quarta-feira, setembro 16, 2009

EDUCAÇÃO

Atenção Professores
A Secretaria Estadual de Educação, através da Subcoordenadoria de Ensino Especial(SUESP) promoverá, no período de 21 a 25 de setembro, um curso de Introdução ao Sistema Braile para 60 professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. O evento acontecerá no hotel Praia Mar nos dois turnos, matutino e vespertino.
O curso abordará a história do Sistema Braille, técnicas de leitura e escrita, conhecimentos básicos sobre a simbologia Braille e sua aplicação, além de focalizar experiências bem sucedidas de inclusão escolar e social de crianças e adultos portadores de deficiência visual. Haverá exposição interativa, atividades práticas com exercícios individuais e em grupo, além de apresentação de filmes e documentários.
O objetivo é possibilitar o aprendizado do alfabeto e dos sinais Braille, além de desenvolver a habilidade de leitura e da escrita Braille e contribuir para a compreensão e assimilação de técnicas e procedimentos relacionados ao uso do Sistema Braille.
O evento contará com uma carga horária de 40 horas e será ministrado pelas professoras Elizabete Dias de Sá e Izilda Maria de Campos, ambas especializadas na área de deficiência visual e servidoras do Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), de Belo Horizonte.

Professores de escolas públicas utilizarão a internet em sala de aula

Cerca de 1.800 professores de escolas estaduais de todo o Rio Grande do Norte serão capacitados para fazer uso do computador e da internet como uma ferramenta de aprendizagem em sala de aula. A empresa Intel, em parceria com o Governo do Estado, a Microsoft e o Senai-RN, lançou na manhã de ontem, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, o programa Intel Educar Brasil.
Ao final do curso de 40 horas os professores terão um plano de aula completo onde a internet e o computador farão parte do aprendizado dos estudantes. Cada professor receberá apostilas e um cd com todo o conteúdo programático. As aulas serão ministradas nos centros de informática instalados pelo Governo do Estado em diversas escolas potiguares. Inicialmente professores de 30 municípios serão beneficiados com esta formação.

Nenhum comentário: