terça-feira, fevereiro 23, 2010

Antiga tubulação de água de Parelhas será trocada

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) dará início, nos próximos 40 dias, à troca de tubulação de cimento amianto por PVC no município de Parelhas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, durante reunião com o prefeito da cidade, Francisco Medeiros, na sede da empresa, em Natal. A troca de tubulação vai reduzir o número de vazamentos na rede de água, que é antiga e necessita de constante manutenção.

Segundo Walter Gasi, serão substituídos cerca de 2.650 quilômetros de tubulação de cimento amianto por PVC, mais resistente a vazamentos. “Como a Prefeitura já fez a implantação de asfalto em diversas ruas, a Caern vai realizar a obra por meio de rede dupla, passando pelas calçadas e não pela via”, informa. Como o custo de implantação de rede dupla é superior ao de uma substituição convencional, o investimento da Caern na troca da tubulação, que estava previsto
Uma nova reunião entre o presidente da Caern e o prefeito de Parelhas foi agendada para o dia 8 de março para avaliar as alterações no custo e o andamento das obras. “O mais importante é que vamos fazer esta troca de tubulação o quanto antes, beneficiando centenas de famílias do município”, destaca Gasi.

Durante a reunião, a Caern e a Prefeitura de Parelhas também discutiram a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, previsto em lei e que deve ser concluído pelas prefeituras até o final deste ano, além da renovação do contrato de concessão com o município. Segundo o assessor de Gestão Empresarial da Caern, Marcos Rocha, Parelhas é um dos municípios que estão com o Plano mais adiantado e deve ser um dos primeiros que serão concluídos pela Companhia. Embora a elaboração dos Planos Municipais seja uma atribuição do Município, a Caern tem auxiliado as Prefeituras na elaboração do documento, fundamental para nortear os investimentos do setor.

Somente em Natal, a Caern está investindo cerca de R$ 1 milhão na troca de tubulação antiga por novos tubos de PVC. Com estes recursos está sendo possível substituir quase 11 quilômetros de tubulação. Em todo o Rio Grande do Norte, o investimento do Governo do Estado em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário chega a R$ 923 milhões.

Nenhum comentário: