segunda-feira, novembro 16, 2009

Giro RN

ANGICOS
Mal entrou na Prefeitura Municipal de Angicos, o atual Prefeito Clemenceau Alves que assumiu o cargo de executivo do município após a morte de Jeime, O Ministério Público Federal do RN, ingressou com duas ações penais e duas ações de improbidade administrativa. Ele é acusado de irregularidades na aplicação de recursos federais repassados ao município pelo Fundo Nacional de Saúde e através de convênios com os Ministérios da Integração Nacional e do Turismo. Outros envolvidos também respondem pelas irregularidades apontadas. Clemenceau Alves foi o prefeito de Angicos entre 2001 e 2004.
Nesse período, a Prefeitura recebeu recursos públicos federais para obras de pavimentação, construção de praça e para assistência à saúde do município. Em todos os casos verificou-se a má aplicação da verba pública.

SÃO JOÃO DO SABUGI
Os vereadores Rutênio Humberto (DEM), Carlindo Júnior (DEM), Batista do Posto (DEM) e Alcides Carneiro (DEM) entraram em contato com o Ministério Público (MP) para questionar o motivo de diversos postes da cidade estar apagados e a iluminação da ponte, colocado pelo ex-prefeito Elísio Galvão (DEM), ter sido desligada. A reivindicação dos parlamentares é de que recursos oriundos da taxa de iluminação pública deveriam ser destinados para esse fim.
 
A resposta da prefeitura foi de que o imposto pago pela população para iluminar a cidade está sendo utilizado para pagar a conta de energia dos prédios públicos. Os vereadores questionam a legalidade do ato da prefeitura, praticado sem respaldo popular.
Após 10 meses e 15 dias de administração de Aníbal, a cidade enfrenta problemas de coleta de lixo, deficiência no atendimento médico e os prédios públicos estão em situação de abandono.
nesta semana, a prefeitura chegou a tocar fogo em lugares estratégicos para incinerar o lixo que domina os canteiros de São João do Sabugi, levando transtorno a moradores.

CARAÚBAS
No último dia 12, a Câmara Municipal de Caraúbas recebeu, durante a 13º sessão Ordinária do segundo período legislativo, a visita dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Leônia Gurgel e do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A presença dos estudantes aparece como mais uma das etapas do projeto "Pedagogia do parlamento", de autoria do vereador e presidente da casa, Assis Batista (PSB), que tem como objetivo aproximar a população do poder Legislativo Municipal.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, os alunos foram transportados de suas escolas até a sede do Legislativo Municipal. Nas dependências da Câmara, os alunos tiveram a oportunidade de todo o mecanismo de funcionamento e também participaram da sessão que estava acontecendo.

Com o encerramento da visita os alunos receberam uma cartilha que tem um conteúdo mais aprofundado sobre os trabalhos daquela Casa, conteúdos que agora serão vistos pelos professores nas salas de aula.

MAXARANGUAPE
O maestro da banda de música do município de Maxaranguape, Ivanildo Valentim Silvestre, 65, natural do Recife, foi preso acusado de pedofilia. Embora negue as acusações e se diga inocente, o maestro teve a prisão preventiva decretada pela comarca de Extremoz e está detido na delegacia de polícia de Maxaranguape. O processo corre em segredo de justiça. A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar do município, após a instauração de investigação no início de março, baseado em denúncias de mães e alunas da banda de música. De acordo com o delegado regional Fábio Rogério, que efetuou a prisão de Ivanildo, a juíza Anna Karina de Carvalho, da comarca de Extremoz, decretou a prisão preventiva e expediu um mandado de busca e apreensão baseado em inquérito policial instaurado pela delegacia regional, fruto da denúncia do Conselho Tutelar. "Alunos que freqüentavam a escola denunciaram que ele estaria cometendo pedofilia". Além da prisão, foram apreendidos na residência de Ivanildo, dois computadores, três fitas de vídeo cassete e 48 cds, cujo conteúdo será analisado pela polícia.
 
NOVA CRUZ


A festa da vitória do futuro prefeito Flávio Azevedo (PMDB), eleito nas últimas eleições, será realizada nesta segunda-feira, com a participação da banda Aviões do Forró.


De acordo com a Assessoria de Comunicação de Flávio Azevedo, a festa só não aconteceu antes porque a agenda de shows da Banda Aviões do Forró estava lotada.
A festa da vitória com a banda Aviões do Forró é um pedido da juventude novacruzense.

TAIPU
O prefeito de Taipu, Sebastião Melo está na parcela dos gestores que não sabem como agir para pagar seus servidores. "A coisa está tão difícil que a gente nem gosta de falar sobre o assunto, é de doer", lamentou. Segundo ele, entre as medidas adotadas para tentar melhorar a situação está a demissão de cerca de 100 servidores ligados à prefeitura através de contratos.


Vale lembrar que há dois meses, o prefeito afastou, aproximadamente, 70 funcionários e chegou a fechar as portas da prefeitura por uns dias, por não ter meios de pagar o quadro de pessoal. No entanto, Sebastião reconhece o risco do tiro sair pela culatra. "Tem funcionários que estão na prefeitura há 20 anos, então imagine quanto a gente vai ter que pagar de rescisão", declarou.

Para agravar a situação, Taipu possui uma dívida de R$ 260 mil em precatórios e cerca de R$ 1 milhão com fornecedores. "Essas obrigações com precatórios foram heranças da gestão passada e que deveriam ser pagas até dezembro deste ano. Os fornecedores também estão esperando esse pagamento, e eles não tem nada a ver com essa situação de crise. Mas nossa prioridade é pagar a folha de funcionários, que está em dia até outubro, mas agora no fim do ano, não sabemos como ficará", afirmou o prefeito.




Nenhum comentário: