sexta-feira, maio 27, 2011

Micarla de Sousa sanciona leis em prol da saúde pública


A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, sancionou hoje duas leis importantes para a saúde pública da cidade. Uma delas, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins (PV), autoriza a Secretaria de Saúde a utilizar a homeopatia na prevenção e no combate a dengue. A outra lei, do vereador Enildo Alves (sem partido), institui o 12 de junho como o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita em Natal.

Com a sanção da lei, a Secretaria Municipal de Saúde tem mais uma opção na luta contra a epidemia dengue, que se alastra pela cidade. A partir de agora, o município já pode realizar pesquisas e estudos que permitam a disponibilidade do medicamento homeopático “Eupatorium perfuliatum CH 30, Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30. Segundo o vereador Edivan Martins, essa medicação vem sendo usada, com êxito, no combate a epidemias.



“Na última terça-feira, a secretária adjunta da saúde do RN, Ana Tânia Sampaio, pediu o meio apoio para a Política Estadual de Práticas Integrativas Complementares do SUS, que defende a utilização de tratamentos alternativos pela população. Confirmei o meu apoio à secretária e aproveito para sugerir que o município crie um núcleo de estudos para essas práticas para que toda a população de Natal passe a ter mais essa opção”, disse o presidente da CMN, vereador Edivan Martins.

Durante a cerimônia, a prefeita Micarla de Sousa autorizou a Secretaria Municipal de Saúde a identificar, inicialmente, uma comunidade para fazer um teste com o medicamento homeopático, para em seguida disponibilizar em toda rede básica de saúde.

O professor do curso de Farmácia da UFRN e especialista em homeopatia, Idivaldo Micali, apresentou o resultado da utilização da homeopatia na prevenção e tratamento da dengue. “O município de Macaé (RJ) conseguiu reduzir em 70% o número de casos de dengue. Não tenho nenhuma dúvida que aqui em Natal teremos índice igual ou quem saber superior a esse. Sem contar que cada dose homeopática tem um custo de seis centavos”, disse Idivaldo Micali

Nenhum comentário: