quarta-feira, outubro 21, 2009

BOLSA FAMÍLIA

Principal mecanismo de transferência de renda do governo federal, o Bolsa Família completou nesta terça-feira (21) seis anos, somando o repasse de recursos a 12,4 milhões de famílias em situação de pobreza. O programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem orçamento de cerca de R$ 12 bilhões para 2009. No próximo ano, a expectativa é chegar a 12,9 milhões de famílias. Desde que foi criado, em 2003, o Bolsa Família investiu R$ 52,7 bilhões.

Além de ter impacto sobre a redução das desigualdades de renda no País, o programa tem forte implicação no cotidiano das famílias mais pobres. “Ao mesmo tempo em que resgata milhões de pessoas da situação de extrema pobreza, o Bolsa Família também as transforma em consumidores, ajudando a estimular as economias locais e regionais”, destaca o ministro do MDS, Patrus Ananias.
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os recursos do programa são usados especialmente na aquisição de alimentos, material escolar, medicamentos e vestuário, e utensílios domésticos.

Nenhum comentário: