terça-feira, janeiro 18, 2011

Associação de Apoio aos Presos é criada em Parelhas

Mais uma Associação de Proteção e Apoio aos Condenados (APAC) foi criada juridicamente no Rio Grande do Norte, no município de Parelhas, na quinta-feira, 13.



A criação da Apac Parelhas foi incentivada pelo programa Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, com o apoio do Ministério Público, e é a segunda a ser implantada no Estado. A inauguração das instalações físicas da Associação acontecerá ainda nesse semestre.

Na ocasião, estiveram presentes membros do Ministério Público Estadual; a procuradora de Justiça Valdira Câmara; a promotora de Justiça Uliana Paiva; o presidente do Conselho da Comunidade de Parnamirim, Kleber Pinheiro; e o juiz membro do Programa Novos Rumos na Execução Penal da Comarca, Marcus Vinícius Pereira Júnior.

A APAC - A Apac nasce dos esforços das autoridades locais e estaduais e tem a proposta de ressocializar infratores, desenvolvendo elementos fundamentais como: ajuda mútua, trabalho, família, religião, participação da comunidade, assistência jurídica, valorização humana e formação profissional.

Uma das vantagens do método Apac é a redução de custos com o detento, que cai de quatro salários mínimos (necessários no sistema tradicional) para apenas um, possível através da formalização de convênios e do trabalho voluntário que é exercido pelos diretores das unidades.

Com a metodologia apaqueana, há uma queda nos números de reincidência, pois o índice de ressocialização no novo método chega a 90%, enquanto que no sistema tradicional o índice é de 15%.
Fonte: TJRN

Nenhum comentário: