quarta-feira, novembro 03, 2010

Filme alexandriense estreia hoje

A cidade de Alexandria está ansiosa para a estréia do "Filme Inácio Garapa, Um Matuto Sonhador", que será exibido no Auditório do Jardim de Infância nos dias 3, 4 e 5 de novembro.

O produtor e diretor do filme seguiu o exemplo de Glauber Rocha - autor de filmes premiadíssimos e cineasta politizado - quando disse a célebre frase "Com uma Câmera na mão e uma ideia na cabeça". Foi assim que J. Gomes vagou entre as rochas do cerrado durante três meses para gravar cenas do seu filme que conta a saga de um sertanejo que vive de sonhos, e por acreditar que seus sonhos se tornariam realidade enfrenta situações hilárias e adversas em sua estória.
Gomes diz que está pagando caro, assim como o protagonista do filme, para realizar o seu sonho de ser o primeiro a produzir um longa-metragem no Alto Oeste potiguar. O elenco do filme foi formado com pessoas da comunidade, principalmente com os componentes do Grupo de Teatro da Pastoral Familiar. Para ele seria mais prazeroso trabalhar com pessoas simples. A grande maioria nunca havia ficado em frente a uma câmera, mas a força de vontade de fazer acontecer algo de novo deu certo e muitos estão se destacando como bons atores e atrizes.


"No início algumas pessoas da cidade criticavam o elenco porque estavam participando 'dessa ideia de doido', no final eles queriam participar. E a nossa produção é simples, não temos câmeras flutuando em gruas; potentes microfones de captação; câmeras correndo em trilhos e ilha de captação de imagens. Trabalhamos só com uma câmera e um computador de edição. Mas o produto final vai surpreender pela criatividade e simplicidade", diz J. Gomes.

O filme a ser exibido em tela de cinema terá a duração de 1 hora e 45 minutos. Os DVDs, que terão uma duração de 1 hora e 25 minutos, só estarão à venda a partir do dia 15 de dezembro. Antes o filme também será exibido em cidades da região, como Major Sales, onde aconteceram gravações. Na cidade de Areia Branca, terra natal do protagonista do filme Wellington Marques, acontecerá uma noite de gala para o lançamento no dia 18 de dezembro.


J. Gomes espera recuperar os R$ 17 mil investido no filme com a venda dos DVDs e os apoios culturais que deverão surgir com o sucesso do filme. "Acredito tanto nisso que estou mostrando o nosso trabalho para depois vender aos patrocínios", conclui.

Nenhum comentário: