segunda-feira, março 14, 2011

Umarizal: Silêncio e medo motivados por onda de crimes tomam conta da população

Recentes crimes acontecidos em Umarizal vêm causando medo e insegurança à população, que diante dos fatos silencia, sem que ninguém arrisque a dar informações à polícia no sentido de ajudar a elucidar os crimes.

Com a nova onda de violência, a cidade faz com que Umarizal passe a figurar como uma das mais violentas dos últimos anos, desbancando municípios como Caraúbas, Apodi e Alexandria.

Somente este ano já foram cometidos 10 assassinatos. Segundo especialistas em violência urbana, é um índice muito alto para um município que tem uma população de pouco mais de 10 mil habitantes.

Crimes insolúveis, eivados de mistérios são cenas frequentes nas estradas do município. Para se ter uma ideia, em menos de um ano já foram registrados mais de 15 homicídios. Em outubro do ano passado a comerciante Maria das Graças Costa, 60 anos, mais conhecida como "Tia Graça", foi executada por dois elementos em uma motocicleta, dentro do seu próprio estabelecimento comercial. Segundo populares a motivação do crime ainda é desconhecida. Após efetuar os disparos, os criminosos fugiram.

A sensação de violência é tão preocupante que as pessoas começam a se proteger com recursos próprios, colocando cercas elétricas, alarmes, rastreadores e assegurando bem móveis e imóveis. Recentemente o sequestro de um empresário, cometido por uma quadrilha, quando a vítima chegava a seu sítio na zona rural, alertou a população para se proteger dos inúmeros assaltos que acontecem no município.

O agricultor Antonio da Silva, que atualmente reside no município de Caraúbas, disse que deixou a cidade de Umarizal, onde nasceu e cresceu, por ter tido seu sítio invadido por assaltantes diversas vezes. Em uma das ocasiões, chegou a ser agredido e ameaçado de morte caso denunciasse o ocorrido.

"Não pude mais conviver com tamanho desrespeito com a minha família. Procurei a polícia, fiz o registro e não passou disso. Até o momento ninguém foi preso", destacou.

A reportagem do jornal O Mossoroense tentou ouvir o prefeito Rogério Fonseca sobre a onda de violência, no entanto seus assessores informaram que não tinham autoridade para fornecer o telefone do gestor público.

Fonte: O Mossoroense

SADEF representa RN com 44 atletas

A SADEF - Sociedade Amigos do Deficiente Físico - envia delegação com 44 atletas que irá representar o Rio Grande do Norte na 1ª Etapa do Circuito Loterias Caixa, que acontecerá em Fortaleza, de 18 a 20 de março. Com competidores nas modalidades de atletismo, natação e halterofilismo, a Sadef está com grandes expectativas para o evento.

A equipe de halterofilismo, que conquistou nos últimos cinco anos o título de melhor equipe do País na modalidade, e foi campeã no circuito em 2010, vai para a competição com boas chances de medalha. “Conseguimos no último campeonato brasileiro o feito de ter todos nossos atletas entre os três primeiros colocados de suas respectivas categorias. Agora temos esperança de que manteremos a hegemonia e voltaremos de lá com o maior número de medalhas possível, e mais uma vez com o título por equipe”, afirma o técnico Carlos Wiliam.

A delegação do atletismo está encarando a etapa como seletiva para o mundial. “No atletismo temos alguns competidores com boas chances para o mundial, portanto nossa intenção é alcançar o índice técnico com o maior número de atletas possível”, garante o presidente em exercício da Sadef, Ecildo Lopes.

Já a delegação da natação detém desde 2005 o posto de melhor equipe do País. “Temos obtido expressivos resultados nos últimos anos. Nossa intenção é colocar o maior número possível de atletas no pódio já pensando nos jogos Parapan-Americanos do México, que acontecerão no segundo semestre”, afirma o treinador Carlos Paixão.

O meu amigo e atual vice capeão brasileiro de halterofilismo José Milson Gomes da Silva (na foto), natural do município de Boa Saúde, mas que hoje reside no Distrito da Serra da Tapuia no município de Sitio Novo é um dos atletas que compõe a equipe da modalidade.   

Potiguar disputa Taça Brasil de Basquete


O Potiguar de Mossoró será o único representante do interior do Rio Grande do Norte na Taça Brasil de Basquete. A competição que garantirá aos dois primeiros colocados acesso ao NBB - Novo Basquete Brasil -, que é o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão.

Em parceria com a AABB - Associação Atlética Banco do Brasil -, a equipe mossoroense havia acertado um jogo amistoso, nesse sábado, 12, em Natal, diante do Treze, da Paraíba.

A primeira fase da competição nacional será realizada na cidade paraibana de Campina Grande.
Fonte: ACDP

Jucurutu: George Soares confirma apoio a candidatura de Márcio Soares a prefeito


O deputado George Soares (PR) confirmou ao Blog de Marcos Dantas na manhã desta segunda-feira (14) seu apoio ao vice-prefeito Márcio Soares (PP) que deverá disputar a prefeitura em 2012. "Fui o segundo deputado estadual mais votado de Jucurutu e vou participar ativamente da campanha municipal no próximo ano. Acho que Márcio Soares é uma opção nova e tem todo o direito legítimo em concorrer à prefeitura. Adianto que ele terá todo nosso empenho nesta luta", afirmou o deputado.

No ano passado, Márcio e as vereadoras Marli Maia e Daguia Soares, ambas do PP conseguiram transferir cerca de 1.200 votos para George em Jucurutu, terra do deputado Nelter Queiroz (PMDB), que teve no município 7.316 votos. "Vou discutir com Márcio a melhor alternativa para sua candidatura. Vou ouvi-lo a respeito do seu fortalecimento e quero ser uma ferramenta a favor desta mudança que o povo de Jucurutu pede. Márcio representa uma nova opção", disse.
Em Jucurutu, o ex-prefeito Luciano Lopes pretende disputar também a prefeitura, caso consiga resolver sua pendenga jurídica em relação aos processos que responde. Hoje Luciano controla o PR, mesmo partido de George Soares. "Conversaremos com o deputado João Maia sobre essa questão. Não queremos briga com nenhum filiado do PR. Respeito também a candidatura de Luciano. Márcio é filiado ao PP e controla um partido que nos deu apoio em Jucurutu", explicou. 

Licitação para combater muriçocas


Para combater a questão das muriçocas, o prefeito Geraldo Gomes publicou extrato de aviso de licitação com intuito de contratar empresa prestadora de serviços de limpeza, abertura de valas, aterro de poças dágua, aplicação de larvicida no combate às muriçocas e locação de veículo para captura de animais em via pública.
A licitação acontecerá na segunda-feira (28), às 15h. O Edital será entregue apenas na sede da Comissão Permanente de Licitação e quaisquer informações poderão ser obtidas também através do telefone (84) 3405-2704. A contratação atenderá as necessidades da Prefeitura de Currais Novos durante todo o exercício de 2011. 

Missa da visita do Pai Eterno que reuniu multidão na Catedral Metropolitana


A primeira missa da Quaresma, evento religioso marcado pela visita da imagem peregrina do Divino Pai Eterno, que está percorrendo todo o Brasil chegou a Catedral Metropolitana de Natal onde uma multidão esteve reunida para participar a celebração feita pelo Pe. Robson. A governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho prestigiaram a solenidade.
"É uma bênção para o Rio Grande do Norte receber a imagem do Pai Eterno, o Estado sempre apoia ações dessa natureza", disse a governadora, parabenizando Pe. Robson pelas palavras ditas ao público, onde exaltou o Deus vivo em cada coração.

O Cactus Moto Fest terá o apoio da PRF


Considerado o maior evento de motociclismo do Nordeste, o “Cactus Moto Fest” será aberto nesta quinta-feira (17), às 20h com show na Praça Cristo Rei, em Currais Novos. O encontro deste ano terá uma programação bastante diversificada e promete trazer ao Seridó mais de quatro mil motociclistas de todo o país para um dos principais eventos do calendário turístico da cidade. Serão quatro dias com uma programação intensa, com shows, palestras e passeios para mostrar aos motociclistas visitantes, o que nossa região tem de melhor.
Pelo segundo ano consecutivo a Polícia Rodoviária Federal estará presente no Cactus Moto Fest. Um grande stand será montado na Praça de Eventos, em Currais Novos, onde haverá exibições de vídeos educativos, distribuição de folders e panfletos de segurança nas estradas, além da exibição de suas, já famosas, motocicletas Harley-Davidson. O boneco estilizado da PRF, que ano passado fez tanto sucesso com a criançada, também estará presente participando da demonstração do bafômetro.

Jornalista coloca Santa Cruz na midia nacional


DEU NO BLOG DO WALLACE

Anna Ruth Dantas ao lado do esposo e pré-candidato a Prefeito Marcos Lima

A cidade de Santa Cruz foi destaque nesse domingo na mídia nacional. O jornal O Estado de São Paulo, que é um dos maiores do país, trouxe matéria sobre a estátua de Santa Rita. A reportagem foi produzida pela jornalista Anna Ruth Dantas, que vem fazendo esforços para divulgar a cidade no cenário nacional. Recentemente, a imagem de Santa Rita também foi enfocada em cadeia nacional de rádio através da agência Radioweb, da qual Anna Ruth também é correspondente.
O principal incentivo para as reportagens vêm do seu marido Marcos Lima que, inclusive, é pré-candidato a prefeito de Santa Cruz.Aliás, o médico já mostra empenho em divulgar a cidade e conquistar espaços privilegiados na mídia nacional.
Por Anna Ruth Dantas – O Estado de S.Paulo
Encravada no interior do sertão do Rio Grande do Norte, a cidade de Santa Cruz, a 120 quilômetros de Natal, ganha destaque no cenário católico mundial. É nesse município de 35 mil habitantes, localizado na região conhecida como Trairi, que se encontra a maior imagem do catolicismo do mundo: uma estátua de Santa Rita de Cássia, a padroeira da cidade. Ela tem 46 metros de altura. Se contabilizado o pedestal de seis metros, a Santa Rita erguida em Santa Cruz chega a 52 metros. O Cristo Redentor, no Rio, tem 38 metros, já somado o pedestal.


Turismo
A obra foi feita graças a um convênio da cidade com o governo federal, que liberou recursos pelo Ministério do Turismo. No total, foram gastos cerca de R$ 6 milhões na construção da estátua. O objetivo foi unir a religiosidade do povo ao fomento do turismo local.

Visitas
Semanalmente, cerca de 3 mil pessoas visitam o Santuário de Santa Rita. A estimativa é da paróquia local. Ou seja, para conhecer a maior imagem católica do mundo chegam à cidade, por semana, quase 10% do total de habitantes do município. “A população de Santa Cruz é devota de Santa Rita. Essa fé vem desde o fundador da cidade. Erguer a maior imagem do mundo mostra o quanto é grande a devoção das pessoas da cidade por Santa Rita”, afirma o padre Aerton Sales. Segundo ele, a ideia de construir a imagem no morro já era discutida na cidade antes de o convênio ser firmado.

Desde a inauguração, em junho do ano passado, o Santuário de Santa Rita estabeleceu alguns rituais, entre eles uma missa que ocorre no dia 22 de cada mês, lembrando o dia da santa (22 de maio). Nesses dias, católicos de todo o País chegam à cidade. “Nosso santuário recebe hoje pessoas de muitos Estados brasileiros“, diz o padre Sales.
Negócios
A imagem de Santa Rita fomenta muitos negócios na região. A pequena cidade, que antes era apenas passagem para quem partia de Natal para a região do Seridó, já começa a atrair investimentos poucos meses após a inauguração da estátua. Pousadas foram abertas e o comércio local trabalha com a perspectiva de crescimento no movimento de consumidores. No santuário há um estacionamento para ônibus de romeiros e lanchonetes.

Sitio Novo mais uma vez será palco de etapa do campeonato de Baja deste ano

Mais uma federação esportiva do Rio Grande do Norte está iniciando a temporada de 2011. Trata-se da Federação Norte-rio-grandense de Baja, que já definiu datas e locais das seis etapas do campeonato deste ano. A primeira etapa acontecerá no dia 3 de abril, em Lajes do Cabugi; segunda, no dia 5 de junho, em Sítio Novo; terceira, 10 de julho, em São Tomé; quarta, 14 de agosto, em Guamaré; quinta, 9 de outubro, em Macaíba; e sexta, 13 novembro, em São Paulo do Potengi.

Este ano será a terceiro ano consecutivo que o município de Sitio Novo será palco de mais uma etapa do campeonato de Baja. No ano passado o município recebeu a 4º etapa do Campeonato que contou com a participação de 43 pilotos sendo 16 da categoria quadriciclos.

Este ano a competição será disputada em seis categorias: quatro de motos e duas de quadriciclos. Em motos teremos baja Sport, baja production, baja Brasil e baja Brasil light. Em quadriciclos temos quadri Sport – pilotos pró – força livre, e quadri production – para iniciantes – força livre.

Em 2012, deverão subir os três primeiros colocados na categoria Brasil light para a categoria Brasil. O mesmo acontece com as modalidades de quadri. Todas as categorias receberão troféus até a 5ª posição, com exceção a Brasil light de moto, que serão até a 10ª colocação.

As inscrições serão feitas no Lavajato do Prezado, no valor de R$ 90 até o sábado que antecede a prova. No dia do evento, o valor será de R$ 180. Essa regra serve para as pré-inscrições e pagamentos que só serão recebidos também no sábado.
Fonte: FEMORN

Pânico com ataque de abelhas Italianas causam terror em Severiano Melo


No começo da tarde da ultima sexta-feira (11) na Comunidade de Malhada Vermelha em Severiano Melo aconteceu um verdadeiro ataque por enxames de abelhas italianas que chegou de vez assombrando.

O ataque causou pânico geral nas pessoas que estavam nas vias (calçadas) como também as que estavam dentro das casas já que a invasão foi total naquela parte da Comunidade. O medo não foi o único marco deixado pelos insetos, e sim a morte de pelo menos dois cães, outros animais com chances de fuga escaparam certamente atacados mesmo assim. Exatamente como aconteceu com algumas pessoas na hora do desespero sem tempo pra pensar fecharam as portas. Outros só restaram a opção de correr. Muitos foram atingidos com ferroadas pelas abelhas. 

Este acontecimento pode ter várias explicações desde a busca por um lugar mais quente para construir colméia porque possivelmente o vento tenha destruído-as, inclusive havia tempo de chuva. Como algum atentado humano. Até a conclusão desta matéria não se tinha o desfecho apontando a causa da ação polvorosa das abelhas.

PM troca tiros com suspeitos de pertencer a grupo responsável pela morte de policial em Jucurutu

Na manhã de hoje policiais de Caicó trocaram tiros com Damião Régis e Francisco Miguel da Silva na Comunidade de Aroeira, a 10km de Jucurutu. De acordo com a polícia, os dois faziam parte do bando que tentou assaltar um estabelecimento comercial do município na última quinta-feira (10), mas foi impedido por uma ação policial, a qual resultou na morte do PM, Bruno Belizário Smith, 28 anos.

“Recebemos uma ligação anônima informando que dois homens estariam indo resgatar o Vidalvo, que foi baleado durante a operação policial em Jucurutu, na quinta-feira. Deslocamos nossos homens, que ao chegar a Comunidade de Arueira já foram recebidos com tiros. Houve intensa troca de tiros, nenhum policial nosso foi ferido, mas os dois bandidos foram mortos”, disse o comandante do 6º BPM, Coronel Cipriano de Almeida.

Damião Régis e Francisco Miguel foram levados para o Hospital Reional do Seridó, em Caicó. Apesar do Coronel Cipriano ter confirmado a morte dos dois homens, funcionários do hospital informaram à equipe da TRIBUNA DO NORTE, que apenas Damião faleceu, a outra vítima está em estado grave e vai ser submetido a uma cirurgia.

Tribuna do Norte


Santa Cruz vence vantagem na decisão do turno

O Santa Cruz recebeu o Centenário de Pau dos Ferros no Iberezão onde confirmou seu favoritismo e manteve os 100% de aproveitamento ao vencer a partida por 3 a 1.

O centroavante Quirino, foi o destaque do jogo ao marcar os três gols da equipe garantindo a vantagem do tricolor do trairi na final do primeiro turno que jogará a segunda partida em Santa Cruz, por ter realizado a melhor campanha o tricolor joga amparado pela vantagem de obter dois resultados iguais para ficar com o título inédito na história do clube.

Com os três gols marcados na partida o centravante Quirino pediu uma música de Padre Fábio de Melo em homenagem sua mãe no Fantastico da rede globo.

Já o ABC também conquistou a vaga na decisão depois de vencer o Corinthians no estádio Marizão, em Caicó (RN), por 1 a 0, gol do atacante Leandrão. Com o triunfo, o Alvinegro chegou aos 24 pontos e ficou com a vice-liderança do turno e decidirá o título contra o Santa Cruz.

A primeira partida que definirá o campeão do turno será disputadas nesta quarta-feira, no Frasqueirão.