sexta-feira, abril 23, 2010

Serra no RN


Na sua passagem pelo Rio Grande do Norte nesta quinta-feira José Serra pôde tocar em pontos importantes relacionados à política nacional e a ações que poderiam beneficiar nosso Estado. Apesar de elogiar programas sociais como o Bolsa-Família, que é a principal marca da atual gestão do presidente Lula, o pré-candidato criticou a forma de governar do PT.

Buscando amenizar a imagem de suposto "anti-nordeste", Serra lembrou sua atuação durante a discussão da Constituição Federal, quando foi o responsável pela inclusão de emenda que criaria um fundo para destinar recursos ao desenvolvimento do Nordeste. No entanto, ele garantiu que pensa na totalidade do país, e não na defesa de conflitos de interesses entre as regiões.

Apesar de garantir a manutenção do programa Bolsa Família, José Serra argumentou que é necessário que o próximo Governo dê condições para que a população possa trabalhar, investindo na criação de novos postos de trabalho no Brasil. Sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o tucano garantiu que não pretende acabar, mas voltou a dizer que, atualmente, o PAC não passa de "uma lista de obras".

Além da suposta falta de execução das obras do PAC, Serra também acusou o atual Governo Federal de não conseguir implementar as ações planejadas para a área da Educação, apesar de admitir que foram feitos bons planos. "O foco do país na Educação tem que ser a qualidade do ensino. Tem que ter ação e racionalizar", disse o pré-candidato à sucessão de Lula.

Depois de falar sobre o período de exílio e sobre o momento que vive como político, Serra falou também sobre o aeroporto de São Gonçalo, importância de fontes de energia alternativas e limpas, e o apoio político que terá no Rio Grande do Norte.

Aeroporto

"Esse projeto atrasou tanto porque era para ser uma concessão. A pista já está pronta, só falta um terminal, que na verdade é um shopping. Se for feita a concessão, o aeroporto entrará em funcionamento mais rapidamente".

Energia

"O Rio Grande do Norte e o Ceará têm um grande potencial nesse setor. A energia eólica terá prioridade, assim como a solar".

Apoio no RN

"Aqui eu estou bem apoiado. Teremos aqui a candidata Rosalba Ciarlini, temos o deputado Rogério Marinho e ainda o apoio do senador Garibaldi Filho".

Exílio

"Eu tinha filiação partidária quando ninguém no movimento estudantil apoiava candidato. Marcos Guerra foi meu contemporâneo. Nesse tempo eu passei a ter visão de conjunto. Era um período agitado no Brasil, em que todo mundo foi exilado. Eu não fui masoquista pra ficar e ser preso".

Preparação

"A vida é um constante aprendizado. Por isso me considero mais preparado agora que em 2002. Depois da derrota. Já fui prefeito da cidade de São Paulo e governador do Estado de São Paulo. Também trago uma grande lição, que foi a derrota no segundo turno em 2002".

Saneamento

Uma das áreas nas quais ele considera que o RN “ficou para trás” é no saneamento básico. Destacou também que o Estado não tem um terminal aeroportuário para escoar de forma adequada à produção. Embora não tenha citado o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, disse que o Rio Grande do Norte pode ser uma referência aeroportuária, se for construído um terminal em parceria com a iniciativa privada. “Esse é um atraso que precisa ser superado”, destacou.

José Serra está neste momento discursando para empresários, parlamentares e prefeitos que participam do encontro promovido pela Câmara de Diretores Lojistas de Natal, no Olimpo Recepções.

Potencialidades

"O Rio Grande do Norte tem muito potencial para crescer, mas ainda faltam políticas específicas que ampliem áreas como a do turismo, fruticultura e carciniciltura". Esta foi uma das declarações feitas pelo pré-candidato à presidente da República pelo PSDB, José Serra, em um almoço com empresários.

Durante o encontro com os empresários locais, José Serra destacou a importância do Rio Grande do Norte para o país, apesar de representar apenas 6% da população brasileira. "É um estado privilegiado, por possuir um potencial turístico extraordinário", disse.

Ampliação do PSF.

Durante a rápida coletiva de imprensa, o pré-candidato promete privilegiar as áreas da saúde, educação e segurança. E lembrou da implantação do PSF no país quando ministro da saúde. "Na época, o Rio Grande do Norte contava com apenas 18 equipes, e esse número foi ampliado para 436", afirmou.

José Serra adiantou que o vice-candidato de sua chapa deve ser anunciado até o mês de junho.

Nenhum comentário: