sexta-feira, outubro 22, 2010

Vereadores denunciam descaso no hospital regional de Pau dos Ferros

O hospital Regional de Pau dos Ferros passa pelo pior momento desde sua fundação, há 21 anos. Quem afirma é o vereador José Gilson Rêgo Gonçalves (DEM), que trabalha na unidade há 15 anos. Segundo ele, falta o básico do básico para o hospital regional funcionar. "O pior é que falta água e energia com frequência", denuncia o vereador.

Ontem, a reportagem do JORNAL DE FATO ouviu relatos de pacientes de que na semana passada, teve dia que não havia água nem para funcionar os laboratórios, estão faltando medicamentos e até água destilada. "Para se ter uma ideia do descaso com a saúde pública, não só dos quase 28 mil habitantes de Pau dos Ferros, mas da população de aproximadamente 40 municípios do Alto Oeste.

Além do mais o vereador disse que faltam especialistas em quase todas as áreas, somente um ortopedista atende no hospital quando seria necessários outros seis, a  única pediatra que existe adoeceu e não está em condições de atender. Em todo o Alto Oeste só existe dois anestesistas e somente no hospital regional precisaríamos de 6", segundo o vereador.

E quando é preciso socorrer alguém, a solução é enviar para Mossoró, processo feito geralmente numa ambulância emprestada de alguma prefeitura. E isto acontece sempre. Basta uma queda de moto, que é preciso mandar para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, pois em Pau dos Ferros não tem gases e gesso para imobilizar.

Ontem, o vereador José Gilson Rêgo Gonçalves, que é o DEM, convidou os colegas Eraldo Alves Queiroz (DEM), Zélia Maria Leite (DEM), Manoel Augusto de Queiroz (PMDB), Francisca Itacira Aires Nunes (DEM), Maria do Socorro Pontes Feitosa (PP) e foram denunciar o descaso na Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros. "É preciso providências urgentes", diz.

A promotora de Justiça Patrícia Antunes prometeu aos vereadores que segunda-feira vai se reunir com o secretário George Antunes, de Saúde, em Natal, para tratar do atendimento de média e baixa complexidade nos hospitais regionais e vai cobrar medidas emergenciais para resolver a questão em Pau dos Ferros.

Na opinião dos vereadores, o problema é administrativo, pois os recursos para pagar água, energia e comprar medicamentos estariam sendo enviados pelo Governo do Estado. Ainda conforme os vereadores, na próxima terça-feira, eles vão se reunir novamente com a promotora Patrícia Antunes para definir o que será feito para normalizar o atendimento no Hospital Regional de Pau dos Ferros.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: