quarta-feira, maio 05, 2010

IMAGEM DO DIA

Rafael, como é conhecido, ficou desfigurado devido a uma doença genética que provocou o crescimento de tumores benignos que lhe deformaram o rosto. Apesar de ter recebido alta ontem, 4 de Maio, esperam-no ainda vários meses de recuperação.

Dois terços do rosto de Rafael foram substituídos por tecidos, artérias e veias de um doador que já tinha falecido.

No sentido de encorajar novas doações Tomas Gomez Cia, chefe da unidade de cirurgia plástica do hospital de Sevilha, onde Rafael foi operado, sugeriu ao doente que falasse à comunicação social.

Em conferência de imprensa, rodeado da mãe e da irmã, Rafael agradeceu à família do doador e à equipe médica dizendo: "Sinto felicidade e alegria. Obrigado."

Rafael teve uma boa reacção à sua imagem quando se viu ao espelho. Já tem sensibilidade nos lábios e consegue diferenciar o quente e o frio.

Entre totais e parciais, apenas 11 pessoas receberam transplantes de face em todo o mundo. Espanha, China, França e Estados Unidos, estão entre os países onde já se realiza o procedimento.

A BATALHA FINAL

Os dois clubes de maior torcida no Brasil começaram a pensar 2010 praticamente juntos, em cidades vizinhas. O Corinthians fez pré-temporada em Itu, no interior de São Paulo, e logo ali ao lado, em Porto Feliz (a 25 km), o Flamengo fez a sua. O foco, por sinal, era o mesmo: a Taça Libertadores da América. Só que o destino quis que as duas equipes se enfrentassem logo nas oitavas de final. E por isso, para Timão ou Fla, o planejamento do ano vai por água abaixo após o duelo desta quarta-feira, no Pacaembu, às 21h50m (de Brasília). A TV Globo exibe para todo país, com exceção dos estados de PE, MG, RS e da cidade de Santos-SP, e o SporTV transmite para todo Brasil, menos RJ e SP. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os times e suas torcidas antes mesmo do jogo, às 18h30m.

Corintianos e flamenguistas lutam para seguir vivos na competição sul-americana e evitarem um fracasso precoce. A equipe carioca, porém, está em vantagem. Tudo por conta da vitória por 1 a 0 no Maracanã, quarta-feira passada. Assim, se quiser passar às quartas para encarar Alianza Lima ou Universidad de Chile, o Alvinegro tem de ganhar por 1 a 0 para decidir nos pênaltis ou por dois ou mais gols de diferença. Não à toa, a comissão técnica treinou nos últimos dias uma blitz contra o adversário.

O que penso de um jogo de futebol é que você pode ter todas as boas intenções, mas o adversário pode não permitir. É óbvio que vamos pressionar o Flamengo, porém tudo vai depender da nossa competência – disse Mano Menezes, técnico do Corinthians.

Por falar em competência, a de Ronaldo será mais uma vez colocada à prova. Na ida, no Rio de Janeiro, ele pouco fez. Mostrou que além de estar fora de forma, está com problemas técnicos. Mas Mano continua apostando suas fichas nele. Sempre com cobrança.

Chegou a hora mesmo de o Ronaldo dar uma resposta forte. E ele tem condições para isso.

No Flamengo, mais do que nunca, Adriano e Vagner Love terão de mostrar uma produtividade até agora pouco vista na Libertadores. O Imperador marcou apenas dois gols nos quatro jogos em que participou. Já o Artilheiro do Amor ainda não justificou o seu apelido. Apesar dos 15 gols marcados no Carioca, marcou apenas duas vezes nos sete jogos que disputou na competição.

É indiscutível a qualidade deles, o nível técnico... Como o Corinthians também tem jogadores deste nível. Mas tem que funcionar toda a engrenagem do nosso time para que Adriano e Love possam fazer a diferença disse o técnico Rogério Lourenço.

Mas se depender do retrospecto do Flamengo em 2010, a vaga para as quartas de final deve ser conquistada. Afinal, dos 25 jogos no ano, o time só teve um resultado que daria a classificação ao Corinthians. Trata-se da derrota por 2 a 0 para o Universidad Católica, no último dia 14, em Santiago. Foi a única vez que o Fla perdeu pela diferença de dois gols e que deixou de balançar as redes. As outras três derrotas na temporada foram por um placar que garante os rubro-negros nas quartasl: 2 a 1 para o Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara; para a Universidad de Chile, em Santiago, pela Libertadores; e para o Botafogo, na final da Taça Rio.

Sabemos da importância que temos e queremos fazer gol. Mas sabemos da dificuldade que vamos encontrar. Nosso time tem bala. Vamos ter dificuldades, o Corinthians vai vir para cima, mas temos jogadores rodados aqui - declarou Love.

As equipes e suas armas

É certo que o Corinthians terá duas novidades em relação ao time que perdeu na semana passada. Existe ainda a possibilidade de uma terceira alteração, mas essa Mano manterá em sigilo.
As mudanças já confirmadas são as entradas do goleiro Felipe e do lateral-direito Alessandro nos lugares de Julio Cesar e Moacir, respectivamente. Os dois estão recuperados de lesões musculares na coxa direita e prontos para atuar. O camisa 1 não atua desde 24 de março e o camisa 2, oficialmente, desde 7 de março.

Outra mudança que pode estar nos planos do técnico corintiano é o retorno do esquema com três homens de frente, que consagrou o Timão no primeiro semestre do ano passado. Assim, ele tem duas opções. Colocar Jorge Henrique no lugar do meia Danilo ou então sacar um volante para a entrada do atacante.

É o problema do técnico querer colocar todos os jogadores. Mas você tem de tirar um ou dois. Trabalhamos com Jorge, com Matías (Defederico), com Iarley – desconversou Mano.

No Flamengo, Rogério Lourenço tem apenas um problema: Michael. O jogador foi expulso na partida de ida, no Maracanã, e dará lugar a Vinicius Pacheco. O meia, aliás, está empolgado com a oportunidade e promete dar força ao contra-ataque rubro-negro.

Não pode ficar com a bunda esperando lá atrás – disse.

COPA DO MUNDO 2010

Chile


Em 1960, um terremoto arrasou o Chile e quase obrigou a mudança de sede da Copa de dois anos depois;

O atacante Leonel Sánchez foi um dos artilheiros da Copa de 1962, com quatro gols. Além dele, os brasileiros Garrincha e Vavá, o húngaro Florian Albert, o iuguslavo Dragan Jerkovic, e o russo Valentin Ivanov dividiram a posição.

Chile e União Soviética teriam de se enfrentar na repescagem das eliminatórias de 1974. As seleções empataram em Moscou. Os soviéticos, no entanto, não se apresentaram para a partida em Santiago. Alegaram que não reconheciam o governo do ditador Augusto Pinochet e que o estádio Nacional, onde seria realizada a partida de volta, era utilizado como prisão política pelo governo chileno. Sem rival, o Chile entrou em campo, deu o pontapé inicial e fez um gol contra a meta vazia.

“A torcida está muito contente com a equipe, sempre presente nos estádios durante as Eliminatórias. Conseguiram bons resultados, tiveram boas atuações em alguns jogos. Alexis Sánchez e Cláudio Bravo foram os melhores. Valdivia não jogou muito, mas quando jogou foi muito importante para a equipe. Foi muito bem nos últimos jogos. Há muita esperança de uma boa campanha na Copa. A ideia é que se chegue pelo menos às oitavas de final, mas o objetivo é ir às quartas.”

José Acosta, repórter do jornal chileno "La Tercera"

O CRAQUE
NOME: Jorge Luis Valdivia Toro
IDADE: 27 Anos
POSIÇÃO: Meia - Atacante
EQUIPE: Al Ain

Prefeito José Sally recebe indenização da imprensa local

O juiz da Comarca de Cruzeta, Peterson Fernandes Braga, proferiu sentença que condenou o periódico "Informativo Opinião" de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores-PT de Cruzeta, à indenizar José Sally de Araújo, com o valor de R$ 3.000,00 para fins de reparação pelo dano moral imposto.


De acordo com o magistrado, o jornal ultrapassou os limites constitucionais assegurados à liberdade de expressão e efetivamente maculou a honra pessoal do autor da Ação de Indenização por danos morais.

A conclusão do juiz é baseada em diversos trechos do Informativo em que o prefeito é acusado de charlatanismo, de administrar sob a pena de chicote, de utilizar dinheiro de botija para concretizar alianças políticas, de ser um ditador, além de ridicularizá-lo com uma charge, que de forma subliminar, atribui à José Sally, comportamento ilícito.

O magistrado acrescenta que a publicação também ultrapassou os limites do Artigo 27 da Lei de Imprensa e ofendeu o patrimônio imaterial do autor, pois praticou ato injurioso e difamante contra a pessoa de José Sally e, portanto, tem o dever de reparar a lesão provocada.

O jornal apelou da sentença junto ao TJRN mas os desembargadores da 3ª Câmara Cível negaram o provimento de acordo com o voto do relator, desembargador Saraiva Sobrinho, que argumentou dizendo que a liberdade de imprensa é um dos baluartes da democracia, tendo como importante papel a fiscalização de atos dos homens públicos, contudo, deve sempre obedecer aos limites estabelecidos na Constituição Federal, notadamente o direito de cada um ter resguardada sua honra, intimidade e vida privada.

Assu

O 3º Promotor de Justiça, Alexandre Gonçalves Frazão abriu inquérito tomando por base as declarações do senhor Francisco de Assis da Silva, que na semana passada, relatou ao Ministério Público o risco de desabamento da estrutura física da Escola Municipal Janduís, localizada no bairro Cohab, em Assu. O Ministério Público enviou ofício ao prefeito Ivan Lopes Júnior (PP) e também a Secretaria Municipal de Educação para responder o ato.

De acordo com o documento, o inquérito irá investigar o risco de desabamento e as condições de funcionamento da estrutura física da Escola Municipal Janduís. O promotor solicitou ao Corpo de Bombeiros, para que, com urgência, realize vistoria no prédio escolar, elaborando laudo, amparado em fotografias e croquis, que esclareça se há risco iminente de desabamento de alguma parte da estrutura física, se há qualquer tipo de comprometimento da estrutura física que a torne imprestável para o funcionamento de escola. O promotor também quer saber se foi tomada qualquer medida pertinente ao poder de polícia ante eventual irregularidade grave constatada.
Marcos Dantas

Caicó


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN está agendando com o governador Iberê Ferreira (PSB) para os próximos dias, uma reunião com a classe empresarial de Caicó e a presidência da Fiern para discutir a construção do Distrito Industrial da cidade. Em contato com o Blog, o ex-secretário-adjunto da Sedec, caicoense José Rufino que vem se dedicando as questões relacionadas ao Distrito, confirmou que a reunião com Iberê deve ser marcada para os próximos vinte dias. Mesmo estando atualmente na presidência do IPEM, Rufino recebeu a missão do secretário Segundo de Paula de permanecer à frente das discussões sobre o distrito.

De acordo com ele, depois do projeto de lei que criou o distrito ter sido sancionado pelo prefeito Bibi Costa, o próximo passo será a Fiern criar o Plano Diretor da área e contratar o estudo de impacto ambiental. Depois, o Governo do Estado fará todo o acesso ao local, e a articulação para levar água, telefonia celular e energia, que passa dentro do local. As construções são de responsabilidade de cada empresário.

Rufino explicou que o empresário apresenta o seu projeto e uma equipe, possivelmente formada por representantes da Sedec, Prefeitura e Fiern vai definir a área que cada empresa terá direito para construir, e um limite de expansão para o futuro. O Distrito Industrial, que na verdade se chamará de "Condomínio Empresarial" será localizado nas terras que pertenciam ao agropecuarista Rubens de Ezequiel, na estrada que dá acesso à Jucurutu. A escolha do local foi feita pelos próprios empresários, que em meados de 2008 visitaram, na companhia do prefeito Bibi Costa, as terras de Rubens Ezequiel.
Marcos Dantas

Parelhas

O vereador Aurélio Macêdo (DEM) entrou em contato com o Blog de Marcos Dantas para denunciar que a Prefeitura Municipal de Parelhas está em atraso com alguns fornecedores e também com motoristas que prestam serviços a instituição. O vereador que integra a oposição ao prefeito Francisco Medeiros (PT) já fez pronunciamento na sessão da Câmara Municipal e também usou rádios de Parelhas para falar sobre o caso. O Blog também entrou em contato com a Prefeitura, para esclarecer as denúncias.

Por telefone, o prefeito Francisco Medeiros preferiu não bater boca com o vereador oposicionista e acusou o parlamentar de ter ficado chateado porque ele foi ao rádio prestar esclarecimentos à população sobre dívidas deixadas pelo ex-prefeito Arnaud Macêdo (DEM), pai de Aurélio. "Eu sou consciente que não faltei com a verdade em momento algum e, como prefeito, me senti na obrigação de prestar contas desses precatórios à população, já que faz parte da realidade. O intuito não foi ofender ninguém", justificou. Sobre às acusações feitas pelo vereador, o prefeito respondeu: "Ele não mora em Parelhas e por isso não conhece a realidade do município. Aurélio reside em Santa Cruz e permanece em Parelhas apenas nas quintas-feiras, dia de sessão na Câmara", frisou.
Marcos Dantas

Lagoa Nova

Nem toda a oposição em Lagoa Nova está com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o Governo do Estado. O vereador Luciano Santos (PP), que segue a orientação política da ex-primeira-dama Gracinha Dantas, líder do PMDB local, soltou o verbo e cobrou ações da governadorável do DEM. "Fica essa desconfiança. Ela sempre prometeu visitar Lagoa Nova e não veio. Trabalhamos para ela em 2006 e até hoje não recebemos nenhum obrigado", argumentou. O vereador pepista alegou também que a senadora precisa enviar alguma emenda para o maior município da Serra de Santana. "A gente não vota por votar. Não sou daqueles que se contenta com coisas pessoais", frisou.

O vereador não dispensou nem mesmo o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). "Não estou animado para votar com Henrique. Ele também precisa enviar recursos para Lagoa Nova. Como vou para rua pedir votos para ele? Eu já solicitei algumas emendas, mas ele não mandou nada", alegou. Luciano Santos foi o coordenador da campanha estadual em 2006 e disse que só teve prejuízos. "Rosalba saiu de Lagoa Nova, com votos para o senado e nunca agradeceu por isso. Tive uma despesa danada e ainda saí com processo que até hoje respondo", disse lembrando uma confusão que aconteceu em 2006 com uma dona de uma loja que fez bonés com o mesmo "V" da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), candidata apoiada pelo sistema do prefeito Erivan Costa (PSB).

Sobre a adesão do vice-prefeito Ronaldo Alves (PSB) e do ex-prefeito Genilson Borges Pinheiro (PTB) a candidatura de Rosalba, Luciano Santos cobrou empenho dos novos aliados. "É bom que eles façam como Dona Gracinha e eu, coloquem o pé na estrada e saiam de porta em porta pedindo votos. No mais, vejo com alegria e espero que essa adesão tenha firmamento sólidos com o projeto sério para Lagoa Nova", finalizou.
Marcos Dantas

Florania


Os cinco vereadores filiados ao PSB, PT e ao PMDB já tinham adiantado que quando o prefeito Sinval Salomão (PTB) se aproximou do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), via o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), eles iniciaram um processo de afastamento. A assessoria do governador até tentou unir os parlamentares da oposição e o prefeito na campanha de Iberê, mas o clima da política local em Florânia não é muito amistoso. Desde 2008, quando Sinval Salomão conseguiu tomar a Prefeitura com 186 votos de maioria, o clima é de bastante radicalismo.

A oposição que é integrada pelo presidente da Câmara, Geivani Cruz (PSB), Saint Clair, o Galo (PT), Josineide Tavares, a Galega do Leite (PT), João Maria (PMDB) e Paulo Nobre (PMDB) fazem oposição sistemática e nos últimos dias o prefeito Sinval Salomão rebateu algumas críticas que seus opositores tinham feito a sua administração na Rádio Comunitária. Os vereadores não gostaram da maneira que o prefeito alfinetou eles e o clima ficou mais pesado. Todo o grupo da oposição, incluindo os ex-vereadores e suplentes também vão embarcar na candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) em Florânia. O ex-prefeito Flávio José (PT) continua apoiando o projeto de reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).



Carnaúba dos Dantas

A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas fez um levantamento das comunidades do município não atendidas pelo programa "Luz Para Todos" e agora serão incluídas na universalização da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). O prefeito Alexandre Dantas entregou à empresa uma relação com novos projetos de energia rural, dentro do programa de universalização previsto na resolução ANEEL Nº 223/2003.

De acordo com o documento, as comunidades cadastradas pela prefeitura foram: Água Doce, Areia das Cobras, Cachoeira Branca, Cunha, Carnaúba, Carnaúba de Baixo, Celestinos, Ermo, Ermo de Baixo, Forte, Marimbondo, Mufumbal, Pinturas, Rajada, Ramada, Salitre e Xique-Xique. Ao todo, o prefeito entregou 25 projetos que serão atendidos dentro de um cronograma de execução a ser cumprido pela Cosern.

Cruzeta

O deputado Poti Júnior (PMDB) ganhou mais uma adesão no Seridó. A vereadora Maria de Lourdes (PMDB), que é aliada do ex-prefeito Geraldo Alves (PMDB) anunciou apoio ao parlamentar em Cruzeta. Em 2008, a vereadora teve 349 votos e integra a bancada de oposição ao prefeito José Sally (PSB). Maria de Lourdes já fechou toda sua chapa. Para o Governo e Senado votará nos candidatos de Geraldo Alves: a governadorável Rosalba Ciarlini (DEM) e nas reeleições dos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino
Maia (DEM).

Para deputado federal, a vereadora peemedebista confirmou voto ao deputado Betinho Rosado (DEM), o mesmo do ex-prefeito que lidera o PMDB em Cruzeta há anos. Geraldo Alves já anunciou apoio ao deputado Nelter Queiroz (PMDB). O vereador Dudu Machado (PMDB) é outro aliado que voto no deputado Ricardo Mota (PMN). Já Maria de Lourdes justificou o voto a Poti Júnior não só por ele ser do PMDB, mas lembrou laços de amizade com a sogra do deputado, Sandra Costa, que é de Caicó.
Marcos Dantas

Lideranças do Oeste confirmam presença no Encontro do PR

Mais de dez municípios da região já confirmaram presença no Encontro do PR que vai acontecer no Hotel Vila Oeste

No próximo sábado (08), o Partido da República (PR vai realizar mais um grande encontro do partido, desta vez em Mossoró. O presidente do PR no Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia, deve chegar ao Estado na quinta-feira. Estão sendo convocados as lideranças e correligionários do PR das cidades de Baraúna, Upanema, Felipe Guerra, Gov. Dix Sept Rosado, Apodi, Grossos, Tibau, Areia Branca, Serra do Mel e Mossoró, cidade cede do evento.

O encontro em Mossoró terá início a partir das 8h do sábado, no Hotel Vila Oeste. No encerramento do evento será servido um almoço de confraternização. Um grande número de correligionários do PR da região Oeste já confirmou presença. De acordo com o deputado João Maia será mais uma grande oportunidade de ouvir as lideranças políticas do PR de cada município do Oeste e definir metas.

Nos últimos dias 24 e 25 de Abril, o PR reuniu uma grande quantidade de lideranças nos Encontros Regionais do Médio e Alto Oeste. Os encontros do Partido tem como meta o lema usado pelo partido no RN: Pensar, Planejar e Fazer o Bem Comum, em uma sociedade livre, pluralista e participativa.
Edson

Mossoró


A sexta edição da Feira do Livro de Mossoró será lançada nesta quarta (5) às 10h no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Esse ano, a Prefeitura investirá R$ 240 mil no evento que estimula a leitura e à produção literária.

Dos R$ 240 mil que serão investidos na feira, cerca de R$ 200 mil serão para aquisição de livros para reforçar o acervo da Biblioteca Municipal e principalmente serem distribuídos nas escolas da rede municipal de ensino. A informação é do secretário da Cidadania, Chico Carlos (PV).

O restante do investimento será para manutenção e logística da feira que acontecerá de 03 a 08 de agosto na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Carlos Santos

São João do Sabugi

O ex-vereador da cidade São João do Sabugi, José Artur Feitosa, mais conhecido por TUCA FEITOSA, foi vítima de acidente de carro na manhã desta segunda feira. Tuca Feitosa dirigia sua caminhonete D-20 de placas MYV 4040-CAICÓ-RN,quando perdeu o controle da direção e capotou.


O acidente ocorreu na rodovia que liga São João do Sabugi a Caicó. A caminhonete ficou a 300 metros da pista de rolamento. Depois da gravidade do acidente e do susto, Tuca sofreu apenas escoriações leves. Foi levado ao hospital, medicado e liberado.

Acari

Mais de 700 peças de motocicletas sem a devida comprovação fiscal foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal no município de Acari aqui no Seridó.

Segundo informações da PRF, a mercadoria era transportada por Francisco de Assis de Sousa, de 43 anos, quando os policiais apreenderam por volta das 10h15 de ontem (3), no Posto da PRF da Serra da Rajada. O veículo que transportava as peças era uma caminhonete L 200, de placas HXV 3239/CE.

A ocorrência foi encaminhada à Secretaria de Tributação Estadual, em Currais Novos.
Cardoso Silva

Inscrições Prorrogadas

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) prorrogou para o dia 9 de maio o prazo para as inscrições do concurso da saúde. Estão sendo ofertadas 2.450 vagas a candidatos de nível médio e superior. Os interessados poderão se inscrever pelo site http://www.funcab.org mediante pagamento de taxa de R$ 60 para nível médio e R$ 95 para superior. As inscrições serão feitas exclusivamente via internet.

As remunerações para o nível superior podem chegar até R$ 2.100 (no caso dos médicos), mais gratificação de R$ 1.100. Para os demais cargos que exigem diploma de 3° grau, os salários deverão atingir R$ 1.050 com acréscimo de gratificação no valor de R$ 350. A remuneração para os cargos de nível médio será de R$ 530, mais gratificação de R$ 270.

Os cargos que exigem diploma de nível superior são: médico (nas especialidades: anestesiologista, broncoscopista, cardiologista, cardio-pediatra, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião vascular, clínico geral, endoscopista, geneticista, gineco-obstetra, pneumologista, psiquiatra, psiquiatra infantil, tomografista, médico do Trabalho, ultrassonografista e urologista), biomédico, enfermeiro, farmacêutico e farmacêutico bioquímico, entre outros.

Para o nível médio, há vagas para técnico em análises clínicas, necrotomista, técnico em enfermagem, técnico em hemoterapia, e técnico em radiologia.

As oportunidades são para os municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Santo Antônio, Canguaretama, Mossoró, Apodi, Caraúbas, João Camara, Caicó, Currais Novos, Acarí, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Assú e Angicos.

Mais informações pelo telefone (84) 3082-7177.

Apodi

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh), está concluindo mais duas importantes obras no interior do Estado: o Parque Ecológico e o Balneário Santa Cruz do Apodi, no município de Apodi. A obra, já em execução com 80% de avanço físico, tem previsão de término para o final de junho.

"Nossa meta é preservar, conservar e ampliar a área de mata ciliar que protege o Rio Apodi e deixar um importante legado para a população do interior do Estado", afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Lázaro Mangabeira.

O projeto, com investimento avaliado em mais de R$ 2,6 milhões, também servirá como uma ferramenta de interiorização do turismo, promovendo a arrecadação pública e o desenvolvimento do município. "O Parque Ecológico e o Balneário de Santa Cruz atenderão à demanda de toda a região no que diz respeito à atividade esportiva e ao ecoturismo, atividade já bem presente na região", explicou o subcoordenador de obras da Semarh, Nilvan Dantas.

Nilvan explicou ainda que toda a construção foi projetada com características de arquitetura simples e de baixo custo, porém modernas, privilegiando o clima da região com amplos espaços cobertos em estilo colonial. Além disso, o projeto também atendeu à solicitação da população local e adequou as barracas já existentes, que se encontravam em estado precário de conservação, aos critérios sanitários, higiênicos e de segurança.

Parque Ecológico
O complexo contará com uma praça de alimentação (com dez unidades de quiosques/restaurantes), um parque aquático com piscina/chafariz e fonte jorrante, imitando o sangradouro da barragem, quadras poliesportivas e campo de futebol, além de jardins e playgrounds. O parque tem ainda um estacionamento para 500 carros e um bloco administrativo, com auditório e toda infra-estrutura necessária.

Parnamirim

Os vereadores de Parnamirim aprovaram ontem projeto de Lei que implanta o auxílio-transporte para os servidores públicos municipais. A votação foi adiada por duas vezes.

O projeto, de autoria do Poder Executivo, sofreu modificações com o acréscimo de emendas do vereador Gildásio Figueiredo (PSB). E com o plenário da Câmara lotado os servidores e professores em greve há quase um mês, levaram faixas e cartazes para protestar durante a sessão.

São José do Campestre

A bola voltou a rolar nesta terça-feira, dia 4, para a 4ª Taça RN de Futsal - etapa de São José de Campestre. Seis equipes disputaam o título da 5ª fase da competição: TDB/São José de Campestre, União/Goianinha, Educação Física/FARN, Juventude/Lagoa D’Anta, Santo Antônio e Bahia/São José de Campestre. A etapa Campestre segue até o próximo domingo.

Na próxima semana, segundo Clóvis Gomes, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, as etapas de ASSU e Guamaré finalizam a fase de classificação. “O futsal no interior sempre foi bem recebido e mais uma vez a Taça RN tem levado grandes públicos para o interior. Restam, além de Campestre, ASSU e Guamaré para que possamos realizar a Fase Final, programada para começar no próximo dia 17 em Natal”, afirmou Clóvis.

Como disse o presidente da FNFs, a Fase Final da Taça RN será disputada em Natal, no ginásio Nélio Dias, da Zona Norte, a partir do próximo dia 17 de maio, com a participação dos sete campeões de cada etapa, mais o vice-campeão da etapa Natal – Casa de Saúde São Lucas. Já foram disputadas, além da etapa de Natal (campeão: ABC/Art&C), as etapas de Afonso Bezerra (Rebolado), João Câmara (Madeireira Oriental) e Tangará (Pinha).

Caiçara do Norte

O ex-prefeito do município de Caiçara do Norte José Edilson Alves de Meneses teve seu pedido negado pela Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em sessão realizada no dia 20 de abril.

A defesa de José Alves pediu que a Corte revisse a decisão do Juízo da 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte que havia recebido a peça inicial da ação de improbidade administrativa contra ele, em decorrência de irregularidades cometidas na gestão, no período de 2001 a 2004.

O Município firmou Termo de Responsabilidade de nº 1899-MPAS/SEAS, em 2001, com o Ministério da Previdência e Assistência Social, para a construção de uma creche. Em 2008, O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a inexecução do prédio e condenou o gestor por improbidade administrativa, determinando o ressarcimento dos valores não aplicados na obra contratada.

O Ministério Público Federal, então, apresentou denúncia contra José Alves, por falta de prestação de contas e desvio de recursos públicos.

O ex-prefeito ingressou com medida para que esta Corte se pronunciasse a respeito do recebimento da ação de improbidade e revisse a decisão de primeiro grau que acolheu o pedido inicial de apuração das denúncias.

A defesa alegou que a lei de improbidade administrativa não se aplicaria aos prefeitos, defendendo a inconstitucionalidade da Lei número 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrtiva).

O desembargador federal Paulo Gadelha, relator do processo no TRF5, afirmou que a exclusão de responsabilidade contida na citada lei diz respeito apenas a ministros de estado, mas não se estende a prefeitos. O resultado foi à unanimidade dos julgadores.



TRE inocenta deputada acusada de infidelidade partidária


A deputada estadual Gesane Marinho foi inocentada da acusação de infidelidade partidária. Por unanimidade, com sete votos favoráveis, o Tribunal Regional Eleitoral manteve o diploma da parlamentar, que era acusada de infidelidade por ter sido eleita pelo PDT e ano passado ter se filiado ao PMN. O relator do processo, juiz Marcos Duarte, entendeu que a parlamentar foi vítima de “grave discriminação pessoal”. “Os mandatos pertencem aos partidos, mas não é em toda situação que o partido pode reivindicar a cadeira parlamentar, sobretudo quando é provada a grave discriminação pessoal”, sustentou em seu voto, o juiz, que foi seguido pelos demais integrantes da Corte.

Entre os exemplos de discriminação relatados pela defesa da parlamentar estava a repetida exclusão da deputada de discussões importantes para a sigla e o fato do PDT ter negado legenda ao irmão de Gesane, Bertone Marinho, com o objetivo “de prejudicar sua eleição para vereador do município de Natal no pleito de 2008”. Favorável à parlamentar havia até mesmo o depoimento do ex-presidente estadual da legenda, Álvaro Dias, que confirmou a liberação do partido para Gesane Marinho deixar o PDT.

O parecer do procurador regional eleitoral, Ronaldo Sérgio Chaves, foi contrário a cassação da parlamentar. Ele argumentou que ficaram provadas as “divergências significativas” entre a parlamentar e o PDT. O advogado de defesa da parlamentar, Paulo de Tarso Fernandes, fez sustentação oral e sustentou a tese que Gesane Marinho sofreu discriminação dentro do partido. Além disso, o advogado também enfatizou que o PDT nacional não tem legitimidade para requerer o mandato, já que, mesmo se a deputada perdesse o mandato, o partido não iria recompor a bancada pelo fato do primeiro suplente da coligação não ser pedetista.

Atuando como “litisconsorte” no processo, o advogado Lúcio Martiniano, que representa José Roberto de Morais, sexto suplente da coligação e o primeiro do PDT, negou que a parlamentar tenha sofrido discriminação no partido. Ele lembrou, inclusive, que uma denúncia feita por um filiado contra Gesane Marinho não chegou nem mesmo a ser analisada pela direção estadual. O advogado do PDT nacional, Marcos Ribeiro, defendeu a cassação do mandato da deputada. Enfatizando que a parlamentar cometeu infidelidade partidária, o advogado disse que Gesane nunca foi discriminada dentro do PDT. Ele disse que um exemplo do tratamento dispensado pelo partido a deputada é que ela era vice-presidente estadual da legenda.

Ele ressaltou que a determinação da cúpula nacional do partido é reaver o mandato de todos os “infiéis”. O advogado confirmou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.