quarta-feira, junho 01, 2011

Caern firma convênios de cooperação técnica com 25 municípios


Mais agilidade e menos burocracia é o binômio de uma ação que a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) vem estabelecendo com 26 municípios do Rio Grande do Norte. A empresa firmou com o poder público destas cidades, contratos de cooperação técnica para a retirada de vazamentos, serviços de corte e religação de água e esgotos, execução de ramal predial e recuperação de pavimentação em obras da empresa em um encontro de contas.
Nesta parceria, as duas partes saem ganhando em termos de agilidade na conclusão desses serviços e no aspecto econômico. Cada contrato tem validade de um ano. O montante de recursos referentes aos 26 primeiros acordos somam R$ 870 mil e atende a 17% dos 152 municípios nos quais a Companhia presta serviços em águas e esgotamento sanitário. Os cálculos sobre os tipos e valores das obras em cada município são feitos pelo gerente da respectiva unidade regional da Companhia.
Os primeiros municípios beneficiados são: São Miguel, Assu, Acari, Baía Formosa, Bom Jesus, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Currais Novos, Grossos, Jaçanã, Japi, Jardim do Seridó, Lajes, Macau, Parelhas, Pendências, Pureza, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Vera Cruz, Cerro Corá e São João do Sabugi.
Em relação a outros seis municípios - Água Nova, Angicos, São Pedro do Potengi, São José de Mipibu, Monte Alegre e São Gonçalo do Amarante - para os convênios entrarem em vigor, restam apenas às assinaturas dos prefeitos para que as ordens de serviços sejam emitidas. A Assessoria de Licitações e Contratos da Caern está elaborando os convênios para mais quatro cidades: Areia Branca, Upanema, Governador Dix-Sept Rosado e Campo Grande.
Dez municípios estão em processo de fechamento e elaboração de acordos semelhantes. Com isso, os acordos deverão chegar a total de R$ 1 milhão, abranger 36 cidades, e beneficiar 23,7% dos municípios nos quais a Caern presta serviços.

PROMOÇÃO: ON LINE FOR MEM



NAS COMPRAS DE QUALQUER UM DOS NOSSOS KITS
GANHE UM CD PARA NAMORAR DE WALLISON ZAMIR
E CONCORRA A UM JANTAR ROMÂNTICO.
NÃO PERCA ESSA SUPER PROMOÇÃO



Médicos suspendem greve após negociação com secretário Domício Arruda

À unanimidade dos 21 médicos presentes à assembléia geral realizada na noite desta terça-feira, 21, a categoria decidiu pela suspensão do indicativo de greve programado para amanhã. Eles aceitaram a proposta do governo de incorporar a gratificação a partir de 30 de junho, sem repercussão financeira imediata no cálculo das demais parcelas da remuneração dos médicos.

O secretário estadual de Saúde Pública, Domício Arruda, apresentou, pessoalmente na assembléia, um documento assinado pelo chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, em que o governo se compromete a pagar os salários dos médicos, com a tal repercussão financeira da incorporação das gratificações, a partir de setembro e em três parcelas mensais. Saiba mais

Secretário ataca jovens que organizaram o "Fora Micarla"

Quase uma semana depois da manifestação que reuniu cerca de duas mil pessoas, principalmente jovens, para pedir a saída da prefeita Micarla de Sousa (PV), ninguém no Palácio Felipe Camarão quis dar declarações sobre o protesto que fechou, durante algumas horas, o cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira.
 
A reportagem do portal Nominuto.com tentou, inúmeras vezes, obter uma declaração do secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Kalazans Bezerra, mas o homem-forte da gestão Micarla de Sousa não atendeu nenhuma das nossas ligações.
 
Mas enquanto se recusa a falar com a imprensa sobre esse assunto, Kalazans vem usando o Twitter como tribuna para atacar os protestos organizados pela juventude contra a chefe do Executivo.
 
Em mensagens postadas no microblog na noite desta segunda-feira, Kalazans chamou os manifestantes que pediram o impeachment da prefeita Micarla de Sousa de “grupo de radicais que anda depredando a cidade, provocando confusões e agressões”. “Isso é baderna”.
 
Kalazans disse que aqueles que participaram do protesto são “jovens sem causa e com comportamentos deplorável (sic) gritando palavras de ordem nas ruas, sem saber porque (sic) fazem isso”.
 
Em outra mensagem, o chefe da Casa Civil de Natal acusou os jovens de serem “manipulados por interesses políticos inrrustidos (sic)”.
 
Em tom ameaçador, Kalazans disse que a “inteligência da polícia já trabalha na identificação de alguns desse baderneiros”.
 
“As pessoas de bem, maioria da população, não pode (sic) aceitar esse jogo de interesses que está alienando alguns jovens da cidade”, completou o principal auxiliar do primeiro escalão da prefeita Micarla de Sousa.

Hyundai mira em várias frentes

A Hyundai Corporation, grupo coreano que atua em diversos setores econômicos, procura parceiros no Rio Grande do Norte. A intenção é desenvolver projetos que abranjam desde o plantio de soja à construção de parques eólicos. Segundo Gi Seob Kim, diretor da Hyundai no Brasil, o grupo quer se instalar no Rio Grande do Norte e implantar aqui um pólo para só então partir para outros estados nordestinos. Eles têm interesse em extrair minério de ferro, aço, ouro e pedras preciosas, além de fornecer peças para o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e para os parques eólicos a serem construídos no estado. Kim não citou quanto poderá ser investido no RN nem quando. Saiba mais

Comerciante reage a assalto e mata assaltante

A polícia registrou na tarde dessa segunda-feira (30), uma tentativa de assalto em uma banca de revista nas proximidades da avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, onde os proprietários reagiram e, após luta corporal, mataram o assaltante.

De acordo com informações do Oficial de Dia do 5º Batalhão da PM, o assaltante invadiu a banca, na rua Madre Teresa de Calcutá, no final da avenida Abel Cabral, portando uma faca e anunciou o assalto. E enquanto estava pegando alguns produtos da banca, o assaltante foi surpreendido pela reação dos proprietários do estabelecimento que partiram para cima dele e começaram uma luta corporal.

O assaltante foi imobilizado com um “mata-leão” por um deles enquanto o outro acionava a polícia. Quando os policiais chegaram, o assaltante já estava morto. O SAMU foi acionado e ao chegar no local, apenas confirmou a morte do assaltante por asfixia.

Os proprietários da banca de revista foram encaminhados para a Delegacia de Plantão Zona Sul para registrarem a ocorrência e em seguida foram liberados.

Empresa oferece assistência à vítima de acidente na Bernardo Vieira

Ana Lúcia do Santos, 36 anos, atropelada nesse último sábado (28) na avenida Bernardo Vieira, continua internada no hospital Walfredo Gurgel, com três costelas fraturadas e uma lesão no pulmão direito. Segundo, a irmã de Ana Lúcia, Elaine Suelen dos Santos, 19, a empresa de ônibus Oceano já entrou em contato com a família e se comprometeu a custear o tratamento, inclusive tentando transferir Ana Lúcia para outro hospital, que ofereça melhores condições para a família acompanhar o tratamento dela.

Para Elaine, a manifestação no início da noite desta segunda-feira (30), no local do acidente, foi resultado da indignação de seus irmãos ao verem Ana Lúcia sendo atendida em um dos corredores do hospital, em condições precárias.

Cidades sedes receberão apoio do Governo Federal para agilizar obras

Durante primeira reunião para tratar de assuntos estratégicos e obras relacionadas à Copa do Mundo presidida pela presidenta Dilma Rousseff, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, juntamente com governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, defendeu que seja realizada uma força-tarefa entre Municípios, Estados e Governo Federal no sentido de desburocratizar a liberação de verbas e acelerar o cronograma obras, respeitando a legalidade e a transparência de todos os atos. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, em Brasília, e também contou com a presença da governadora do RN Rosalba Ciarlini.

Rosalba garante antecipação do cronograma no RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, garantiu a antecipação do cronograma da Copa do Mundo de 2014 no estado. A chefe do Executivo potiguar afirmou que o Estado não terá dificuldades em cumprir os prazos dados pelo Palácio do Planalto, pois todas as atribuições do Governo estão asseguradas com os projetos prontos e as licitações em andamento.

"A presidente determinou que todas as obras devem começar até dezembro de 2011, no nosso estado serão iniciadas já no mês de julho", disse Rosalba. A afirmação foi feita durante reunião entre a presidente Dilma Rousseff e governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para dar celeridade às obras e centralizar no Palácio do Planalto a fiscalização do cronograma do mundial.

Semana Ambiental foi lançada com inauguração de Trilha Ecológica na Ilha de Sant'ana


A Semana em comemoração ao Meio Ambiente de Caicó foi lançada na manhã de hoje na Ilha de Sant'ana e contou com a participação da Policia Ambiental, Bombeiros Mirins,  Secretaria de Turismo,  alem de alunos de escolas municipais entre outros.

O Lançamento da semana ambiental foi marcado pela inauguração da Trilha Ecológica Acauá (nome de ave do Sertão e que está em extinção e que se alimenta de lagartos), onde tambem houve o plantio de algumas mudas na mata ciliar do Rio Seridó, nos dois braços em torno da Ilha de Sant’Ana.
A trilha ecológica ficará aberta a comunidade do dia 31 de maio até o dia 5 de junho e posteriormente, será feito um agendamento para os interessados visitarem a trilha na Ilha.

No dia 1º de junho, haverá uma palestra organizada pelo IFRN, no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, pela manhã. Nos dias 2 e 3 de junho, o SESC Seridó vai fazer internamente uma amostra de trabalhos do meio ambiente. Nos dias 4 e 5 de junho, sábado à tarde e domingo pela manhã, a amostra será exposta na Ilha de Sant’Ana, no segundo bloco de quiosques. 

Mossoró: Jovem morre ao tentar criar cerca elétrica caseira


Um homem identificado como Reginaldo de Araújo, 27 anos, morreu no início da tarde desta terça-feira (31), por volta de 13h30, em sua residência situada na rua das Orquídeas, no bairro Parque das Rosas, município de Mossoró. De acordo com O Câmera, blog que cobre o noticiário geral da cidade, o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) constatou que a vítima tentava criar uma espécie de cerca elétrica caseira no intuito de inibir ações de criminosos. 

“Possivelmente ele tropeçou no arame e foi eletrocutado. Foi um acidente”, contou o perito Eduardo Alexandre. Segundo o blog, a tia da vítima, identificada como Maria Lúcia foi a primeira a encontrar o corpo de Reginaldo caído no quintal da casa. Ela tentou socorrer o sobrinho junto com um outro tio identificado como Geraldo Antônio, que também encostou no fio e sofreu uma pequena descarga elétrica.

O corpo de Reginaldo foi removido e encaminhado para o Itep onde serão realizados os procedimentos de necrópsia.

MP recomenda suspensão de patrocínio aos clubes potiguares


O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, expediu recomendação ao Secretário de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues, a ao Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal, Tertuliano Pinheiro, solicitando que o pagamento referente ao patrocínio de clubes de futebol do estado deixe de ser efetuado pelo prazo de 45 dias.

A recomendação leva em consideração o fato da Prefeitura de Natal ter realizado contratos de Promoção Turística mediante inserção da marca Prefeitura nos uniformes dos clubes ABC, América e Alecrim, sem licitação, no valor de R$ 130.000,00 para o ABC, R$ 130.000,00 para o América e R$ 100.000,00 para o Alecrim. O anúncio recente do Governo do Estado, referente ao patrocínio de um milhão de reais aos clubes (sendo R$ 475 mil para o ABC, R$ 325 mil para o América, R$ 100 mil para o Alecrim e R$ 100 mil para o Santa Cruz) também levou o MP a expedir a recomendação.

De acordo com o Promotor Emanuel Dhavan, o objetivo da recomendação é obter informações quanto ao procedimento prévio desses patrocínios. “Não se pode repassar recursos públicos dessa forma. Precisamos conhecer a justificativa por parte do Governo do Estado para esse patrocínio” explica o Promotor de Justiça.

O Secretário de Estado Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, terá um prazo de dez dias para encaminhar ao MP os processos administrativos referentes ao patrocínio dos  clubes de futebol,  para que seja feita análise da legalidade dessas contratações. O Secretário de Planejamento também terá um prazo de dez dias para comunicar ao MP o atendimento da presente recomendação ou a impossibilidade de fazê-lo.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MP do Rio Grande do Norte