domingo, setembro 04, 2011

FIQUE SABENDO: Curiosidades sobre a Lua



Foi no dia 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do Apollo 11 no solo lunar. Duas horas após a chegada, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua. Até hoje, há quem duvide desse feito dos americanos, mas a verdade é que a Lua sempre despertou curiosidades.

Como é formada a superfície do único satélite natural da Terra? A Lua influencia no corte de cabelo? Os lobos só uivam para a Lua cheia? O que aconteceria se o nosso satélite desaparecesse? Confira as respostas de especialistas para estas e outras curiosidades.

A Lua influencia no corte de cabelo?
Segundo o professor Enos Picazzio, do departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP), não há nenhuma prova científica de que a Lua influencie no corte de cabelo. “Se influenciasse positivamente, evitando queda ou fazendo crescer cabelo, não haveria astrônomos calvos”, brinca o professor.

O dermatologista Paulo Zubaran, especializado em medicina estética e tricologia, explica que esse mito surgiu no passado. “As pessoas formularam o seguinte pensamento: se o corpo humano é constituído por 70% de água, por que não poderia sofrer também a mesma influência que a Lua exerce sobre as marés?”. A associação é errada, pois a influência deste astro sobre as marés é devida à força gravitacional, que, por ser ínfima, só se percebe quando uma massa muito grande – como os oceanos – está envolvida. Conclusão: independentemente do dia em que você corte, seu cabelo seguirá crescendo cerca de 1 cm por mês.

Como a Lua influencia nas marés?
Com a sua força gravitacional, a Lua “puxa” os oceanos em sua direção. Essa força tem a ver com a massa dos corpos e a distância entre eles. Quanto maior e mais perto, maior a força. O Sol também afeta as marés, mas menos, já que está mais longe da Terra do que a Lua. As marés mais altas ocorrem quando Sol e Lua estão do mesmo lado da Terra, somando as suas forças.

Do que é feita a superfície da Lua?
A superfície lunar é basicamente constituída de rocha e recoberta por poeira fina. Os continentes são as regiões claras e brilhantes, que podem ser vistas a olho nu da Terra. Segundo o professor Enos Picazzio, da USP, eles são compostos essencialmente de rochas ricas em silicatos e são bastante acidentados, com depressões, enrugamentos e crateras de impacto. 

Já os mares, que não possuem água, são regiões mais escuras e planas, ricas em basalto (rocha resultante de vulcanismo ocorrido no passado, já que, atualmente não há vulcanismo na Lua).

Os lobos só uivam para a Lua cheia?
Não, os lobos não uivam para a Lua. Aparentemente, o motivo para fazermos essa associação, destaca Carlos Camargo Alberts, professor de Zoologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é porque eles ficam mais ativos durante a Lua cheia. “Essa maior atividade, no entanto, não tem a ver com a caçada, já que na luminosidade mais intensa da Lua cheia, as presas do lobo podem percebê-los mais cedo”, explica. Portanto, a Lua cheia acaba sendo um período de fome para os lobos e a maioria dos outros predadores noturnos.
Entre outras motivações, os lobos uivam para renovar os laços sociais dentro da alcateia. “Quando um lobo começa a uivar, outros membros do grupo se aproximam”, observa Alberts. Outra função do uivo é usá-lo para reencontrar o bando por meio do som.

Por que, às vezes, a Lua aparece de dia?
Na fase cheia, a Lua nasce quando o Sol se põe, por volta das 18h, ou seja, já está anoitecendo quando ela surge no horizonte. No início desta fase, a Lua se põe às 6h. “A cada dia a Lua nasce 48 minutos mais tarde. Uma semana depois da cheia, quando chega na fase quarto-minguante, ela nasce mais ou menos à meia-noite. Quando o sol estiver nascendo, ela ainda vai estar no céu, e a gente vai poder vê-la até meio-dia”, esclarece a professora.

O que é um eclipse lunar?
É um fenômeno que ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e esta última é encoberta total ou parcialmente pela sombra do nosso planeta. Isso ocorre apenas na fase de Lua cheia e quando Lua, Terra e Sol estão quase alinhados, explica o professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP).

O que aconteceria se a Lua desaparecesse?
Dentre as possíveis consequências, o professor Enos Picazzio destaca duas: mudanças climáticas e no ecossistema marinho. “As estações sazonais são consequência da inclinação do eixo de rotação da Terra. Se essa inclinação variar, o ciclo sazonal muda, alterando as zonas climáticas e provocando longos períodos de glaciação nos hemisférios”, explica. Como a Lua influencia as marés, seu desaparecimento afetaria a vida marinha.
“A circulação de correntes marinhas arrasta pequenos organismos vivos, como o plâncton, fundamentais na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos”, afirma o professor.

A lua da Terra tem um nome próprio, como as luas de outros planetas?
O nome próprio do satélite da Terra é Lua, por isso deve ser escrito em maiúsculo. Segundo o professor Enos Picazzio, tornou-se comum usar “lua” como sinônimo de satélite natural, mas isso deve ser evitado. “Muitos fazem essa associação, mas é bom evitar. Imagine alguém ouvindo a frase ‘a lua da Terra é a Lua’. Parece declaração de doido! Para uma criança, isso é grave porque ela vai se confundir”, comenta o professor do Departamento de Astronomia do IGA-USP.
Quanto maior a massa do planeta, maior será sua família de satélites. Enquanto a Terra tem apenas um satélite natural, Mercúrio e Vênus não têm nenhum. Marte tem dois: Fobos e Deimos. Já Júpiter tem 63, sendo que o maior é Ganímedes (que é maior que o planeta Mercúrio).

A Lua pode ser vista de outros planetas?
Sim, mas de acordo com o professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia do IGA-USP, de Marte em diante, é necessário o uso de telescópio. De Mercúrio e Vênus é possível vê-la a olho nu.

Por que o homem não voltou mais para a Lua?
Foram seis missões de pouso na Lua, todas do programa americano Apollo (Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17), que durou de 1968 a 1972. Desde então, optou-se por enviar sondas espaciais. “Além de serem mais baratas e evitarem risco de vida humana, as sondas permitem a observação global do satélite”, explica o professor Enos Picazzio.
Foi em 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do módulo lunar da Apollo 11, batizado de Eagle, no solo de nosso satélite. Duas horas após o pouso, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, seguido por seu companheiro Edwin Aldrin. Posteriormente, outros 10 astronautas pisaram na Lua.

Serra: Caiada: Socorro Furtado lidera pesquisa sucessória municipal


A ex-primeira-dama de Serra Caiada, Socorro Furtado, esposa do ex-prefeito Faustinho (PSD), lidera folgada mais uma pesquisa para a Prefeitura do município.

De acordo com a nova pesquisa, Socorro tem 68% da preferência do eleitorado. O atual prefeito, Jessé Gomes (PMDB), amarga os seus 10,4% de intenção de votos.

Outra candidatura que apresentou baixo percentual também foi uma pré-candidata da base do prefeito, a vereadora Keka, que apresentou apenas 6%.

Por Wallace Maxsuel

Policiais realizam operação conjunta entre Jaçanã e Nova Floresta


Uma operação denominada Integrada foi realizada nesta quinta-feira (01) na divisa dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, entre as cidades de Jaçanã e Nova Floresta. A ação foi coordenada pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública dos dois estados.

Participaram da ação policiais civis e militares da PB e do RN. Cerca de 40 homens abordaram 83 carros e 110 pessoas em busca de drogas, armas e indícios de algum crime cometido na divisa.

A operação teve como objetivo também tentar prender alguns indivíduos envolvidos em roubos a caixas eletrônicos nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco.

Mesmo com todo aparato, ninguém foi preso e nada foi pego pelos policiais, mas de acordo com o Tenente Costa Neto, subcoordenador da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, a operação foi válida pela integração entre os policiais.

Novas operações como essa serão desenvolvidas na fronteira dos estados, mas sem data definida para pegar de surpresa os possíveis suspeitos de delitos.

Deputada articula capacitação de conselheiros tutelares


A deputada Márcia Maia visitou o Instituto Legislativo Potiguar-ILP, onde foi recebida pelo diretor Mizael Barreto. A parlamentar conheceu a estrutura física e pedagógica da Escola, e anunciou que vai encaminhar uma proposta de articulação da Assembleia Legislativa com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) visando a capacitação dos conselheiros tutelares de todo o Estado.

Após visitar as instalações, a deputada concluiu pela compatibilidade do espaço físico e da estrutura pedagógica do ILP para atender aos objetivos da proposta, que será encaminhada à apreciação do plenário da Casa.

Caicó: Dez tijolos de maconha somem no ITEP

Ainda é um mistério o desaparecimento de dez tijolos de maconha de dentro do prédio do ITEP de Caicó. A droga foi apreendida pela polícia, e dos 27 tijolos apreendidos a serem encaminhados ao ITEP de Natal, apenas 17 foram enviados. Antes do envio para a capital, a apreensão deve passar pela unidade local, mas identificada a falta de parte da droga.



O juiz da Vara Criminal de Caicó, Luiz Cândido Villaça, afirmou que não sabia do sumiço do entorpecente, mas se mostrou chateado com o fato. O magistrado adiantou que estava viajando, e que na segunda-feira (5), vai pedir explicações aos responsáveis pela guarda da droga e exigir a abertura de um inquérito policial para investigar o sumiço da maconha.

As autoridades responsáveis não desmentiram e nem confirmaram a informação, porém não quiseram se pronunciar sobre o assunto.

* Fonte: Blog de Sidney Silva

Audiência pública discute situação de delegacias do interior


O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, através do Promotor de Justiça Wendell Beetoven Ribeiro Agra, convoca todos os interessados em discutir a situação das delegacias de polícia do interior do Estado a participarem da Audiência Pública que acontece na próxima segunda feira, 05.

O objetivo da audiência é achar uma alternativa para retirada das delegacias de polícia civil do interior do estado de policiais militares que, em desvio de função, executavam atividades afetas à polícia civil.

A audiência acontece às 9 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte (Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, bairro de Candelária, Natal - RN) e é aberta a toda a população interessada.



Serviço

Audiência Pública sobre Delegacias do interior
Data: 05/09/2011
Horário: 9h
Local: Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte (Rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, bairro de Candelária, Natal - RN)

* Fonte: MP/RN

João Câmara recebe uma unidade do CAPS


O Rio Grande do Norte terá mais um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A informação foi divulgada ontem pelo Ministério da Saúde (MS). O novo centro será instalado no município de João Câmara. Com isso o RN passa a contar com um total de 34 centros.

O CAPS de João Câmara será do tipo I, direcionado às cidades de pequeno porte (de 20 a 70 mil habitantes), e oferece serviços durante todo dia para cuidar de pessoas com transtornos mentais mais graves devido ao uso de álcool e outras drogas.

O Centro irá funcionar no prédio da antiga Maternidade Noêmia Lucena que foi desativada há pouco mais de dois anos por falta de condições financeiras.