segunda-feira, maio 30, 2011

Baraúna: Volume de chuvas comprometem a produção de frutas tropicais


Com um volume de chuvas acima do esperado, algumas empresas chegaram a contabilizar um prejuízo de até 30% na produção de frutas.

Esses números foram constatados na WG Fruticultura, empresa que concentra sua atividade na produção de frutas tropicais como: melão, mamão, banana, melancia, milho e pimentão.  

De acordo com informações da empresa, devido ao excesso de chuva, a safra de mamão foi a mais prejudicada, reduzindo a oferta tanto para o comércio interno quanto para o externo, já que 5% da produção da fruta é exportada para a Europa. 

A produção total da WG Fruticultura na estação seca é de aproximadamente 800 toneladas por semana, porém, neste período chuvoso a safra cai para uma média de 300 toneladas/semana.  Entre as pragas que afetaram o mamão, fruta mais afetada pelas chuvas, estão: varíola, antracnose, entre outras. 

Segundo o supervisor de produção da empresa, Alex da Silva Simões, as chuvas foram responsáveis pela destruição total de boa parte da plantação de mamão. Ele explicou que o encharcamento das plantas devido ao excesso de água foi a principal causa da perda total da planta. Leia mais

Nenhum comentário: