sábado, setembro 18, 2010

Tirica concede entrevista exclusiva



Nascido em Itapipoca, no interior do Ceará, Francisco Everardo Oliveira Silva, 45 anos, nacionalmente conhecido pelo seu nome artístico Tiririca, é uma das surpresas desta campanha eleitoral. Será, ao que tudo indica, um dos candidatos mais votados no estado de São Paulo, quiçá do Brasil. A expectativa é que ele ultrapasse a marca de um milhão de votos. Ele disputa com 1.168 pessoas uma das 70 vagas na Câmara dos Deputados pelo Partido Republicano (PR) com o slogan “Vote Tiririca, pior que tá não fica”.

A sua propaganda gratuita eleitoral é tão polêmica quanto a sua candidatura que foi vista inicialmente como uma afronta ao Congresso. Ao som da paródia da música que o consagrou, Florentina, ele diz frases como “o que é faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto” e “se você está cansado de quem trambica, vote no Tiririca”. Leia a entrevista exclusiva com o candidato feita pelos Associados PE- Diário de Pernambuco:

Tiririca, como surgiu a ideia de sair candidato?
Eu recebi o convite do Partido e fui conversar com minha mãe que achou que a ideia poderia ser boa, porque se for eleito, poderei ajudar as pessoas que precisam.

Por que escolheu o PR para se candidatar?
Porque foram eles que me convidaram.

O que você pode destacar na sua personalidade que pode ajudar na Câmara dos Deputados, caso seja eleito?
O caráter e a vontade de lutar pelo o que é certo, é justo. Na minha vida não consegui nada fácil, mas nunca desiste de lutar honestamente.

Você sempre teve a simpatia das pessoas com seu trabalho humorístico. Você não acha que esse tom de brincadeira com a política e com o cargo pretendido, que você tem apresentado, é contra o que a sociedade espera: um candidato que leve o país a sério, que não brinque com algo tão importante?
Não. Acho que as pessoas estão cansadas de tantas promessas e depois não veem nada cumprido. Sinto e vejo nas ruas porque estamos fazendo "corpo a corpo", que as pessoas veem em minha candidatura uma esperança de melhora e é isso que eu quero fazer: ajudar a melhorar a vida das pessoas.

Na propaganda eleitoral gratuita, você diz que não sabe o que fazem os deputados federais. Você nao vai procurar saber antes de chegar lá ou isso é só o discurso do personagem?
É só um discurso do personagem. Coisa do marketing da campanha.

A primeira das suas propostas apresentadas no seu site é elaborar projetos contra a discriminação dos nordestinos. Que tipo de projetos serão esses?
Elaborar uma lei, parecida com a de racismo, sabe? Poxa, foram nossos conterrâneos que edificaram São Paulo, por exemplo. Eles, como todas as pessoas, merecem respeito de todos.

Você sofreu muito preconceito por ser nordestino?
Não muito.

Acredita-se que você receberá mais de 1 milhão de votos, superior ao do falecido Enéas, e, com isso, sete das 70 vagas na Câmara dos Deputados. Ou seja, 10% serão eleitos com a ajuda de seus votos (coligação PT-PR). Você acha que pode realmente contribuir com o país?
Olha, eu entrei para ajudar as pessoas e acredito que sendo deputado federal posso ajudar muito. É isso que eu acredito que vá contribuir com o país.

O que acha da tentativa inicial do TRE de barrar sua candidatura?
Acho que a justiça foi feita. Estamos fazendo uma campanha limpa, não estamos ofendendo ninguém.

A sua candidatura é um projeto político do partido para conseguir mais representação, já que ao que tudo indica você será muito bem votado, ou é realmente um apoio a sua candidatura e aos seus projetos?
Acho que as duas coisas.

Por Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: