terça-feira, junho 01, 2010

O IMPERADOR DAS ARMAS


A vida de Adriano continua cheia de polémica. Agora a polícia vai investigar uma foto publicada pelo jornal O Dia.

DENUNCIA: Falta de professores revolta pais e alunos do ensino médio

Os alunos da Escola Estadual Jose Nunes de Carvalho no município de Sitio Novo, estão revoltados com a falta de compromisso do estado.

Alguns alunos procuraram o blog para denunciar o descaso que acontece no ensino médio no município que é de responsabilidade do Governo do Estado. A falta de professores vem se prolongando desde o inicio das aulas, os pais já cobraram da Diretora da Escola que cobrou da Diretora 7º DIRED em Santa Cruz, mais a verdade é que ninguém acha uma solução e os alunos ficam prejudicados com a falta de professores.

Pior é para os alunos do 3ª ano, que se resolverem colar grau terão que pagar matéria no ano que vem. Muitos que já pensão em ingressar no mercado de trabalho ou presta um vestibular terão que esperar, pois a falta dos professores em várias disciplinas prejudica a todos.

O treino tático da Seleção Brasileira.

Dunga e Jorginho comandaram um treinamento tático na tarde desta segunda.

A atividade começou com o trabalho de aquecimento feito com bola, em que dois times se enfrentavam com o objetivo de ficar com a posse da jogada o maior tempo possível, com movimentação constante para fugir da marcação do adversário.

O trabalho tático começou com os times divididos nos dois lados do campo. Acionados pelos jogadores de meio-campo, Maicon e Michel Bastos cruzavam na área para as conclusões dos atacantes, marcados por Lúcio e Juan.

Do outro lado, o trabalho era igual, só que com Daniel Alves e Gilberto encarregados dos cruzamentos que Luisão e Thiago Silva tentavam interceptar.

O treino prosseguiu mais solto, na forma de minicoletivo, com os dois times assim escalados:

Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaka; Robinho e Luis Fabiano.

Doni, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

No minicoletivo, o treino foi paralisado por Dunga e Jorginho para repetição de jogadas de bola parada, em escanteios e faltas do lado da área.

Kaká se emociona com reconhecimento do torcedor à Seleção

Pelas cidades dos vários países onde a Seleção Brasileira passa, a cena se repete. Na chegada ao hotel, nas saídas para os treinos, os torcedores demonstram todo o seu carinho e empolgação pelos jogadores.


Quando o ônibus da delegação chega aos estádios, para jogos de competições oficiais, então, a manifestação de apoio se multiplica, vinda de uma verdadeira multidão de torcedores à espera da Seleção.

Mas nada deixa os jogadores mais sensibilizados quando, nos trajetos de ônibus da delegação, são saudados nas ruas, na maioria das vezes por pessoas simples, como tem acontecido nesses dias em Joanesburgo.

O craque Kaká, sempre um dos mais assediados do grupo, conta o que sente nesses momentos:

Fico emocionado, não tem outra maneira de explicar o que sinto. Agora mesmo, indo para o treino, passamos por um mecânico, ele estava trabalhando, e a reação dele, a maneira como ele nos saudava, sensibilizou a todos.

Robinho é outro muito assediado e que se sente bem ao ver a reação dos torcedores.

Quem não gosta de saber que é querido? É muito legal ver a alegria com que as pessoas ficam em só nos ver, às vezes de longe. Nessas horas, dá para sentir que o futebol é tudo mesmo na minha vida.

O lateralo Daniel Alves lembra que nem no seu melhor sonho imaginou viver essa experiência – em Barcelona, onde é ídolo, mal pode sair na rua para passear que junta gente.

- Isso tudo graças à Seleção Brasileira!

Parlamento Mirim realiza primeira sessão de 2010

Na tarde desta segunda-feira, 31, os deputados mirins realizaram no plenário da AL, a primeira sessão ordinária deste ano, escrevendo mais um capítulo na história do Parlamento Mirim Estadual, que tem o objetivo de estimular os jovens a conhecer o funcionamento do Legislativo, além de despertar a consciência cidadã.

A sessão foi presidida pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Evandro Irvinning, pela 1ª secretária Joceane Borges e pela 2ª secretária Fernanda de Oliveira.

Na oportunidade, os parlamentares mirins apresentaram alguns projetos e discutiram problemas da sociedade norte rio-grandense, como falta de segurança e educação.

No início da sessão, a deputada Débora Santos falou sobre a importância do voto. Para ela, este é um ano muito importante, já que aos 16 anos irá votar pela primeira vez. “Estou aqui para falar de algo sublime que é a manifestação democrática e livre do nosso povo. O dia três de outubro está se aproximando e eu estarei votando pela primeira vez, exercendo a minha cidadania com muito orgulho. Espero que deixemos de lado a descrença política. O político ideal não existe, mas podemos escolher os que melhor nos representam”, afirmou.

Rogério Marinho passa o fim de semana no Seridó

O deputado federal Rogério Marinho dedicou seu final de semana à região Seridó do Estado. Em Jardim de Piranhas, acompanhou a instalação do diretório municipal do PSDB na região, presidido por Luiz Henrique.

Na cidade de São João do Sabugi, o vice-líder do PSDB na Câmara Federal, prestigiou o aniversario do vereador Rutênio, que reuniu mais de 200 pessoas no clube municipal. Em São Fernandes, Rogério participou de reunião na Câmara, presidida pelo vereador Jubson e com a presença de vereadores e ex-prefeitos da região.

Em Caicó, o deputado concedeu entrevista a Rádio Rural, sob o comando do radialista Robson Araújo, o Batata. E em Cerro-Corá, a atração foi o festival de inverno na cidade. Além de Rogério também marcaram presença a Senadora Rosalba Ciarlini, o Senador José Agripino e o deputado federal Felipe Maia.

A programação de sábado terminou em São José do Campestre, na Romaria de Frei Damião, que atrai fiéis de todo estado.

No domingo (30/05) o líder do tucanato potiguar participou da festa das mães nos bairros de Nazaré e Nova Natal, ambos pertencentes à Zona oeste da capital.

Fábio Faria avalia Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack durante audiência pública em Natal

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, no Congresso Nacional, deputado federal Fábio Faria (PMN-RN), participou na manhã desta segunda-feira (31) de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na ocasião, foi lançada a mesma Frente em nível estadual, coordenada pelo deputado Antônio Jácome (PMN). Para Fábio Faria, uma oportunidade de dar continuidade e aprofundamento às ações que vêm sendo realizadas e acompanhadas em Brasília.

“Esse não é um problema que possa ser tratado apenas pelo governo federal. Se faz necessário um envolvimento de todos os entes da federação e também da sociedade. E antes de mais nada, é preciso que haja um estudo sobre a incidência do crack no Brasil, por região, por Estado. Só com números, com estatísticas, será possível desenvolvermos uma política pública eficaz para inibirmos o avanço do crack”, avalia Fábio Faria.

Segundo o deputado, o Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, lançado recentemente pelo governo federal, não traz ações capazes de frear o crescimento do uso de drogas no país. Ele adverte que a falta de informações impossibilita o desenvolvimento de ações globais que alcancem os 27 estados e o Distrito Federal.

“O Plano faz referência ao aumento de número de leitos, à ampliação da rede dos Caps (Centros de atenção psicossocial), à capacitação profissional, mas não quantifica, não mapeia o uso de crack e, consequentemente, não determina onde há maior necessidade de medidas mais rigorosas”, acrescenta.

O parlamentar adiantou que a Frente Parlamentar Mista está elaborando um documento com propostas a ser entregue à Presidência da República. Entre as indicações, a instalação de unidades de referência do CAPS especializadas em álcool e drogas em regiões de alta densidade demográfica e a habilitação de instituições privadas já em atividade para conveniar com o governo federal e possa receber recursos de emendas parlamentares.

A audiência pública começou por volta das 10h no Plenário Robinson Faria, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Também participam a senadora Rosalba Ciarlini, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, o secretário de Defesa Social do Município de Natal, Sérgio Leocádio, além de representantes de entidades públicas e privadas de ações de combate às drogas e assistência social.

Parlamentares do RN participam de evento da Unale

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Robinson Faria, representou o legislativo estadual na XIV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, sediado em Belo Horizonte. A conferência foi realizada de 26 a 28 de maio, no auditório Juscelino Kubitschek.
Robinson também fez parte da composição da mesa dos trabalhos, ao lado dos presidentes dos legislativos da Bahia, Clóvis Ferraz, do Ceará, Domingos Filho; de Pernambuco, Guilherme Uchoa; do Maranhão, Marcelo Tavares, do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale); e do superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, Márcio Tunholi.

Mais de 600 pessoas prestigiaram a abertura oficial do evento.Na oportunidade, parlamentares de todo país, se reuniram para debater diversos temas. Entre eles o “Desenvolvimento Urbano: o futuro em nossas mãos”, escolhido pela importância e relevância, uma vez que os dados mais recentes do IBGE revelaram que mais de 80% dos brasileiros atualmente moram em áreas urbanas, enquanto que, há 50 anos, este percentual era de apenas 45%.

O presidente Robinson Faria foi acompanhado dos colegas parlamentares Ricardo Motta e Poti Jr. A conferência é o maior evento dos legislativos realizado na América Latina, e é promovida pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale).

Governo vai investir R$ 2 milhões para levar água para mais 96 comunidades rurais

O Governo do Estado vai investir R$ 2 milhões para levar água para 96 novas comunidades rurais do Rio Grande do Norte até 2011. Objetivo é ampliar a oferta de água através da Adutora Monsenhor Expedito – que abastece cidades das regiões Potengi e Agreste.

A ampliação da oferta de água para mais 96 comunidades rurais será feita através de financiamento do Banco Mundial, e de investimentos da Fundação Nacional de Saúde, Caern (recursos próprios) e do Programa Desenvolvimento Solidário.

Técnicos do Banco Mundial estiveram visitando a sede da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para conhecer os projetos que estão sendo executados pelo Governo do Estado na área do fornecimento de água. Na Caern, a comitiva do Banco Mundial assistiu documentário sobre os projetos de automação da adutora e de autogestão dos sistemas de abastecimento de água das comunidades rurais.

Com a ampliação, as atuais 39 comunidades rurais beneficiadas – representando cerca de 13.500 pessoas, passarão para 135 localidades e o número de pessoas atendidas com a oferta de água de boa qualidade chegará a marca de 32.500.

A ampliação do abastecimento será feita através da Adutora Monsenhor Expedito e outras adutoras e poços tubulares. Será utilizado o modelo de autogestão, que oferece as condições para a prática da tarifa social, com cada família pagando apenas R$ 4,35 por 10 mil litros de água por mês.

O modelo coloca a própria comunidade, através de contrato de gestão celebrado com a Caern, à frente da administração do sistema de abastecimento de água de sua localidade. A Caern fica responsável pela implantação do sistema, captação, tratamento e distribuição da água nas comunidades, que se responsabilizarão pela operação e manutenção, retirada de vazamentos e entrega de contas.

Mulher que quis se jogar do fórum de Natal duas vezes tenta o suicídio em Brasília

A mulher que por duas vezes este ano ameaçou se jogar do fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal, foi presa semana passada em Brasília quando tentava se atirar do Ministério da Justiça. Na segunda-feira (24), a paraibana Claudia Maria do Nascimento Santos, de 36 anos, chegou ao Ministério nervosa em busca de uma solução para trazer sua criança de 12 anos de volta, que foi levada para fora do país pelo pai, o marinheiro norueguês Leif Harry Hauge.

Frustrada com a notícia de que o caso não era de competência da Secretaria de Direitos Humanos, subiu ao terraço do prédio e ameaçou se jogar. No final da noite, foi convencida a deixar o local e encaminhada ao Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paula, em Taguatinga.

Ela estava desesperada porque não vê o filho há cerca de cinco meses e acreditava que a Secretaria de Direitos Humanos pudesse interceder em seu favor. O atual companheiro da mulher, Luis Antônio Romeiro, explicou que a criança foi levada pelo pai, que tem a guarda do garoto, sem a autorização da mãe.

Segundo a Agência Brasil, em 2004, Claudia e o norueguês se envolveram em uma briga de motel, quando ela flagrou o ex-marido com duas menores. Na ocasião, o marinheiro foi preso por manter relações sexuais e agredir as adolescentes.

Luis Antônio disse que chegou a Brasília com a companheira em abril para pedir ajuda do Ministério da Justiça. No local, solicitaram que eles levassem os documentos da criança para que a Interpol fosse acionada. No entanto, quando retornaram na segunda-feira, foram informados de que a criança não pode ser repatriada.

Memória

Cláudia Maria Nascimento dos Santos tentou por duas vezes se jogar do fórum Miguel Seabra Fagundes. A primeira vez foi no dia 27 de janeiro, e a segunda, em 8 de fevereiro. Nas duas vezes ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.

Copa do Nordeste

A pedido da televisão, o clássico entre ABC e América, na estreia da Copa do Nordeste, poderá ser antecipado de quarta-feira(9 de junho), para terça-feira(08 de junho). O jogo será transmitido para todo o Brasil.

De acordo com as assessorias de imprensa dos times potiguares, ainda não existe uma confirmação ou envio de ofício por parte do Esporte Interativo ou Sportv, mas o fato deverá ser confirmado ainda nesta segunda-feira(31).

Zagueiro potiguar é emprestado ao Atlético/MG

A diretoria do ABC confirmou na tarde desta segunda-feira (31) o empréstimo do jovem zagueiro alvinegro Édson, revelado nas categorias de base do clube. O jogador segue para o Atlético/MG.

Édson é potiguar e foi campeão estadual pelo ABC, quando atuou em diversas oportunidades na lateral-direita, mas pouco jogou em sua posição de origem.

O atleta ficará no time mineiro até o final da temporada, onde disputará o Campeonato Brasileiro da Série A. Édson embarcará para Belo Horizonte já na próxima quarta-feira (2).

Fernandinho comandará o Alecrim

O técnico Ferdinando Teixeira, vai comandar a equipe na disputa da série C deste ano. O acordo foi firmado nesta segunda-feira (31).

Logo após anunciar a chegada do técnico, o Alecrim também confirmou os nomes de 12 atletas que estarão no elenco para a disputa da série C. Destes, oito são remanescentes do campeonato estadual e quatro chegam ao clube após passagens por outros clubes.

O atacante Helinho, que atuou pelo América e Potiguar de Mossoró, defenderá o Alecrim no restante da temporada. Além do experiente jogador, o clube esmeraldinho também fechou a contratação do lateral-direito Ângelo e do atacante Somália, que estavam no Santa Cruz do Trairi, e o volante Hércules, que estava no América.

Os jogadores que acertaram a permanência no time foram os zagueiros Jonatan e Maceió, os laterais Wescley e Nego, os volantes Carioca e João Paulo, além dos meias Patané e Daniel.

De acordo com a assessoria de imprensa do clube, os contatos com outros jogadores estão em curso e a expectativa é que o clube, durante a semana, anuncie mais reforços indicados por Ferdinando Teixeira.

MOSSORÓ

Mossoró já vive clima de São João. Em todos os cantos da cidade o colorido da festa junina está presente. Nas ruas, a decoração fica por conta das bandeirolas e dos balões que por sinal têm de todos os tamanhos.

Na área da cidadela, onde vão acontecer os shows de MPB, o pessoal agiliza o serviço. É uma pintura aqui, outra ali, uma batida de martelo tudo pra deixar a estrutura impecável. “Vamos ver se nós deixamos pronto até lá. Vamos deixar no capricho”, diz o pintor Alan Duarte.

Na arena onde serão concentradas as quadrilhas, a estrutura de arquibancadas também já está quase pronta. No local, 230 grupos de todo o estado devem se apresentar. Na fachada da Igreja de São Vicente, o palco está montado pra receber por mais um ano o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que conta a história da resistência de Mossoró ao bando de Lampião.

De acordo com a gerência executiva de cultura de Mossoró, mais de 4,5 mil pessoas estão envolvidas na preparação para a maior festa junina do Rio Grande do Norte.

A gerente executiva de cultura de Mossoró, Clézia Barreto, diz que está tudo dentro do cronograma. Para ela, “estamos no final do mês e praticamente todas as avenidas que foram programadas já estão decoradas”.

Mas a grande expectativa do mossoroense é com a Estação das Artes. Afinal, o local é como o coração do Cidade Junina. O espaço, com cerca de 12 mim metros quadrados de área, já está ganhando toda uma estrutura de palcos, camarotes e barracas. A previsão é que essa estrutura toda já esteja completamente montada até o início da próxima semana, até porque a programação do evento já começa no sábado, dia 5.

Clézia Barreto convida a todos para a abertura do evento: “Dia cinco é a abertura oficial no 'pingo da mei-dia'”.

Programação tem música para todos os estilos

A repórter Glácia Marillac conversou ao vivo com o secretário de Cidadania de Mossoró, Francisco Carlos, que disse que apresntou um pouco da programação do Mossoró Cidade Junina. Segundo ele, haverá shows para todos os estilos: MPB, axé, rock e, claro, muito forró.

SÃO RAFAEL

A escassez no número de carteiros disponível na agência dos Correios da cidade de São Rafael, região do Vale do Açu, está gerando uma série de problemas à prestação de serviços da instituição. Atualmente, a unidade dispõe de uma única pessoa para tal atividade. A principal consequência são as crescentes queixas dos habitantes contra a excessiva demora no recebimento de correspondências e similares. Esta semana a questão foi levada ao conhecimento da direção geral da empresa, em Natal.

O porta-voz da reclamação praticamente generalizada à chefia regional do órgão foi o presidente da Câmara Municipal rafaelense, vereador Francisco Alves de Medeiros Filho, "Chico Alves" (PRB). No contato com o diretor geral dos Correios/RN, Roberto Luna, ele descreveu que em decorrência da quantidade insuficiente de carteiros, o trabalho dos Correios está comprometido. "Há casos de correspondências que nunca foram entregues e de faturas de cartões de crédito que chegam atrasadas", relatou.

"Chico Alves" citou que no contato com o representante regional dos Correios pôde externar sua preocupação com a situação. Roberto Luna se comprometeu que, no máximo em 15 dias, apresentará uma solução para o caso. "Ele (o dirigente) me prometeu que em 15 dias no máximo virá um novo carteiro contratado emergencialmente para trabalhar na agência de São Rafael", contou o parlamentar-mirim. Roberto Luna justificou que o problema ocorreu por conta de um problema de saúde do servidor lotado no município.

ACREDITANDO

O presidente do Poder Legislativo municipal disse confiar que as providências para debelar o quadro atual apareçam dentro do prazo estipulado pelo diretor geral dos Correios/RN. Frisou que se a ação não se concretizar os protestos contra a empresa tendem a se acentuar. "Realmente é uma situação muito complicada e eu espero que a direção regional dos Correios faça o que foi prometido, pois, caso contrário, a população de São Rafael é que será a grande prejudicada", ressaltou. "Embora os Correios estejam com uma dificuldade de pessoal em todo o Estado, o diretor Roberto Luna me garantiu que o problema de São Rafael teria uma resposta positiva em 15 dias", finalizou.

PARELHAS

Trabalhos de pavimentação em todos os bairros da cidade, novas quadras de esportes, cinco postos de saúde reformados e ampliados, frota de veículos renovada (incluindo ambulância e micro-ônibus 0 km). Essas são algumas das ações realizadas nos primeiros 15 meses da atual administração de Parelhas.

“Estamos há menos de um ano e meio a frente da administração e já realizamos muitas ações que contribuem diretamente com o desenvolvimento do município”, afirmou o Prefeito Francisco Medeiros ao citar obras e outros importantes trabalhos de destaque.

No total são 18 ruas ou trechos pavimentados em todos os bairros da cidade. “A média de pavimentação é superior a um trecho por mês, já que não chegamos a um ano e meio de governo”, acrescentou. Segundo o prefeito, outras obras de calçamento já foram licitadas e em breve o trabalho será iniciado em novas ruas.

No último mês de Abril a Prefeitura entregou na zona rural, nas comunidades Santo Antônio da Cobra e Joazeiro, duas novas quadras de esportes, que foram reformadas e cobertas. Cinco postos de saúde, nas zonas rural e urbana, também foram reformados e ampliados. Duas creches e uma escola da rede municipal de ensino receberam o mesmo trabalho. Mais de 30 banheiros foram construídos ou estão em andamento.
No que se refere à frota de veículos que serve ao Município, a administração adquiriu mais uma ambulância, dois Fiats Uno, um Ford Fiesta, um Chevrolet Prisma e um micro-ônibus escolar, todos 0 km. Outros veículos, em bom estado de conservação, foram doados à Prefeitura por órgãos federais. “Todos são muito úteis ao município”, disse Francisco.

Muitas outras ações foram realizadas nesse período, entre elas a urbanização e iluminação das ruas Comendador José Gomes (já concluída desde o ano passado) e Padre Bento, que está em fase de finalização. “Estamos cuidando de Parelhas para que a população se sinta acolhida e satisfeita”, disse o Prefeito.

Também se encontra em andamento a obra da passagem molhada com passarela sobre o Rio Seridó e a construção da agência do INSS. “Sem a liderança política de Fátima Bezerra seria muito difícil o município de Parelhas ser contemplado com uma ação dessa magnitude”, frisou Francisco ao referir-se ao INSS.

BARAÚNA


No último sábado dia 29, vereadores de Baraúna fizeram uma sessão extraordinária na calçada em frente à Câmara Municipal. A vice-presidente da Casa, Divanize Oliveira (PMDB), declarou que isso ocorreu devido a divergências políticas que o presidente da Câmara, o vereador Marcos Giovannie Rosado, conhecido como "Marquinhos do Churrasco", tem com o prefeito Aldivon Simão do Nascimento (PR). O presidente teria a intenção proposital de impedir o cumprimento da sessão.

O projeto de lei que seria votado é o de nº 011/2010. Ele dispõe sobre a "construção e manutenção de passeios (calçadas) na sede do município, passando o ônus a ser de responsabilidade dos proprietários dos domicílios envolvidos na área de intervenção", segundo ofício nº. 077/2010, emitido pela Prefeitura Municipal de Baraúna. Trata-se da melhoria de quase 60% dos trechos asfaltados da cidade.

Aldivon teria mandado o primeiro ofício com a pauta em questão no dia 7 de maio, mas Marquinhos só recebeu e passou o documento adiante no dia 26, depois de receber dois ofícios do prefeito questionando a demora da análise do assunto. Mesmo depois de ter assinado mais de 20 dias depois, o presidente não levou para a pauta de plenário da Câmara o ofício, cuja data limite de aprovação seria o domingo, 30.

Cinco dos nove vereadores decidiram realizar a sessão no sábado. Impedidos de entrar na Casa, fizeram a votação nas ruas da cidade. Prosseguiram o trabalho apesar de Marquinhos ter chamado a polícia para tirarem todos do local. Aprovaram o projeto por unanimidade.