sábado, março 19, 2011

Agricultores de seis cidades torcem por chuva no Dia de São José

A crença popular e principalmente dos agricultores diz que, se não chover até o “Dia de São José”, que é comemorado no dia 19 de março (sábado) em Angicos, na região Central e em mais cinco municípios do Rio Grande do Norte, o ano será de seca. Mas, a meteorologia dá um alento à população interiorana, informando que o sábado, dia 19, será realmente de estiagem na maior parte das regiões do Estado. “A predominância de chuvas é na região de Mossoró e do Alto Oeste”, avisa o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

Gilmar Bristot explica que neste fim de semana, realmente, vai ter “poucas chuvas e de forma isolada” no Estado, em decorrência de uma massa quente na atmosfera que abrange parte do território do Ceará e passa pela Paraíba e Rio Grande do Norte. “Existe uma alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens”, acrescentou.

Por conta desse bloqueio da massa de ar quente, a previsão da Emparn é que em Natal o céu estará parcialmente nublado hoje, com pancadas de chuvas amanhã e segunda-feira, dia 21.

A previsão também é de pancadas de chuvas para hoje em Apodi, Martins, Mossoró e Pau dos Ferros e céu parcialmente nublado em Assu, Caicó, Currais Novos, Macau,  Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz e Touros.

Bristot informa que isso não quer dizer que tudo está indo de encontro às previsões anteriores da meteorologia, que prevê um inverno na média ou acima da média até abril ou maio, quando historicamente termina a temporada invernosa.

Segundo Bristot, esse intervalo sem chuvas ocorreu, também, no mês de fevereiro, quando choveu mais nas duas últimas semanas do  mês. Ele diz que as chuvas devem cair com mais intensidade da próxima semana e começo de abril.

Às vésperas do “Dia de São José”, a Emparn monitorou a precipitação de chuvas em apenas cinco municípios, como Viçosa, na região do Alto Oeste, onde choveu apenas 1,0 milímetros.  Na região do Seridó choveu em Cruzeta,12,3 mm; Florânia, 9,2 mm;  São José do Seridó, 4,0 mm e na região do Mato Grande, em Jandaíra, onde foi registrado o maior índice pluviométrico, 35,6 mm.

São José é padroeiro dos municípios de Angicos, Carnaúba dos Dantas, Coronel João Pessoa, Rodolfo Fernandes, São José de Campestre, São José do Seridó.



Com informações da Femurn.

Embaixador do Canadá visita o RN


O Rio Grande do Norte recebeu mais uma visita de representante internacional, nesta sexta-feira (17). Desta vez o visitante foi o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal A. Khokhar.

Na ausência da governadora Rosalba Ciarlini, que participava no Rio de Janeiro de uma reunião com o presidente do BNDES, o embaixador foi recebido pelo vice-governador Robinson Farias e o secretário-chefe do gabinete civil, Paulo de Tarso.

De acordo com Jamal A. Khokhar, o Canadá é atualmente o primeiro destino na escolha dos brasileiros para o estudo de língua estrangeira no exterior. Com base nisso, Khokhar revelou a intenção de elevar o nível das parcerias que já existem através de programas de pesquisa, pós-graduação e comércio.

Robinson Farias confirmou o interesse do estado em ampliar a gama de investidores. "Nessa visita queremos apresentar uma radiografia das perspectivas econômicas do estado.", disse Robinson. O chefe do Gabinete Civil, o advogado Paulo de Tarso, falou sobre o potencial de fruticultura e do turismo no estado.

Para o embaixador, o Brasil tem possibilidade de ser um destino turístico mais freqüente para os canadenses. Ele falou sobre o aumento de voos diretos para o País. "O Canadá tem bastante turismo no Caribe, mas é do interesse dos empresários ampliarem para outros destinos, entre eles o Brasil".


Edivan Martins é eleito presidente da FECAM


O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins (PV), foi eleito nesta manhã, por unanimidade, como o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte. A chapa do vereador Ronaldo Venâncio (PMDB) de Ceará-Mirim, não entrou na disputa e o consenso foi estabelecido entre os postulantes ambos postulantes  e Leleu Fontes (PDT), presidente da Câmara Municipal de Caicó, (PDT), que chegou a cogitar o registro de uma nova chapa. 
Edivan Martins ressaltou a importância do consenso para eleição da FECAM/RN, afirmando que a união fortalece a instituição. “O acordo foi à melhor solução em prol da retomada do crescimento da Federação. Tanto Ronaldo Venâncio, quanto Leleu Fontes passam a integrar a nova diretoria. Agora iremos buscar parcerias e trazer a bancada federal e a classe política para fortalecer cada vez mais a FECAM/RN.”, frisou Martins.

O novo presidente da FECAM/RN também destacou que a diretoria eleita da Federação contempla todas as regiões do estado. “Hoje participa da atual diretoria 29 presidentes de casas legislativas. Cidades de médio e grande porte têm assento na atual gestão da Federação.”, finalizou Martins.

Para o vereador Ronaldo Venâncio, a união das chapas se deu com o intuito de fortalecer a FECAM/RN.  “ Nossa atitude teve o objetivo de cada vez mais avançar no crescimento dessa instituição e qualquer movimento contrária  a isso seria incoerente da nossa parte”, destacou o vereador.

Eleiito como vice-presidente da FECAM, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PMN), fez questão de enfatizar que foi uma eleição direta e democrática. “Edivan Martins conduziu essa eleição de forma democrática e conseguiu a união que é muito salutar para o nosso fortalecimento.”

Composição da nova gestão da FECAM/RN:

Composição da nova gestão da FECAM/RN:
Presidente - Edivan Martins Teixeira (Natal)
1º Vice Presidente - Francisco José Júnior (Mossoró)
2º Vice Presidente - Tarcísio Reinaldo da Silva (Santa Cruz)
3º Vice Presidente - Ronaldo Venâncio Marques Rodrigues (Ceará-Mirim)
4º Vice Presidente - Emilson de Borba (Guamaré)

1º Secretário - Leones Ribeiro Neto (Angicos)
2º Secretário - Gilvan Câmara (São Rafael)
1º Tesoureiro - Igor Guedes de Medeiros (Rio do Fogo)
2º Tesoureiro - Maria Helena Gentil (Patu)

Conselho Fiscal:

1 – Adauto Bezerra Neto (Baraúna)
2 – Ademar Alves de Lima (Goianinha)
3 – Erinaldo Florêncio Xavier da Costa (Santana dos Matos)
4 – Francisco Pontes de Siqueira (Caiçara do Rio dos Ventos)
5 – Adeilson Alves de Medeiros (Janduís)

Suplentes do Conselho
1 – Edson Batista dos Santos (Japi)
2 – Aldo de Oliveira Dantas (Areia Branca)
3 – Francisco de Assis Filho (Umarizal)
 
Coordenações Regionais:
Alto Oeste – Eraldo Alves (Pau dos Ferros)
Médio Oeste – João Evangelista (Apodi)
Vale do Assu – Tunefes da Silva Moraes (Ipanguaçu)
Central – Mario Martins de Miranda Neto (Fernando Pedroza)
Seridó – Joaquim José de Medeiros Galvão (Cruzeta)
Seridó Oriental – Edilson Fontes (Caicó)
Trairi – Gilverto Nascimento (Jaçanã)
Mato Grande – Percival de Paiva Júnior (Poço Branco)
Salineira – Evaneide Fernandes da Costa (Tibau)
Metropolitana – Eugênio Gondim (Nísia Floresta)
Agreste – Jailson Brasilino (Canguaretama)
Potengi – Francisco Barbosa da Silva (Ielmo Marinho)

Com informações da assessoria de comunicação da CMN.

Liminar garante permanência de Beira-Mar em presídio federal de Mossoró


Deu no Tribuna do Norte

A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na manhã desta sexta-feira (18/03), liminar que garante a permanência do traficante Luiz Fernando da Costa, conhecido como "Fernandinho Beira-Mar", em presídio federal de Mossoró/RN. A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) suspende determinação do juiz corregedor do presídio de Mossoró, Mário Jambo, que autorizou transferência de Beira-Mar para outra penitenciária federal.

A Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5) ajuizou Mandado de Segurança (MS) no TRF5 contra o ato do magistrado, cuja determinação abrangia também outros cinco presidiários. O juiz corregedor alegava problemas estruturais nas dependências do presídio para mantê-los no local.

Para os advogados da União, a decisão do magistrado extrapolou os limites de suas atribuições para deliberar sobre a transferência dos custodiados. A PRU ressaltou que essa é uma competência do Departamento Penitenciário Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. 

Fernandinho Beira-Mar, que estava no presídio federal de Catanduvas (PR), foi transferido para Mossoró em fevereiro deste ano. Segundo a Advocacia-Geral a mudança de penitenciária foi fundamentada em questões relacionadas à ordem pública. A AGU levou ao TRF4 informações obtidas pelos órgãos de segurança como o Departamento Penitenciário Federal e a inteligência da Polícia Federal sobre as ameaças de investida de criminosos para resgatar os presidiários removidos. Os advogados da União afirmaram que cabe a esses setores concluir se há ou não razões para remoção dos presos.

A Advocacia-Geral também demonstrou que, nas informações prestadas pela Direção da Penitenciária Federal de Mossoró, as eventuais falhas alegadas pelo juiz corregedor em nada prejudicam a segurança da unidade prisional. De acordo com a AGU, a vivência "alfa", local onde se encontram os presos não apresenta nenhum problema que ponha em risco a segurança pública ou dos próprios presidiários. A vivência tem capacidade para 52 presos e atualmente conta 36 presidiários.

Risco 

Na peça, as advogados da União lembraram ainda que, segundo informações da Polícia Federal, o custo da transferência dos presos no trajeto Catanduvas-PR/Mossoró-RN, realizada por meio de aeronave privativa, girou em torno de R$ 75 mil, sem contar as despesas com diárias e deslocamento dos 20 agentes penitenciários federais que participaram da missão. Para a AGU, qualquer deslocamento da região de Mossoró-RN para outros presídios federais deve girar em torno de valores semelhantes, tendo em vista a elevada distância territorial entre eles. 

Decisão

A Desembargadora Federal Nilcéa Maria Barbosa Maggi, relatora do Mandado de Segurança no TRF5 acolheu os argumentos e suspendeu o ato do juiz corregedor. Em um dos trechos, a magistrada ressalta não haver qualquer informação "conclusiva no sentido de tais vícios construtivos inviabilizarem a utilização da unidade prisional. Pelo contrário, consta nos autos que antes da chegada dos seis detentos aqui tratados, outros vários já se encontravam, e ainda permanecem, no Presídio Federal de Mossoró-RN".

Com informações da assessoria de comunicação da AGU.

Senador José Agripino sobre as denúncias de Arruda: “entrevista de um ressentido”


O senador José Agripino Maia negou qualquer envolvimento com o caso do Mensalão do DEM do Distrito Federal, conforme denunciou o ex-governador José Roberto Arruda, em entrevista publicada no portal da Veja. Para o presidente nacional do DEM a entrevista de Arruda é “ressentimento” pelo fato de Agripino ter sido um dos principais responsáveis pela expulsão do ex-governador do partido.

Isso é manifestação de um ressentido. José Roberto Arruda deu essa entrevista em setembro de 2010. A revista Veja que não publicou (na época), deve ter tido as razões dela. O fato é que foi em setembro de 2010, dada com claros objetivos políticos eleitorais. Arruda não me perdoa pelo fato de eu ter sido, ao lado de Demóstenes Torres e Ronaldo Caiado, o subscritor do pedido de expulsão dele em rito sumário do partido. Eu nunca fui a casa dele (José Arruda) pedir a importância. Não procede. Ele cita o nome de Micarla (Micarla de Sousa, prefeita de Natal). Ela está viva e pode ser consultada e dizer se esteve com ele ou se não esteve com ele (José Roberto Arruda). Nego peremptoriamente. Pode-se admitir que ele tenha enviado recursos para o diretório nacional do partido. É possível que sim, doações legais que possa (o DEM) ter recebido e distribuído.Imputar a mim ter ido buscar recursos e ter dado diretamente para mim, não procede. Essa entrevista foi dada em tempo de eleição por um ressentido que não me perdoa por ter sido o principal responsável da expulsão dele no partido”, disse o senador.

Do panorama político

Presidente do BNDES assegura agilidade para financiar projeto do Estádio das Dunas - Novo Machadão


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, recebeu o cronograma de atividades para a construção do Estádio das Dunas - Novo Machadão, em Natal-RN, para a Copa de 2014 com entusiasmo. "Governadora, precisamos de pressa para termos essa linha de financiamento aprovada pelo BNDES. Além disso, meu desejo é que o canteiro de obras já seja montado a partir de abril para que essas obras tenham início o quanto antes, pois estamos com o prazo muito apertado", enfatizou o presidente na manhã desta sexta-feira (18), na sede do banco, no Rio Janeiro, durante encontro com a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, cinco Secretários de Estado e mais dois consultores da Valora.

"Estou muito empolgada com a receptividade que o senhor e sua equipe têm dedicado ao projeto do Estádio das Dunas - Novo Machadão. Estamos dando agilidade aos procedimentos, cumprindo todas as etapas do Edital. A Lei que lastreia o Fundo Garantidor está tramitando na Assembleia Legislativa do RN e estamos ultimando os preparativos para dar a ordem de serviço para a construção do estádio", disse a governadora.  O presidente do BNDES salientou, inclusive, que a própria empresa, OAS , que venceu a licitação se adiante e vá mantendo contato com o banco para adiantar os procedimentos nas operações do banco.

O encontro foi acompanhado por Helena Maria Martins Lastres e Elvio Gaspar, diretores do BNDES, que recomendaram o acompanhamento criterioso do projeto de Parceria Público Privada (PPP) que vai originar a Arena das Dunas. O que Demétrio Torres, Secretário Extraordinário da Copa 2014, assegurou é que será seguido à risca. "Teremos acompanhamento de auditoria, TCE, TCU e do Ministério Público", disse o secretário da SECOPA.

Rafael Quinane, consultor da Valora, fez uma apresentação para o presidente do BNDES e técnicos do banco. O encurtamento do cumprimento do cronograma estabelecido pela FIFA por parte do Governo do Estado do RN foi bastante elogiado. "Isso demonstra que está havendo dedicação ao cumprimento dos prazos. O que é muito importante", disse Luciano Coutinho.

As obras de mobilidade urbana chamaram a atenção dos técnicos do banco. O secretário Demétrio Torres expôs o planejamento das obras do entorno da Arena das Dunas, como o prolongamento das avenidas Prudente de Morais e Eng. Roberto Freire. "Todas estão dentro do cronograma e estarão concluídas no prazo estabelecido pelo Comitê Organizador Local, COL, ligado à FIFA", disse Demetrio Torres. Ainda acompanharam a reunião os secretários de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues; e do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; o diretor-presidente da AGN, João Augusto; e o assessor de comunicação do Governo, Alexandre Mulatinho.

Arquibancada liberada no Iberezão


Representantes do Corpo de Bombeiros estiveram na manhã desta sexta-feira , no estádio Iberezão para vistoriar o lance de arquibancadas móvel montado para a partida final do 1º turno do Campeonato Estadual. Após a vistoria, foi emitido o laudo necessário para a utilização das arquibancadas durante o evento.

Segundo Luis Antonio Tomba, caso o Ministério Público não aceite o laudo do Corpo de Bombeiros, ele não vai utilizar a estrutura: “Não utilizo e a torcida do ABC assiste o jogo em pé. Mais eu não posso fazer, já gastei e construi o espaço que está liberado pelo Corpo de Bombeiros”.

Time ainda indefinido para domingo


Os jogadores do Santa Cruz participaram na tarde desta sexta-feira (18), de um treino tático realizado no estádio Iberezão sob o comando de Wassil Mendes. O treinador buscou corrigir os erros apresentados na última partida e preparou o time para furar a possível retranca adversária.Os jogadores sabem da necessidade de vencer a partida para ficar com o titulo, e essa é a palavra de ordem: vencer ou vencer.
O treinador tricolor tem dúvida quanto a formação do time. Marciano sente dores na parte posterior da coxa direita, fez tratamento e foi poupado dos dois treinos, sua participação na partida não está confirmada.Neste sábado pela manhã (19), os atletas participam do treino recreativo e em seguida Wassil Mendes relacionará os jogadores.

Definido preço do ingresso


Após reunião entre dirigentes do Santa Cruz, foi definido o preço do ingresso para a partida entre o Santa Cruz e ABC.Os bilhetes custarão R$ 30,00(Trinta Reais), com meia entrada para estudantes e idosos. Não haverá venda antecipada de ingressos. A comercialização dos bilhetes será iniciada as 10h00 do domingo(20), no estádio Iberezão.
Para ter direito a meia entrada, os idosos, com 60 anos ou mais, deverão apresentar carteira de identidade. Já os estudantes deverão apresentar a carteira de estudante atualizada.
A diretoria do Santa Cruz orienta os torcedores a não comprarem ingressos antecipados em locais não autorizados, a medida serve para evitar que os torcedores adquiram bilhetes falsos. Ninguém está autorizado para vender os ingressos antecipados, caso isso ocorra, o torcedor pode denunciar entrando em contato com a diretoria do Santa Cruz.

Técnico define time do ABC para enfrentar o Santa Cruz na decisão de domingo


O técnico do ABC Leandro Campos confirmou após o treinamento desta sexta-feira no CT Alberi Ferreira o time titular que enfrenta o Santa Cruz, às 17h no estádio Iberezão, na final do 1º turno do Campeonato Estadual.
Com desfalques importantes, como o artilheiro Leandrão que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, além do volante Ricardo Oliveira e o atacante Éderson que estão lesionados, o comandante alvinegro optou pelo esquema 3-5-2, com a volta de Tiago Garça na defesa e a entrada de Ray no ataque.
O time titular  forma com: Wellington, Tiago Garça, Irineu, e Alessandro Lopes; Pio, Bileu, Basílio, Jackson e Renatinho; Cascata e Ray.

Lutador potiguar de UFC garante motivação para luta neste sábado


O lutador potiguar Gleison Tibau está empolgado para o embate deste sábado (19), diante do também norte-americano Kurt Pellegrino. O combate será válido pelo UFC 126 e acontece na cidade de New Jersey.
A folga habitual depois de um combate foi abdicada e ele começou a treinar nos dias seguintes da luta diante de Jim Miller. Além disso, Tibau não vai com uma estratégia definida para a luta e pretende se adaptar ao adversário no decorrer da luta, para finalizá-lo ou nocauteá-lo.
“Estudei todas as lutas de Pellegrino. Sei o que ele pode fazer no combater e estou preparado”, salientou Tibau. O potiguar disse ainda que está bastante motivado para o combate e nunca se sentiu tão preparado para um combate como está agora. “Essa eu vou vencer, vai ser a melhor luta da minha vida”, disse Gleison Tibau.
E independente do resultado neste duelo, Gleison já decidiu que retoma aos treinamentos na segunda-feira, esperando o novo adversário no Ultimate Fighting Champioship. “Vou diminuir muito a minhas idas ao Brasil. Vai ser doloroso, mas é preciso, é preço que se paga para ser campeão. Já estou até tirando o Green Card, que recusei durante cinco anos, para não precisar mais de visto”, contou o atleta.
A luta terá transmissão ao vivo pelo sistema de vídeo da rede social Facebook. Para os entusiastas do esporte que quiserem acompanhar o evento, basta acessar a página www.facebook.com/ufc. O combate está previsto para iniciar às 21h. Lá já é possível acompanhar mais detalhes deste e outros combates.

Márcia pede ação emergencial contra a dengue


A deputada Márcia Maia-PSB cobrou na sessão plenária desta quinta-feira uma ação emergencial e efetiva para minimizar a epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. Segundo a parlamentar, aparentemente as ações têm sido tímidas para conter o problema.
“O combate à dengue precisa ser uma prioridade. A saúde e o bem estar das pessoas precisam ser uma prioridade. Erradicar a dengue do nosso Estado não é um trabalho fácil, mas é preciso dedicação e mais do que isso, eficiência. A sociedade norteriograndense não pode ficar à mercê de um mosquito”, disse.
Márcia disse que este ano já foram notificados 2.562 casos, sendo 25 confirmados e dois óbitos suspeitos pendentes de confirmação. Comparado com o mesmo período de 2010, quando foram notificados 322 casos, houve um aumento de 695,25%.
“O Rio Grande do Norte – continuou a deputada- está entre os 16 estados que mais preocupam o Ministério da Saúde. O número divulgado pela secretaria de Saúde é quase sete vezes maior do que o registrado nos primeiros meses do ano passado. Os dados referentes ao início de 2011 também dão conta de 70 casos suspeitos de dengue hemorrágica, dos quais 19 já foram confirmados.
A deputada sugeriu que seja feita uma campanha educativa mais substancial no rádio, na televisão e nas escolas, pois a dengue é um assunto extremamente sério. 

O Rolé chega à Ceará-Mirim


Sábado é dia de  Rolé na programação da  TV Assembleia. A edição desta semana segue até Ceará-Mirim, localizada na Região Metropolitana de Natal. Você está convidado a descobrir as curiosidades e a história do município. Também vamos ao bairro das Quintas, conhecer o Grão de Mostarda, um projeto que leva arte e cultura às crianças da comunidade. O Rolé ainda vai mostrar um cordel vindo diretamente do Cafundó de Geraldo Maia.
O Rolé, apresentado pela jornalista Luiza Mendes, estreia neste sábado, dia 19 de março, às 11h. Com reprises na segunda-feira, dia 21, às 15h, e na quarta-feira, dia 23, às 9h30.

Adolescente se veste de homem, entra em presídio do RN e é flagrada dentro de cela


Uma adolescente foi flagrada escondida dentro de uma cela da Penitenciária Agrícola Dr Mário Negócio, na cidade de Mossoró, no final da tarde dessa quinta-feira (17). A garota foi encontrada embaixo da cama do namorado, o detento Patrick Jhonatan, que responde em regime semi aberto pelo artigo 157. A informação foi passada pelo diretor do presídio Francisco Alvibá Gomes.
De acordo com informações do major Francisco Alvibá (foto), na quarta-feira aconteceu o dia de visita aos detentos. A adolescente tentou encontrar com o namorado, mas não conseguiu entrar. Uma testemunha ouviu quando o casal combinou que a adolescente retornaria ao local no dia seguinte, vestida de homem e entraria por uma porta lateral.
Ainda segundo o diretor, a garota conseguiu entrar na penitenciária sem que fosse percebida. A polícia já havia sido avisada sobre a intenção do casal e ficou em alerta. No final do dia, os agentes realizaram uma vistoria nas celas, e encontrou a adolescente em baixo da cama. Ela foi apreendida e entregue aos pais.
O detento Patrick Jhonatan foi encaminhado para a Delegacia de Plantão, onde foi autuado por corrupção de menores. Ele responderá em regime fechado.
DN Online

Air France é indiciada por tragédia com Airbus A330



A companhia aérea Air France foi indiciada nesta sexta-feira por homicídio culposo no processo aberto pela justiça francesa para investigar o acidente com o Airbus A330, ocorrido em junho de 2009. O voo 447 da Air France caiu Oceano Atlântico quatro horas depois de decolar do Rio em direção a Paris, partindo-se em centenas de pedaços sem deixar sobreviventes.

A tragédia matou 228 pessoas, incluindo 58 brasileiros. Quase dois anos após o acidente, as caixas-pretas da aeronave ainda não foram resgatadas – o que dificulta a busca por explicações para a queda.

Rosalba participará de almoço oferecido a Barack Obama


A governadora Rosalba Ciarlini foi convidada pela Presidência da República a participar do almoço que será oferecido ao presidente Barack Obama neste sábado (19), em Brasília. O evento acontecerá às 13h, no Palácio do Itamaraty, e será restrito a 200 convidados, entre eles líderes políticos brasileiros e diplomatas dos dois países.

Rosalba Ciarlini embarcará do Rio de Janeiro, onde esteve em reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, nesta sexta-feira (18), direto para Brasília.

Mães justificam presença das crianças em bar de Ponta Negra


As mães das duas crianças flagradas dançando em boate pela equipe do Fantástico e que foram localizadas pela equipe técnica da 1ª Vara da Infância e Juventude de Natal foram ouvidas na manhã de ontem, 17, pelo juiz daquela vara, dr. José Dantas de Paiva. Na audiência, elas afirmaram que também foram vítimas da reportagem.

Elas explicaram que não são prostitutas, mas sim dançarinas registradas e levaram as crianças para o estabelecimento por não ter com quem deixá-las. As mulheres justificaram o fato das crianças estarem dançando no local. Segundo elas, por se tratar de período carnavalesco, permitiram que as crianças dançassem.

Segundo o juiz José Dantas de Paiva, as mães envolvidas no caso estão sendo processadas por negligência no exercício do poder familiar. Nos casos de negligência (art. 249 - do ECA) a sanção é de 3 a 20 salários mínimos, aplicando-se em dobro nos casos de reincidência. Agora, se ficar comprovado outros fatos mais graves de negligência nos deveres para com os filhos, os pais poderão perder o poder familiar. O magistrado explicou que os fatos serão apurados.