sábado, novembro 13, 2010

Vereadores aprovam 2 dos 5 projetos de autoria do executivo.

Com as ausências dos vereadores Dailton Golçalo e Joana Darc os outros sete vereadores que compõe a Cãmara Municipal de Sitio Novo, se reuniram se reuniram no Plenário José Francisco da Costa na noite desta sexta-feira em sessão ordinária que teve como pauta, a discussão para votação de cinco projetos de lei de autoria do executivo municipal.

Ao da inicio a sessão o Presidente Inácio Marcos da Silva, ordenou a leitura dos projetos que foram lidos pela vereadora Luzia Isaura dos Santos (Branquinha). Projeto de Lei nº 003/2010: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução da lei orçamentária anual para o exercício financeiro de 2011, 004/2010: Dispõe sobre o reajuste no valor dos Plantões médicos, 005/2010: Autorização para alienação de veículos, 006/2010: Autorização para desenvolver ações para implementar o programa Minha Casa, Minha Vinda e 007/2010: Estima a receita e fixa as despesas financeiras para o exercício de 2011.

Após a leitura feita pela vereadora, os projetos foram para discussão, onde a primeira a discutir sobres os projetos foi à vereadora Lucinalva Régia de Lira, que pediu uma avaliação prévia do projeto de nº 005/2010 para saber o valor estimado da alienação dos veículos citados no projeto, quanto ao projeto de nº 006/2010 a vereadora questionou a falta da relação com os nome dos beneficiários do programa habitacional, sobre o projeto 007/2010, Lucinalva manifestou-se contra os 25% para a abertura de crédito.

A vereadora Branquinha entrou na discussão para discordar da opinião da vereadora Lucinalva, lembrando a ela a importância da aprovação do projeto 005/2010 que tem como prioridade a compra de uma nova ambulância. Quanto a o questionamento da falta de uma relação com nomes dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, Branquinha disse que não se pode saber quem será beneficiado, uma vez que o projeto ainda não está regulamentado.

Já o vereador José Lucas da Silva discorda da venda dos veículos, para ele sairia mais em conta consertar os veículos que estão para ser leiloados.

O vereador Manoel Edmilson Belarmino (Missinho), disse respeitar a opinião dos vereadores José Lucas e Lucinalva, porém o vereador acha fundamental a venda dos veículos para a compra de uma nova ambulância uma vez que as ambulâncias velhas de tanto rodarem com o tempo na passam mais a atender e quebram com frenquência até que um dia as encostem e ao invés de viverem paradas é justo que se venda para compra de uma nova que passará atender as necessidades da saúde municipal com melhor qualidade.

Sobre a opinião do vereador José Lucas, que prefere o conserto das ambulâncias velhas, o primeiro suplente de vereador Sarú Iariana de Carvalho Mafra, que assumiu pela segunda vez uma cadeira na câmara substituindo a vereadora Janiere Ferreira de Lima (Aninha de Paulo) que encontra-se de licença maternidade. Disse que não é mais viável consertar as ambulâncias já que ao longo de alguns anos são feitas diversas revisões e as mesmas sempre estão quebradas o que dificulta os atendimentos para locomoção dos pacientes. O que o vereador Sarú espera para a compra da nova ambulância, é a preocupação de escolher um veiculo com melhor suspensão e que seja mais adequado para estrada de barro.

No uso da palavra a vereadora Judrene destacou a importância de cada um dos cinco projetos de autoria do executivo, desejando que os mesmos fossem aprovados por todos os vereadores presentes.

Ao voltar a usar a apalavra o vereador Sarú propôs que todos os projetos fossem colocados em votação, já que se tratava da última reunião ordinária do ano. Então o presidente Inácio Marcos, perguntou aos vereadores se os mesmos estariam de acordo com a proposta do vereador Sarú, apenas a vereadora Lucinalva mostrou-se contrária a proposta insistindo na avaliação prévia do projeto 005/2010 e de uma emenda para o projeto 007/2010.
A vereadora Branquinha discordou da manifestação de Lucinalva, que em sua opinião qualquer um dos vereadores que fosse contra o projeto algum dos projetos deveriam ter procurado a casa para reunir a comissão de justiça que juntamente com o assessor jurídico analisar melhor cada projeto uma vez que os mesmos teriam sido recebido pelos vereadores na segunda-feira(08). Lucinalva então disse a Braquinha, que por se tratar da primeira discussão dos projetos insiste em adiar a votação, já que no regimento interno da câmara diz que os vereadores podem votar nos projetos pelo menos em três sessões finalizando propôs ao presidente que se reúna a comissão para fazer a emenda e peça a avaliação prévia.

O presidente então aderiu aos pedidos da vereadora Lucinalva e propôs mais tempo para analise dos projetos se comprometendo para que a te 31 de dezembro todos os projetos sejam aprovados em uma sessão extraordinária. A declaração do presidente de não colocar os projetos em votação gerou uma grande discussão, a vereadora Judrene foi a primeira a discordar do presidente, já que a maioria dos vereadores presentes era a favor que os projetos fossem colocados em votação. O presidente bateu o pé e respondeu a vereadora que não colaria em votação.

O vereador Missinho também entrou na discussão dizendo não entender a forma com que o presidente se expressa sobre os projetos quando diz que não colocará em votação, quando diferentemente de outras vezes os mesmos foram encaminhados com prazo para que todos os vereadores procurassem tirar suas dúvidas. Depois o presidente voltou atrás e disse que iria colocar em votação apenas os projetos 004/2010 e 006/2010 que receberão votação unânime  foram aprovado por unânime dos vereadores presentes.

Já os demais projetos ficaram na responsabilidade do presidente Inácio Marcos da Silva, que garantiu que fará de tudo para que os outros três projetos vá a votação até a esta segunda-feira dia 15. 

Nenhum comentário: