quinta-feira, dezembro 30, 2010

São Paulo do Potengi completa 67 anos

Em 1909, o comerciante e fazendeiro Bento Urbano de Araújo, morador do Juremal General, à margem esquerda do rio Potengi, em território pertencente a São Gonçalo, resolveu fixar residência no povoado de São Paulo, situado à margem direita do rio Potengi, pertencente ao município de Macaíba, devido às costumeiras enchentes que ameaçam inundar e destruir aquela localidade.

Ao chegar ao novo povoamento, Bento Urbano de Araújo instalou residência, construiu vários armazéns e começou a participar efetivamente do desenvolvimento da localidade, trabalhando na implantação da feira e incentivando seus amigos e antigos vizinhos a também se mudarem para São Paulo.

Foi com a capacidade empreendedora e o estilo animador de Bento Urbano que a população se desenvolveu. No ano de 1912, a intendência de Macaíba reconheceu o núcleo populacional como povoado de São Paulo. O Decreto 603 de 31 de Dezembro de 1938 elevou o povoado à condição de distrito com o nome de São Paulo do Potengi, unindo a religiosidade do povo ao rio que banhava o território.

No dia  30 de Dezembro de 1943, através da Lei número 268, São Paulo do Potengi foi desmembrado de Macaíba, tendo incorporado aos seus domínios  parte das terras do município de São Gonçalo que, pela mesma Lei,  foi extinto.



Visitar São Paulo do Potengi é visitar um pouco de sua história. Uma mistura do antigo com o moderno mostra a importância de cuidar bem daquilo que faz parte de sua história. Uma das principais atrações turísticas da cidade é a Barragem Campo Grande, com suas águas calmas, tem às suas margens balneários com um ótimo cardápio regional, ponto de parada obrigatório para quem a visita.

Nenhum comentário: