sexta-feira, outubro 02, 2009

INAUGURAÇÃO

Inaugurada pela governadora Wilma de Faria na tarde DE ontem, no Dia Nacional do Idoso, a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (Depi) irá funcionar com uma estrutura composta por nove servidores: o delegado Marcos Vinícius Cordeiro de Arruda, um escrivão, seis agentes e um auxiliar. A nova delegacia surgiu a partir de uma proposição do deputado Robinson Faria, bastante cumprimentado na Central do Cidadão por populares elogiando a sua iniciativa.
O delegado Marcos Vinícius falou que a delegacia foi criada para defender os direitos dos idosos, garantindo um atendimento especializado a fim de que sejam respeitados os seus direitos sociais e cumprido o estatuto do idoso, pois existe uma demanda considerável no RN.

Além dos crimes previstos no estatuto, também serão atendidos casos de crimes de lesão corporal, crime contra a liberdade pessoal e crime contra a liberdade sexual, exemplos dos que antes eram atendidos em outras delegacias: “Existe um número considerável de desrespeito e agressão aos idosos, mas esperamos também que a família tenha mais respeito e cuidado com eles”, disse.
A Depi já está funcionando na Central do Cidadão do Centro, das 8h às 18h, e em regime de plantão nos finais de semana, atendendo nos telefones 3232-0521 e 3203-6085. Terá competência para investigar fatos relacionados a pessoas idosas, configurados como crimes previstos no Estatuto do Idoso, tais como a correta prestação de serviços públicos como de saúde e de transportes. Além de crimes tipificados como lesões corporais e contra a liberdade sexual – todos do Código Penal Brasileiro.

Nenhum comentário: