sábado, novembro 06, 2010

ENQUETE: Quem será o Grande Campeão do Brasileirão 2010

Há cinco rodadas para o fim do Brasileirão 2010, o blog lança uma enquete para saber a opinão dos leitores sobre quem será o grande campeão brasileiro deste ano. Na briga direto pelo titulo estão Corinthians e Cruzeiro  a um ponto do líder  fluminense que soma 58 pontos, em quarto aparece o Botafogo com 54 pontos e logo a traz Santos e Internacional com 50 pontos cada.


 

Caern amplia a distribuição de água em João Câmara

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou nesta sexta-feira (5) a montagem dos novos equipamentos, que vai resolver o problema de desabastecimento registrado nos últimos 30 dias no município de João Câmara. Com as novas bombas, a oferta de água passará de 400 mil para 500 mil litros por hora.

O sistema de João Câmara é abastecido através da captação de Pureza, também responsável pela oferta de água para Taipu, Poço Branco e Bento Fernandes. A adutora, com mais de 40 quilômetros de extensão, atende ainda a 20 comunidades rurais, que recebem água de boa qualidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas que atuam no setor primário da economia, trabalhando na agricultura e na pecuária.

Ex-prefeito de Pau dos Ferros tem direitos políticos cassados pelo TCE e Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros acatou o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que desaprovou as contas referentes ao exercício de 2004, durante a gestão do então prefeito Nilton Figueiredo (PP). A sessão foi na manhã desta quinta-feira (04).
Seis vereadores presentes a sessão, Manoel Florêncio, Eraldo Alves, Zélia Leite, Gilson Rêgo, Itacira Aires e Socorro, votaram favorável a manutenção do parecer do TCE, mesmo com a ausência dos três vereadores que dão sustentação política a Nilton. Com a decisão, o ex-prefeito torna-se inelegível por oito anos, e terá seus direitos políticos cassados, não podendo se candidatar nas próximas eleições, por exemplo.

Jornalistas são demitidos da TV Tropical

Os jornalistas e apresentadores da TV Tropical, Túlio Lemos e Daniela Freire foram sumariamente demitidos. A direção da emissora andava irritada com as críticas ao senador José Agripino, dono da TV, pelo “Jornal de Hoje” do qual Túlio é editor de política e Daniela, colunista.

Daniela apresentava o programa “Encontro com a Notícia” e Túlio Lemos o Caso de Polícia. A notícia da demissão dos jornalistas saiu no blog de Ailton.

Galinhos, São Miguel do Gostoso e o Seridó são destaque no jornal O Globo

Leitores e assinantes do jornal O Globo puderam ver na edição desta quinta-feira (4) um Rio Grande do Norte, até então, desconhecido para muitos. O caderno Boa Viagem da publicação estampava uma reportagem especial sobre o Estado. Além das paisagens seridoenses, o repórter Bruno Agostini destacou as praias de Galinhos e Gostoso.
A matéria ainda é resquício da press trip (viagem para jornalistas) voltada para o ecoturismo, trazida pela Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), em agosto. A iniciativa teve ainda a parceria da GOL Linhas Aéreas, Sebrae e o trade potiguar.

Vale salientar que o Turismo de Aventura/Ecoturismo é um dos segmentos mais explorados pelas duas últimas gestões da Emprotur. Além das viagens para jornalistas, o Rio Grande do Norte sediou campeonatos de surf e kitesurf e provas de rallys, com destaque para o Rally dos Sertões, que passou pelas terras de Cascudo no ano passado.

Vice-prefeito de João Câmara assume o comando

Ao assumir o cargo de prefeito interino do município de João Câmara, em virtude do pedido de licença do titular Ariosvaldo Targino para tratamento de saúde, Tico Melo foi a Secretaria de Tributação(tesouraria) onde se reuniu com a tesoureira Ana Alice Costa para se inteirar da situação financeira da Prefeitura.

Tico Melo assumiu o comando da Prefeitura em um momento de crise provocada pela queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios(FPM), funcionalismo e fornecedores com pagamentos atrasados, além dos comentários de supostas demissões de contratados e até comissionados são medidas estão para serem tomadas para enxugamento da folha de pessoal.

Censo 2010 será investigado em Jardim de Piranhas

A Apuração do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, IBGE, em Jardim de Piranhas será investigada por Inquérito Civil instaurado pelo Promotor de Justiça Alysson Michel de Azevedo Dantas. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, pessoas de outros municípios foram incentivadas a participar novamente do recenseamento, dessa vez, em Jardim de Piranhas. Esse tipo de fraude abriria espaço para que o município recebesse indevidamente, benefícios financeiros futuros em decorrência de registro de população superior a que realmente mora na cidade.

As denuncias teriam sido realizadas por um locutor da Rádio Comunitária da Cidade e por um blog local, cuja autora afirma em um de seus textos que um cidadão de outro município a questionou se haveria algum risco ser recenseado em duas cidades. Para proceder a investigação o Promotor fixou o prazo de 10 dias para que o Chefe do Recenseamento todos os dados do recenseamento feito este ano, informando a porcentagem de residências que já foram visitadas e uma relação contendo o nome e endereço de todos os recenseadores.

Além disso a Rádio Comunitária tem o prazo de 10 dias para remeter à Promotoria uma cópia do Programa de rádio no qual a acusação foi veiculada bem como a cópia do programa onde o chefe do recenseamento rebate as críticas.

Prefeito de Macau reúne secretariado para cobrar redução de despesas

O prefeito de Macau Flávio Veras convocou o secretariado e outros ocupantes de cargos comissionados para  discutir diversos assuntos, dentre eles a redução de gastos em torno de 20% agora no final do ano para manter o equilíbrio das contas públicas, para que seja possível cumprir todos os compromissos financeiros, mantendo rigorosamente o calendário de pagamento com pessoal e fornecedores dentro do que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na ocasião o prefeito anunciou que até o final de novembro estará lançando edital para concurso público visando o preenchimento de vagas no quadro efetivo. Adiantou que abrirá cursinho preparatório, visando oferecer mais oportunidades para que essas vagas sejam ocupadas pelos filhos de Macau.

Anunciou também que pretende fazer uma reforma administrativa com a criação de uma secretaria de serviços e mobilidade urbana, visando cumprir a taxa de ajustamento de conduta, para a municipalização do trânsito. O prefeito explicou que para não gerar despesas, o único cargo a ser criado será o de secretário e toda a estrutura da nova secretaria será proveniente de outros setores.

Autor do crime de F.Gomes é transferido para Capital

Segundo infomações do blog de Cardoso Silva, o preso João Francisco dos Santos, o “Dão” foi transferido da Penitenciária Estadual do Seridó. A transferência se deu na madrugada desta sexta-feira (04). Ele é réu confesso no assassinato do jornalista F. Gomes, crime ocorrido no dia 18 de outubro em Caicó.

A direção do Pereirão tinha informação que Dão estava ameaçando dois detentos do presídio de morte, por desavenças antigas com os mesmos. Dão estava recolhido no Pavilhão A, isolado dos outros pavilhões. O lugar é chamado é habitado pelos presos que estão no castigo. De acordo com informações, Dão foi transferido para o Presídio Estadual Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal.

AVISO DE LICITAÇÃO: Pregão Presencial nº 12/2010-PMSN

A PREFEITURA MUNICIPAL DE SITIO NOVO, através de seu Pregoeiro, torna público que realizará licitação, modalidade PREGÃO PRESENCIAL, tipo MENOR PREÇO POR ITEM, destinado a REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE MOTOCICLETAS. A sessão pública, para recebimento dos envelopes de propostas de preços e de documentação de habilitação, será realizada às 8h do dia 19 de novembro de 2010 (sexta-feira). O Edital poderá ser adquirido na sede deste Órgão, situada na Rua José Ferreira Lima, 46 – Centro. CEP 59.440-000, no horário das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, ou no endereço eletrônico. Qualquer informação poderá ser obtida no endereço e horário supracitados, bem como através do fone/fax (84) 3252-0065. Sitio Novo/RN, 1 de novembro de 2010.Pregoeiro. 

Decreto define horário de expediente dos servidores municipais

O Decreto nº 034 de 04 de novembro de 2010 publicado na edição desta sexta-feira (05) do Diário Oficial do Município de São Miguel traz a determinação acerca do horário de funcionamento e expediente de trabalho dos servidores dos órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo do município de São Miguel.

De acordo com o texto fica determinado o horário das 07h30min as 13h00min como o horário de funcionamento e de expediente dos referidos órgãos e servidores. Conforme o texto o novo horário passará a ser válido apartir da próxima segunda-feira (08).

A regra vale tanto para os servidores em cargos efetivos quanto para os servidores em cargos comissionados da administração direta e indireta municipal. A exceção fica a cargo dos servidores que desenvolvem atribuições de natureza especial, plantões ou escala de revezamento, nestes casos os horários a serem seguidos são definidos pelo órgão de lotação a qual pertence.

Santa Cruz é a 6º cidade do RN que mais registrou crescimento na população

O Censo 2010 registrou 35. 345 habitantes no município de Santa Cruz, com esse resultado o município ficou com a 11º colocação no ranking dos mais populosos do estado e em 6º entre aqueles que mais cresceram nos últimos 10 anos.

Prefeitura do Assu promoverá concurso público em 2011

Além da convocação aos que obtiveram aprovação na seleção pública realizada no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura do Assu vai realizar um novo concurso em 2011.

O prefeito Ivan Júnior decidiu, diante da constatação que ainda há carência de pessoal efetivo em diversos setores do serviço público, pela realização de novo certame.

O prefeito declarou que a promoção de uma nova seleção pública já está em estudo na administração. Ele disse que o novo concurso deverá contemplar as algumas áreas administrativas que não foram atendidas na seleção ocorrida este ano, quando foram beneficiados apenas os segmentos de Saúde e Educação.

O prefeito garantiu que os aprovados no concurso de 2010 vão ser admitidos no primeiro semestre de 2011.

Projeto Cine Sesi Cultural chegará a Areia Branca este mês

A cidade de Areia Branca receberá neste mês de novembro a 9ª edição do Projeto Cine Sesi Cultural. O projeto exibirá três longas-metragens: "Se Eu Fosse Você 2", "Pequenas Histórias" e "A Era do Gelo 3". A exibição dos filmes acontecerá ao ar livre, no espaço do antigo Cine Miramar, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, respeitando a ordem acima.

Os equipamentos utilizados na exibição dos filmes são de altíssimo padrão de qualidade técnica e de conteúdo, para a população em geral de cada cidade visitada pelo projeto. Antes das projeções, será exibido material institucional do Cine Sesi e da instituição Sesiana também na grande tela. 

Grupos teatrais de vários municípios do RN e Ceará se reúnem em Umarizal

Grupos de teatro de pelo menos sete cidades dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará se reúnem de 12 a 15 próximos em Umarizal, durante o 28° Movimento Popular, Escambo Livre de Rua e o 5° Arte para a Rua de Umarizal. Os dois eventos tradicionais movimentam os grupos de arte da região do Alto Oeste que trabalham com teatro, dança, grafith, capoeira, poesia, literatura popular e outras atividades artísticas.

O evento é realizado pelos grupos Art'riso; Cultur'arte, Caras-Caraíbas, Capoeira Nacional e grupos de atuação com gestão ambiental e contará com participação de profissionais de Assú, Natal, Lucrécia, Martins, Janduís, Icapuí (CE) e Fortaleza (CE). As atividades serão realizadas no bairro Cohab, onde já é realizado um trabalho com jovens de escola pública.

Os realizadores enfrentam grande dificuldade por falta de patrocínio. Segundo o agente cultural da Casa de Cultura Popular de Umarizal, Jardel Amorim, até agora a organização só tem o apoio do comércio local, mas espera que até o dia 15, a Prefeitura local se manifeste em favor do evento.

O trabalho é referência regional e todo ano atrai gente de vários lugares do Nordeste. Em 2008, o escambo de Umarizal reuniu mais de 30 grupos, com gente até do exterior. Para o coordenador interino e diretor teatral do grupo Ciranudís, de Janduís, Lindemberg Bezerra, responsável pela difusão do teatro de rua no Alto e Médio Oeste, o evento é mais uma etapa da expansão teatral na região. "Umarizal é uma sequência de um encontro que começou em janeiro na cidade de São Miguel do Gostoso, depois Fortaleza, em junho, Lucrécia em setembro e agora Umarizal", disse Lindemberg, que vê na iniciativa a dedicação dos grupos.

Lane Cardoso será atração no II Carnabonita de São José do Seridó

São José do Seridó também aderiu às micaretas, e este ano os organizadores do Carnabonita, carnaval fora de época que acontece na cidade, estão investindo pesado para trazer atrações que irão agradar aos participantes do evento. Este ano uma das atrações será a Cantora Lane Cardoso que é atração em micaretas como Galo Folia, Açu- Folia, Carnatal, Caicó Fest dentre outras grandes micaretas do Estado.

Este ano o Carnabonita promete entrar para o calendário dos carnavais fora de época do estado. A equipe de organizadores do maior carnaval fora de época da historia de São José do Seridó, divulgaram na imprensa local as atrações e as mudanças do Carnabonita, uma festa que já é tradição na região.
Este ano o Carnabonita acontecerá nos dia 18 e 19 de dezembro. No dia 18 acontece arrastão saindo do Bairro Nova Bonita animado pelo Trio Elétrico de Marquinhos Carreira e Banda Sakulejo. Logo mais às 22 horas na Casa Show Shangrilá tem Inala, Canindé Moreno e Banda Som Real. No dia 19 de dezembro o Carnabonita receberá Lane Cardoso e Irerê.
O Carnabonita é um evento carnavalesco fora de época que movimenta a economia local e tem apoio do Governo Municipal, de comerciantes locais e demais patrocinadores.
Fonte: Carlos Felipe

Vereador cobra instalações de curso de medicina em Caicó

Em sessão realizada nesta quarta-feira (03), o vereador Cláudio Sandêgi (PV) falou sobre a necessidade da implantação do curso de medicina na cidade. O parlamentar sugeriu que o curso poderia ser implantado no Hospital Regional, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

O vereador justificou a falta de condições financeiras das famílias dos muitos jovens seridoenses que precisam se deslocar para outras cidades se quiserem cursar a faculdade de medicina. Para ele, a vinda do curso de medicina para Caicó iria resolver esse problema, já que a cidade já possui UFRN, IFRN e UERN, além das faculdades particulares que além de tornar o município um pólo regional de educação poderia atrair muitos jovens estudantes do Seridó e até de outras regiões e estados vizinhos.

Em seu discurso, Cláudio Sandêgi também destacou a necessidade de se firmar uma parceria entre a Prefeitura de Caicó com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), principalmente com relação à extensão para o curso de odontologia.
Fonte: Correio do Seridó

Dois municipios do Seridó diminuiu população

De acordo com a parcial do Censo do IBGE divulgada nesta quinta-feira (04), a população da cidade de Bodó, região Seridó do RN, é uma das menores do estado e, neste censo 2010, apresentou uma redução na população desde o último. O número de habitantes do município diminuiu de 2.775 para 2.425.

Santana do Matos, também da região Seridó, reduziu a população de 15 987 para 12 894. A cidade de Severiano Melo teve a maior redução populacional de todo o estado. Em 2000, o censo divulgou que o município tinha 10.579, em 2010, o número caiu para 5.752. 


A cidade menos populosa do Rio Grande do Norte, mesmo tento apresentado um aumento na população no censo 2010, é Viçosa, com 1.618 habitantes.

Um terço das cidades do RN encolhe em 10 anos

Pouco mais de um terço dos municípios recenseados (32,2%), segundo Censo 2010, tiveram suas populações diminuídas, em comparação com o censo realizado em 2000.

Entre os 41 municípios potiguares que "encolheram" estão cidades como Angicos, Santana do Matos e Acari. O município de Severiano Melo, localizado no Alto Oeste, tem hoje uma população de 5.752 habitantes, enquanto que contava 10.579 em 2000, totalizando uma queda de 46,7% na população local.

Em contraponto, o município de Coronel Ezequiel, na região do Trairi, perdeu apenas quatro moradores em uma década, passando de 5.409, em 2000, para 5.405 neste ano.

População de Alto do Rodrigues recebe casas populares

O conjunto de casas começou a ser ocupado e trará uma nova realidade a vida das pessoas que foram beneficiadas. Segundo o prefeito Eider Medeiros, mais 40 casas serão construídas - além de iniciar o projeto de Minha Casa Minha Vida Rural.
O prefeito Eider Medeiros ressaltou que o programa de habitação será expandido no seu governo. “Diferente de gestões anteriores que só realizavam construções em períodos eleitorais, no meu governo a habitação também é uma prioridade” destacou o prefeito.
Desde que assumiu o governo, o prefeito já construiu cerca de 70 casas e realizou mais de 800 reformas.

Sexta Literária é lançada pela Prefeitura de Ipanguaçu

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação do município, realizou hoje a Iª Sexta Literária: Leitura viva na praça. O evento faz parte do projeto “Ipanguaçu Cidade que Lê”.

A Secretária de Educação, Jeane Dantas, enalteceu que a Sexta Literária proporcionará aos alunos uma maior interatividade fora da sala de aula, criando novas formas de leitura, e contou que o prefeito Leonardo Oliveira, incentivou ainda mais após a realização do evento.  

A coordenadora da educação infantil,Amailza Fonseca,  explicou que o evento acontecerá sempre na Praça Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade, contando com a participação de alunos e professores das escolas públicas municipais, a Sexta Literária contou nesse primeiro momento com as escolas, Nelson Borges Montenegro, da agrovila Picada; e a Escola Manoel Ivo Ribeiro da comunidade de Japiaçu.

A professora da escola de Japiaçu, Marcia Maria de Siqueira, frisa que o principal objetivo da Sexta Literária é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes tipos de textos com os quais se defrontam, determinando a forma de como o leitor deve-se posicionar frente ao texto. "Os nossos alunos vão conhecer os mais diversos tipos de textos e, a tendência comum é de que eles possam ser conquistados pela leitura", disse Márcia Maria.

Mais três motos intensificarão o policiamento em Apodi

Nesta quinta-feira a 3ªCPM de Apodi foi contemplada com 03 Motos Twister para ROCAM, a mesma por ser mais rápida e com maior acessibilidade em locais difíceis conseguiu em 01(um) ano diminuir significativamente as ocorrências nos Bairros da Baixa do CAIC e Lagoa seca , trazendo segurança e tranqüilidade a população que lá vive.

Religião: Relíquia e Imagem de Santa Luzia visita a Paróquia de São Miguel Arcanjo

O município de São Miguel receberá na manhã deste sábado a visita da Imagem Peregrina de Santa Luzia e a relíquia da Santa. A visita faz parte dos festejos alusivos a Padroeira da Diocese de Mossoró que teve início no último dia 03 com o show do Padre Antonio Nunes. Esse ano a festa de Santa Luzia tem como tema “Ver com os Olhos do Coração”.

A imagem e Relíquia da Santa deverão chegar a Igreja Matriz da cidade de São Miguel por volta das 08:00 da manhã aonde permanecerá por cerca de duas horas, sendo em seguida levada ainda no período da manhã até as cidades de Dr. Severiano, Encanto, em seguida no período da tarde a imagem será levada até a cidade de Pau dos Ferros e para encerrar a peregrinação no sábado a imagem será recebida em Portalegre, onde irá pernoitar.

No domingo será a vez das cidades de Alexandria, Marcelino Vieira, José da Penha, Major Sales, Paraná e Luis Gomes receberem a imagem e relíquia que fazem peregrinação pela Região do Alto Oeste. Após percorrer as varias cidades que compreendem a Diocese de Mossoró as relíquias voltarão até Mossoró onde no próximo dia 13 acontecerá o encerramento das festividades com a procissão pelas principais ruas da cidade que deverá reunir mais de 130 mil devotos da santa.

Aluna de Felipe Guerra representará município na Olimpíada de Língua Portuguesa

A Escola Municipal Júlio Cavalcante terá uma representante na disputa da Etapa Estadual da olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. A aluna Geovânia Tawany Gomes de Morais, do 5º ano do Ensino Fundamental, defendeu a categoria Poema e concorreu com os alunos de outras escolas de Ensino Fundamental (5º e 6º ano).

Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade. 
A aluna produziu o texto: Beleza Vida de Felipe Guerra, classificada na etapa estadual, e sua professora Geruza Alves, participarão nos dias 08,09 e 10 de novembro em Fortaleza-CE, das oficinas de produção e aperfeiçoamento de textos.

Prefeito de Ipanguaçu comemorará seu aniversário com o povo

Neste sábado (06), o prefeito Leonardo Oliveira, completara mais um ano de vida, para comemorar o prefeito participará de uma missa em ação de graça, pelo seu aniversário, que acontece na Igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade, às 9hs. Logo após a missa segue para os estúdios da Rádio Princesa do Vale, onde participará do Programa Registrando, das 12 ás 13hs, que é comandado pelo radialista José Regis.

Em seguida o prefeito comemorará o seu aniversário junto a amigos, familiares e toda a comunidade ipanguaçuense, que é convidada para festejar junto ao chefe do executivo municipal, no sitio Olho D’água, no balneário do Serginio, com um churrasco.

Programação neste sábado(06):

09h00min – Missão em ação de graça por mais um aniversário do Prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira.

12h00min as 13h00min – Participação do prefeito Leonardo Oliveira, no programa, Registrando da Rádio Princesa do Vale.

13h30min – Comemoração pelo aniversário do Prefeito Leonardo Oliveira, que
acontecerá no Balneário de Serginio, com um churrasco.
  
Todos são convidados para estarem presentes nesta programação.

Prefeito de Janduís está preocupado com o atraso de repasses ao município

O prefeito de Janduís Salomão Gurgel manifestou sua preocupação com o atraso de repasses financeiros do Governo do Estado para o hospital-maternidade Maria Cristina Maia. De acordo com o gestor, o Município não recebe a contrapartida do Estado há dois meses.

Salomão argumenta que os recursos de Hospital de Pequeno Porte são impositivos e repassados mensalmente pelos governo Federal e Estadual. Ele explicou ainda que entende a difícil situação financeira enfrentada pelo Estado, mas completa que esses atrasos estão prejudicando a manutenção dos serviços básicos no Hospital de Janduís.

Segundo o prefeito, convênios de calçamento e de reforma do hospital, feitos com o Governo do Estado, também estão atrasados. Ele afirma que a empresa responsável pela reforma do Hospital-Maternidade Maria Cristina Maia já atingiu a meta de 50% na obra, mas não deu continuidade aos trabalhos em decorrência da falta de repasses do Estado.

Quanto ao calçamento de ruas, o gestor municipal adianta que o Município pode aguardar, contudo no tocante à reforma do Hospital, que está orçada em R$ 250 mil, ele lembra que é preciso que o Estado faça esse repasse para que a obra não fique no meio do caminho. “Esperamos e aguardamos que o governador Iberê possa regularizar os repasses do Hospital de Pequeno Porte e o restante da reforma do hospital o quanto antes”, reafirmou Salomão Gurgel.
Fonte: Janduís Online

Dickson Nasser quer declaração de justa causa para deixar PSB

O prefeito em exercício de Natal e presidente da Câmara Municipal do Natal, vereador Dickson Nasser (PSB), confirmou nesta quinta-feira (4) que vai acionar o Tribunal Regional Eleitoral para solicitar declaração de justa causa para deixar o PSB. O parlamentar pretende entrar com o pedido já no início de 2011.

Dickson Nasser é ligado politicamente ao deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que deixou o PSB devido a problemas internos na legenda. O PSB, que tinha em Marinho o pré-candidato à Prefeitura do Natal em 2008, impediu a candidatura do correligionário para apoiar Fátima Bezerra (PT) na disputa. O fato causou a divisão do PSB entre o grupo ligado á então governadora e presidente regional da legenda, Wilma de Faria, e os chamados "rogeristas".

Com o racha, Rogério Marinho e, mais tarde, o verador Enildo Alves conseguiram a justa causa para desfiliação. Dickson Nasser, em entrevista ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, confirmou que seguirá o mesmo caminho. "Sou um estranho dentro do partido. Em janeiro ou fevereiro do ano que vem vou entrar na Justiça para tentar sair do partido também", garantiu o parlamentar.

Parque de vaquejada ameaça meio ambiente em Touros

Um parque de vaquejada localizado próximo a entrada da cidade de Touros em plena RN-064, vem poluindo terrenos e sítios próximos ao local. O Parque de Vaquejada Zé de Alcindo é conhecido na região por promover "Bolões de Vaquejada" e eventos festivos. Mas esse tipo de evento vem agredido o meio ambiente constantemente. Durante esses festejos são produzidos algumas toneladas de lixo de todo tipo. Garrafas de vidro de bebidas alcoólicas se amontoam em grandes pilhas e são jogados em terrenos vizinhos ao parque, assim também: sacolas de plástico, copos descartáveis, garrafas de refrigerantes, ossadas de animais, fezes e outros entulhos são atirados na vizinhança sem nenhum respeito ao ser humano e ao meio ambiente.

A poluição no local já chama a atenção de turistas e visitantes que ficam alarmados com a prática do crime ao meio ambiente próximo a entrada da cidade. Aparentemente o parque se mostra limpo, mas quem observar a outra margem da RN-064 em frente ao parque, vai perceber o acumulo de entulhos produzidos pelos eventos do parque. Pelo menos dois proprietários prejudicados pela poluição comunicaram a nossa reportagem da Folha do Mato Grande que vão entrar com ação judicial contra o crime ambiental causado pelo Parque Zé de Alcindo. O Ministério Publico de Touros, o Ibama e Idema vão ser comunicados pelos proprietários prejudicados sobre o grave crime ao meio ambiente.
Fonte: Folha do Mato Frande

Superintendente-geral do DNIT é detido pela PF

O superintendente-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) no RN, Fernando Rocha, foi detido nesta sexta-feira (5) pela manhã para prestar esclarecimentos  sobre as investigações de casos de corrupção no órgão. 

A operação já rendeu outras detenções, a exemplo do diretor regional do DNIT, Gledson Maia, sobrinho do deputado federal João Maia (PR), que foi abordado na tarde de ontem (4), na churrascaria Sal e Brasa, juntamente com um empresário. 

Em um primeiro momento, a PF havia decidido não divulgar o motivo do depoimento de Gledson Maia. As suspeitas, no entanto, já recaíam sobre um esquema fraudulento que contasse com o envolvimento do engenheiro. Isto porque o interrogatório foi feito pelo delegado de repressão ao crime organizado, Elton Zanata. 

Conforme divulgado pela PF, as declarações dadas por Gledson Maia foram fundamentais para avançar nas investigações, sendo que elas foram responsáveis por algumas prisões desde ontem à tarde até hoje pela manhã, a exemplo da detenção do superintendente Fernando Rocha. 

Escolha da Miss Regional em São Tomé

A cidade de São Tomé realiza hoje sábado (6), a partir das 21h, a 10ª edição da tradicional Noite do Preto & Branco, que terá como ponto alto a escolha da Miss Regional.

A festa, que empolga a população local e de cidades vizinhas, terá a animação do cantor Nenê Bezerra e da Orquestra Som Brasil.

O evento é organizado pelo promoter José Bezerra, coreógrafo, dançarino e artista plástico da terra, umas das figuras mais influentes e queridas da sociedade sãotomeense.

Homem entra na Prefeitura de Currais Novos e quebra quadro de Ex-Prefeito

Um homem conhecido por Seu Tuta, entrou na Prefeitura Municipal às 7h e com um martelo quebrou o quadro do Ex-Prefeito Vilaní de Melo Lula.

Segundo Antônio, recepcionista do local, abriu a prefeitura as 7 h e saiu para estiar a bandeira, quando escutou as pancadas. “Não vi ninguém entrando na prefeitura, só ouvi o barulho e fui ver o que tava acontecendo, ao chegar, encontrei ele com um martelo quebrando o quadro que se encontrava na galeria dos ex-prefeitos,  dizendo que tinha pendências com Vilaní quando o mesmo ainda era vendedor de carros a muitos anos atrás”, afirmou Antônio.

A polícia foi chamada e encaminhou o senhor à delegacia para prestar esclarecimentos. O mesmo foi liberado depois de pagar fiança. SeuTuta já havia feito algo parecido em 2001 no INSS, só que na época foi por falta de atendimento.

Vilaní de Melo Lula, foi Prefeito de Currais Novos de 31 de janeiro de 1973 a 08 de maio do mesmo ano. O próprio já é falecido.

Ex-prefeito de Patu é detido pela PF

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira, 04, na cidade de Patú/RN, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal. Referentes a investigação que apura o desvio de verbas públicas na construção de uma creche pré-escolar para atendimento de até 112 crianças em tempo integral, ou de 224 crianças em funcionamento de dois turnos.

O montante repassado pela União na época foi de R$ 700 mil reais. Ao deixar o cargo no final de 2008, o então prefeito (Posidônio Queiroga - o Popó) não deixou sequer um documento sobre o convênio ou a licitação realizada. As investigações concluíram que ele encampou esquema de desvio de verbas públicas por meio da criação da empresa “fantasma” Construções e Serviços de Limpeza Oliveira Ltda, a qual veio a receber a integralidade dos recursos. A empresa tem como sócios pessoas ligadas ao ex-prefeito, dentre eles um ex-diretor do Departamento de Contabilidade da Secretaria de Finanças e membro da Comissão Permanente de Licitação. Também do quadro societário constam: um ex-secretário adjunto Municipal de Obras e Transportes Urbanos e um ex-assessor de Gabinete e ex-assessor Parlamentar do acusado.

Os recursos do Convênio investigado passaram a ser desviados logo depois do fracasso do ex-gestor em eleger o seu sucessor (João Godeiro) na disputa eleitoral de 2008. Apesar de sacados na sua integralidade, os R$ 700 mil reais do convênio jamais foram utilizados para a edificação da creche e no local onde hoje ela deveria funcionar, a PF detectou apenas entulho, depredação, mato e paredes parcialmente erguidas que servem de “abrigo” para animais.

Existem ainda nos autos, fortes indícios que parte dos valores destinados para construção da creche foram desviados pelo ex-gestor em proveito próprio, como se verificou na destinação de pelo menos R$ 80 mil da conta pública para a aquisição de uma camioneta de luxo da marca Toyota, modelo SW4. Durante o cumprimento do mandado de busca na residência do ex-perfeito, os Policiais Federais se depararam com inúmeros documentos, dentre eles: processos de empenho/pagamento, procedimentos de licitação e notas fiscais referentes ao final da gestão em 2008, o que gerou sua prisão em flagrante pelo crime de supressão de documentos públicos.

O fato de o ex-prefeito já ter sido notificado pela Justiça de Patú a devolver os documentos e não cumprir na integralidade a ordem, torna certa a sua vontade em ocultá-los objetivando gerar prejuízos à continuidade da gestão do município. As investigações constataram o cometimento dos seguintes crimes: desvio de verbas públicas (reclusão de 02 a 12 anos), formação de quadrilha (reclusão de 01 a 03 anos) e dispensa ilegal de licitação (detenção de 3 a 5 anos). Já pelo crime de supressão de documentos públicos (artigo 305 do Código Penal), o ex-prefeito que se encontra custodiado pela PF, em caso de condenação pela Justiça, poderá ser apenado de dois a seis anos de reclusão. O nome da operação “Deus dos Mares” é uma alusão a origem grega do nome de um dos principais investigados.