sexta-feira, outubro 22, 2010

Parnamirim também vai demitir comissionados

O corte de pessoal foi comentado pelo prefeito Maurício Marques (PDT) ao Nominuto.com um dia depois que o prefeito de Ceará-mirim, Antônio Peixoto (PR), demitiu todos os 13 secretários de sua gestão e 274 cargos de direção e assessores, usando a explicação de redução de custos da máquina. 


“Peixoto tomou a decisão que foi mais conveniente para a cidade. Hoje, todas as prefeituras se encontram em dificuldade financeira e é preciso que hajam ajustes na máquina. Aqui em Parnamirim, eu vou fazer uma reforma administrativa em fevereiro e também vou exonerar cargos. Precisamos enxugar a máquina e demitir cargos comissionados para deixar a prefeitura em dia”, argumenta.


Para Maurício, a situação das prefeituras do Estado é preocupante e saídas devem ser planejadas ainda este ano. “Estamos preocupados com a queda de receita e, por isso, já paralisamos o calendários de obras da cidade", justifica.

Festa da padroeira começa nesta sexta-feira em Janduís

As comemorações alusivas à Festa de Santa Teresinha, padroeira do município de Janduís, na região Oeste, começam hoje e se estendem até o próximo domingo. Para este ano, a comissão organizadora propõe uma reflexão acerca dos males do consumismo, individualismo e egoísmo do mundo moderno, além de um questionamento sobre a partilha e as relações solidárias na comunidade, impulsionados pela fé em Cristo.

A programação religiosa terá início com a Noite das Famílias, às 18h, com procissão e hasteamento da bandeira. A celebração eucarística fica por conta do padre José Egito Freiro. Nos dias seguintes, a Festa de Santa Teresinha terá a celebração da noite dos servidores públicos, da juventude dos movimentos culturais, da saúde e dos idosos, da educação e das crianças, dos três poderes, sindicato dos trabalhadores rurais e movimentos sociais, dos moradores do bairro São Bento, classe motorizada e dizimistas, das mães, dos fazendeiros e dos janduienses ausentes e presentes. O encerramento da programação religiosa terá início às 10h, no dia 31, com missa solene e procissão, às 17h.

Na parte social, o município terá a abertura da Exposição Retratos do Sertão do Apodi - Nas Pegadas de Lampião, que será exposta na Biblioteca Municipal Professor Teófilo Régis, durante todo o período da Festa de Santa Teresinha. A exposição é o resultado da expedição fotográfica do Sebrae, realizada no início do ano e que está percorrendo os municípios do Sertão do Apodi.

O Município terá ainda a 1ª Copa Municipal de Xadrez Alexandre Nóbrega, no dia 23 e show musical com Ivanildo.

A festa vai contar com atrações musicais como Ferro na Boneca, na praça Santa Teresinha (dia 27), e nos clubes, com Toca do Vale (dia 29), Forró Pegada de Luxo e Banda Feras (dia 30), além de Saia Rodada e Swing Brasil (dia 31).
Fone: DN Oline

Artistas da terra prestam homenagem ao Mais Querido

O ponto alto do evento que lançou o novo manto sagrado do Mais Querido foi à apresentação do clipe motivacional "ABC 100% Potiguar", que reuniu diversos artistas abecedistas. O clipe, produzido pela ERK, fornecedora oficial de material esportivo do ABC, mexeu com o sentimento dos alvinegros presentes e fez muita gente se arrepiar com suas cenas.

O clipe e a letra da música foram inspirados no USA for África (We are the World) e trouxe cenas inesquecíveis na mémoria dos alvinegros, como o acesso à Série B em 2007 e o 51º título estadual em 2010.

As estrelas do clipe foram os cantores Karlinhos Zens, Fernando Luiz, Thabata, Galvão Filho, Dodora, Manassés, Nara Costa, Lysia, Lucinha Lira, Jolian, Valber e Victor, além das bandas Grafith, Nosso Grito, Mesa 12, Perfume de Gardênia e Linha de Passe.

O projeto originou um DVD, que buscará alcançar o sentimento solidário. Para isso, o DVD deverá ser trocado por alimentos não perecíveis, que posteriormente serão revertidos para entidades filantrópicas do estado, assistidas pelos participantes do projeto.

Após a apresentação do clipe, todos os artistas que participaram, abrilhantando o clipe, foram homenageados pelo ABC. Um a um eles foram chamados à passarela e receberam um trófeu e os aplausos carinhosos da maior torcida do Rio Grande do Norte.
Fonte: abcfc.com.br

Musa do ABC

O evento de lançamento do novo manto sagrado do Mais Querido foi coroado com muito charme e beleza das candidatas a "Musa do ABC". Sete garotas, todas abecedistas de verdade, concorreram à coroa e Thandara Castro foi à eleita pelo júri como a "Musa do ABC".

Thandara tem apenas 17 anos e é estudante, natalense e alvinegra de coração. "Minha família é toda de abecedistas. Estou muito feliz de poder representar o Mais Querido daqui pra frente", falou emocionada após o anúncio da vencedora.

A escolha da "Musa do ABC" foi realizada através de júri. Entre os jurados, o presidente de todos os alvinegros, Rubens Guilherme Dantas, o diretor executivo de marketing, Alan Oliveira, e representantes da torcida, que foram sorteados entre os Sócios Mais Queridos.

Depois do coroamento, a vencedora do concurso não terá muito tempo para comemorar, pois no domingo (24), no jogo contra o Águia de Marabá/PA, Thandara Castro já estará no estádio Frasqueirão, para que toda a Frasqueira possa conhecer todo o charme que a fez ser a "Musa do ABC".

Vereadores denunciam descaso no hospital regional de Pau dos Ferros

O hospital Regional de Pau dos Ferros passa pelo pior momento desde sua fundação, há 21 anos. Quem afirma é o vereador José Gilson Rêgo Gonçalves (DEM), que trabalha na unidade há 15 anos. Segundo ele, falta o básico do básico para o hospital regional funcionar. "O pior é que falta água e energia com frequência", denuncia o vereador.

Ontem, a reportagem do JORNAL DE FATO ouviu relatos de pacientes de que na semana passada, teve dia que não havia água nem para funcionar os laboratórios, estão faltando medicamentos e até água destilada. "Para se ter uma ideia do descaso com a saúde pública, não só dos quase 28 mil habitantes de Pau dos Ferros, mas da população de aproximadamente 40 municípios do Alto Oeste.

Além do mais o vereador disse que faltam especialistas em quase todas as áreas, somente um ortopedista atende no hospital quando seria necessários outros seis, a  única pediatra que existe adoeceu e não está em condições de atender. Em todo o Alto Oeste só existe dois anestesistas e somente no hospital regional precisaríamos de 6", segundo o vereador.

E quando é preciso socorrer alguém, a solução é enviar para Mossoró, processo feito geralmente numa ambulância emprestada de alguma prefeitura. E isto acontece sempre. Basta uma queda de moto, que é preciso mandar para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, pois em Pau dos Ferros não tem gases e gesso para imobilizar.

Ontem, o vereador José Gilson Rêgo Gonçalves, que é o DEM, convidou os colegas Eraldo Alves Queiroz (DEM), Zélia Maria Leite (DEM), Manoel Augusto de Queiroz (PMDB), Francisca Itacira Aires Nunes (DEM), Maria do Socorro Pontes Feitosa (PP) e foram denunciar o descaso na Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros. "É preciso providências urgentes", diz.

A promotora de Justiça Patrícia Antunes prometeu aos vereadores que segunda-feira vai se reunir com o secretário George Antunes, de Saúde, em Natal, para tratar do atendimento de média e baixa complexidade nos hospitais regionais e vai cobrar medidas emergenciais para resolver a questão em Pau dos Ferros.

Na opinião dos vereadores, o problema é administrativo, pois os recursos para pagar água, energia e comprar medicamentos estariam sendo enviados pelo Governo do Estado. Ainda conforme os vereadores, na próxima terça-feira, eles vão se reunir novamente com a promotora Patrícia Antunes para definir o que será feito para normalizar o atendimento no Hospital Regional de Pau dos Ferros.
Fonte: Jornal de Fato

Negado provimento a recurso em matéria de propaganda eleitoral

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (21), conheceu e negou provimento a recurso em matéria de propaganda eleitoral interposto por Iberê Ferreira de Souza, Wilma Maria de Faria e Hugo Manso Junior.

Os recorrentes pleiteavam a modificação da sentença julgada procedente pelo juiz auxiliar da propaganda eleitoral, Aurino Lopes Vila, que os condenou ao pagamento de multa no valor de R$ 2 mil, cada um, em Representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, por propaganda eleitoral irregular. Segundo o constante nos autos da Representação de n.º 5593-97.2010, a irregularidade ocorreu em veículo tipo microônibus, com adesivos superiores ao limite legal de 4m², contrariamente ao que dispõe o art. 37, §2º, da Lei das Eleições. 

Para o relator, juiz Aurino Vila, a propaganda ora discutida tinha efeito visual de outdoor, cujo uso está vedado pela legislação eleitoral. Votou, assim, pelo conhecimento e não provimento do recurso, no que foi seguido à unanimidade pelos seus pares.
Fonte: TRE

Rosalba recebe diretoria do ABC

A governadora eleita, Rosalba Ciarlini recebeu na tarde de ontem em sua residência, parte diretoria do ABC que foi convidá-la para assistir o jogo de domingo. ABC x  Águia de Marabá. Jogo em que o alvirubro Jô pelo empate se classificar para série B do campeonato brasileiro.

A Rosalba ganhou de presente uma camisa do clube, que foi entregue pelo presidente do clube, Rubens Guilherme, o vice presidente de marketing Paiva Torres, o presidente do Conselho deliberativo Ivis Bezerra, que também participaram do encontro artivulado pelo Senador Garibaldi e que contou com a presença do senador José Agripino.



 “Eu sou norte-rio-grandense e por isso torço para ver um time do meu Estado brilhar”, disse Rosalba que lamentou não poder aceitar o convite, pelo fato de na data do jogo está cumprindo agenda Pró-Serra na região do Vale do Açu..

Carreta do Bem – Serra Presidente 45

A senadora e governadora eleita Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino se engajam na campanha de José Serra no Rio Grande do Norte. De início participam na manhã deste sábado (23), em Natal, às 9h, da Carreta do Bem – Serra Presidente 45, com concentração no Largo do Machadão e seguindo pela Avenida Prudente de Morais, Avenida Nilo Peçanha, Avenida Getúlio Vargas, Ladeira do Sol, Avenida Presidente Café Filho e Praia do Forte. E até a véspera do pleito os dois terão agenda pelo interior do estado para propagar o nome do candidato José Serra em encontros regionais. A coordenação da campanha de Serra no RN tem programado movimentações e panfletagens diariamente nas quatro zonas de Natal e nas regiões do interior do Estado.

 “Eu apoio Serra porque é o candidato que considero mais preparado e que tem melhores condições de dar continuidade a tudo de bom que vem acontecendo no Brasil e fazer as transformações necessárias para mostrar que nós podemos mais”, disse Rosalba Ciarlini que explicou sua atuação neste 2º turno: “Já conversamos com o senador José Agripino Maia. Faremos uma agenda de reuniões que acontecerão em diversas regiões do Estado. Vamos convocar as pessoas para fazerem a reflexão, análise, comparação e se engajarem na campanha de Serra”, disse.

Datafolha: Dilma 50%, Serra 40%


O Instituto Datafolha divulgou mais uma pesquisa de intenção de votos para Presidência da República. De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (22), a candidata Dilma Rousseff (PT) tem 56% dos votos válidos contra 44% de José Serra (PSDB). O cenário exclui os votos brancos, nulos e indecisos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de São Paulo, tendo margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Nas duas pesquisas anteriores realizadas pelo Datafolha, Dilma aparecia com 54% dos votos válidos. Já José Serra tinha 46%.

Neste último levantamento, levando-se em conta os votos totais, a candidata Dilma Rousseff tem 50%. José Serra, por sua vez, tem 40%. Os que disseram votar branco e nulo somam 4%. Outros 6% disseram não saber em quem votar.

A pesquisa do Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 36.535/2010. No total, foram feitas 4.037 entrevistas, em 243 cidades.

Mulher é assassinada durante roubo a comércio em Santo Antônio

Uma mulher foi vítima da violência urbana e acabou morrendo, na noite desta quinta-feira (21), no município e Santo Antônio do Salto da Onça. Lucinda estava sentada em frente a um estabelecimento comercial, quando bandidos invadiram o local e durante um roubo atiraram. Um dos disparos atingiu a cabeça da mulher.

O crime aconteceu por volta das 20h. De acordo com informações do Pelotão da Polícia Militar em Santo Antônio, dois homens chegaram em uma motocicleta e entraram no mercadinho. Eles estavam armados e anunciaram o assalto.

Com a ação, uma mulher que estava dentro do estabelecimento saiu correndo e gritando. Isso fez com que os bandidos se assustassem e atirassem contra ela. No entanto, os disparos não atingiram a mulher que saiu correndo e sim Lucinda, que estava sentada do outro lado da rua.

Ela foi alvejada na boca e acabou morrendo. Logo após o crime, a dupla fugiu. A partir daí, a Polícia Militar iniciou diligências na tentativa de identificar os bandidos.

Ainda segundo informações do Pelotão da PM, os dois suspeitos já foram identificados e estão detidos para averiguação. Eles são do próprio município de Santo Antônio do Salto da Onça e usaram um revólver calibre 38 para matar Lucinda.

RN já produz mais abacaxi do que o CE

O clima, solo, localização, disponibilidade de água para irrigação, bem como o preço atrativo da terra, a disponibilidade e custo de mão-de-obra asseguram ao Nordeste e, especificamente, ao Rio Grande do Norte, vantagens comparativas para a fruticultura, em relação às demais regiões do país, assegurando o seu destaque na produção e exportação. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

A PAM/2009 mostra que o RN obteve a maior produção nacional com uma área colhida de 7.182 ha, uma quantidade produzida de 201.259 toneladas e o valor da produção R$ 123.781.000,00, apesar do fechamento de várias fazendas de produção na região de Mossoró, devido a quedas sucessivas dos valores nos mercados internacionais.

A produção de abacaxi no RN (120.337 milheiros de frutos) passou a ocupar a 5ª posição em nível nacional, além disso, foi o único grande produtor nacional que alcançou crescimento da produção (31,2%), em 2009, pois, os demais "grandes" produtores tiveram queda na produção: Paraíba (-23,8%); Minas Gerais (-3,7%); Pará (-7,7%) e Bahia(-28,9%).


No caso, o RN ganhou a 5ª posição que ocupava anteriormente, devido à suspensão do cultivo no Município de Limoeiro do Norte/CE, cuja produção direcionada ao mercado externo foi prejudicada pela desvalorização do dólar, bem como pela "doença" (fusariose) que vinha prejudicando as plantações desde 2006.


Os municípios das mesorregiões Oeste Potiguar e Central Potiguar são os maiores participantes de produtos tanto das lavouras temporárias como de lavouras permanentes. Nas mesorregiões Agreste Potiguar e Leste Potiguar se destacam a produção de cana-de-açúcar, coco-da-baia, abacaxi e mamão.
Fonte: Jornal de Fato

Campanha pela revitalização e preservação do Monte do Galo terá ação na manhã do próximo domingo


No próximo domingo (24), véspera da Festa de Nossa Senhora das Vitórias, acontecerá em Carnaúba dos Dantas um grande movimento de conscientização ambiental em favor de um dos principais patrimônios turísticos da cidade: o Monte do Galo. Com o lema "Onde tem lixo, não tem turismo. Jogue o lixo na lixeira", alunos, professores, educadores, representantes do poder público e seguimentos religiosos, realizarão um verdadeiro mutirão de limpeza, mas, sobretudo de conscientização entre os romeiros que participam das manifestações religiosas.
O projeto está preocupado com os problemas ambientais provocados pelo destino inadequado do lixo, jogado aleatoriamente nas encostas e acesso do patrimônio religioso. Tudo com o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento, assim como do início a "Revitalização do Monte do Galo" de forma organizada para consequentemente atrair mais romeiros e turistas. Previsto para iniciar no domingo (24), a partir das 7h, o evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, através da Secretaria de Turismo.

Prefeitos vão a Brasília para pedir ajuda a Lula

Desesperados com a crise financeira enfrentada pelas prefeituras de todo o País, os gestores municipais do Rio Grande do Norte vão para Brasília pedir ajuda ao presidente Lula (PT) para pagar os salários dos funcionários e quitar
as dívidas adquiridas com fornecedores e prestadores de serviço. 

Nos dias 9 e 10 de novembro, os prefeitos se reunirão no Congresso Nacional para pressionar o governo a aprovar uma nova Assistência Financeira aos Municípios (AFM) e cobrar dos parlamentares a aprovação da emenda 29, que obriga o Planalto a destinar 10% do orçamento da União para a Saúde. A participação dos gestores do RN na mobilização que vai reunir prefeitos de todo o Brasil foi definida em reunião realizada nesta quinta-feira (21) pela manhã, no Hotel Maine, em Natal, entre o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, e dirigentes das associações regionais de prefeituras. 

Durante a reunião, os prefeitos externaram as dificuldades pelas quais as cidades passam desde o início de 2009. Segundo eles, a situação se agravou no segundo semestre deste ano.

Prefeito de Ceará Mirim demite todos os secretários

O prefeito de Ceará Mirim, Antônio Peixoto (PR), demitiu todos os 13 secretários de sua gestão e 274 cargos de direção e assessoramento. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21) e inclui ainda a exoneração dos presidentes da Fundação de Cultura Nilo Pereira e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

A “demissão em massa” aconteceu após a Prefeitura de Ceará Mirim ter infringido a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na segunda-feira (18) o Tribunal de Contas do Estado (TCE) notificou o prefeito que, na terça-feira (19), reuniu seus auxiliares para comunicar a medida e solicitar a compreensão.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o gestor não pode comprometer mais do que 54% do total da receita com folha de pessoal. O prefeito Peixoto, informou o coordenador exonerado da Secretaria de Comunicação, Jorge Moreira, ultrapassou essa margem em 11%.

Caso não cumpra a legislação, o gestor será punido na Justiça. Para se adequar à margem de 54% exigida por lei, o prefeito também “cortou” a Gratificação Complementar (GC), no valor de cerca de R$ 500,00, de 109 servidores efetivos.

“”Ele [o prefeito] tinha que fazer isso para cumprir a lei. Agora, ele vai avaliar quem volta e quem não volta. O prefeito pediu que, por enquanto, todos continuem nas secretarias, mesmo sem responder, sem poder assinar”, declarou Jorge Moreira.

Essa não é a primeira vez que a gestão de Peixoto usa a “tesoura” para reduzir despesas. Há um ano, em outubro de 2009, a Prefeitura de Ceará-Mirim cortou 10% do salário dos cerca de 180 ocupantes de cargos comissionados da administração municipal e iniciou uma série de exonerações.


Secretários nomeados pelo prefeito cassado de Angicos pedem exoneração

De forma coletiva, hoje a noite, após o expediente, todos os secretários municipais do município de Angicos pediram exoneração.
São secretários da administração do prefeito cassado Clemenceau Alves [PMDB], que continuavam na administração do prefeito empossado na última sexta-feira, médico Ronaldo Teixeira [PSB].

Diante a insegurança se vai ou não continuar no cargo, Ronaldo preferiu não exonerar os secretários para que as principais ações não tivessem os serviços paralisados.
No entanto, hoje, os secretários resolveram entregar os cargos, forçando, desta forma, o prefeito a começar a nomear pessoas de sua confiança para os cargos.
Fonte: Aclecivam Soares

Ex-prefeito de Governador Dix-Sept Rosado é preso em operação da PF

Uma Operação conjunta do Ministério Público Estadual e da Polícia Federal, através da Delegacia de Mossoró, prendeu na manhã desta quinta-feira (21), o ex-prefeito de Governador Dix-Sept Rosado, o médico Francisco Adail Carlos do Vale Costa. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de supressão de documento público, previsto no artigo 305 do Código Penal.

O médico Adail Vale, que exerceu o mandato entre 2005 e 2008, é investigado pelo Ministério Público Estadual pelo fato de após ter deixado o cargo de Prefeito ter se apossado e ocultado diversos processos administrativos da Prefeitura.

Na manhã de hoje, os policiais federais acompanhados do Promotor da Comarca e de Promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Criminalidade Organizada (Gaerco) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça em residências do acusado.

Com isso, foram recuperados os documentos públicos, sendo encontrados vários documentos como procedimentos de licitação, processos de empenho e pagamento, notas fiscais, dentre outros, todos originais.
os de reclusão.

Informações do Nominuto.com

Micarla avisa a aliados que vai apoiar Dilma


A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), avisou ontem a aliados políticos o apoio à candidata do PT, Dilma Rousseff, que disputa a Presidência da República. Após conversar com o coordenador da campanha de Dilma, o ex-ministro Antônio Palocci, com o deputado federal Henrique Alves (PMDB) e com o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), a chefe do Executivo natalense marcou viagem para Belo Horizonte (MG), onde participará hoje de evento pró-Dilma com prefeitos de capitais. A adesão de Micarla de Sousa à campanha petista tem classificação simbólica para aliados da candidata petista, uma vez que além de ser a única prefeita de capital pelo PV, partido da candidata derrotada Marina Silva, foi a coordenadora da campanha da pevista no primeiro turno no Nordeste.
O presidente de honra do PV potiguar, Rivaldo Fernandes, havia declarado, na ocasião, que pela histórico de alianças com o PT e também por ter sido o primeiro potiguar a receber o presidente Luís Inácio Lula da Silva, em Natal, optaria pela candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República.

O diretório regional do PV, no Rio Grande do Norte, não deverá fazer qualquer objeção à escolha da presidente estadual da legenda, Micarla de Sousa. O chamado grupo ideológico da legenda, onde se insere Rivaldo Fernandes, inclusive, já defendia um posicionamento pró-candidatura do PT.
Fonte: Tribuna do Norte

Governador Iberê Ferreira reúne secretariado para tratar das medidas administrativas para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal

O governador Iberê Ferreira de Souza reuniu, nesta quinta-feira (21), o secretariado para falar sobre as medidas administrativas que estão sendo adotadas para o cumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF) no Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O governador assegurou prioridade no pagamento da folha e também nas despesas com a área de Saúde pública. 

"Nosso empenho é para cumprir a Lei da Responsabilidade Fiscal e finalizar o nosso governo com responsabilidade e transparência", observou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Os auxiliares secretário-chefe do Gabinete Civil, Luis Claudio Macedo; secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares; José Pegado, da Controladoria Geral do Estado; e Luis Antonio Marinho, da Procuradoria Geral do Estado detalharam as medidas previstas no Decreto nº 21.939, de 15 de outubro de 2010, cujo foco principal é a restrição das despesas à disponibilidade financeira e orçamentária do Estado. Para isso, a redução de gastos com pessoal, contratos de mão de obra, locação de veículos, cotas de abastecimento e de concessões de viagens e diárias, além da renegociação de contratos foram alguns dos caminhos apresentados.