segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Copa do Mundo 2010

ARGETINA



Em 1966, em um jogo entre Inglaterra e Argentina, o jogador Rattin, capitão dos argentinos, exigiu a presença de um intérprete, já que o juiz só falava inglês. O árbitro interpretou o ato como indisciplina e expulsou o jogador. Após o fato ter sido repercutido pela imprensa, a Fifa adotou o uso dos cartões vermelho e amarelo como uma solução ao problema de idiomas diferentes, como uma linguagem universal.

Luis Felipe Monti foi o primeiro jogador a defender mais de uma seleção em Copas: Argentina, em 1930, e Itália, em 1934. Puskas (Hungria e Espanha), Santamaría (Uruguai e Espanha) e Mazzola (Brasil e Itália) são outros.

O centroavante argentino Manuel Ferreyra não pôde jogar contra o México, pela Copa de 1930, por ter prova da faculdade no mesmo dia. Melhor para o substituto Guillermo Stábile, que fez três gols na partida, ganhou a posição de titular, e terminou a competição como artilheiro. Ferreyra, posteriormente, foi colocado como ponta direita da seleção Argentina.

“A Argentina chega próximo à Copa com um desempenho decepcionante que nem eles mesmos esperavam passar por esse sufoco. O Maradona aprofundou a fase ruim dos hermanos, mexendo no time a cada jogo. Acredito que a qualidade individual de Messi, Verón e Higuaín possa ser um diferencial positivamente, assim como todo o sistema defensivo é negativamente. E a desconfiança do povo argentino reflete bem o momento da seleção, embora o Brasil também estivesse “morto” em 2002. O grande problema é que o Maradona é um cara mais complicado que o Scolari.”

Cauê Dias, blogueiro do "La Pelota"

O CRAQUE
NOME: Lionel Andrés Messi
IDADE: 23 ANOS
POSIÇÃO: Atacante
EQUIPE: Barcelona


Potiguar é hexacampeão

O potiguar Cláudio Richardson dos Santos foi o grande destaque da Copa Brasil Caixa de Marcha 2010, disputada em Timbó (SC) e encerrada neste domingo (21). Com apoio da Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), o atleta de Currais Novos conquistou o hexacampeonato brasileiro nos 50 km masculino, ao vencer a prova com 4h26min11s.

Já qualificado para a Copa do Mundo do México, marcada para maio próximo, no México, Cláudio Richardson comemorou muito o resultado. Ele competiu como convidado e já havia sido o campeão também nas edições de 2000, 2001, 2002, 2003 e 2009. Seu principal adversário, o recordista brasileiro da prova, Mário José dos Santos Júnior, foi desqualificado.

"Estivemos duas vezes com Cláudio Richardson antes do carnaval e atendemos todos os pedidos dele. Acredito que, se não fosse a intervenção da Prefeitura e da Sejel, ele não teria viajado", lembra o secretário de Esporte, Tertuliano Pinheiro. "Para nós, é uma satisfação poder contribuir com mais um nome de destaque do nosso esporte", completou

UERN Promove o 7º Festival de Teatro

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN promove a partir desta terça-feira (23), o 7º Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Festuern. Iniciado em 2003, o Festival é um evento anual que estreita a relação entre cultura e educação, fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade. Em sua sétima edição, o evento é pautado na troca de conhecimentos culturais e na abertura às diferentes manifestações artísticas, literárias, cênicas, poéticas e musicais, que durante 11 dias de espetáculos, se constitui no maior Festival de Teatro Escolar do RN.

O Festuern conta com a participação de 33 escolas, sendo 18 estaduais e 15 municipais das cidades de Apodi, Assu, Areia Branca, Angicos, Alto do Rodrigues, Currais Novos, Guamaré, Macau, Mossoró, Patu, Pendências e Upanema e, ainda, 16 Grupos Universitários de dança, musica e teatro provenientes de Assu, Macau e Mossoró. Grupos musicais do Conservatório de Música Dalva Stella Nogueira Freire, o Programa de Criança Petrobrás e o Coral da Petrobras de Mossoró também vão participar.

Este ano, a arte homenageada é o Mamulengo e o tema central escolhido é "Arte e educação, em busca de uma cidadania pela paz". O troféu recebe o nome de d. Clinária, artista popular em Mossoró, mais conhecida pelas suas apresentações do Boi de Reis. A abertura oficial será no dia 23 de fevereiro, no auditório do Centro de Convivência da Petrobras, em Mossoró, às 9 horas da manhã. O resultado dos espetáculos será apresentado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, de 16 a 26 de março de 2010. Para consultar a programação, visite o endereço www.uern.br/festuern.

PSOL presente em Canguaretama

O PSOL estará presente no município de Canguaretama, no próximo dia 27/02 (sábado), às 18h30, na escola municipal, Dr Abelardo Calafange no conjunto Meira Lima.

Na oportunidade, estarão presentes Advanil Pontes (Presidente do PSOL/São José), Sandro Pimentel (Presidente Estadual do PSOL/RN) e diversas outras autoridades da região.

Também temos as presenças confirmadas de algumas pessoas dos municípios de Vila Flor e Tibau que estarão conhecendo melhor os ideias do PSOL, com vistas a fundarem o partido nesses municípios.

Prefeitura de Natal terá que disponibilizar dados de contratos na internet

A Comissão de Justiça e Redação Final, da Câmara Municipal do Natal, aprovou na manhã desta segunda-feira (22) quatro projetos de lei, além de designar mais treze. Apreciaram os projetos o presidente desta Comissão, Ney Lopes Jr.(DEM), e os vereadores Adão Eridan (PR) e Chagas Catarino (PP).

O Projeto de Lei 458/09, de autoria do vereador Maurício Gurgel (PHS), que trata da obrigatoriedade da disponibilidade na internet de dados de todos os contratos e convênios do Município de Natal foi aprovado. Também recebeu parecer favorável, o projeto de Lei 441/09, de Luís Carlos (PMDB), que determina que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize no site da Prefeitura fotos para identificação dos agentes de saúde.

Também aprovados os projetos de lei dos vereadores Júlio Protásio (PSB) e Enildo Alves (PSB), que concedem título de cidadão natalense aos senhores Flávio cardoso do montee Luciano Pereira Barbosa.

PF cumpre mandados em Caraúbas

Policiais federais de Natal e de Mossoró cumprem desde a manhã desta segunda-feira (22) mandados de busca e apreensão na cidade de Caraúbas. As diligências estão sendo feitas nas Secretarias Municipais de Administração e de Finanças, no posto de combustíveis Imperial e ainda na casa do ex-prefeito Francisco Eugênio Alves da Silva.

Segundo informações iniciais, os alvos da investigação são o empresário Francisco Ligurgo, dono do posto Imperial, e o ex-prefeito Francisco Eugênio Alves, dono da banda de forró Saia Rodada.

Os policiais federais estariam procurando por notas fiscais frias que comprovariam que carros da Prefeitura que não existiam estariam sendo abastecidos no posto Imperial. Essas notas são relativas aos anos de 2005 a 2008.

Parnamirim montará uma mega-estrutura para o Justiça na praça

Uma mega-estrutura será montada no próximo dia 5, na rua Castor Vieira Régis – Largo da Câmara, no bairro da Cohabinal, para a realização do “Justiça na Praça – Parnamirim 2010”, promovido pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, em parceria com a Prefeitura de Parnamirim. Para a realização do evento, que ocorrerá das 8h30 às 17 horas, todas as secretarias municipais estão mobilizando pessoal e esperam oferecer diversos serviços gratuitos à população.

A Secretaria de Saúde, por exemplo, irá levar um trailer para colocar em prática as ações da saúde bucal. Serão seis dentistas e seis auxiliares, divididos nos turnos da manhã e da tarde. O Sesi também levará um trailer e se responsabilizará em fornecer o material necessário para o atendimento. A equipe da SMS também montará um escovódromo para a realização de limpeza e aplicação de flúor. As crianças receberão ainda kit dental. Informativos sobre saúde mental, escolar e Centro Municipal de Reabilitação serão distribuídos entre o público.

As equipes de Educação em Saúde farão a verificação de pressão arterial e teste de glicemia. Na área de atendimento médico serão seis clínicos, seis pediatras e seis ginecologistas. No total serão 90 pessoas da saúde envolvidas nessa grande ação social.

A Secretaria de Esporte se responsabilizou por providenciar a instalação de tendas de lazer com a instalação de mesas de totó, dama, ping-pong e jogo de botão. A Secretaria de Habitação levará três advogados para oferecer o serviço de regularização fundiária. “No Justiça na Praça estaremos oferecendo somente a regularização fundiária, dirimindo as dúvidas e promovendo o cadastramento”, disse o secretário de Habitação, Homero Grec.

Os parnamirinenses também poderão contar com os serviços jurídicos como audiências de conciliação, consultas processuais, registros de ocorrência na Ouvidoria, consulta ao Diário da Justiça Eletrônico e audiências trabalhistas, além da emissão de documentos como identidade, CPF, carteira profissional, registro civil e título de eleitor. Tudo gratuito.

Um dos serviços mais esperados será o casamento comunitário, que a Secretaria de Assistência Social está organizando. Serão cerca de 90 casais que poderão ter o casamento civil, com direito a bolo, champanhe e preparação da noiva, pela equipe da Assistência