máxima de vinte centímetros do chão. A empresa que não cumprir o estabelecido receberá multa diária de R$ 1.000 (um mil reais).

Os projetos garantem melhorias na acessibilidade de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção e facilitam o fluxo de dessas pessoas em Natal.

Prefeito de Jucurutu questiona governo do estado por cancelamento de convênios

Seguindo o exemplo de outros gestores do estado, o prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz, está questionando o governo do estado pelo cancelamento de convênios na área de infra-estrutura.

Em entrevista ao Jornal de Hoje, Júnior disse que “esse é um ato absurdo, ilegal e abuso de autoridade”. Ele denunciou, ainda, que muitos prestadores de serviço, como as construtoras de pequeno porte, ficaram em dificuldade no final da gestão de Iberê Ferreira (PSB).

No caso de Jucurutu, lembrou o prefeito, os convênios são resultado de emendas do seu irmão, o deputado estadual Nelter Queiroz, com obras em andamento e outras que, embora concluídas, tiveram o pagamento cancelado. “Isso é uma coisa absurda, irregular e, por isso, vamos entrar na justiça”.

Sargento Siqueira cobra de Rosalba espaços para o PV

O deputado Sargento Siqueira (PV) externou publicamente a primeira cobrança por espaços no futuro Governo do Estado... "O PV ajudou na vitória de Rosalba e é justo que tenha espaços, mas esse assunto deve ser resultado de conversas políticas da prefeita Micarla de Sousa, nossa presidente, com Rosalba Ciarlini", afirmou em entrevista ao Jornal de Hoje.
Quem vinha sendo cotado para presidir a CEASA era o deputado Luiz Almir (PV), que a partir de fevereiro se despede da Assembleia Legislativa, já que ficou na suplência. Mas, a governadora eleita já anunciou o nome de Eledil Bessa para ocupar a autarquia. 
Fontes: Marcos Dantas

Iberê Ferreira anuncia que pagará salário de dezembro nos dias 29 e 30 deste mês

Através de sua assessoria de imprensa, o governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, comunica que os salários do funcionalismo público, referente ao mês de dezembro de 2010, serão pagos de maneira diferenciada nos próximos dias 29 e 30 de dezembro (quarta e quinta-feira), em virtude da necessidade de adaptação do Poder Executivo ao contexto financeiro-orçamentário deste final de gestão, assim como o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Os salários serão depositados de acordo com o órgão público e, não, pela matrícula do servidor, como estabelecido no calendário de pagamento. No dia 29/12, serão pagos os servidores ativos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), Polícia Militar do RN (PM), Corpo de Bombeiros, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN) e aposentados do Magistério. No dia 30/12, receberão os salários os demais servidores públicos do Estado do Rio Grande do Norte. O governador Iberê Ferreira de Souza deu prioridade ao pagamento do funcionalismo público neste final de gestão.

Getúlio Rego não aceita assumir a Secretaria de Saúde

A governadora eleita Rosalba Ciarlini está enfrentando problema sério para indicar um titular para Secretaria Estadual de Saúde.

O deputado estadual Getúlio Rego não aceitou o convite. A nomeação do parlamentar seria uma forma da governadora resolver o impasse do nome para Saúde e, ao mesmo tempo, acomodar o suplente de deputado José Adécio na Assembleia Legislativa.

Com a recusa do deputado do DEM, a governadora Rosalba Ciarlini chega a cinco dias da posse ainda sem secretário de Saúde para o Governo.

O deputado estadual José Adécio foi convocado para uma reunião em pleno feriado do natal com a governadora eleita Rosalba Ciarlini. Na ocasião foi convidado para assumir uma secretaria, mas prefere continuar na Assembleia.
Segundo o jornalista Daniel Cabral, Rosalba ofereceu a direção da Potigás a José Adécio. O deputado é engenheiro civil por formação, experiente e estudioso no assunto, mas não aceitou o cargo.

Novas indicações no governo da Rosa

Secretaria de Estado da Justiça e da CidadaniaSEJUC - Thiago Cortez Meira de Medeiros, Advogado, formado em Direito no ano de 2001; Especialista em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.

Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – EMPARN – José Geraldo Medeiros- Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), com destaque nas áreas mais secas do semi-árido potiguar. Primeiro servidor de carreira da Emparn a assumir o cargo.

Agência de Fomento do RN – AGN -João Augusto da Cunha Melo, 58 anos, Engenheiro Civil e já ocupou os cargos de  Vice Diretor do Centro de Educação Técnica do Nordeste do Ministério da Educação (1972/1975); Diretor do Departamento Obras da então SUMOV –  Superintendência Municipal de Obras e Viação.

A governadora eleita Rosalba Ciarlini nomeou para a direção do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM – Carlson Geraldo Correia GomesCarlson é advogado pela UFRN, exerce o segundo mandato de conselheiro da OAB. Ex-coordenador jurídico da Agricultura, do ITERN. Atualmente é secretário do parlamentar da Câmara Federal e concluinte do curso de Pós Graduação em Direito Municipal- LFG. Ele é filho do prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes (DEM).



O empresário Ramzi Elali foi confirmado na secretaria estadual de Turismo pela governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM). A sua indicação agradou ao trade turístico.

Ramzi é ex-diretor do Pólo Via Costeira e diretor do Hotel Pirâmide. Gerir e melhorar o turismo no Estado é a sua missão.

Câmara Municipal presta homenagem aos karatecas camarenses

A Câmara Municipal de João Câmara prestou homenagem aos karatecas camarenses, Raissa Mariana e Josemar  que conquistaram título de campeão mundial em Curitiba no Paraná este ano.

Durante a homenagem os atletas lamentaram a falta de apoio do poder público para com esse tipo de esporte e responderam as perguntas dos vereadores.

A homenagem partiu do vereador Aldo Torquato que prometeu em retorno dosa trabalhos legislativos em 2011, apresentar um projeto criando o “bolsa Atleta”, como forma de incentivar os atletas de João Câmara que representam o município em competições dentro e fora do Estado.

Atleta de Goianinha disputará campeonato europeu de Jiu-Jitsu

Entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2011 será realizado em Lisboa, Portugal, o European Open de Jiu-Jitsu, evento que terá entre outros participantes o atleta o faixa roxa de Goianinha, Fernando Braga, de 24, na categoria pena, até 70 quilos. Além do Brasil, participam da competição representantes da França, Portugal, Canadá e Japão. Braga lutará pela Kimura Nova União/Goianinha e é o atual vice-campeão do Europeu.


Em 2010, Fernando conseguiu resultados importantes para o Jiu-Jitsu potiguar. Em maio foi campeão do Mercosul do esporte disputado em Buenos Aires (Argentina) e do Sulamericano, realizado em junho, em Jaguariúna (SP), todos na categoria pena roxa. O esportista ainda foi vice-campeão da Copa América de Jiu-Jitsu em Manaus (AM) neste ano.



Para a disputa europeia o lutador mudou de ares durante a fase preparatória. Atualmente em Manaus, por “questões de estrutura”, o atleta continua a ser patrocinado por iniciativas potiguares públicas e privadas,  e realizou a mudança temporária para o campeonato que se aproxima. “A disputa é muito dura. Eu considero um dos eventos mais difíceis que acontecem no mundo e lá em Manaus eu tenho uma melhor estrutura de academia, com aparelhos específicos”, avaliou.



Fernando tenta ainda, para 2011, a participação pela primeira vez no Mundial de Jiu-Jitsu, evento sediado nos Estados Unidos, que reúne 2.500 atletas. “Em 2008 e 2009 consegui convite para o Mundial, mas não consegui participar porque meu visto foi negado nas duas ocasiões. Vou tentar para o próximo ano, já que é o evento que paga melhor e de nível muito alto”, destacou.



Para as disputas do Campeonato, Fernando conta com a preparação física de Antônio Carlos Carvalho, da academia Kimura Nova União/Goianinha, da Prefeitura Municipal de Goianinha, Academia Lisboa Fitness, Glauco Informática e Tacom.

Fátima participa de festa do PT de São Paulo do Potengi

A deputada Fátima participou na noite desta segunda feira (27) da confraternização do Partido dos Trabalhadores da cidade de São Paulo do Potengi. Em clima de festa, o PT local convidou militantes e simpatizantes para comemorar a eleição de Dilma á Presidência da República, bem como a grande votação que Fátima teve no município. 

Fátima falou do grande avanço que o Governo Lula teve em relação á educação brasileira “tivemos no Governo do presidente Lula um grande avanço no que diz respeito à expansão das escolas técnicas, conseguimos avançar com a construção de 13 novas unidades no nosso estado” colocou a deputada. 

“No Governo Dilma pretendemos avançar esta expansão fazendo com que a juventude de São Paulo do Potengi possa realizar seu sonho de ter um IFRN na cidade”, destacou. Na mesma noite a deputada foi homenageada pelo vereador João Cabral com uma placa de agradecimento pelo bom trabalho que Fátima tem desenvolvido representando o PT do RN na Câmara Federal.