quarta-feira, agosto 25, 2010

Técnicos da FUNASA visitam Sitio Novo

O município de Sitio Novo recebeu nesta terça-feira (24) a visita de dois técnicos da FUNASA, com o objetivo de assessorar o Gestor e a Equipe Técnica Municipal no planejamento das ações educativas referentes convênios firmados para as seguintes Obras: Sistema de Abastecimento de Água, Melhorias Habitacionais, Sistema de Esgotamento Sanitário, Sistema de Resíduos Sólidos e Construção de 44 Unidades Sanitárias.
 
A reunião contou com a presença dos Secretários Municipais de Saúde, Josué Ferreira Lima, de Agricultura e Abastecimento, Francisco Ramiro da Silva, de Planejamento, Gutemberg Fonseca Dantas. Representando a Educação a senhora Gesia Maria, representando a Prefeita a Chefe de Gabinete, Shirley Marques e o Presidente do FUMAC o senhor Francisco Xavier Mafra.

A técnica da FUNASA, Lucia Maria Melo Couto, falou da importância de uma sensibilização municipal para que a população veja a importância dos recursos firmados com o município para garantir a melhoria de vida da população. Lucia Maria lembrou ainda que a atual gestão vem se destacando entre os municípios que mais garantem recursos federais.

O outro técnico, Israel Lucas de Souza, lembrou do prazo que o município tem para elaborar um Plano Municipal de Saneamento Ambiental que vai até 2012. Os municípios que não cumprirem o prazo determinado ficarão sem receber recursos da FUNASA.

O Plano Municipal de Saneamento Ambiental de Sitio Novo será elaborado ainda este ano contando com a participação da população que cite os principais problemas que o município encontra referente aos seguintes eixos: água, esgotamento, drenagem e resíduos sólidos.

A equipe técnica da FUNASA deixou um questionário para avaliar a opinião dos beneficiários dos convênios referentes as obras acima citadas e depois a equipe técnica do município deverá encaminhar um consolidado das informações apurados no questionário.

Serra segue em carro aberto para o Alecrim

Na companhia de Rosalba Ciarlini, José Agripino, João Fautino e Rogério Marinho o candidato a Presidente José Serra, segue, em carro aberto, pela Avenida Senador Salgado Filho em direção ao bairro do Alecrim, onde vai caminhar e realizar comício.

Gija bota o povo na rua para receber seus candidatos a deputado


Em mais uma das suas caminhadas pelas rua de Tangará, o ex-prefeito Gija, reunião uma multidão para receber seus candidatos a deputado Felipe Maia (federal) e Vivaldo Costa (estadual).


Prefeito de Lagoa Salgada, do PSB, está com Garibaldi

O prefeito de Lagoa Salgada, Alexandre José da Silva Freire (PSB), e todo o seu grupo político declararam ontem que votam em Garibaldi Filho para o Senado.
Além do prefeito o senador recebeu o apoio do vice-prefeito da cidade, Janilson Dantas (PHS); os vereadores João Oliveira (DEM), Sebastião Onofre (PSB), Josimeire Dantas (PHS) e Fernanda Pereira (PSB); os ex-prefeitos Canindé Justino (PSDB), José Justino (PSB) e Louro Dantas (PSH); o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Salgada, Pedro Pereira e o tesoureiro da entidade, Otônio Cordeiro.

Rosalba foi a convidada de honra no aniversário do ex-prefeito Jarbas Cavalcanti em comício

A candidata ao governo, Rosalba Ciarlini, participou da festa em comemoração ao aniversário do ex-prefeito de São Gonçalo, Jarbas Cavalcanti. Os amigos do aniversariante fizeram uma carreata para a convidada. Rosalba e Jarbas chegaram na praça principal da cidade, onde houve comício, em carro aberto.
No discurso, o ex-prefeito reclamou da perseguição dos governos municipal e estadual e disse que Rosalba era a esperança para o desenvolvimento do município. Destacando o aeroporto de São Gonçalo, Rosalba disse que esse equipamento, que promoverá o crescimento econômico não apenas do município, mas de todo o Estado, não está pronto por falta de vontade política. O senador Garibaldi Filho e o deputado federal Betinho Rosado, candidatos à reeleição, também foram abraçar o aniversariante.
Fotos: Elisa Elsie

Carlos Eduardo faz caminhada em Macaiba

Durante a caminhada no centro de Macaíba na manhã desta quarta-feira, o candidato da coligação Coragem Pra Mudar (PDT/PCdoB/PRP) fez muitos contatos com eleitores, apresentou suas ideias para a cidade e o Estado nessas conversas e recebeu muitas palavras de apoio. Também ouviu algumas reivindicações, como a do presidente da Associação Macaibense dos Deficientes, Romilson Pinheiro, que cobrou ações em benefício das pessoas com deficiência, como a gratuidade em transportes coletivos e a realização de obras de acessibilidade a vias e prédios públicos. “As pessoas com deficiência representam 17% da população do Estado”, ressaltou o presidente da AMD. Carlos Eduardo concordou com o pedido para a valorização do segmento e lembrou que seu programa de governo contempla não apenas os pontos solicitados, mas também cursos de qualificação profissional, para inserir essas pessoas no mercado de trabalho.

Debate online: envie sua pergunta

O primeiro debate online do Rio Grande do Norte que será realizado pelo portal Nominuto.com no próximo dia 14 de setembro terá participação dos internautas que já podem enviar as perguntas para o debatenominuto@nominuto.com

Participarão do Debate Nominuto os candidatos ao Governo do Estado Iberê Ferreira (PSB), Sandro Pimentel (Psol), Carlos Eduardo (PDT) e Rosalba Ciarlini (PDT) que já estão posicionados nesta ordem.

A participação dos internautas poderá ser feita através de emails que serão analisados pela coordenação do evento formada pelos jornalistas e Diógenes Dantas, Delma Lopes e assessoria jurídica que irão filtrar possíveis agressões aos candidatos.

Lembrando que os emails devem ser assinados e constar informações sobre endereço, profissão e telefone para contato para confirmação de informações. “Esse procedimento é necessário para evitar que simpatizantes de um determinado candidato usem o anonimato para dificultar a participação do candidato adversário com perguntas de teor duvidoso”, argumenta Delma Lopes. 

O Debate Nominuto será transmitido ao vivo pela TV Nominuto, no canal 27 da TV a Cabo, 127 do analógico, rádio 96 FM e portal Nominuto.com.

17 Policiais foram em cinco meses

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte excluiu um total de 17 policiais em apenas cinco meses e pelo menos 43 foram presos. Para o comandante geral, coronel Araújo Silva, isso mostra que a tolerância aos transgressores está cada vez menor. “Não aceitamos o desvio de conduta. A instituição está punindo e reprimindo de imediato”.

“A Polícia Militar tem hoje um efetivo de quase 11 mil pessoas. Se uns 100 cometem transgressão podemos dizer que é um número pequeno. Infelizmente, em todos os setores da sociedade existem pessoas com má formação da índole. O policial entra na instituição sem nem antecedente ou perfil de criminoso, mas, no decorrer do tempo ele é tentado e, por não ter uma boa formação familiar, por exemplo, acabam cedendo”, disse coronel Araújo.

Prefeitura é reconhecida nacionalmente por ações ambientais

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, recebeu na noite desta terça-feira (24), em São Paulo, a “Medalha Socioambiental Chico Mendes”, pelas ações de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas à frente da Prefeitura do Natal. A premiação concedida pelo Instituto Chico Mendes foi entregue pelo apresentador Hermano Henning e reconhece o trabalho de pessoas, empresas e organizações que se destacam no setor.

“É um momento especial, já que temos feito tudo para transformar Natal em um exemplo de cidade sustentável e este prêmio vem nos estimular ainda mais a fortalecer e ampliar as ações na área socioambiental”, afirmou Micarla de Sousa.

A chefe do Executivo de Natal foi indicada por ações sustentáveis como os programas “Adote o Verde”, o projeto “Jogo Limpo”, a utilização do “Asfalto Ecológico”, o Plano de Arborização e as preocupações ambientais exigidas nas obras da Copa do Mundo de 2014. O objetivo Instituto Chico Mendes é promover o estímulo à responsabilidade socioambiental, levando ao conhecimento da comunidade ações de relevância na área, de forma a contribuir por um futuro mais justo, promissor e sustentável. A premiação é concedida após uma detalhada pesquisa sobre os desafios, estratégias e resultados alcançados pelas ações tomadas.

Mônica Serra em Natal

A psicóloga Mônica Serra, esposa do candidato a presidente pelo PSDB José Serra, esteve nesta terça-feira em Natal onde admitiu que está em busca do voto feminino e de “mostrar”, como ela mesmo afirma, que “Lula não é o candidato a Presidência da República”.

“Minha participação na campanha no Nordeste é falar com as mulheres e poder colocar para elas qual a forma de trabalho do Serra e com essa forma que acho que as mulheres poderão fazer uma boa escolha”, comentou. Mônica Serra frisou que tem como objetivo conquistar o voto feminino: “As mulheres nunca são enganadas por outra mulher. Elas podem ver como estou sendo sincera quando falo dele como homem público”, frisou.
A psicóloga lembrou a história com José Serra, que conhece há 40 anos. Por isso ela se considera a “melhor pessoa” para falar do tucano. “Não tem pessoa melhor do que eu para falar do Serra, que eu que conheço há 40 anos. Sei das suas intenções, sei dos seus sonhos, do amor que tem pelo povo brasileiro, por querer fazer melhor”, destacou.

A esposa de Serra visitou a Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, almoçou em um shopping e foi ainda ao Hospital Infantil Varela Santiago e ao Grupo de Apoio a Criança com Câncer.

Ao chegar no Hospital Infantil Varela Santiago, onde se encontrou com Mônica Serra, Rosalba Ciarlini creditou a adversários a discussão sobre a não participação dela na campanha tucana. “Eles estão querendo racionalizar a campanha. Estou querendo discutir o melhor para o Rio Grande do Norte”, destacou. 

Para o fato de não ter nenhuma peça publicitária com o tucano José Serra, a governadorável do DEM destacou que “as alianças formais e informais” mantidas pela coligação dela tem outros candidatos a Presidência da República.
Informações do TN

Corpo é desovado em Mossoró

Foi encontrado em uma capoeira próximo ao campus da UNP, em Mossoró na tarde desta terça-feira, um cadáver masculino exibindo o nome “Denilson” na coxa direita e tatuagens num dos braços.

Ao revirarem o cadáver os peritos do ITEP identificaram perfurações de bala. A polícia civil que já suspeitava de homicídio seguido de desova passou a aprofundar as investigações sobre essa possibilidade. Moradores que estiveram no local não reconheceram o corpo. Segundo informações da perícia, o corpo foi deixado no local há cerca de duas semanas.
Fonte: Jornal do RN 

Câmara terá que devolver dinheiro à Prefeitura

O Presidente da Câmara de Nova Cruz, Vereador Antonio Gomes (PR), impetrou através de sua assessoria jurídica, uma ação contra a Prefeitura Municipal, para aumentar o valor do repasse do executivo de 7% para 8%, mas a justiça negou.

Anteriormente, em caráter liminar, a justiça havia deferido o aumento do repasse, mas ao julgar o mérito reconheceu ter cometido um equívoco, e suspendeu a decisão anterior, indeferindo o aumento no repasse da prefeitura pra câmara.

Antonio Gomes terá agora que devolver cerca de R$ 80 mil reais à Prefeitura de Nova Cruz, referente aos valores recebidos do município irregularmente.
Fonte: Gazeta do Agreste

Caern aumenta em 50% abastecimento de água em Riacho de Santana

A CAERN instala, hoje, um novo sistema de bombas que deverá  aumentar 50% da oferta de água em Riacho de Santana. O  novo equipamento terá capacidade para bombear 30 mil litros por hora, melhorando a distribuição de água para todo o município, em especial para as partes mais elevadas. 

As reclamações com o abastecimento precário vinham se intensificando há vários meses, chegando ao ponto de alguns moradores precisarem do carro-pipa.

Fonte: Jornal de Fato