terça-feira, abril 06, 2010

Touros

É um quadro triste e lamentável. Um dos últimos prédios históricos da cidade de Touros, o prédio do grupo escolar Coronel Antônio Florêncio Pereira do Lago, inaugurado em dezembro de 1927, pelo então governador. Dr. José Augusto desmorona perante todos sem que uma providencia seja efetivamente tomada. As instalações físicas do prédio estão desabando e segundo o engenheiro Francisco Bartolomeu que acompanhou nossa reportagem até o local o prédio pode não suportar mais um ano de abandono.

O Grupo escolar quase foi transformado em "Casa da Cultura", pela administração da ex-governadora Wilma de Farias. Tudo acabou em mais uma promessa política. Ao apagar as luzes do governo Wilma de Farias ela se limitou a passar a responsabilidade para o atual governador Iberê Ferreira de Souza.

Enquanto nada é feito o prédio histórico do grupo escolar desmorona aos poucos a cada dia. Sua estrutura física se encontra completamente comprometida e pode desabar dentro de mais alguns meses. A falta de comprometimento e força da classe política do município/região, aliado a indiferença de parte das instituições do município de Touros é o maior exemplo do atual descaso. Apenas alguns tourenses se manifestaram através de artigos, denúncias e até apelos a ex-governadora como foi publicado nesta Folha.

A ex-governadora que chegou a assegurar e dar prazo para a reforma do grupo terminou seu mandato administrativo sem que nada fosse realizado. É mais um triste retrato da falta de comprometimento cultural por que passa Touros. O jornalista Roberto Patriota pretende unir forças da comunidade para tentar junto ao atual governador Iberê Ferreira, uma última ação para salvar este importante prédio histórico que é parte da memória viva de milhares de tourenses que por ali passaram e tiveram neste importante espaço sua primeiras lições de educação, cultura e vida.

QUEM FOI ANTÔNIO FLORÊNCIO PEREIRA DO LAGO

Houve alguém, entre os mais ilustres filhos de Touros, cuja vida será sempre motivo de orgulho para os brasileiros. em geral, e de exemplo a ser imitado pelos seus conterrâneos: o engenheiro militar Antônio Florêncio Pereira do Lago, cognominado herói pelo seu colega de farda e grande historiador Visconde de Taunay, que também foi seu biógrafo. Ambos participaram da famosa Retirada de Laguna, um dos mais importantes acontecimentos da história militar brasileira durante a Guerra do Paraguai. Nascido no distrito de São José de Touros, a 10 de maio de 1825, Antônio Florêncio Pereira do Lago não se conformou com seu destino de menino pobre, quando a única coisa que poderia esperar era ser um pescador. Lutou bravamente e conseguiu a duras penas carreira na Escola Militar da então Capital Federal do Rio de Janeiro. Foi um dos mais brilhantes militares brasileiros tendo sido lembrado pelo Duque de Caxias em suas memórias. Faleceu em 1 de janeiro de 1892, como major do Exército Brasileiro tendo participado das mais importantes batalhas do Império Brasileiro. Ele chegou a dizer antes da sua morte: "Nunca pensei em chegar até onde cheguei, foi uma longa jornada".

Fonte: Folha do Mato Grande

Nenhum comentário: