sexta-feira, dezembro 18, 2009

Turismo

Um estudo que define estratégias, metas e objetivos de marketing internacional do turismo brasileiro e as ações a serem implementadas na próxima década foi lançado nesta quarta-feira (16). O Plano Aquarela 2020 foi apresentado pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, com o objetivo de aproveitar as condições que o País ganhou de atingir um novo patamar como destino turístico global com a realização da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016.


Na estimativa, foram analisados os dados de crescimento do número de turistas de países que receberam os dois grandes eventos e as diferenças existentes entre esses locais e o Brasil, como países vizinhos, acessibilidade aérea e terrestre e tempo de voo até o País.

“Fizemos um trabalho de diagnóstico imenso, baseado em várias pesquisas, que investigou a imagem que o estrangeiro tem do Brasil e sua intenção de retorno para Copa e Olimpíadas, ouviu lideranças nacionais do turismo e considerou estudos internacionais de mercado”, ressaltou a presidente da Embratur, Jeanine Pires. “Foi este amplo levantamento que embasou a elaboração do Plano Aquarela 2020 e o resultado é um estudo técnico de altíssimo nível que norteará as ações de promoção internacional do Brasil na próxima década”.

Copa 2014 - Um dos grandes desafios da promoção internacional do turismo brasileiro é unificar a mensagem que será divulgada para o mundo. A Embratur produzirá um kit de material promocional e informativo unificado para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, com a mesma mensagem e identidade visual, a ser usada no exterior a partir de julho de 2010. O cronograma de ações para o próximo ano será o ponto de partida para aproveitar as grandes oportunidades que começam, a partir do encerramento da Copa da África do Sul, quando o Brasil – pelas regras da Fifa - pode começar a sua promoção como sede do evento.

Durante a realização da próxima Copa, o Brasil terá espaços para exposição e relacionamento com públicos específicos como imprensa, formadores de opinião e família esportiva, além do público presente aos jogos e eventos. A agenda inclui acompanhamento dos jogos da seleção brasileira em ações de rua, exposição de produtos em espaços comerciais e eventos culturais que possam mostrar a diversidade brasileira e a alegria da nação que receberá a Copa em 2014.

Principais metas do Aquarela 2020:

Aumentar em 113% o turismo internacional de 2010 a 2020 – chegando a 11,1 milhões de visitantes estrangeiros no final da próxima década.
Aumentar em 304% a entrada de divisas com os gastos dos estrangeiros no Brasil de 2010 a 2020 – alcançando U$ 17,6 bilhões.
Aumentar em 500 mil turistas no Brasil, no ano da Copa 2014; e em 15% em 2016, ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em relação ao ano anterior.
Manter um crescimento sustentado de, no mínimo, 1 ponto percentual acima do crescimento da América do Sul.
Consolidar a liderança na América do Sul, com uma quota de 27% do número de turistas do continente.

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