sábado, novembro 06, 2010

Grupos teatrais de vários municípios do RN e Ceará se reúnem em Umarizal

Grupos de teatro de pelo menos sete cidades dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará se reúnem de 12 a 15 próximos em Umarizal, durante o 28° Movimento Popular, Escambo Livre de Rua e o 5° Arte para a Rua de Umarizal. Os dois eventos tradicionais movimentam os grupos de arte da região do Alto Oeste que trabalham com teatro, dança, grafith, capoeira, poesia, literatura popular e outras atividades artísticas.

O evento é realizado pelos grupos Art'riso; Cultur'arte, Caras-Caraíbas, Capoeira Nacional e grupos de atuação com gestão ambiental e contará com participação de profissionais de Assú, Natal, Lucrécia, Martins, Janduís, Icapuí (CE) e Fortaleza (CE). As atividades serão realizadas no bairro Cohab, onde já é realizado um trabalho com jovens de escola pública.

Os realizadores enfrentam grande dificuldade por falta de patrocínio. Segundo o agente cultural da Casa de Cultura Popular de Umarizal, Jardel Amorim, até agora a organização só tem o apoio do comércio local, mas espera que até o dia 15, a Prefeitura local se manifeste em favor do evento.

O trabalho é referência regional e todo ano atrai gente de vários lugares do Nordeste. Em 2008, o escambo de Umarizal reuniu mais de 30 grupos, com gente até do exterior. Para o coordenador interino e diretor teatral do grupo Ciranudís, de Janduís, Lindemberg Bezerra, responsável pela difusão do teatro de rua no Alto e Médio Oeste, o evento é mais uma etapa da expansão teatral na região. "Umarizal é uma sequência de um encontro que começou em janeiro na cidade de São Miguel do Gostoso, depois Fortaleza, em junho, Lucrécia em setembro e agora Umarizal", disse Lindemberg, que vê na iniciativa a dedicação dos grupos.

Nenhum comentário: