quarta-feira, outubro 28, 2009

Entrevista

Durante uma entrevista ao radialista Marcos Dantas, na Rádio de Caíco, o deputado João Maia voltou a insistir na tese de várias candidaturas da base governista e comentou sobre seu trabalho como deputado.


O deputado federal João Maia demonstrou empolgação com o trabalho que vem realizando, na condição de relator do Pré-Sal, e garantiu, quando esteve visitando a Região do Seridó, que todas as estradas federais do Rio Grande do Norte estão sendo recuperadas, dentro de um esforço coletivo dele próprio e do ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, ambos do Partido da República.

Ainda de acordo com João Maia as obras que não tiveram condições de serem iniciadas, no que depender do Governo Federal ainda deve acontecer este ano. “É nossa contribuição para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, destacou. João Maia, que vem se dividindo na atuação legislativa em Brasília e o contato direto com o povo do Rio Grande do Norte, deixou claro durante entrevista na região do Seridó, que uma de suas principais realizações é destinar emendas do Orçamento Geral da União a que tem direito para os municípios do Estado, principalmente do interior. O deputado citou, por exemplo, os anéis viários de Caicó e Currais Novos, que quando realizados, darão uma contribuição imensa para o desenvolvimento da Região do Seridó.

A expectativa é que nos próximos dias o projeto de execução da engenharia seja finalizado, e a obra entre em processo de licitação. Quando esteve em Natal, recentemente, o próprio ministro Alfredo Nascimento confirmou ser do deputado federal João Maia, a luta pela vinda dos contornos rodoviários.

Sobre política, na condição de pré-candidato ao Governo do Estado, o deputado João Maia reafirmou seu projeto, e conta para isso, com a colaboração de centenas de lideranças políticas, desde prefeitos do Partido da República e de outros partidos, à lideres espalhados em todo o Rio Grande do Norte. Maia deixou claro que não deseja ser governador por vaidade, e que seu objetivo é ser um governador competente e útil para os potiguares.

O deputado voltou a insistir na tese de ter mais de uma candidatura no primeiro turno, dentro da base governista. "Quando tem 2° turno, você afunilar duas candidaturas, uma de governo e outra de oposição, isso não faz bem. Por que é preciso que as pessoas conheçam caras novas, projetos novos e pode se unir no 2° turno. Não vamos nos unir forçadamente no 1° turno, onde alguém põe uma candidatura de Governo e uma de oposição. Eu não acredito mais nessa forma de se fazer política e o povo também não gosta", opinou.

João Maia tem encomendado pesquisas qualitativas para sentir dos potiguares, qual o governador que eles desejam para os próximos anos. A João Maia, segundo ele mesmo afirma, não interessa saber neste momento quem está em primeiro ou último lugar, deseja saber qual o sentimento das pessoas, qual o perfil do candidato ao governo para o próximo ano. "O que eu preciso saber e estou apurando é que perfil de governador o Rio Grande do Norte quer", finalizou.

Municipio

Deputado pede segurança para mais municípios
O deputado estadual Walter Alves (PMDB) apresentou novos requerimentos exigindo melhoria na segurança pública dos municípios do interior. Desta vez, o peemedebista falou em nome das comunidades de Campo Grande, Messias Targino e Upanema.


Na ocasião, Walter reivindicou o aumento e melhorias na infra-estrutura dos policiais, bem como uma viatura policial e duas motos para os municípios de Campo Grande e Messias Targino. “Não é de hoje que o povo noticia a criminalidade nesses dois municípios, constituída por índices de violência já conhecidos”, explica o deputado.

Para Upanema Walter exigiu duas motos e uma viatura policial para diminuir a insegurança que só cresce no município. “Na verdade, é necessária a reestruturação de toda infra-estrutura policial da cidade, para que se possa ao menos garantir um atendimento razoável a população, que muito carece de assistência policial, numa época em que a insegurança tomou contas das ruas, como é de conhecimento público e geral”, alertou.

Estudantes elegem primeira bancada mirim do Estado

A Assembleia Legislativa já tem sua primeira bancada mirim. Foi divulgado na manhã desta quarta-feira (28) o resultado das eleições do projeto Parlamento Mirim, uma iniciativa da deputada estadual Márcia Maia, que dará a oportunidade a 24 jovens de seis escolas da região metropolitana de assumirem as cadeiras dos parlamentares por um dia.


Os eleitos participaram nos próximos dias 9 e 10 de novembro participam de uma capacitação com coordenadores do projeto na Assembleia Legislativa, ocasião na qual os jovens conhecerão o funcionamento da Casa, o procedimento para proposição de projetos e demais atividades desempenhadas pelos deputados estaduais.

Já no dia 13 de novembro, os 24 deputados estaduais cedem oficialmente seus lugares para os parlamentares-mirins. A Sessão acontecerá no Plenário Clóvis Motta, mesmo lugar onde, oficialmente, os deputados estaduais realizam suas sessões na Assembléia Legislativa do RN. Os jovens desenvolverão suas atividades parlamentares com assistência técnica da Procuradoria Geral e Secretaria Legislativa. A Sessão será transmitida pela TV Assembleia e os projetos serão publicados no Boletim Oficial do Poder Legislativo Estadual.

Esporte

Futsal

Nesta quarta-feira (28) o ABC/UnP/Art&C enfrenta o Fortaleza na face decisiva da Liga Nordeste de futsal. O jogo será disputado no ginásio Albano Franco, em Moita Bonita (SE), às 19h. Na mesma rodada, o Moita Bonita encara o Internacional (SE).

Na fase preliminar da Liga Nordeste, disputada na capital cearense, ABC e Fortaleza empataram por 2 a 2, no último dia 14. As duas equipes acabariam a disputa desta etapa com sete pontos, com vantagem para o tricolor no saldo de gols.

Vice-campeão da Liga Nordeste em três oportunidades (2005, 2006 e 2007), o ABC busca o inédito título. A delegação alvinegra seguiu na última segunda-feira (26) para a cidade de Moita Bonita.


Natação
Quatro nadadores potiguares, com idade entre 11 e 12 anos, foram a Recife (PE) no último fim de semana e conquistaram seis medalhas no 38º Festival Norte-Nordeste de Clubes Mirim e Petiz - Troféu Kako Caminha, competição da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).

Jully Barbosa (Sesi) conquistou a prata nos 100 metros livre e o bronze nos 200 metros livre. Lucas Maciel Santos (Neves) obteve mais duas medalhas - prata nos 100 metros peito e bronze nos 200 metros medley. Julia Lucio (Contemporâneo) foi prata nos 100 metros peito e Iuri Ferreira (Sesi) obteve o bronze nos 100 metros livre.

As provas foram realizadas no Clube Português do Recife; a competição contou com 490 nadadores inscritos de 54 clubes, representando 11 Estados das regiões Norte e Nordeste. O rio Grande do Norte formou sua delegação com nadadores do Sesi, Neves, Contemporâneo, Facex e Marista Natal.

Política

A governadora Wilma de Faria, que está em Brasília para tratar acerca do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, saiu satisfeita da reunião que teve, na tarde desta quarta-feira (28), com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. De acordo com a chefe do Executivo potiguar, o auxiliar do presidente Lula apresentou cronograma de obras e afirmou que a pista de pouso e decolagem será concluída no fim do ano.

Utilizando o seu Twitter, a governadora disse que o ministro classificou a obra como irreversível e que a reunião trouxe ótimas notícias para o estado. “Ótima notícia para o Estado: saí agora de uma reunião com o Ministro das Relações Institucionais - Alexandre Padilha - em Brasília. O ministro me apresentou o cronograma oficial do Aeroporto de São Gonçalo do Amarente. A pista de pouso e decolagem concluída em 12/09”, disse a governadora.

Além da previsão para conclusão da pista, Wilma também ouviu do ministro a confirmação de que a iniciativa privada estará participando da obra a partir de janeiro do ano que vem e, inclusive, poderá participar da construção do terminal de passageiros.

“Licitação para entrada da iniciativa privada será aberta de 01/2010, conclusão do pátio de estacionamento em 06/2010. Em junho do ano que vem também entra a iniciativa privada no projeto para a construção do terminal de passageiros”, postou Wilma de Faria.

A governadora também garantiu que o ministro já fala à imprensa nacional sobre o assunto. “São palavras do Ministro Alexandre Padilha ‘O aeroporto é uma obra irreversível’. Ele, inclusive, concedeu entrevista sobre o assunto!”, comemorou a governadora, que ainda aterá encontro com o deputado João Maia nesta quarta-feira, em Brasília.

Decisão foi unânime pela não cassação de Rodrigo Maia.
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram, por unanimidade, recurso do Ministério Público Eleitoral que pedia a cassação do diploma do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). No recurso, a acusação era a existência de duas representações na Justiça Eleitoral regional do Rio de Janeiro, denunciando “a prática de abuso de poder político de gestores municipais em favor do candidato, filho do prefeito do município do Rio de Janeiro, César Maia”.

Na primeira, o MPE diz que, em uma reunião promovida durante a campanha de Rodrigo Maia, com a intenção de angariar votos, servidores da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) teriam sido induzidos a comparecer. A essa reunião, teriam comparecido 350 funcionários, além do próprio diretor-presidente da empresa e os candidatos Rodrigo Maia, Rodrigo Dantas e Eider Dantas. No evento, teriam sido distribuídos kits com santinhos, panfletos e adesivos do candidato.

A outra representação, segundo o MPE, foi ajuizada pelo cidadão Marcelo Marques Lopes que denunciou que o prefeito César Maia teria utilizado a máquina administrativa municipal para favorecer a candidatura do filho, com a realização de obras públicas. Essas obras seriam o asfaltamento de ruas, troca de iluminação de vias públicas e urbanização de praças em bairros da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, em suposta troca de votos.

Voto
O ministro relator, Ricardo Lewandoswki, disse ao votar que não há nos autos elementos que comprovem, no caso da Comlurb, que os funcionários teriam sido constrangidos a comparecer ao café da manhã. Sustentou que a empresa informou que a reunião foi uma iniciativa particular de alguns dirigentes e funcionários da companhia que, em nomepróprio, organizaram o evento, fora da empresa, e custearam a despesas, salientando que a Comlurb não teve qualquer participação nem transmitiu aos seus empregados a conveniência ou não de comparecerem ao encontro.

Quanto ao segundo fato, o ministro disse verificar que as provas apresentadas são insuficientes. Afirmou que as provas não observaram o princípio do contraditório e ampla defesa porque foram produzidas unilateralmente pelo MPE.

+ Pavimentação para rodovias
O governo estadual vai investir R$ 350 milhões nos próximos três anos na pavimentação de 403,2 quilômetros de rodovias estaduais, entre as quais o acesso de 29,3 quilômetros para o aeroporto internacional que está sendo construído em São Gonçalo do Amarante.


Ao todo serão 28 intervenções do Programa de Construção de Rodovias, cujas licitações devem ocorrer até dezembro deste ano, mês também previsto para o início das obras e conclusão prevista até o fim de 2011.

Outra estrada importante do ponto de vista econômico a ser ampliada pelo governo Wilma de Faria é o trecho de 47,8 quilômetros do acesso ao Distrito Industrial do município de Baraúna, relativa à adequação viária da rodovia estadual RN-015, a chamada estrada do melão, que vai receber a pavimentação asfáltica de um segundo trecho de quilômetros para interligação à rodovia federal BR-304, num total de 31,8 quilômetros.

O Programa de Construção de Rodovias é de responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN), que entre 2003 e 2008 investiu R$ 51,7 milhões somente na implantação de 210,83 quilômetros de rodovias. Já na reconstrução de estradas foram investidos, no mesmo período, cerca de R$ 168,6 milhões, num total de 1.753,4 quilômetros.

Eleições no PT do RN
O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte realiza nesta quinta-feira, 29, no Liceu das Artes/IFRN, na av. Rio Branco, às 18h, em Natal, um debate entre os candidatos a presidente do diretório estadual do partido.


O debate faz parte do Processo de Eleições Diretas do PT (PED) que elegerá no dia 22 de novembro, pelo voto direto dos filiados, os presidentes e membros dos diretórios, nacional, estaduais e municipais de todo o país. O PT do RN espera contar com a participação de seus quase 10 mil filiados. Em nível nacional esse número ultrapassa um milhão. Na cédula de votação constam os nomes dos candidatos a presidentes dos diretórios nacional, estadual e municipal e as chapas que comporão os diretórios.

Não tenho pressa
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), rejeitou hoje mais uma vez a ideia de antecipar para este ano a definição do candidato do PSDB à Presidência em 2010. O governador mineiro Aécio Neves, que disputa com Serra a vaga tucana para a disputa presidencial, voltou a pressionar ontem para que a decisão saia até dezembro. Aécio ameaça anunciar uma candidatura ao Senado em janeiro. Serra só quer fechar a questão em março e tentou hoje mais uma vez mostrar tranquilidade diante do cenário. “Eu tenho nervos de aço em política”, afirmou, ao ser questionado sobre a sua autodeclarada impaciência. Na segunda-feira, na gravação do programa da apresentadora Hebe Camargo, no SBT, o governador disse que ser impaciente é seu pior defeito. Hoje, apressou-se em esclarecer. “Minha impaciência é com fila de elevador e de banheiro de avião.” Informações do G1.

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que alguns no Brasil há pessoas que foram derrotadas nas urnas que não querem que os vencedores realizem seus projetos. “Há um certo tipo de gente que no exercício da democracia não se contenta em perder. Ele quer que quem ganhe não faça nada para poder justificar os discursos feitos durante a campanha”, disse Lula durante a inauguração dos novos estúdios de uma emissora de TV no Rio de Janeiro. Lula lembrou que quando foi eleito presidente em 2002, muitos desconfiaram de seu governo, temores que duraram até 2005. “Ainda não era muita gente que acreditava no Brasil em 2005. Aqueles que em 2002 não tinham votado em mim ficaram torcendo para que o governo não desse certo”, afirmou. Informações do G1.

Abandonaram?
Senadores da oposição abandonaram nesta tarde a sessão da CPI da Petrobras. Segundo o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), enquanto não houver uma reunião reservada entre representantes do governo e da oposição para fazer “acordos de procedimento”, a oposição não comparecerá mais às reuniões. Os senadores oposicionistas decidiram se retirar da sessão porque o depoente marcado para falar hoje, Erardo Gomes Barbosa Filho, gerente Executivo de Serviços da área de Exploração e Produção da Petrobras, não compareceu à reunião. Em seu lugar, a Petrobras enviou Antônio Gomes Moura, gerente de Planejamento Financeiro e Gestão de Risco, e Antonio Carlos Justi, gerente da construção plataforma P-54.


Moura e Justi já haviam dado início à explicação sobre denúncias investigadas pela Operação Águas Profundas quando o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pediu a palavra para anunciar que a oposição estava abandonando a reunião, uma vez que aqueles não eram os depoentes aprovados pela comissão. Apesar da debandada, a reunião ainda está em curso, estando presente apenas o presidente da comissão, senador João Pedro (PT-AM). “Isto é uma farsa, não vamos entrar aí”, disse o senador ACM Júnior, que chegou à comissão quando Álvaro Dias e Sérgio Guerra saíam da sala. “Enquanto não houver uma reunião reservada para lavar roupa suja e fazer acordo de procedimento, não voltaremos à CPI”, disse o senador. Informações do Estadao.



Educação

Provinha Brasil
Escolas das redes públicas com turmas do segundo ano (alfabetização) do ensino fundamental receberão em novembro a Provinha Brasil, relativa ao segundo semestre. O período de aplicação sugerido pelo Ministério da Educação vai de 9 a 13 do próximo mês.

Mesmo que seja opcional, a provinha impressa chegará a todas as escolas municipais, estaduais e do Distrito Federal que registraram turmas de alfabetização no último Censo Escolar. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indicam que 3,5 milhões de crianças estão no segundo ano do ensino fundamental público.

A provinha de língua portuguesa, com 24 questões de múltipla escolha, é aplicada pelo professor em sua turma. A correção e a análise dos resultados também são tarefas do professor, mas podem ter a participação de outros professores, da coordenação pedagógica e da direção da escola.

Para a coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Edna Borges, a provinha permite ao professor, ao analisar os resultados obtidos pelas crianças, identificar as dificuldades da aprendizagem e traçar um plano de trabalho para superar os problemas que aparecem. Segundo Edna, a avaliação do segundo semestre também oferece informações ao professor e à escola sobre a evolução no aprendizado entre a aplicação das duas provas.

No primeiro semestre deste ano, a provinha foi aplicada entre 9 e 20 de março. O objetivo do exame é constatar se, aos oito anos de idade, a criança está alfabetizada.

Apoio — Para apoiar o trabalho dos professores do ciclo de alfabetização, que vai dos seis aos oito anos de idade, o Ministério da Educação preparou material a ser enviado às escolas públicas no início do ano letivo de 2010. O primeiro é o caderno Orientações para o Trabalho com a Linguagem Escrita em Turmas de Crianças de Seis anos de Idade, elaborado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com 122 páginas, o caderno orienta os professores sobre o trabalho com a linguagem escrita e sugere atividades a serem desenvolvidas na sala de aula.

O segundo é uma caixa com dez jogos sobre alfabetização. Os jogos foram criados pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Escolas com até 70 alunos em classes de alfabetização receberão uma caixa. Aquelas com 80 alunos terão duas caixas e assim sucessivamente, explica Edna. Acompanha o kit de jogos aos professores sobre o uso do material em sala de aula.

Protesto
Os trabalhadores em Educação da rede estadual e do município de Natal realizarão uma parada em protesto na próxima quinta-feira (29). O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN) está organizando atividades ao longo do dia. A principal pauta da mobilização é a campanha salarial.


A partir das 8:30, a categoria começará a se concentrar em frente à Governadoria. Às 14 horas, no auditório do SINTE-RN, haverá uma exposição sobre a reformulação do Plano de Carreira e, às 15 horas, uma assembléia com os educadores de Natal.

De acordo com informações do MEC, os professores do Rio Grande do Norte tem um dos piores salários do país. Os educadores da rede estadual recebem o 6º pior salário do país.

Na rede municipal de Natal, a prefeitura não cumpriu o acordo firmado na greve do início do ano. Alega-se que não há recursos, mas o DIEESE mostrou que aproximadamente 10 milhão de reais que serviriam para isso foram remanejados para outras coisas.

Educação e Cultura fará seminário sobre trabalho infantil
A Comissão de Educação e Cultura vai realizar em conjunto com as comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público um seminário para debater os 15 anos de existência do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).


O FNPETI foi instalado no dia 29 de novembro de 1994, a partir de convocação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos segmentos mais representativos da sociedade brasileira, com o objetivo de articular esforços e tomar medidas para eliminar a exploração do trabalho infantil e proteger o adolescente trabalhador. Em comemoração aos 15 anos do fórum, será lançada uma publicação sobre a sua a trajetória histórica.

O requerimento aprovado nesta quarta-feira é de autoria dos deputados Maria do Rosário (PT-RS), Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG). "Tendo em vista a função desempenhada pelo FNPETI, o seminário será uma oportunidade de reflexão acerca da situação do trabalho infantil e das ações governamentais implementadas para sua erradicação", explica Maria do Rosário.

Convidados
Serão convidados para o debate representantes dos seguintes órgãos e entidades: FNPETI, OIT, Unicef, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Anamatra e centrais sindicais de trabalhadores e patronais.


Saúde

Portadores de hepatite B crônica terão novos tratamentos pelo SUS


Os portadores da hepatite B contarão com novas opções para tratamento - três medicamentos antivirais, que, associados a outros dois já adotados no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliam as alternativas de tratamento para o controle da ação do VHB (o vírus causador da doença) no organismo.
As drogas fazem parte do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Hepatite Viral Crônica B e Coinfecções, lançadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (27). A pasta está finalizando as negociações com os laboratórios e os medicamentos devem estar disponíveis nas unidades de saúde até o fim do primeiro trimestre de 2010.

Entre os novos medicamentos está o antirretroviral tenofovir. Usado para tratar a Aids no País desde julho de 2003, ele apresenta, de acordo com estudos internacionais, boa resposta para supressão do VHB em pessoas que nunca entraram em tratamento com medicamentos antivirais.

Informação

Bolsa Família
Até 2010, quase quatro milhões de famílias, hoje excluídas de serviços financeiros, vão ter acesso à rede bancária. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal lançam, nesta quarta-feira (28), em Brasília, o Projeto de Inclusão Bancária dos beneficiários do Programa Bolsa Família.


A medida vai promover a inclusão de um público que estava fora do mercado financeiro por vários fatores, como, por exemplo, a inibição ou falta de documentação (comprovante de renda ou de moradia).

A cerimônia de lançamento contou com a presença dos ministros Patrus Ananias, do MDS; Guido Mantega, da Fazenda; Paulo Bernardo, do Planejamento, Orçamento e Gestão; e dos presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho.

Após o evento, o MDS dá início ao Seminário Bolsa Família e Microfinanças: promovendo o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros. O encontro, que prossegue até quinta-feira (29) e reúne representantes de governo e de instituições financeiras, vai estimular o debate sobre produtos específicos para estes novos correntistas, incluindo ações de educação financeira.


O Projeto de Inclusão Bancária tem por objetivo aproximar os beneficiários do Bolsa Família ao Sistema Financeiro Nacional, por meio da abertura de conta corrente e acesso a outros serviços financeiros tais como o microcrédito, os microsseguros e a poupança. Além de facilitar o pagamento do benefício, a iniciativa vai promover uma série de ações de educação financeira que vão contribuir para que as famílias do programa possam utilizar os serviços bancários.


Saques e tarifas - Os beneficiários poderão fazer até quatro saques por mês, sem tarifa. As contas simplificadas são isentas de taxas e estão sendo abertas com dados já utilizados no Cadastro Único e mais o CPF, informação exigida pelo Banco Central. Os correntistas não terão talão de cheque.

Esta iniciativa começou com um projeto-piloto realizado em Belo Horizonte (MG), em 2008, com a inclusão bancária de quatro mil famílias. A experiência foi um sucesso. Uma pesquisa realizada pela Caixa mostrou que 98% dos beneficiários aprovaram a idéia. Eles também demonstraram não ter dificuldades para utilizar a conta, em função da prática em lidar com o cartão do Bolsa Família.

Atualmente, 1,95 milhão de famílias do Bolsa Família já possuem conta corrente simplificada na Caixa. O Bolsa Família atende 12,4 milhões de domicílios e movimenta não só a renda desses beneficiários, mas a economia local. Essa parcela da população sempre foi mantida afastada do mercado financeiro devido às rígidas exigências para abertura de contas e aos altos custos. Porém, as famílias atendidas pelo programa poupam, necessitam de empréstimo e outros serviços financeiros. Este projeto, além da facilitar a vida cotidiana e trazer mais dignidade para as famílias, poderá ser um grande instrumento para uma maior inclusão social e ampliação de oportunidades para este público.

Feira de livro
A Feira do Livro do Seridó (FLS) será realizada desta quinta (29) ao domingo (1º), levando literatura aos municípios desta região do Rio Grande do Norte. O evento pretende desenvolver ações de estímulo à leitura em todas as faixas etárias e de incentivo à produção literária, na Ilha de Santana, em Caicó.


O público contará com uma intensa programação literária e multicultural, que inclui a presença de escritores, atrações artísticas, debates, oficinas e comercialização de publicações de diversos gêneros.

O destaque um bate-papo com Gabriel, O Pensador, no domingo, durante a noite de domingo (1º).

O evento já nasce grande, a contar pelos parceiros. Um deles é o Governo do Estado, que já demonstrou total apoio à feira por meio do Convênio Cheque Livro. Um recurso destinado para compra de livros que irão incrementar o acervo das bibliotecas das escolas de rede estadual de ensino. O que representa presença garantida de público.