segunda-feira, janeiro 03, 2011

Lagoa Nova é o primeiro município do RN a comemorar mais uma ano de historia em 2011

Com a cessão de sesmaria a dona Adriana de Holanda Vasconcelos, em 1764, surgiu uma povoação exatamente numa dos clãs de Serra de Santana. Segundo o historiador Câmara Cascudo, no seu livro Nomes da Terra, o Capitão Francisco da Costa de Vasconcelos, pioneiro na região, nos idos de 1792, teria recebido uma sesmaria próxima a uma lagoa com terras, matas, criação de gado e plantações localizada abaixo da lagoa dos Espinheiros e chamada de Lagoa Nova. A localidade permaneceu estagnada pelo final do século XVIII e durante todo século XIX, sem conseguir se transformar nem mesmo num verdadeiro povoado. O primeiro momento de valor significativo para sua história só ocorreu no dia 29 de outubro de 1931, quando o padre Omar Bezerra Cascudo celebrou uma missa, dois casamentos e quarenta batizados. A partir desse dia novas missas foram celebradas e a população passou a participar com mais freqüência do ato religioso. Foi pela Lei no 2.321, do dia 5 de dezembro de 1958, que Lagoa Nova foi elevada à categoria de distrito do município de Currais Novos, assim permanecendo até o dia 10 de maio de 1963, quando pela Lei no 2.777, desmembrou-se de Currais Novos e tornou-se município. A instalação do município aconteceu no dia 2 de janeiro de 1963, por ocasião da posse do seu primeiro prefeito, nomeado por ato do Governador do Estado.



Cleiton sobe no palco e bota pra quebrar

tpoo

Mais de duas mil pessoas na festa do ano novo em Sitio Novo


A festa foi puxada pela Banda Cavaleiros de Forró que deu um show de simpatia ao posar para fotos com dezenas de fãs que foram até o camarim montado ao lado do palco. Com um repertório super atualizado, cavaleiros em seu primeiro show do ano de 2011 botou a galera de Sitio Novo e região pra dançar. A banda ainda relembrou ainda alguns de seus sucessos do passado. Em seguida a banda partiu para a cidade de Florânia onde faria sua segunda apresentação do novo ano. 
 
Depois foi a vez da nossa parceira Forró Axo bom levantar a galera forrozeira com seu carisma. Por fim todo mundo caiu no contagiante forró pé de serra de Naldinho Ribeiro.  


Potiguar vence concurso nacional de poesia com temática

A pedagoga potiguar Mariângela Fernandes, nascida na cidade de Martins, alto oeste do estado teve a poesia “Um Natal Diferente”, de sua autoria, escolhida como a terceira melhor no Vigésimo Concurso de Poesia com Temática Espírita. O concurso foi promovido pela entidade paulista Arte Poética Castro Alves, entidade autônoma presidida pelo jornalista Altamirando Carneiro.  A entidade recebeu inscrições de todo o país. “Já escrevo há algum tempo, tenho outros poemas premiados e inclusive uma peça de teatro premiada em Natal, no Teatro Alberto Maranhão”, falou Mariângela, sobre a sua experiência. 


São os versos de seu poema: “O Natal do Cristo está chegando!/Enche-se de alegria a alma da gente./Árvores e enfeites são expostos novamente,/A humanidade inteira diz: ‘Hosanas, Jesus!’/ O Menino misssionário esculpido em pura luz!/Mestre amado,/Este ano não cearei com meus parentes./Haverá tanto vinho, doces, gente contente!/Irei às antigas pontes,/Às fétidas favelas esquecidas,/Onde gente e bicho dividem suas vidas./Lá os anciãos estão oprimidos/E sentem fome e frio e tremem,/Ali os cegos também choram/E pequeninos aleijados gemem./Na vitrine do shopping vi/Um computador de última geração./Pensei em meu filho mas disse-me: ‘hoje, não!’/Porque vi também uma choça velha no fim da minha rua/E uma criança magra que corria nua/Atrás do vendedor de algodão./Enquanto castanhas e nozes,/Palmitos, passas, ameixas e champanhe/Serão consumidos ao som de valsas inebriantes,/Alguém de estômago vazio/Estará contemplando o fogão sombrio,/Olhando a valsa triste do fogo crepitante./Jesus,/ Quero rejubilar-me como José e Maria/Naquela noite, em Belém da Judéia, na estrebaria./Quero ser a anônima benfeitora,/A humilde pastora/E sair para abraçar outros irmãos./Por um momento quero deixar o meu lar./Amigos, parentes e presentes/Podem, amanhã, por mim esperar./Mestre,/Quero comemorar o Teu Natal/No meio daquela gente,/Pois a Doutrina Espírita me ensinou/Que será este o Teu maior presente./”

Wanira marca presença da posse da Rosa

A prefeita de Sítio Novo, Wanira de Holanda Brasil (PSB), encarou o partido e foi a prefeita da Rosa no trairi saindo vitoriosa das eleições 2010 não podia deixar de prestigiar a posse de Rosalba e Robinson.

Prefeitura pode fechar Hospital Municipal de Goianinha

A situação do Hospital Municipal de Goianinha vem sendo motivo de preocupações para o prefeito Júnior Rocha, e o quadro é extremamente crítico. Com gestão municipalizada, o hospital não conta com recursos conveniados, e sua única fonte de recursos são oriundos das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH), cujo valor mensal não passa dos R$ 5 mil, enquanto que as despesas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são da ordem de R$ 194 mil reais por mês.

Classificado como de Urgência e Emergência, o hospital de Goianinha realiza em média cerca de 130 procedimentos diários, ou seja, cerca de 3.900 atendimentos mensais, perfazendo 23.400 atendimentos em seis meses, quantidade superior a população do município que é de 22.393, segundo dados do censo 2010 realizado pelo IBGE. 

Todo esse fluxo tem uma explicação. Pacientes de cidades vizinhas como: Arês, Tibau do Sul, Canguaretama, Espírito Santo e até mesmo Santo Antonio, tem buscado atendimento no hospital, inclusive com utilização de ambulâncias do município de Goianinha. Outro fato que também ocorre com freqüência é o transporte do paciente até o hospital de Goianinha, quando necessita ser encaminhado para Natal, esta transferência ocorre em ambulância do município de Goianinha, e os motivos dessa troca são sempre os mesmos: falta de combustível ou de profissional que acompanhe o doente até o seu destino final. 

Até as obras de duplicação da BR-101, no trecho que compreende Goianinha, também contribui para onerar os custos do hospital. Nos últimos três meses, foram registrados cerca de 40 acidentes, e todos tiveram que ser atendidos pelas equipes de socorristas do município. A própria Polícia Rodoviária Federal, tem conhecimento da estrutura do município na área de saúde, são duas ambulância de suporte avançado, adquiridas com recursos do próprio município, e pessoal qualificado para situações de emergência.

“Infelizmente o Governo Estadual prometeu enviar ambulâncias do Samu metropolitano para o nosso município, e até hoje estas ambulâncias não chegaram, apesar do município já ter assinado convênio e formado profissionais para o serviço”, desabafa o prefeito Júnior Rocha. 

A permanecer essa situação, o prefeito teme que o atendimento no hospital fique comprometido, e seja obrigado a tomar medidas que visem reduzir custos para poder manter a unidade em funcionando.

Edivan Martins é o novo presidente da CMN

Em sessão especial realizada na tarde deste sábado (1º) a Câmara Municipal do Natal conduziu o vereador Edivan Martins (PV) para a presidência da Casa. O parlamentar fica no cargo no biênio 2011/2012 e substitui o vereador Dickson Nasser (PSB).

Além de Edivan, os vereadores de Natal também empossaram a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Ela será composta por Edivan Martins (Presidente), Ney Lopes Júnior (1º Vice-presidente), Júlia Arruda ( 2º Vice-presidente), Maurício Gurgel (3ª Vice-presidente), Júlio Protásio (1º Secretário), Albert Dickson (2º Secretário), e Adão Eridan ( 3º Secretário).

A nova aliança entre Gija e Erociano mantém Tiago na presidência da Câmara Municipal de Tangará

A reeleição de Ewerton Tiago, filho de Erociano, para a Presidência da Câmara Municipal de Tangará é o primeiro passo do projeto político traçado por Gija e seus aliados para retomar o controle do poder político na cidade.

Dom Matias apresenta o nome de Padre Vicente para Santa Cruz

Para o Arcebispo Metropolitano, Dom Matias, Pe. Vicente tem apresentado um ótimo trabalho na sua atual paróquia (Angicos/RN) e com isso apresenta todos os requisitos para assumir a administração paroquial de Santa Cruz. “Até o próximo dia 31 de Janeiro tudo estará definido”, confirmou Dom Matias ao blog do Wallace.

Prefeito espera concluir obras do calçadão do Santuário ainda este mês

Uma ótima noticia para os milhares de fieis que vão semanalmente ao município de Santa Cruz para visitar o Alto de Santa Rita. Em conversa com o Blog do Wallace o prefeito de Santa Cruz Pericles Rocha garantiu que O calçadão do Santuário de Santa Rita de Cássia será inaugurado ainda este mês comunicando a vinda de mais recursos e a possibilidade de melhoria financeira para 2011.

Os reis do Legislativo do Seridó

Entre os 24 parlamentares que assumiram o comando dos Poderes Legislativos nas cidades do Seridó, dois merecem registros diferenciados: Luiz Macaco (PTB) e Ediwilson Azevedo (PTB), que assumiram neste sábado (01) pela quinta vez consecutiva a presidências das Câmaras de Jardim de Piranhas e Ouro Branco, respectivamente. Os dois vereadores estão na cadeira de presidente desde 2003 e foram reeleitos em 2005/2006; 2007/2008; 2009/2010 e 2011/2012.
Luis Macaco é empresário e tem o ensino médio completo. O vereador é irmão do prefeito Antônio Macaco (PDT) e em 2008 foi o parlamentar mais votado de Jardim de Piranhas. Já Ediwilson Azevedo cumpre seu quarto mandato como vereador em Ouro Branco, do qual deles se elegeu cinco vezes consecutivas como presidente da Casa. Ele tem ensino superior, onde é formado em História e também é funcionário público estadual e empresário no ramo de cerâmica.
Fonte: Marcos Dantas

Prefeito de Florânia demite servidores temporários

Cerca de 30 funcionários temporários da prefeitura de Florânia foram pegos de surpresa pelo prefeito Sinval Salomão (PTB). O prefeito mandou confeccionar um bolo de chocolate para confraternizar sua equipe de confiança. No final da festa, uma notícia que ninguém esperava. Sinval Salomão comunicou a todos os servidores temporários que a partir daquele momento eles estariam dispensados. Os servidores também não receberam o pagamento salarial referente ao mês de dezembro.
Fonte: Robson Pires

Código de conduta gera polêmica em Extremoz

O antigo hábito de criar galinhas no fundo do quintal, tão comum entre famílias do interior do Rio Grande do Norte, está agora proibido no município de Extremoz, isso se o número de animais ultrapassar a 20 e se não tiver o acompanhamento de um veterinário, além de autorização da Prefeitura. A proibição entrou em vigor desde o último dia 17 de dezembro quando a lei nº 630 de 03/12/2010, que institui o Código de Posturas de Extremoz, foi publicada no Diário Oficial do município. Composto de 458 artigos, o Código tem sido motivo de muita polêmica entre o poder público e a sociedade que tem se posicionado contra a lei, devido às limitações do direito de ir e vir das pessoas e por conter algumas pérolas dignas de qualquer anedotário popular.

Entre essas pérolas, o simples ato de bater roupa e tapete nas janelas e portas de casa que dão para a rua, queimar lixo no quintal, ou varrer o interior da residência e até do automóvel para a via pública estão proibidos pela lei e são motivos de sanções que vão desde advertência a multas a serem recolhidas aos cofres municipais.

Mas é no artigo 110 que o Código de Posturas extrapola os limites do anedotário, entrando para o perigoso âmbito da discriminação quando, com o pretexto de preservar a higiene pública, proíbe a “condução para a área urbana de doentes portadores de moléstias infectocontagiosas, salvo com as necessárias precauções de higiene e para fins de tratamento”. O texto do documento dá margem à interpretação de que os doentes agora terão que ficar confinados sem poder sair nas ruas nem caminhar numa praça, ou seja, eles deixaram de ser cidadãos.

Prédio da Câmara de Caicó é um dos mais bonitos e modernos do país

A Câmara de Caicó inaugurou as suas novas instalações em um prédio moderno e futurístico. Com o Projeto arquitetônico assinado pela Arquiteta Temmys Nóbrega a Câmara de Caicó ficará como uma das mais belas instalações do Brasil.

A obra foi inaugurada e acomodará além dos trabalhos do legislativo caicoense um Telecentro Comunitário e uma Lan House pública.

Caso seja acrescida de novas vagas para o aumento de vereadores, o novo prédio já dispõe de quinze gabinetes. Dez para os atuais vereadores e mais cinco que estão prontos e vagos. Apesar do pouco tempo de inaugurado, já se tornou um dos mais novos cartões postais da cidade de Caicó. O prédio do legislativo recebeu o nome de Palácio Vereador Ivanor Pereira, que foi ex-presidente daquela Casa, já falecido.

Rosalba dará posse aos novos secretários nesta segunda-feira

Todo o secretariado anunciado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) será empossado em solenidade nesta segunda-feira (03), primeiro dia de expediente oficial da nova gestora do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, Rosalba vai anunciar também um pacote de medidas com destaque para as financeiras, com intuito de diminuir o impacto dos débitos e equilibrar as finanças do Governo do Estado.

A posse dos secretários está agendada para ser iniciada a partir das 9h. A nova governadora mostrou que é pontual e não chega atrasada. Foi assim na própria posse, quando já estava no Teatro Alberto Maranhão às 17h55. Em seu discurso de posse, neste sábado (01), Rosalba prometeu que todos os atos de seu Governo serão disponibilizados na internet. Assim, pretende dar mais transparência e uma forma de prestar contas a população. 

Padre vai benzer governadoria antes de Rosalba entrar

A governadora Rosalba Ciarlini quer entrar no Gabinete da Governadoria, no Centro Administrativo, com o pé direito e livre dos maus fluidos do governo passado.

Para isso, antes de sentar na cadeira principal da Governadoria, nesta segunda-feira (3) pela manhã, Rosalba receberá as bênçãos do padre Júlio César (foto), pároco do bairro de Candelária.

Padre Júlio vai benzer a Governadoria e distribuir água benta no Gabinete que servirá para Rosalba decidir sobre os destinos da administração estadual durante os próximos quatro anos.

Blog de Oliveira Wanderlei

Garibaldi participará de transmissão de cargo

Hoje, às 15h, o ministro Carlos Eduardo Gabas transmite o cargo ao senador Garibaldi Filho. A cerimônia será realizada no auditório do Ministério da Previdência Social. O novo ministro da Previdência Social será empossado pela presidenta Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto, no dia 1º de janeiro.

Carlos Gabas reassumirá a secretaria executiva do MPS, cargo que ocupou entre agosto de 2005 e abril de 2010, quando foi nomeado ministro.

Sabrina Sato participa da posse da Rosa

Assim como na campanha a namorada do deputado federal Fábio Faria, a apresentadora Sabrina Sato foi um dos destaques na cerimônia de posse da governadora Rosalba Ciarlini, no Teatro Alberto Maranhão.

Rosalba sinaliza a possibilidade de uma auditoria nas contas do Estado

Em seu discurso Rosalba sinaliza que fará uma auditoria nas contas do Governo do Estado. “Iniciaremos o novo Governo com a triste tarefa, que pensávamos coisa do passado, de verificar o dano causado à saúde financeira do Estado, com propósito de nocivo comprometimento da futura Administração. Será este, entretanto, o primeiro momento de mostrarmos a mais total transparência, informando à sociedade o prejuízo que lhe foi causado, e apontando-lhe todos os responsáveis. Não nos desanima, porém, esta tarefa ingrata, da qual supúnhamos que um Governo legitimamente eleito pelo povo fosse poupado”, afimou a nova Governadora

Rosalba Ciarlini é empossada governadora do RN

A nova governadora foi empossada pela presidente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Márcia Maia. O primeiro secretário da Assembleia, deputado Ricardo Motta, proferiu o termo de posse da governadora.

Em seu discurso, Rosalba destacou o compromisso com a administração, garantindo manter “o mais sagrado respeito ao compromisso público e a moral administrativa”.

 “Aquele que serve a causa pública há de se pautar por um compromisso ético permanente, sem trégua”, disse a governadora.

Mesmo que discretamente, a governadora Rosalba Ciarlini deixou uma crítica aos seus antecessores, Wilma de Faria e Iberê Ferreira, quando falou da necessidade de restaurar o estado.  “Meu compromisso é restaurar as boas práticas administrativas do Rio Grande do Norte”.

“Não posso deixar de compartilha com a sociedade a desordem orçamentária e descontrole financeiro nesse final de exercício e mandato”, disse em referência à gestão de Iberê.  Ela ainda classificou de “ilegal” a antecipação de ICMS feita pelo ex-governador, para arcar com o déficit orçamentário.



Dilma afirma que estende a mão à oposição

Ao encerrar seu discurso de posse, a presidenta Dilma Rousseff  afirmou que “estende as mãos” aos partidos de oposição e que, de sua parte e da parte de seu governo, não haverá nenhum tipo de discriminação ou de privilégio.

“A partir deste momento, sou a presidenta de todos os brasileiros”, disse, manifestando emoção durante cerimônia no Congresso Nacional. “Serei rígida na defesa do interesse público. A corrupção será combatida permanentemente”, completou.

Boa notícia para a governadora eleita do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), já que ela fazia parte da aliança adversária da petista nas eleições de outubro.

Após receber a faixa, Dilma agradece Lula e José Alencar

Logo após receber a faixa presidencial do agora ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Roussef agradeceu a honra de ter recebido o apoio de Lula e a oportunidade de ter participado do seu governo.


“A alegria que sinto pela minha posse se mistura com a emoção da despedida. Mas Lula estará conosco, sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. A tarefa de sucedê-lo é desafiadora. Eu saberei honrar este legado e consolidar e avançar nessa obras de transformação”, disse a presidenta.


Dilma também lembrou o ex-vice-presidente José Alencar, que não pôde comparecer à posse. Ele faz tratamento contra um câncer e está hospitalizado em São Paulo, “A força dessa transformação [conduzida por Lula e José Alencar] permitiu que o povo brasileiro tivesse uma nova ousadia: colocar pela primeira vez uma mulher na presidência do Brasil”, afirmou.