sexta-feira, abril 23, 2010

Garibaldi quer mais agilidade para ações que minimizem efeitos da seca

O senador Garibaldi Alves Filho (RN) pediu mais agilidade no socorro às vítimas de fenômenos climáticos, como a seca que começa a afligir os agricultores do Nordeste e, de modo especial, do Rio Grande do Norte.

De acordo com o parlamentar, o problema da falta chuvas já começa a ser esquecido "e as consequências no estado e na região podem ser gravíssimas do ponto de vista do bem-estar da população". Garibaldi Alves Filho disse que as chuvas na região "já deveriam ter se mostrado muito mais abundantes do que estão caindo" e que a perda da safra já é um fato.

Na avaliação do senador, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, subordinada ao Ministério da Integração Nacional, deveria já estar atuando mais intensamente para minimizar as consequências da estiagem. O parlamentar disse que esse é o tipo de caso que justifica uma medida provisória, a qual, no entanto, não é editada.

O senador afirmou que o país precisa ter a capacidade de prevenção desse tipo de fator climático, assim como a capacidade de convivência com o fenômeno da seca. Infelizmente, segundo ele, o país não está capacitado em nenhum dos casos.

Nenhum comentário: