terça-feira, fevereiro 23, 2010

COPA DO MUNDO 2010

NIGÉRIA
 

 

Destaque da atual seleção nigeriana, Mikel foi pivô de polêmica ao trocar o Lyn, da Noruega, pela Inglaterra. Em 2005, o Manchester United anunciou a contratação do jogador, alegando ter um contrato assinado com ele. O Chelsea também afirmou ter contratado o atleta. Mikel chegou a dar uma entrevista dizendo que desejava ir para o Manchester, com a camisa do time nas mãos. Porém, o nigeriano acabou acertando com o Chelsea, no meio de várias trocas de acusações entre os dirigentes dos times ingleses e após pagamento de 12 milhões de libras dos Blues aos Diabos Vermelhos pelo acordo.

Uma das seleções mais tradicionais da África, a Nigéria não conquista um título há 15 anos: Copa Africana das Nações, em 1994.

Único africano e ter passado duas vezes da primeira fase da Copa do Mundo, em 1994 e 1998. Em ambas, foi eliminada nas oitavas de final.

Em 2010, irá à sua quarta Copa do Mundo e se tornará o segundo país africano com mais participações, ao lado de Tunísia e Marrocos, e só atrás de Camarões (seis).

“Está longe de viver os bons momentos do anos 90. Penou pra se classificar. Não tem um craque como Okocha mais em campo. Mas não deve ser desprezada. O principal jogador será o 12º. Tirando a anfritriã África do Sul, a Nigéria será a seleção africana com maior torcida presente. Há milhares de nigerianos vivendo no país da Copa. Vai sempre jogar em casa."

Renato Ribeiro, correspondente da TV Globo na África

O CRAQUE 
 NOME: J. Michael Nchekwube Obinna
IDADE: 23 Anos
POSIÇÃO: Meia
EQUIPE: Chelsea

Nenhum comentário: