sexta-feira, abril 09, 2010

Natal sedia Rodada Nordestina da Copa do Mundo

Representantes do Ministério dos Esportes estão em Natal promovendo uma discussão sobre o esporte potiguar e sobre a infraestrutura que a cidade tem para abrigar grandes eventos.

A Rodada Nordestina é voltada para profissionais de diferentes áreas interessados nas oportunidades geradas pela Copa. As discussões vão bem além das questões voltadas à infraestrutura da cidade, mas enfatizam também o desenvolvimento que este evento pode trazer para a cidade.

Para Caio Fontenelle, consultor do Ministério dos Esportes, o grande benefício é a mudança de imagem que o mundo passa a ter daquela localidade que recebeu a competição. Ele cita o exemplo da Alemanha, que em 2006, sediou a Copa do Mundo da Fifa e deixou de ter a imagem associada à Guerra e ao frio.

Outro grande legado que a competição deixa por onde passa é o incentivo ao esporte, comenta Ricardo Hinrichsen, consultor da Fundação Getulio Vargas.

Karatê


O campeonato estadual de karatê do projeto Amigos da Escola, da Rede Globo, vai acontecer neste final de semana em Natal. Os atletas intensificaram o ritmo de treino de olho nas medalhas e na classificação para etapa Norte-Nordeste.

Tangará

A Caern estará realizando, a partir da próxima segunda-feira (12), o cadastro comercial na cidade de Tangará. A Caern orienta que os técnicos que realizam o cadastro são identificados por crachás da empresa Enops e a coleta dos dados é feita em microcoletores (equipamentos que enviam os dados para a Central da Caern após o registro).

O gerente comercial da Caern, José Dantas, lembra que em algumas cidades onde ocorre o cadastro, as pessoas estavam com receio de passar informações. Ele lembra que os dados são importantes para que as pessoas fiquem com seu cadastro atualizado junto à Companhia. Com isto, os usuários ficam no sistema informatizado denominado Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN) e podem resolver suas pendências com a Caern em qualquer local do Estado.

Se o consumidor tiver dúvida quando receber a visita do cadastrador, deve ligar para o escritório de sua cidade, cujo número do telefone está disponível na conta de água. O cadastro comercial já passou pelas cidades de Parelhas, Acari,nas nas praias de Pirangi, Cotovelo, Pium, Alcaçuz, Pipa, Tibau do Sul e em Parnamirim.

O trabalho de Atualização Cadastral é executado pela Caern, através da empresa Enops, que visita os imóveis e registra dados pessoais do consumidor como números do RG, CPF, do hidrômetro, categoria do imóvel, entre outras informações que precisam constar no sistema da Companhia para que a conta de água seja emitida corretamente.

RN ganhará mais 4 pólos da UAB

Em portaria publicada no último dia 30, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, foi autorizado a implantação de mais quatro pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desta vez serão contemplados os municípios de Parelhas, São Gonçalo, Touros e Apodi.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.

A Deputada Fátima Bezerra que vinha acompanhando essas demandas junto ao MEC comemorou mais esta conquista para o RN, no campo da Educação. “Assim como São Paulo do Potengi, as cidades de Parelhas, São Gonçalo, Touros e Apodi, serão contempladas com pólos da UAB”, disse a parlamentar.

A UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

Carro é jogado para fora da pista no interior

De acordo com o motorista do ônibus, ele trafegava próximo ao quilômetro 67, local conhecido como Zé da Volta, quando ocupantes de um veículo celta branco, provavelmente armados, tentaram trancar o ônibus fazendo com ele parasse. O motorista do ônibus jogou o veículo contra o celta e este foi jogado fora da pista de rolamento. O motorista do ônibus só parou no Posto da Polícia Rodoviária Federal e comunicou o fato aos policiais.

Com o Apoio da PM os policiais chegaram até o veículo, um celta 2 portas, com placa de Areia Branca. De acordo com a polícia, o carro estava muito avariado, o que leva a crer que se a intenção dos ocupantes era assaltar o ônibus. A PRF e a PM fizem buscas no local mas não encontraram nenhum suspeito.

Itajá

O Município de Itajá, será beneficiada com o lançamento de uma série de atividades desportivas e recreativas da Secretaria Estadual de Esporte. O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (9), na Associação de Proteção ao Idoso (API) do município de Itajá, o Projeto Esporte e Lazer na Cidade - Vida Saudável, também chamado de “PELC Vida Saudável”, e o projeto “Ruas de Lazer”.

As ações tem por finalidade melhorar a qualidade de vida dos potiguares através da prática de atividades físicas e de lazer, e consequentemente reduzir o sedentarismo que atinge grande parte da nossa população.

O "PELC Vida Saudável" consiste na promoção de atividades educativas de esporte recreativo, de lazer e físicas para pessoas com idade acima de 45 anos em núcleos com atividades sistemáticas como oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação a caminhada, capoeira entre outras manifestações da cultura local. O projeto possibilita às pessoas envolvidas alternativas de prevenir, conservar e recuperar as qualidades funcionais que determinam a saúde física, emocional e social.

De acordo com a secretária estadual de Esportes, Magnólia Figueiredo, o programa Vida Saudável oferece atividades lúdicas, recreativas e de esportes para evitar a ociosidade em uma parte da população que está entrando para a fase de aposentadoria. "É um trabalho de prevenção que visa incentivar hábitos de vida saudáveis que evitam o comprometimento da saúde física, mental e emocional”, afirma a titular da Seel.

As atividades do “PELC Vida Saudável” são realizadas diariamente em dois turnos e os exercícios são orientados por profissionais de educação física e assistência social.

Ruas de Lazer
O segundo projeto contemplado pelo evento, o “Ruas de Lazer’, consiste na promoção de uma vasta programação de esporte e lazer junto aos jovens e crianças da localidade. Durante o encontro são realizadas atividades esportivas, recreativas, jogos, brinquedos e brincadeiras envolvendo a comunidade. O projeto visa oferecer não apenas o lazer das pessoas, mas também incentivá-las à prática esportiva como meio de inclusão social e de qualidade de vida. Dados estatísticos do projeto apontam que apenas no mês de março o projeto atendeu aproximadamente 4.384 pessoas. “Este é um projeto que amplia o leque psicomotor das pessoas e leva-as à prática de alguma modalidade esportiva", define a coordenadora do projeto Ruas de Lazer, Gilda Galvão.

São Jose do Mipibu


A (Caern está tomando as providências para reiniciar na próxima semana a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de São José de Mipibu. A obra estava aguardando a aprovação de uma adequação ao projeto original, solicitada pela Caixa Econômica Federal (CEF), que aprovou as modificações realizadas pela Caern. O Governo do Estado vai investir mais de R$ 7 milhões e beneficiar inicialmente cerca de 20 mil pessoas, com coleta de tratamento de esgotos sanitários em São José de Mipibu.

O gerente de Obras da Caern, Plínio Veras Lobo, explica que, na adequação, foi realizada alteração técnica no dimensionamento da estação de tratamento de esgotos. A nova estação vai utilizar o sistema compacto UASB de Fluxo Ascendente (método que trabalha com reatores e executa tratamento secundário), com capacidade para tratar 162 mil litros de esgotos por hora.

Com uma extensão de 19 quilômetros e diâmetro variando entre 150 e 250 milímetros, a rede coletora já está 70% concluída, com o assentamento de 13 quilômetros de tubulação. O sistema terá 3.500 ligações prediais, 1,2 quilômetro de emissário de recalque, que são tubos que conduzem os esgotos até a estação de tratamento, além das estações elevatória e de tratamento, com capacidade para receber 165 mil litros de esgotos por hora.

Governador realiza primeira reunião com todo o secretariado

O governador Iberê Ferreira de Souza comanda a primeira reunião administrativa do secretariado da sua gestão na próxima segunda-feira (12), às 9h, no Centro de Convenções de Natal. O encontro reunirá titulares das administrações direta e indireta do governo.

"Nesta nossa primeira reunião, vamos focar as ações e definir as diretrizes desta nova gestão. Temos o compromisso de trabalhar pelo bem do Rio Grande do Norte e precisamos dar celeridade ao andamento das obras já iniciadas", confirmou o governador.

Em seu pronunciamento de posse, no último dia 31 de março, Iberê Ferreira de Souza destacou que as áreas da saúde e da segurança necessitam de maior atenção. Incentivar a inclusão social de jovens, com políticas públicas voltadas exclusivamente para eles, e priorizar a agricultura familiar e a educação também são metas da atual gestão.

MP vai investigar nova logomarca do governo

O Ministério Público vai apurar se promoção pessoal do governador Iberê na criação da nova logomarca do governo do Estado. No despacho, o Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, determinou que seja feito um estudo técnico por profissionais das áreas de linguística, semiótica e publicidade, através da Central de Perícias do MP.

A logomarca contém o desenho de um mapa do Rio Grande do Norte com um conjunto de figuras que produzem uma imagem de diversas pessoas e/ou da letra “i”. Como o nome do governador se inicia com “i”, surge a necessidade de definir se há ou não na logomarca uma referência à pessoa do chefe do Poder Executivo Estadual.

Para constatação da existência ou não de quebra do princípio da impessoalidade, o Procurador Geral de Justiça entendeu ser necessário, neste caso, o suporte de estudos técnicos de profissionais das áreas da comunicação social e publicidade. Manoel Onofre Neto pediu urgência na apresentação do resultado da perícia.

De acordo com a Constituição Federal, a publicidade dos órgãos públicos deve ter caráter informativo ou educativo, não se admitindo a utilização de símbolos ou imagens que venham a caracterizar promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Raio atinge residência no Guarapes


A chuva e incidência de raios que ocorreram no início da manhã desta sexta-feira (9) provocaram prejuízo e assustaram moradores da rua das Rocas, no Conjunto Guarapes. A residência de Maria de Lurdes Bezerra foi atingida por um raio por volta das 7h, que queimou eletrodomésticos, danificou a estrutura da casa e ainda provocou pequenos ferimentos em um dos braços da senhora.

A causa provável para a queda do raio no local foi a utilização de uma antena de TV sobre uma vara de bambu de 12 metros de altura, que era utilizada para melhorar a recepção do sinal. Com a descarga elétrica, um televisor, aparelhos de som e DVD foram queimados. Além disso, as paredes da residência vizinha também sofreram avarias com a força do raio.

Apesar do susto, a única pessoa que sofreu ferimentos foi a próprietária da residência onde estava a antena de TV, Maria de Lurdes Bezerra. O braço esquerdo da senhora sofreu pequenas queimaduras sem gravidade.

Natal


Quem trafegou pela Prudente de Morais em direção à Cidade Alta, no início desta manhã (9), enfrentou sérios congestionamentos e alagamentos.

Após a rótula do estádio João Machado, uma pane nos semáforos deixou o trânsito muito lento na altura da Escola Régulo Tinoco. Quem passava pelo local reclamava da falta de agentes de trânsito.

Com as chuvas, o posto L Cirne, na Prudente de Morais, esquina com a Nascimento de Castro ficou alagado e terminou suspendendo o atendimento. Nessa altura da Prudente a chuva formou uma verdadeira lagoa. Vários carros ficaram parados no meio dos alagamentos.

Na avenida Hermes da Fonseca, assim como em outras ruas do entorno da avenida Prudente de Morais, como na rua Jaguarari, vários semáforos estavam sem funcionar no início da manhã, em função de descargas elétricas que atingiram os equipamentos. Muitos motoristas reclamavam da falta de sinalização.

PT promove encontro com prefeitos e vereadores do RN

O deputado Fernando Mineiro participa hoje as 15h de um Encontro Institucional com prefeitos e vereadores do Partido dos Trabalhadores, na sede do PT, em Natal. Mineiro abre o encontro, às 15h, em mesa redonda junto à deputada federal Fátima Bezerra e o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva.
O Mandato Cidadão também fará distribuição de cartilha sobre o acesso ao site do Governo Federal.

Senado aprova projeto que facilita operações de crédito.

Acordo entre os líderes partidários permitiu a aprovação, nesta quarta-feira (7), do projeto de resolução (11/2010) que facilita a tramitação de operações de crédito da União, estados, Distrito Federal e municípios não sujeitas a autorização específica do Senado. O projeto havia sido votado na véspera na Comissão de Assuntos Econômicos.

O autor da proposta, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), explicou que o texto flexibiliza prazos de financiamento e torna os prazos para análise de limites e condições das operações compatíveis com a Lei Complementar 101. O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que estados e municípios terão mais facilidades para tratar com a Secretaria do Tesouro Nacional.

A pauta do Plenário continua trancada pela Medida Provisória 473/09, que abre crédito extraordinário em favor de ministérios. No entanto, projetos de resolução podem ser votados mesmo com a pauta obstruída, conforme explicou o presidente do Senado, José Sarney.

O projeto recebeu 39 votos favoráveis e uma abstenção. O quorum para deliberação (41 senadores) só foi atingido depois de computada a presença do presidente da sessão, José Sarney que, no entanto, não vota.

Aposentados

O pedido de verificação foi feito pelo senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC) com apoio de outros parlamentares. Embora não seja contrário ao projeto, ele decidiu pedir verificação de quorum em todas as matérias em votação no Senado, até que a Câmara dos Deputados delibere sobre a medida provisória que trata do reajuste de aposentadorias. Vários senadores também cobraram a votação da matéria na Câmara.

Durante a discussão da matéria, diversos senadores também apelaram para que a Câmara vote a proposta de emenda constitucional (PEC 300/08) que institui piso salarial para policiais militares e bombeiros. A proposta foi retirada da pauta de votações da Câmara. José Sarney afirmou que tratará do assunto com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP)

João Faustino assumirá o cargo de senador

O senador Garibaldi Filho informou a seu suplente João Faustino que durante a próxima campanha, ele será chamado de ‘senador João Faustino’.

Garibaldi se licenciará do Senado durante 4 meses para fazer sua campanha de reeleição.

A promessa de Garibaldi para que Jão Faustino podesse assumir o Senado, é antiga. Na época em que ele se afastaria para cumprir o combinado, foi eleito presidente do Congresso e João teve que esperar.

Fonte: Thaisa Galvão

Tibau

A recém-empossada prefeita de Tibau, Evaneide Fernandes da Costa, decretou estado de calamidade pública devido a uma série de irregularidades provocadas pela falta de pagamentos a servidores e fornecedores do município. Ela tomou posse do cargo no dia 31 passado, um dia após o prefeito eleito, Francisco de Assis Diniz, ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Tibau fica a 328 quilômetros de Natal.

Em decreto publicado na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial do Estado (DOE), Evaneide Costa, que é a presidente da Câmara de Vereadores, diz que decretou o estado de calamidade levando em consideração "o fato de ter encontrado a sede administrativa sem fornecimento de água e luz por falta de pagamento; que a unidade hospitalar local também se encontrava sem médicos e medicamentos; que as escolas e creches encontram-se desprovidas de material de limpeza e merenda escolar; as condições precárias em que se encontrava a cidade no aspecto limpeza, ante o acúmulo de lixos nas diversas ruas da urbe e ainda a revolta dos servidores e contratados do município ante o atraso imotivado dos pagamentos de salários".

A nova prefeita citou ainda que Francisco Diniz, "mesmo não estando mais no cargo de prefeito, retirou todas as rubricas das contas do Município, inviabilizando o pagamento imediato dos servidores".

O decreto assinado por Evaneide Costa é válido por um período de 30 dias, "a partir de quando deverá fluir normalmente com suas atribuições e serviços".