sexta-feira, outubro 23, 2009

CONGRESSO SOBRE GESTÃO DO SUS NO RN TERMINA HOJE

Teve início, nesta quarta-feira (21), o 10º Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN. O evento, que prosseguirá até hoje sexta-feira (23), no Praiamar Hotel, tem como tema “Qualificando a Gestão do SUS no RN". O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de práticas de execução, controle e avaliação de políticas para os dirigentes municipais. O congresso é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Diversas autoridades do Estado estiveram presentes na solenidade de abertura do evento. Fizeram parte da mesa, presidida pela presidente do Cosems, Solane Costa, a governadora Wilma de Faria, o secretário de Saúde do Estado, George Antunes, a secretária de Saúde do Município, Ana Tânia Sampaio, o diretor do Complexo Hospitalar da UFRN, Petrônio Spinelli, o presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio, o representante do Ministério da Saúde (MS), Ney Amorim, o do Conselho Estadual de Saúde, Tarcísio Guerra, e o do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Nilo Bretãs.
A mesa destacou a importância da qualificação contínua da gestão para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Outro ponto enfatizado refere-se aos avanços alcançados e desafios enfrentados em busca da consolidação do sistema. Segundo George Antunes, “nesse processo é fundamental a união de secretários municipais e estadual de Saúde, de modo a se superar as dificuldades encontradas a partir de um trabalho marcado pela integração e pelo comprometimento”.
Os temas abordados no congresso foram eleitos com base nas discussões realizadas ao longo das reuniões entre o Cosems e gestores locais, a fim de se contemplarem as necessidades identificadas em cada localidade, como explicou Solane Costa. A programação foi iniciada com um curso sobre atenção básica e vigilância à saúde, ministrado por Samantha França, da coordenadoria de Gestão e Atenção Básica do MS, Ângela Pistelli, assessora de Gestão da Vigilância em Saúde do MS e Marcos Silveira Franco, do Núcleo de Promoção à Vigilância do Conasems.
Além disso, foi realizado o curso "Desafios da execução orçamentária e financeira do SUS: operacionalizando o uso dos fundos de saúde", com palestras de Gilson Carvalho, do Conasems, e Ney Amorim.
Nesta quinta-feira (22), a partir das 9h, ocorrerão mesas-redondas abordando o planejamento da saúde nos municípios, com a participação novamente de Samantha França, além de Nilo Bretãs, Ayrton Galiciani Martinello, coordenador Geral de Planejamento do MS, Claudia Frederico, subcoordenadora de Ações da Saúde da Sesap e Elaine Cardoso, promotora de Defesa da Saúde no RN.
No último dia do evento (23), haverá mesas-redondas sobre responsabilidades nas políticas de gestão e regulação pública. Os debatedores serão Bete Mateus, assessora do Conasems, Henrique Vitalino, coordenador Geral de Gestão do Trabalho em Saúde do MS, Cleômenes Viana, diretor de auditoria da área social da Controladoria Geral da União e Firmino Soares, do Conasems.

Nenhum comentário: