terça-feira, outubro 27, 2009

Eleições para o projeto Parlamento Mirim


As eleições para o Parlamento Mirim movimentaram as seis escolas da região metropolitana de Natal que participaram do projeto. A deputada estadual Márcia Maia, idealizadora do projeto, fez a abertura oficial do pleito em uma escola do bairro de Neopólis, além de visitar outras três.


A abertura da votação foi feita no colégio Itaece com a presença de centenas de alunos na quadra da escola. Depois de entoado o Hino Nacional, a deputada fez um breve discurso em que destacou o pioneirismo do projeto no Estado. "Quando apresentamos esse projeto em 2002, sabíamos de sua importância. Agora, sete anos depois, temos orgulho de vê-lo acontecer", afirmou.

Também presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente e da Juventude, ela destaca que o projeto é uma oportunidade para os jovens apresentarem projetos de lei e representarem a comunidade estudantil. “Nosso dever é promover a responsabilidade e conhecimento das atividades políticas e preparar os jovens para o exercício da cidadania. Conhecendo o Legislativo, eles entenderão melhor o papel dos deputados e a importância da Assembleia para o desenvolvimento do RN”, explica.

A diretora da escola, Antônia Itaece, agradeceu a deputada Márcia Maia e a Assembleia Legislativa pela instituição ter sido incluída no projeto que, segundo ela, é excepcional. "O projeto trouxe para os alunos o sentimento de comunidade. Eles passaram a pensar de maneira mais ampla, na comunidade em geral", garantiu.

Após a abertura, os estudantes foram um a um exercer seu direito de voto nas urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RN. Uma das primeiras foi a candidata Mirle Janieele, de 16 anos. "Fiquei muito feliz com a oportunidade. Essa é uma ótima forma dos estudantes aprenderem um pouco mais sobre o que é cidadania e como ela pode ser praticada", disse.

Aluno do 8º ano, Robert Bruce também concorre a uma das quatro vagas reservadas à escola e aposta no seu projeto para melhoria do saneamento básico do bairro de Neópolis como "carro-chefe" da campanha. "Importante é melhorar para todos nós. Não é só melhorar o sistema de saneamento e as pistas, mas também o acesso dos idosos aos ônibus", lembra.

Também empolgados com a participação no projeto estavam os alunos da Escola Estadual Antônio Basílio Filho, em Parnamirim. Com 12 candidatos disputando uma das quatro vagas do colégio, a batalha por voto era no corpo-a-corpo. "Queremos melhorar as condições do intervalo aqui. Trazer jogos e brincadeiras, uma verdadeira recreação", afirma a estudante Tatiane Elane, de 16 anos.

Para Mishael da Silva, 14, a aposta foi no esporte. "Precisamos de um teto em nossa quadra e por isso vamos tentar vencer a eleição", disse ele que fez questão de ressaltar o papel socializador do projeto. "Tinham pessoas aqui que nem falavam e que ninguém conhecia. Depois desse projeto, elas passaram a falar mais e agora acho que se sentem melhores", aponta.

Nenhum comentário: