quinta-feira, maio 05, 2011

GIRO PARABENIZA

Parabéns RICARDO

Santa Cruz: Inscrições para os Jerns começam nesta sexta-feira


As inscrições para os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) deste ano terão início nesta sexta-feira (06). Os JERNS serão iniciados, em sua etapa regional, com as competições entre as escolas da área da 4ª diretoria regional de educação (dired), com sede em São Paulo do Potengi e da 7ª Dired, sediada no município de Santa Cruz, onde acontecerão as competições de 3 a 13 de junho.

As escolas são responsáveis por fazer as inscrições de forma on line, através do site da Secretaria de Educação até o dia 18.

Logo após o termino das inscrições, a 7ª dired promove, no dia 20, o Congresso Técnico, envolvendo professores de Educação Física das escolas, técnicos da própria Dired e prefeitura municipal de Santa Cruz. A intenção é definir todos os detalhes da realização das regionais no município.

A fase final dos JERNS, que será realizada em Natal, tem abertura prevista para o dia 22 de outubro. O evento, em sua fase final, acontecerá de 22 a 31 outubro. A premiação do Atleta Ouro do JERNS acontecerá em novembro.

As modalidades esportivas no Jerns são: judô, karatê, capoeira, handebol, vôlei de quadra, vôlei de dupla, basquete, futsal, futebol, pesca, atletismo, xadrez e natação.

O Arrepio


Arrepio é uma função corporal humana em resposta ao frio. Quando a temperatura interna do corpo diminui, o reflexo de arrepio é disparado. O grupo de músculos em volta dos órgãos vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia.
Outras respostas observadas em pessoas com frio (por exemplo, nadadores saindo de uma piscina em um dia de vento frio), são dançar sem sair do lugar, abraçar a si mesmo com os braços ao redor do torso, aconchegar-se e usar isolantes térmico como toalhas.
O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico.
Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico.
O músculo eretor do pêlo é o responsável pelo arrepio.
Ao mesmo tempo, o corpo provoca a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos que percorrem a pele), reduzindo o volume de sangue que passa por ela. Desta forma, diminui a quantidade de sangue esfriado, o que evita uma maior perda de calor do corpo.

A On Line For Mem vai homenagear sua mãe

A On Line For Mem de Santa Cruz está com uma promoção imperdível para você homenagear sua MÂE neste dias das mães.

Venha e aproveite, é só esta semana
Nas compras realizadas na nossa loja você irá concorrer a uma linda telemensagem dedicada especialmente a sua mamãe.

NÃO FIQUE DE FORA DESSA OPORTUNIDADE PARA HOMENAGEAR QUEM TANTO TE AMA.

On Line For Mem
SHOPING TRAIRY CENTER LOJA 18

FONE: (84) 3291-2425 / 9655-3435
NÃO FECHAMOS PARA ALMOÇO

Rede Serrana de Alimentos: Mercadinho Lagoense promoverá um café da manhã em comemoração ao dia das mães


O Mercadinho Lagoense uma das unidades da Rede Serrana de Alimentos que fica localizado no municípios de Lagoa de Velhos, irá oferecer na manhã deste domingo dia 08 um belo café da manhã em comemoração ao dia das mães.

E mais uma vez o blog estará presente, desta vez prestigiando a homenagem que o nosso parceiro fará a todas as mães do município de Lagoa de Velhos.   

DICIONÁRIO POTIGUAR: LETRA G

Gaia: Chifre
Gala: Esperma
Gaitada: Uma boa risada
Gaiato: Engraçado, malicoso
Galado: Chato, aquele que incomoda
Galalau: Pessoa muito alta
Galego: Pessoa de pele branca e cabelos louros
Garapeira: Pessoa oportunista
Gasguita: Quem fala muito alto
Gasturenta: Enjoada
Gazear: Faltar aulas
Godela: Sobra, vantagem, sem pagar
Gorou: Deu errado
Gôto: Engolir em seco.
Goela: Garganta
Goipada: Tomar líquido de uma só vez.
Gurgumios: Garganta
Gauribada: Consertar, improvisar, melhorar a aparência

No Trairi o rompimento na adutora interrompe abastecimento d’água em quatro municípios da região

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) monitora a situação da Adutora Monsenhor Expedito no trecho entre os municípios de Santa Cruz e São Bento do Trairí, onde ocorreu o rompimento da tubulação do sistema às 14h do último sábado (30). Ainda não foi possível iniciar os serviços de reparos porque o nível do rio Inharé na região de Santa Cruz está acima do normal e para se ter idéia da dificuldade da operação, no momento os tubos estão submersos, três metros abaixo da superfície do rio.


Segundo Dídimo Oliveira Dantas, chefe da Unidade de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul da Caern, tão logo o nível do rio retorne ao normal será avaliada a dimensão do problema técnico e o tipo de recuperação a ser feita. A construtora Nova Dimensão já foi contratada pela Companhia para realizar a recuperação do trecho. Com o rompimento, foi interrompido o abastecimento das cidades de Jaçanã, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e São Bento do Trairí.

Pau dos Ferros: Leo Magalhães será uma das atrações do “Cidade do Forró”

O cantor Léo Magalhães será a principal atração do evento neste ano. Ele é uma das revelações do cenário musical sertanejo na atualidade, além do cantor sertanejo, o evento contará com presenças da bandas Cavalo de Pau e Forró Deixe de Brincadeira.

Em sua IV edição, o Pau dos Ferros “Cidade do Forró” já figura como um dos principais eventos juninos da região. Os shows acontecerão no dia 16 de junho na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição.


Mestre jó representa São José do Seridó no II Capoeirama

O Professor de capoeira Josivan Alves Feitosa, O mestre Jô, participou nos dias 28,29,30 de abril e 1º de maio, em Ibotirama na Bahia , do II festival Nacional de Capoeira.

Dentre os estados envolvidos, Bahia, Rio de Janeiro,Tocantins,Brasília, Goiás, Pernambuco, Ceará,Rio Grande do Norte e São Paulo.

O evento foi coordenado pelo mestre Dilsifran de Ibotirama e supervisionado pelo mestre Jô por ter maior graduação entre os mestres (Corda Branca). Entenda, na capoeira o mestre que tem a corda totalmente branca é considerado nas rodas de capoeira o grã mestre.

O mestre é monitor do pro - jovem em São José do Seridó onde realiza trabalhos culturais e ensina a arte da capoeira a jovens e crianças do município. Ele é professor do grupo de Capoeira Nego Xuxa e também presidente do grupo de Capoeira Filhos de Jó.
Fonte: Carlos Felipe

Integração Nacional garante recursos para obras de macrodrenagem do Rio Pataxó, que recorrentemente inunda o município de Ipanguaçu

Em audiência realizada no início da tarde de hoje (04), o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, assegurou a liberação de R$ 7,3 milhões para as obras de macrodrenagem do Rio Pataxó, cujas águas inundam o município de Ipanguaçu desde o último dia 25. Participaram da audiência a deputada federal Fátima Bezerra e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, além de senadores e deputados potiguares.

“Podemos dizer que esses recursos resolvem 99% dos problemas de enchentes em Ipanguaçu”, afirmou o prefeito do município, Leonardo Oliveira. O projeto de macrodrenagem do Pataxó foi elaborado anos atrás, com recursos garantidos por emenda da deputada Fátima Bezerra, mas, desde então, estava engavetado pelo governo.

A reunião foi marcada pela governadora Rosalba Ciarlini e contou com a participação dos deputados Fátima Bezerra, Fábio Faria, Henrique Alves e Sandra Rosado, dos senadores José Agripino e Paulo Davim, além do ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social.
A obra vai consistir na supressão da vegetação do leito do Rio Pataxó e em sua dragagem. Durante a reunião também foi tratada a construção de diques na bacia, como forma de conter as águas. Falou-se também sobre a construção da barragem Oiticica, no Seridó. “Vamos lutar pela liberação dos recursos para essas outras etapas, mas o principal é realmente a macrodrenagem do Pataxó”, avaliou o prefeito Leonardo Oliveira.

Ao final do encontro, Fátima Bezerra solicitou ao ministro uma audiência para o prefeito de Ipanguaçu. A reunião já está marcada para a próxima quarta-feira (11).

Dengue no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o novo boletim epidemiológico com os números da dengue. Desde o início do ano até o último dia 23 de abril, o RN contabiliza um total de 10.941 casos notificados, dos quais 2.077 foram confirmados.

Municípios com maior número de notificações do Estado:

Natal (2.859)
Mossoró (1.004)
Parnamirim (632)
João Câmara (526)
Pau dos Ferros (365)
Macaíba (348)
Nova Cruz (329)
Santa Cruz (287)
São Gonçalo do Amarante (275) 
e São Paulo do Pontegi (238).

Caminhoneiros estariam sendo abordados por ladrões na 101

Dois motoristas que trafegam no trecho Touros - Natal da BR-101 se dizem abordados por dois indivíduos armados em um carro tipo Gool de cor preta. Segundo João Francisco, 56 anos que transportava material de construção no final da tarde da última segunda-feira 02/05, um dos ladrões chegou a apontar um revolver para o seu caminhão e ordenado para que ele encostasse na margem da BR-101, próximo o km 64. O caminhoneiro que transporta material de construção há seis anos para vários comerciantes do Litoral Norte disse que não obedeceu aos bandidos e ainda sacou uma arma tipo "bereta" na direção dos prováveis assaltantes. Para sua sorte os bandidos seguiram viagem sem mais molestá-lo. Caso idêntico ocorreu com o comerciante conhecido por "Manoelzinho" que foi abordado de maneira parecida e também se recusou a parar. Nos dois casos de tentativa de assalto a ação final foi frustrada e por sorte nada de grave aconteceu tanto com o caminhoneiro como com o comerciante. Os dois fatos ocorreram nos últimos dias 01 e 02 passado. O caminhoneiro João Francisco afirma ter prestado queixa a Polícia Rodoviária Federal que ficou de tomar providências.
Da Folha do Mato Grande

São Tomé: chuvas provocam suspensão das aulas

A Secretaria de Educação de São Tomé suspendeu as aulas devido as fortes chuvas ocorridas nos ultimos dias. As estradas estão intransitáveis e o rio potengi não permite a travessia. A Escola Estadual Amaro Cavalcante, também suspendeu as aulas do Ensino Médio.

Procon divulga nova pesquisa de combustíveis em Natal

O Procon Natal (Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal) divulgou nesta quarta-feira (04) uma nova pesquisa de combustíveis, constatando que, nos últimos quinze dias os preços do etanol e da gasolina comum e da gasolina aditivada sofreram reduções, embora ainda estejam bem acima dos preços praticados no final de 2010.

Macau: Polícia prendeu idoso acusado de vender drogas


Mais uma pessoa é presa na cidade de Macau por tráfico de drogas, desta vez  o acusado éidoso Carlos Antônio de Lima, 59 anos, conhecido pelo vulgo de “Areia Branca.

Por volta da 00:30hs do de hoje(04/05), o CIOSPS recebeu uma ligação que estava havendo uma briga entre o acusado e a vítima, um senhor conhecido como Radames e que vítima estava ferido tentando se defender do acusado, foi quando a viatura do GTO se dirigiu até a Rua Pedro Lopes de Araujo, no Bairro do Valadão e encontrou a vítima que disse que o motivo da briga era porque o mesmo era vizinho do acusado e não agüentava mais os aborrecimentos causados por transeuntes que passavam a noite comprando drogas na casa do acusado, foi quando os policiais foram até a casa do acusado que em atitude suspeita correu para dentro de sua residencia e tentou se desfazer de um pacote em seu quintal mas foi acompanhado pelos policiais que conseguiram encontrar com o acusado em torno de 150g de maconha prensada e a quantia em dinheiro fracionado totalizando R$ 231,35 como também material necessário para o acondicionamento da droga como sacos de dindin e tesoura.

Vítima e acusado foram encaminhados para a 5ª Delegacia Regional de Polícia de Macau onde foram tomadas as medidas cabíveis.
Fonte:focoelho

Governadora pede ao ministro da Educação complementação para piso nacional do professor


Em audiência nesta quarta-feira, 04, em Brasília, a governadora Rosalba Ciarlini pediu ao ministro da Educação, Fernando Haddad, revisão nos critérios de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). "Sem o apoio do Governo Federal, o Governo não tem como cumprir o Piso Salarial Nacional do Professor", reconheceu Rosalba, mostrando o quadro de dificuldades financeiras que encontrou.

Crime eleitoral ocorrido em Pendências é reconhecido pelo TSE

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, cassar decisão do Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que aplicou o princípio da insignificância ao absolver um cidadão condenado por crime eleitoral. A decisão é resultado de recurso especial interposto pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN).

Suposta foto verdadeira de Bin Laden circula na internet

Já Circula na internet uma possível foto liberada pelos EUA, onde mostra mostra o terrorista Osama Bin Laden,  após ter sido morto pelas forças americana. A confirmação da veracidade da foto ainda não é oficial, mas dizem que esta realmente é verdadeira.

Obama considera risco para a segurança publicação de fotos de Bin Laden

O presidente Barack Obama rejeitou a publicação das fotos do corpo de Osama bin Laden, porque representariam um "risco para a segurança nacional" e poderiam ser usadas com finalidade de propaganda, informou nesta quarta-feira o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.


"O presidente tomou a decisão de não divulgar qualquer uma das fotografias de Osama Bin Laden morto", explicou Carney à imprensa.


Obama havia consultado os membros de sua equipe de segurança nacional sobre a possibilidade de divulgar as fotos antes de tomar a decisão.


Em uma entrevista à rede de televisão CBS, Obama enfatizou que é importante manter distantes as evidências fotográficas para evitar que "pairem como uma ferramenta de incitação ou propaganda", disse Carney.


"Isso não é o que somos. Não queremos divulgar este material como se fossem troféus", acrescentou Obama.

Independentemente do cariz do crime cometido, raros são os prisioneiros que logram escapar das instalações dos campos de trabalho, conta Jeong Kyoungil, uma das únicas três pessoas que, segundo a Amnistia Internacional, já lograram fugir.

Repórter do CQC é expulso do Senado após fazer piada com político

O humorista Danilo Gentilli, do programa de TV CQC, da Band, foi retirado do Senado na tarde desta quarta-feira depois de tentar abordar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo relato dado à repórter Cristina Padiglione, do Estadão, Gentili, famoso por fazer perguntas ''engraçadinhas'' durante suas coberturas políticas, teria dito ao parlamentar que ''tê-lo no Conselho de Ética seria o mesmo que ter Fernandinho Beira Mar no ministério antidrogas'', o que teria desagradado o senador.

Câmara aprova prazo de 30 dias para inclusão de nome no SPC


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei 5848/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que permite a inclusão do nome do consumidor em serviços de proteção ao crédito apenas após 30 dias de atraso no pagamento. Esse prazo, na opinião do autor, é tempo suficiente para o fornecedor e o consumidor encontrarem uma solução amigável para o pagamento da dívida.

O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votado pelo Plenário da Câmara. A proposta inclui dispositivo no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
O relator, deputado Marçal Filho (PMDB-MS), recomendou a aprovação da proposta com emenda de redação da Comissão de Defesa do Consumidor. Essa emenda não altera a medida prevista no projeto.

“O projeto será bom não só para o consumidor, mas também para o credor. Com um prazo maior, eles poderão entrar em acordo e não litigar na Justiça, que a gente sabe ser muito demorada,”, afirmou Marçal Filho.

Homem é preso por fazer sexo com uma cabra

O agricultor Cícero Ferreira Alves, de 30 anos, foi preso nessa segunda-feira (2) após ser flagrado por policiais mantendo relações sexuais com uma cabra no município de Saloá, Agreste de Pernambuco.

Os policiais chegaram ao local após a esposa do agricultor, Rosimere Ferreira, ter ido à delegacia do município queixar-se que o marido a havia expulsado de casa junto com a filha de 17 anos. AO chegarem no quintal, os agentes viram Cícero fazendo sexo com o animal.
Ele foi autuado em flagrante e levado para a cadeia pública de Saloá.


De acordo com a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, o artigo 32 diz que ”praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: detenção de três meses a um ano, alémde multa”.
Fonte: NE10/Camocim Polícia24hs

“Barragem de Manoel Brito” está abandonada, e se vazão aumentar, a estrutura da ponte poderá se romper

O alerta feito como titulo desta postagem vem do Blog de Lenilson Azevedo que se mostra preocupado ao alertar o perigo que correm as pessoas que transitam sob a ponte que corta a barragem que fica entre as cidades de Jardim do Seridó e Ouro Branco na RN 089.

Segundo matéria do blog o reservatório, que vem se deteriorando no decorrer dos anos com a falta de reparo e avaliação técnica por parte das autoridades.

As fotos postadas no blog comprovam o avançado estado de destruição da estrutura. Outro fato levantado pelo blog é que nada pode ser feito no momento, já que as chuvas na região na dão trégua e a água está corroendo ainda mais aquela à estrutura. O pior, é que a água agora, além de escavar a base da ponte, está começando a levar o aterro da própria rodovia, como se vê na segunda imagem.


Foto e Fonte: Lenilson Azevedo

Três pessoas morrem afogadas após sangrias de açudes no RN

O Centro de Gerenciamento de Emergência do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil (Cgedc) anunciou na tarde desta quarta-feira a morte de três pessoas desaparecidas nos municípios de Várzea, São José do Mipibu e Boa Saúde. O órgão informou que as mortes teriam ligação com os transbordamentos dos açudes dos municípios.


O Cgedc encontrou o corpo de um homem de 43 anos, que morreu afogado em um açude que transbordou no município de Várzea, a 94km de Natal. A vítima teria entrado no açude para tomar banho, não conseguiu sair e desapareceu.  

Os dois homens desaparecidos nos municípios de Boa Saúde e São José do Mipibu foram encontrados por uma equipe do Corpo de Bombeiros, dentro de açudes que transbordaram. Eles aparentam ter entre 40 e 50 anos.

Município de São Miguel realizará a I Semana Antidrogas

O município de São Miguel realizará entre os dias 09 e 14 de maio a sua I Semana Antidrogas que tem como tema “Toda a Sociedade em Ação Contra o Álcool e Outras Drogas”. Durante toda a semana serão realizadas diversas atividades e ações para os diversificados públicos. As ações serão desenvolvidas nas escolas, instituições públicas e privadas e igrejas.

O objetivo da I Semana Antidrogas do município de São Miguel é alcançar toda a população micaelense para que juntos possamos refletir e reagir com relação á problemática do uso do álcool e de diversas outras drogas que a cada estão mais presentes em nosso município, nas nossas escolas, casas e no nosso ciclo social.

Neste primeiro momento de ações o foco principal é refletir sobre a questão e dar a mesma o caráter que ela possui de fato, construir uma perspectiva nova onde o alcoolismo e a dependência química em geral, possam ser reconhecidos como doença e assim serem tratadas devidamente e acima de tudo prevenidas.

A partir deste movimento de conscientização e educação a cerca do tema principal desta I Semana Antidrogas toda população passará a conhecer melhor sobre o assunto do álcool e outras drogas e assim poderá ocorrer o maio engajamento de toda sociedade neste luta. O lançamento oficial da semana antidrogas acontecerá as 08h00min da manhã da segunda-feira (09) na Loja Maçônica Dr. José Torquato de Figueiredo.

Fecam/RN promove encontro de vereadores com palestra do vice-presidente Michel Temer

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) promove no dia 7 de maio, o 7º Encontro de Vereadores do RN. O evento acontecerá às 9h, no Praiamar Hotel, em Natal e terá a presença do vice-presidente da República Michel Temer, que irá proferir palestra sobre reforma política no Brasil. Na ocasião ocorrerá também a posse da nova diretoria da Fecam/RN, que tem no comando o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins.

Robinson Faria visitará a Barragem Armando R. Gonçalves

O vice-governador Robinson Faria estará em Assu, nesta quinta-feira para uma visita a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e verificar in loco a situação das áreas do município de Ipanguaçu atingidas pelas enchentes.  Depois disso, Robinson Faria acompanhado de técnicos da SEMARH e Idema, vai se reunir com os prefeitos da região no gabinete do prefeito do Assu, Ivan Júnior para ouvir as demandas existentes e determinar as ações de contingências.  Os engenheiros e geólogos da SEMARH e Idema que acompanham o vice-governador Robinson Faria, também farão as análises dos aspectos técnicos para que medidas de prevenção sejam adotadas.

Gesane quer reduzir carga para servidores com filho

A deputada Gesane Marinho (PMN), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, apresentou a proposta de um projeto de lei que reduz em duas horas diárias a carga horária de trabalho para servidores que cuidem de filhos com necessidades especiais. A proposta foi apresentada em audiência pública na manhã desta terça-feira, 03, que debateu o papel do Estado na assistência às famílias de pessoas com deficiência. “Eu defendo a redução da jornada do serviço público. É um projeto que não está pronto, pode sofrer alterações. O Estado do Rio de Janeiro e de Sergipe, alem de cidades como Belo Horizonte (MG) já tem leis como esta. Em Sergipe a redução é de 50%. Mas estamos pedindo duas horas diárias sem perda salarial. Tenho certeza que o Estado deve se inspirar nestas experiências e promover este grande passo”, defendeu Gesane.

Deputados querem negociar fim da greve

A greve dos professores da rede estadual, iniciada ontem (3) foi o tema predominante na sessão plenária desta quarta-feira, 4. Todos os deputados que se pronunciaram manifestaram preocupação com a interrupção das aulas e se propuseram a intermediar as negociações entre o governo e o sindicato, a fim de se chegar a um consenso para a retomada do ano letivo.

Marcia diz que nove escolas foram sorteadas

A deputada Márcia Maia (PSB) informou que a Assembleia selecionou nesta quarta-feira, 04, nove escolas para participar da próxima edição do projeto Parlamento Mirim, criado em 2009 pela AL, sob iniciativa da parlamentar. Ela disse ainda que este ano o projeto vai ganhar uma edição ampliada.

Mossoró: Buraco sem sinalização ‘colhe’ motocicleta em via do bairro Santo Antônio

A existência de um buraco a céu aberto sem sinalização no cruzamento das ruas Ferreira Itajubá com 6 de Janeiro, bairro Santo Antônio, acarretou num acidente na noite desta quarta-feira.
O motociclista Bruno Rodrigues foi colhido ao passar nas proximidades do buraco, que cedeu com o peso do veiculo.