quarta-feira, junho 30, 2010

TOUROS

Um dos mais tradicionais grupos de danças do folclore norte-rio-grandense é o grupo Bandeirinhas de Touros, existente há décadas. A dança das Bandeirinhas tem como característica principal a participação exclusiva de mulheres que se reúnem na casa da matriarca do grupo, para dançar forró e cantar cantigas alusivas aos santos venerados: São João, São Pedro e Santana. Com uma tradição transmitida há várias gerações, desde a senhora Joana Pacheco, por volta de 1910; em seguida Francisca Conduru, nos anos 20 e, posteriormente, Geracina Alsina do Nascimento, nos anos 40 do século passado, a chama se mantém acesa com Josefa Odete de Melo (dona Finha), 88 anos, com presença marcante nos festejos juninos.

Desde o seu surgimento, até alguns anos atrás, o grupo se reunia na casa da matriarca ao som de um trio de sanfona e, muitas vezes, com a presença do violeiro José Antão. Por volta da meia-noite saía, em cortejo, pelas ruas de Touros conduzindo a bandeira do santo louvado; em seguida ia para o banho no rio Maceió, que banha a cidade, e o retorno a casa sede.

Atualmente o grupo permite a participação masculina, como uma forma de apoio na compra das comidas e bebidas, já que o dinheiro arrecadado entre os participantes, apoiadores e comerciantes, não é suficiente para o pagamento dos músicos e a realização da festa, sem contar a indiferença do poder público para com a manifestação cultural.

Nenhum comentário: