segunda-feira, dezembro 21, 2009

Central de Transplantes do RN está entre as cinco melhores do país

A Central de Transplantes do Estado está entre as cinco centrais de melhor desempenho do país. A constatação é da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), sediada em São Paulo. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (21). Cada uma das cinco centrais melhor avaliadas receberão a doação de um doppler transcraniano – equipamento importado de extrema importância para o diagnóstico preciso de mortes cerebrais e demais doenças cerebrovasculares.


Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Francinete Guerra de Morais, embora a Central esteja aquém do percentual desejado de doação, a avaliação considerou o nível de excelência da capacitação dos funcionários, a busca ativa e trabalho de notificação de potenciais doadores realizado pela Central. "No governo Wilma de Faria a Central – criada em 2000 e em funcionamento desde 2001 – avançou bastante e pudemos alcançar esse reconhecimento nacional", disse a coordenadora.

Na atual gestão do Governo do Estado, foi criado na Central de Transplante o Laboratório de HLA (para exames de compatibilidade renal e outros transplantes), o Banco de Olhos (instalado no Hospital Onofre Lopes), além da ampliação significativa do número de transplantes e promoção de cursos de capacitação e formação de coordenadores e intensivistas. Os outros quatro estados melhor avaliados pela ABTO foram Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Ceará.

Nenhum comentário: