sexta-feira, outubro 15, 2010

Forró Axo bom anima festa de padroeiro da Serra da Tapuia

A mais nova sensação do forró potiguar, será a principal atração da Tradicional Festa de São Francisco padroeiro do Distrito da Serra da Tapuia em Sitio Novo na noite deste sábado. Além de Forró Axo bom, a galera forrozeira também vai dançar ao som de Naldinho Ribeiro. 

Iberê e Vilma não participam de mobilização do PT no 2º turno

É eleitores parece mesmo que a grande devoção que o atual governador Iberê Ferreira e a ex-governadora Vilma de Faria tinham em relação ao Presidente Lula e sua Candidata foi em borá após derrota nas urnas. Quando disputava a reeleição Iberê Ferreira não fazia uma mobilização sem falar o nome de Lula ou Dilma, algumas de suas carreatas levavam os nomes de Lula e Dilma como titulo. Bastou o fim da campanha para que os dois candidatos derrotados virassem as costas para campanha petista.

Na primeira mobilização de rua da campanha no Rio Grande do Norte neste segundo turno, que aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (13) em Natal, as ausências que mais me chamou a atenção foram as do governador Iberê e da ex-governadora Vilma.

Outros como o ex-prefeito Carlos Eduardo, o senador Garibaldi Filho e o deputado Henrique Alves, também não prestigiaram o evento, que ficou restrito.

Capacitação para membros do CMDCA

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Sitio Novo, irão participar de uma capacitação que será realizada em Caicó durante os dia 18, 19 e 20 de Outubro. O evento visa capacitar e orientar no exercício de suas funções o aprimoramento e eficiência do trabalho.

A capacitação é uma iniciativa do CONSEC/RN com o apoio do CMDICA de Caicó/RN. Além de Sitio Novo estarão representados por seus membros os municípios de Equador, Cruzeta, Timbaúba dos Batista, São Fernando, São Joaão do Sabugi, Bodó, São José do Seridó, Cerro Corá, Japi, Lagoa Nova, Lajes, e Campo Redondo.   

Ex-BBB é eleito com menor percentual de votos do país

Rio de Janeiro (AE) – Para ganhar R$ 1 milhão na final do Big Brother Brasil 5, o baiano Jean Wyllys expôs sua vida na TV por três meses e conquistou o apoio de 55% dos telespectadores do programa. Na disputa por uma vaga no Congresso, o tímido professor universitário evitou fazer corpo a corpo nas ruas nos três meses de campanha, mas foi eleito deputado federal pelo PSOL com apenas 0,16% dos votos do Estado do Rio.
Em 2011, Jean chegará à Câmara como o parlamentar que conseguiu se eleger com o menor porcentual de votos do País – mas garante que os números não diminuem os méritos de sua candidatura. Apesar de ter ficado famoso no reality show, o nome do programa sequer foi citado por Jean em panfletos e nos breves sete segundos a que tinha direito na propaganda eleitoral de seu partido.

Em 2011, Jean chegará à Câmara como o parlamentar que conseguiu se eleger com o menor porcentual de votos do País – mas garante que os números não diminuem os méritos de sua candidatura. Apesar de ter ficado famoso no reality show, o nome do programa sequer foi citado por Jean em panfletos e nos breves sete segundos a que tinha direito na propaganda eleitoral de seu partido.

“Eu fiz uma opção que tornou a minha campanha muito difícil, mas quis deixar claro desde o início que a candidatura era do cidadão e não da celebridade”, afirma. “Diziam que eu era burro, que eu deveria explorar isso para aumentar o meu potencial de votos, mas eu me recusei a fazer isso. Me recusei até a fazer a barba”, conta o professor, que não usava barba quando venceu o reality show.

Com 13 mil votos, Jean foi o segundo candidato a deputado federal mais votado do PSOL fluminense, o que lhe garantiu a vaga na Câmara. A legenda conseguiu duas vagas pelo Estado graças à votação expressiva do deputado Chico Alencar, reeleito com 240 mil dos 320 mil votos que o partido recebeu no Rio.

“Não estou indo na carona de ninguém. Eu contei com os votos do Chico, com os meus votos e com os votos dos meus companheiros de partido. Eu batalhei muito para ser o segundo candidato mais votado do PSOL”, diz Jean. “Se a legislação determina que o mandato é do partido, nada mais justo que a vaga vá para o segundo mais votado da legenda.”

Liga realiza 1ª Caminhada Outubro Rosa

No próximo sábado (16), a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer realiza a 1ª Caminhada Outubro Rosa, dentro das atividades do projeto Outubro Rosa - realizado a nível mundial - cujo objetivo é mobilizar a sociedade em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama. A caminhada começa às 16 horas, na Avenida Engenheiro Roberto Freire, com saída no shopping Cidade Jardim e término no Sea Way.

Toda a população é convidada a participar do evento, cuja concentração se inicia às 15 horas, em frente ao shopping Cidade Jardim. Além de destacar a importância da detecção precoce do câncer de mama, a Caminhada Outubro Rosa também quer chamar atenção para a importância de se praticar atividade física regular, já que essa é uma forma a mais de prevenir o câncer nas mulheres.

“Queremos chamar a atenção para que a mulher tenha esse auto-cuidado: não fumar, boa alimentação, atividade física, fazer o auto-exame das mamas mensalmente e o exame clínico todo ano. A prevenção é a principal arma contra o câncer de mama”, explica a voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer – grupo de voluntariado pertencente à Liga - Lindamar Queiroz.

Duplicação da BR-101 traz riscos a vida dos mipibuenses

Com as obras de duplicação da BR-101 foi erguido um muro de concreto armado, deixando uma única passagem como travessia para os pedestres mipibuenses que precisam diariamente fazer a travessia que agora se encontra com pouco mais de meio metro de largura.
Os carros passam a menos de 2 metros das pessoas, que se aglomeram em pequenos grupos esperando um momento para conseguir atravessar.
Fonte: Mipibu em Foco

Após serem ameaçados pela população Policia libera traficante nos Guarapes

O fato aconteceu na tarde desta terça-feira (12) no bairro dos Guarapes em Natal, o CIOSP passou uma ocorrência para a viatura responsável na área, onde a ordem era para capturar um traficante conhecido por Colorau, a viatura pediu o apoio de mais viaturas e foi ao local na Rua Jardim Botânico.
As quatros viaturas ao chegarem ao local conseguiu capturar o Colorau, foi nesse momento que cerca de 300 pessoas (homens, mulheres e crianças) começaram a ameaçar os policiais com enxadas, foices e soltando fogos de artifícios, para que liberassem o Colorau.
O oficial que estava no local pediu apoio do BP-Choque que por algum motivo não foi ao local. Então para que não ocorresse um confronto o Oficial liberou o acusado e saiu do local com o demais policiais, todos “agrupados”.


Segundo os policiais as pessoas diziam que naquele lugar quem manda é eles e nenhuma polícia ou comandante tem moral para entrar.
Fonte: Blog do Cabo Heronides

Caern executa Plano Emergencial para abastecimento de Riachuelo

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começou a executar nesta quarta-feira (13) um Plano Emergencial para garantir o abastecimento de água no município de Riachuelo. Durante audiência realizada no início desta tarde na Câmara Municipal, o diretor-presidente da Caern, Sérgio Pinheiro, anunciou uma série de medidas para regularizar a oferta do produto na cidade, entre elas a distribuição de água em dias alternados para os municípios abastecidos pela adutora Sertão Central Cabugi e a intensificação do combate às ligações clandestinas ao longo do sistema adutor.


Acompanhado de toda a diretoria e de parte do corpo técnico da Caern, Sérgio Pinheiro informou que o rodízio já passa a valer a partir desta semana. "Trata-se de uma medida emergencial até que se encontre uma solução definitiva para a cidade, que está sendo estudada pela Caern", destacou. Como Riachuelo fica no final do sistema adutor, o município é o mais prejudicado quando há algum problema na adutora e o primeiro que fica sem água. 

Com o sistema de rodízio, as cidades da região foram divididas em dois grupos. O primeiro, formado por Riachuelo, Jardim de Angicos e Cachoeira do Sapo e o segundo por Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino. Cada grupo receberá água em dias alternados, evitando colapso no abastecimento nas cidades que ficam em pontas de linha, ou seja, no final do percurso.

População cobra inauguração do matadouro de Jardim de Piranhas

São insistentes as cobranças dos marchantes pela entrega do matadouro público de Jardim de Piranhas. Os comerciantes de carne estão com seus negócios parados por causa do descaso do prefeito da cidade Antonio Fortaleza Macaco (PDT) e do presidente da câmara Municipal de vereadores Luiz Macaco (PDT) maiores representantes políticos da cidade. Consta que os dois prometem a inauguração do matadouro para todos os sábados e não cumprem o que falam.
Fonte: Robson Pires

RN foi o Estado que mais reelegeu deputados federais

Quatro estados decidiram manter ao menos 70% de suas bancadas na Câmara. O menor índice de renovação na nova Câmara ficará por conta do Rio Grande do Norte. Dos oito deputados potiguares, sete se reelegeram. Apenas Rogério Marinho (PSDB-RN) não conseguiu renovar o mandato.

Depois do Rio Grande do Norte, o Amazonas foi o estado com maior índice de reeleição. Seis (75%) de seus oito deputados seguirão na Câmara. Com 17 representantes cada, Pará e Goiás também empataram em número de reeleitos: 12 (70%) cada.

TRF nega habeas corpus a Lauro Maia

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou nesta quinta-feira o pedido de habeas corpus impetrado pelo advogado Lauro Maia, réu no processo da Operação Hígia. Com essa decisão, a ação volta ao seu trâmite normal na 2ª Vara Federal do RN, que tem como próxima etapa o agendamento dos depoimentos. Lauro Maia pleiteava apresentar uma nova defesa, após o processo receber vistas ao Ministério Público Federal. No julgamento da Terceira Turma, prevalesceu o entendimento do juiz federal Mário Jambo, que, em primeira instância, havia negado o pedido do réu na operação Hígia.

Vereador sugere instalação de câmeras na Ilha de Santana

O vereador Cláudio Sandegi (PV) deu entrada com requerimento na Câmara Municipal, solicitando a instalação de um moderno serviço de vigilância eletrônica, no Complexo Turístico Ilha de Santana em Caicó. Sandegi vai mais além e ainda sugere, no seu requerimento, que sejam instaladas câmeras por todo o complexo. A intenção é evitar com que ondas de vandalismo como as mais recentes, onde adolescentes picharam o monumento principal da Ilha, a imagem de Santana.

Vereador pretende mobilizar sociedade para fiscalizar saneamento em Caicó

A Câmara de Caicó aprovou o convênio entre prefeitura, Governo do Estado e CAERN, para realização do serviço de saneamento básico na cidade de Caicó.
 “Nós vamos convocar a sociedade, principalmente dos bairros onde as crianças precisam brincar dentro da lama, para protestar contra o início dessa obra, caso não priorize as áreas carentes. Eu espero o apoio da imprensa de Caicó, para entrarmos nessa luta. Saneamento básico é saúde”, ressaltou Lobão.

Presidente da Câmara assume o Executivo Municipal em Angicos

Após a cassação do prefeito de Angicos/RN, Clemenceau Alves (PMDB), nesta quarta-feira (14) assumiu o cargo o presidente do Legislativo, vereador Marcos Antonio Macedo (PTB). Marcos Macedo (PTB) tem o dever de zelar a máquina pública municipal e manter o seu funcionamento em ordem até a posse do ex-prefeito Ronaldo Teixeira (PSB) que deve assumir na terça-feira, caso não seja concedida nem uma liminar suspendendo o efeito da cassação.

Cheque-Reforma continua suspenso

O programa Cheque-Reforma, mantido pelo Governo do Estado do RN, continuará suspenso até 31 de outubro deste ano, foi o que entendeu a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em Sessão realizada na tarde de hoje (14), durante o julgamento do recurso na Representação Eleitoral de n.º474-58.2010.

Em seu voto, Aurino Vila, relator do processo, entendeu que a execução do programa seria causa bastante para desequilibrar o pleito, devendo assim continuar suspenso. Para ele, apesar de só haver segundo turno no RN para o cargo de Presidente da República, subsistem ainda as razões quanto a manutenção da suspensão, sendo esta a medida que se impõe ante as circunstâncias.

O Pleno do tribunal, à unanimidade, acompanhou o entendimento do relator, conhecendo e negando provimento ao recurso eleitoral, para manter a suspensão do programa Cheque-Reforma até 31 de outubro de 2010, conforme determinado na sentença de primeiro grau.

Prefeito de Janduís vai deixar o PT

O prefeito de Janduís Salomão Gurgel (PT) deixará a legenda logo que acabe o seu mandato de prefeito. Não agüenta mais a convivência com alguns petistas do Estado. E tem mais. Não vai pendurar as chuteiras. Será candidato a um outro cargo nas eleições de 2014.
Fonte: Carnaúba Verdade

Betinho e Leornado Nogueira coordenarão campanha regional de Serra no RN

O parlamentar ficará responsável junto com o deputado estadual Leonardo Nogueira pela região do Vale do Açu e alguns municípios da região Oeste. Os dois vão iniciar as mobilizações e reuniões já neste fim de semana.
Betinho Rosado participou nesta quinta-feira da reunião com demais lideranças e parlamentares envolvidos com a campanha de José Serra. A escolha de Betinho e Leonardo Nogueira para coordenarem essa região partiu do senador reeleito José Agripino Maia.

“Agripino e Rosalba farão a diferença no 2º turno”, diz Rogério Marinho

Para Rpgério Marinho, a diferença de votos de José Serra (PSDB) para Dilma Rousseff (PT) no Estado poderá ser revertida com o apoio da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) e de José Agripino (DEM).
“Temos agora uma nova campanha, até com os partidos que não compuseram a chapa no 1º turno. Agora, no segundo turno, Agripino e Rosalba farão a diferença e vão encurtar a distância dos pontos percentuais nos municípios economicamente mais frágeis”, argumenta Rogério Marinho.
Fonte: Nominuto.com

Ex-prefeito batiza ginásio de esportes com próprio nome e MP investiga no RN

O Promotor de Justiça de Extremoz, Emanuel Dhayan Bezerra de Almeida, ingressou com ação civil pública (ACP) contra o ex-prefeito do município de Maxaranguape, Amaro Alves Saturnino, suspeito de praticar ato de improbidade ao batizar o ginásio de esportes com seu próprio nome.
A ACP requer ao Poder Judiciário a declaração da prática de ato de improbidade administrativa e que o ex-prefeito seja condenado ao pagamento de multa equivalente a 100 vezes o valor do dano, que tenha seus direitos políticos suspensos pelo período de três a cinco anos e que seja proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
Oficialmente o ginásio foi denominado Amaro Alves Saturnino e ficou conhecido no município como “Amarão”. Segundo o Promotor de Justiça, a denominação dada ao ginásio tem “nítido cunho de promoção pessoal do ex-prefeito sendo totalmente incompatível com a Constituição Federal”.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do MP/RN

Poço Branco

Após dezoito meses, a Prefeitura Municipal de Poço Branco iniciou, nesta quinta-feira (14/10), a reforma de um prédio onde será instalada a futura Biblioteca Municipal. O acervo da biblioteca conta com cerca de 4 mil livros, computadores e toda uma estrutura específica doada pelo Ministério da Cultura. A obra vinha sendo requisitada por educadores do município que reclamavam, principalmente, do desudo da estrutura (avaliada em mais de R$ 50 mil). A não instalação imediata da biblioteca foi motivo de denúncia junto ao Ministério Público, pois, como parte da parceria, a prefeitura da cidade se responsabilizaria em disponibilizar um local para a instalação da biblioteca.

O Programa Livro Aberto, fomentador das bibliotecas, foi trazido ao município em 2009, mas havia sido concretizado ainda na administração anterior. O atual prefeito do município, Maurício Menezes, afirmou a reportagem do Jornal “Tribuna do Norte” que a demora na instalação da estrutura da biblioteca se deveu à falta de recursos específicos para esse fim e que a expectativa para a conclusão dos serviços é de até 45 dias, prazo para que a nova biblioteca entre em funcionamento.

Nove cidades potiguares receberão Dia Internacional da Animação

Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado no Brasil com uma mostra gratuita e simultânea em mais de 400 cidades do país, em um evento organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). No Rio Grande do Norte, nove cidades receberão curtas-metragens nacionais e internacionais que serão exibidos no dia 28 de outubro, às 19h30. Este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo.

As cidades que sediarão o evento são Currais Novos, Florânia, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Pau dos Ferros, Praia da Pipa, São José de Mipibu, Umarizal e Natal, que terá exibições nos seguintes lugares: Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), rua Fonseca e Silva 1113 – Alecrim; Associação de Surdos de Natal (ASNAT ), largo Junqueira Ayres, 536 - Cidade Alta; Complexo Cultural de Natal/UERN, na avenida Dr. João Medeiros Filho, S/N - Zona Norte e UNP Campus Nascimento de Castro,1597 - Lagoa Nova.

O “Dia Internacional da Animação” também é comemorado em outros 30 países, incluindo França, Estados Unidos, África do Sul, Canadá, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália e Camarões, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Este ano, a mostra será realizada em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br

DENÚNCIA

O município de Lajes recebeu emenda e adquiriu uma ambulância, o fato é que o veiculo desde que chegou só saiu da garagem do prefeito uma vez. E segundo o blog Accel Lajes, o único dia em que a ambulância saiu da garagem foi no dia da eleição. Onde passou o em frente ao PSF do centro (que não tem médico faz 10 meses).

Cidade vive caos no abastecimento de água

A cidade de João Câmara e demais municípios “abastecidos” pela adutora de Pureza continua vivendo um caos no que se refere ao abastecimento de água. O problema é generalizado e atinge todos os bairros da cidade e comunidades da zona rural. Em alguns setores, os clientes da CAERN estão há mais de 15 dias ser uma gota do líquido precioso. A situação é de calamidade mesmo.

Nos momentos finais do seu governo, a ex-governadora Vilma de Faria, veio a João Câmara e inaugurou uma adutora paralela que iria duplicar a oferta de água para os municípios de João Câmara e Bento Fernandes e desafogar o abastecimento da adutora antiga para as cidades de Poço Branco e Taipu. Mesmo sem ter sido concluída, a adutora foi inaugurada e até o momento não chegou a funcionar, por falta da instalação das bombas, já adquiridas pelo Estado.

Enquanto estas bombas não são instaladas, as quatro cidades abastecidas pela adutora de Pureza, continua sofrendo as consequências do desgoverno. O mais grave é que a população continua pagando religiosamente suas contas sem dispor do líquido com regularidade.

A população de Bento Fernandes também já está cansada do descaso com que a CAERN vem tratando o abastecimento de água no município. Muitos já não sabem o que é abastecimento de água em suas residências à mais de quinze dias, mas o estranho é que além das contas não pararem de chegar, ainda existem um verdadeiro arrocho por parte do escritório local da CAERN, cobrando dividas antigas de moradores que não tem um pingo dágua nas torneiras. Como se não bastasse os funcionários do escritório local da CAERN, estão chegando ao ponto de bater de porta em porta cobrando os moradores. Eles deveriam primeiramente regularizar o abastecimento, fornecendo água para o povo, e só depois chamar os moradores para negociarem suas dívidas. A paciência dos bentofernandenses também já está se esgotando.

Comemoração com festa em Serra Caiada

O deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) esteve na cidade de Serra Caiada na noite de ontem para participar de uma festa em comemoração a expressiva votação dada pelos líderes políticos da oposição, comandada pelo ex-prefeito Faustinho. Após recepção calorosa na residência do ex-prefeito, o deputado participou da festa na praça pública com o cantor Zezo dos Teclados e forró Ta na Cara.