segunda-feira, maio 30, 2011

Miss e Mister Seridó 2011 serão eleitos em Parelhas.


Numa promoção do colunista social Carlos Magno, o concurso Miss e Mister Seridó-2011 chega a sua 21ª edição dia 16 de julho, no Clube Centenário de Parelhas, reunindo representantes de 22 municípios da região, que desfilarão em trajes de gala e banho.

A caicoense Natália Clemente, Miss Seridó 2010 conquistou o 3º lugar no concurso Miss RN 2011,além da faixa de Miss Elegância do RN. Já o acariense Daniel Dantas, Mister Seridó/Rio Grande do Norte 2010 faturou o 5º lugar no concurso Mister Brasil Turismo 2010, realizado em João Pessoa e concorrendo com 26 candidatos de todo o País.

O evento homenageará este ano as parelhenses Maria Sueli Pereira da Silva e Zenaide Salústio da Costa, que conquistaram o título de Miss RN em 1968 e 1984 para sua terra natal.

Florânia que o ano passado conquistou os títulos de Musa do Seridó e Mister Simpatia, será representada por Juliane Nobre e Walfredo Eduardo.
Fotos: Lourenço.

Ipanguaçu: Famílias atingidas pelas enchentes iniciam volta para casa


Fortemente castigado pelas chuvas e pela consequente cheia do Rio Pataxó, o município de Ipanguaçu tem buscado retornar à normalidade. Os principais desafios, no momento, são reparar os danos sofridos e conseguir que as obras de prevenção, que serão empreendidas com recursos prometidos pelo Governo Federal, sejam realizadas o mais rapidamente possível.
Segundo a Prefeitura do município, das 163 famílias que foram obrigadas pelas águas a deixarem suas casas, 67 ainda não retornaram. Desse total, 26 estão em abrigos municipais e 41 em casas de parentes, amigos ou cedidas.
Das dez escolas da Rede Municipal de Ensino, seis tiveram suas aulas interrompidas para que parte dessas famílias pudessem ter um teto provisório. Na semana passada uma voltou a receber alunos. Na última quinta-feira (26), mais duas foram reativadas. A expectativa da Secretaria de Educação de Ipanguaçu é que pelo mais uma tenha seu funcionamento normalizado já na próxima semana.
O problema das estradas atinge diretamente as mais de 2 mil famílias que residem nas 13 comunidades rurais que chegaram a ficar ilhadas durante o ápice das enchentes de Ipanguaçu. O acesso a essas áreas só era possível através do uso de canoas, disponibilizadas com canoeiros pela prefeitura. Hoje, com o recuo das águas, vêem-se os estragos: as estradas estão precárias, prejudicando os deslocamentos da população.
Esses e outros danos estão todos listados em um detalhado relatório elaborado pela Defesa Civil do Município, Corpo de Bombeiros e por engenheiros do Ministério da Integração Nacional, que passaram a última semana no município, avaliando os problemas causados pelas águas.
O relatório, encaminhado na última quinta-feira (26) à Brasília, prevê obras de recuperação de casas e construção de novas unidades habitacionais em áreas livres de riscos; a recuperação das vias e estradas do município; entre outras providências. O total de recursos solicitados pela equipe técnica ao Governo Federal para o restabelecimento da normalidade em Ipanguaçu é de pouco mais de R$ 2 milhões.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ipanguaçu.

Fátima Bezerra atribui greves no RN ao descumprimento de acordos


Em entrevista ao Jornal 96, a petista ressaltou que o principal motivo para as mobilizações é o descumprimento de acordos celebrados entre sindicatos e a gestão passada da administração estadual.

Ela lamentou o fato de a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) estar responsabilizando o governo anterior pela falta de recursos para os reajustes salariais e disse faltar uma iniciativa concreta, com o intuito de solucionar a atual situação. “Ao longo desta semana, estão previstas novas reuniões e esperamos que até sexta-feira haja uma proposta. Mas o que não dá pra imaginar é que os servidores abrirão mão dos seus direitos, de receber os planos de cargos, carreiras e salários”, destacou.
 

Municípios podem enviar dados do Censo Escolar

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos prefeitos que teve início no dia 25 de maio, o envio dos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2011. Os gestores municipais devem enviar os dados pela internet  por meio do sistema Educacenso e ficar atentos para que os diretores das escolas preencham e enviem as informações sobre as matrículas até o mês de agosto.  

Como a data de referência do Censo é a última quarta-feira do mês de maio, os alunos matriculados e com frequência regular até o dia 25 devem ser cadastrados no Censo Escolar 2011. Caso os dados não sejam informados, os municípios poderão ser prejudicados, ficando inclusive sem receber recursos dos programas federais, dificultando os investimentos e a manutenção do ensino público.   

Baraúna: Volume de chuvas comprometem a produção de frutas tropicais


Com um volume de chuvas acima do esperado, algumas empresas chegaram a contabilizar um prejuízo de até 30% na produção de frutas.

Esses números foram constatados na WG Fruticultura, empresa que concentra sua atividade na produção de frutas tropicais como: melão, mamão, banana, melancia, milho e pimentão.  

De acordo com informações da empresa, devido ao excesso de chuva, a safra de mamão foi a mais prejudicada, reduzindo a oferta tanto para o comércio interno quanto para o externo, já que 5% da produção da fruta é exportada para a Europa. 

A produção total da WG Fruticultura na estação seca é de aproximadamente 800 toneladas por semana, porém, neste período chuvoso a safra cai para uma média de 300 toneladas/semana.  Entre as pragas que afetaram o mamão, fruta mais afetada pelas chuvas, estão: varíola, antracnose, entre outras. 

Segundo o supervisor de produção da empresa, Alex da Silva Simões, as chuvas foram responsáveis pela destruição total de boa parte da plantação de mamão. Ele explicou que o encharcamento das plantas devido ao excesso de água foi a principal causa da perda total da planta. Leia mais

Rosalba não deseja interferir no projeto de reeleição da Assembleia do RN


Uma fonte muito próxima a governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini (DEM) disse que ela não demonstra o menor interesse em interferir na questão do projeto de reeleição para a nova mesa diretora assembléia legislativa.
- Isso é um problema dos deputados estaduais. Eles decidam entre si. Não estou interessada em me meter nesta questão. Não me diz respeito, teria dito Rosalba.

Carnaúbas dos Dantas: Denúncia sem procedimento quase paralisa obras da construção do acostamento na Serra da Rajada


Na sexta-feira (27), um técnico do DER/RN veio a Carnaúba dos Dantas conferir a denúncia, já que foi informado que máquinas e caçambas estavam destruindo o asfalto. Acionado pelos ceramistas, o prefeito Alexandre Dantas mostrou a importância do acostamento para a segurança dos ciclistas e pedestres... O DER/RN aprovou a ideia e ainda se comprometeu a realizar a operação tapa-buracos na rodovia, no trecho Monte do Galo até a divisa com a Paraíba.
Fonte: Marcos Dantas

Guamaré: Foliaduto poderá afastar prefeito Auricélio dos Santos


A mesa diretora da Câmara Municipal de Guamaré encaminhou à Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte a denúncia de que o prefeito Auricélio dos Santos Teixeira (PTB) teria supostamente desviado recursos através de contratos superfaturados com bandas musicais.

A base da acusação é o fato da atual gestão já ter gasto cerca de R$ 2,5 milhões na contratação de shows, tanto na festa da padroeira, em 2009, quanto no carnaval deste ano. A Câmara, no entanto, não detalha os valores pagos em cada contrato, impedindo o comparativo com o cachê cobrado normalmente por conjuntos musicais que tocaram na cidade.

No documento de 12 páginas, os vereadores se referem ao suposto desvio como “Foliaduto de Guamaré” e pedem que seja aberto um processo pela cassação de Auricélio. O prefeito afirmou que a denúncia de superfaturamento é falsa, que os valores da contratação das bandas são os “de mercado”.
Fonte: Robson Pires