sábado, novembro 13, 2010

Artesanato promove inclusão social de agricultoras familiares na região Agreste

Agricultoras familiares de várias comunidades rurais do município de Serrinha,estão produzindo artesanato do tipo bordado à mão em tecidos rústicos. São 22 mulheres que participam de um projeto realizado numa parceria entre a Prefeitura Municipal e Governo do Estado, através da Emater-RN, garantindo ocupação e renda e promovendo a inclusão social de famílias carentes. Com o objetivo de incrementar a produção para atender aos pedidos, as artesãs estão se organizando. Uma das iniciativas é a criação da Associação de Arte da Terra.

Diante da procura pela variedade de produtos artesanais, até mesmo por estabelecimentos comerciais de Natal, as artesãs vão realizar a 2ª Mostra de Artesanato de Serrinha no dia 10 de dezembro. O evento tem como finalidade a oferta dos produtos aos habitantes do município e localidades vizinhas, bem como instituir uma reserva financeira para o capital de giro.

Capacitação

O projeto teve início com a identificação e capacitação de um grupo de mulheres carentes de diversas localidades da zona rural de Serrinha. O treinamento foi ministrado pelo consultor e coordenador do projeto, artista plástico natalense Gilson Firmino Miguel, que acompanha o trabalho das artesãs. 

Gilson Firmino garante que as várias peças bordadas em algodão, além de bonitas e úteis, são confeccionadas com o cuidado de oferecer um produto de qualidade. O instrutor destaca as estolas em três tamanhos, jogo americano, pano de bandeja e toalha redonda. A próxima etapa é a produção de peças utilizando sisal e palha. 

Segundo a secretária municipal de Gestão Social de Serrinha, Joanete dos Santos, a prefeitura está incentivando e investindo nessa ação para que, depois, elas tenham condições de desenvolver seu trabalho, através da instituição de classe. A expectativa é ampliar o projeto, incluindo cada vez mais as mulheres das comunidades carentes da região

Nenhum comentário: