sexta-feira, janeiro 15, 2010

Bolsa Família será ampliado em Natal

Em audiência, ontem, com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV), acompanhada pela secretária de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, teve uma audiência, ontem, tiveram a confirmação de que a parceria entre o ministério e a a prefeitura será ampliada esse ano. O ministro assegurou a inclusão de mais 6 mil cadastros no Bolsa Família na capital e o apoio no projeto modelo de construção de três novos Centros de Referência de Assistência Social, integrados a centros de capacitação de mão de obra profissional e encaminhamento ao trabalho. Além disso, Patrus Ananias comprometeu-se em apoiar projetos de segurança nutricional da alçada da Alimentar, com ênfase para o novo modelo de feiras livres.


A prefeita entregou ao ministro um projeto piloto que visa dotar os Cras de uma estrutura paralela de inclusão produtiva e qualificação profissional. Os Centros de Referência de Natal já contemplam Telecentros, instalados pela Prefeitura. A secretária Rosy de Sousa apresentou ao ministro dados comprovando a evolução da política social em Natal, como a instalação de 17 novas unidades gestoras do Bolsa Família, o crescimento do ProJovem, a Construção de três Casas de Passagem e a organização do Bolsa Família. Sobre esse último programa, Rosy informou ao ministro que hoje recebem o benefício em Natal 50.713 pessoas, para um universo de 56.717 cadastradas.

"Há uma determinação clara do presidente Lula. As pessoas que estiverem seguindo as normas da lei, enquadradas no direito, terão o benefício assegurado. Vamos analisar com carinho a situação destas seis mil famílias", respondeu o ministro. Patrus Ananias antecipou ainda à prefeita a informação de alguns editais que serão disponibilizados e comprometeu-se em apoiar a prefeitura na captação de projetos importantes do MDS.

Durante a audiência, a prefeita Micarla de Sousa solicitou a inclusão de Natal no Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Construção Civil. O objetivo é qualificar beneficiários do Bolsa Família para a atuação nas obras do PAC em Natal, referentes à Copa de 2014. O ministro encaminhou para uma análise dos técnicos do MDS. "Prefeita, atenderemos o pedido de vocês. E vamos analisar a possibilidade. Acredito que é possível, sim, firmarmos mais esta parceria", declarou o ministro.

Nenhum comentário: