terça-feira, fevereiro 02, 2010

Moradores de Jandaíra denunciam doações ilegais de casa pela Prefeitura

Moradores de Jandaíra, cidade distante 116 km de Natal, denunciaram nesta segunda-feira (1) a doação ilegal de casas por parte da Prefeitura do município. De acordo com relatos, as construções que seriam voltadas às famílias de baixa renda estariam sendo repassadas a pessoas com cargos na Prefeitura, solteiras e sem cadastro no Programa Habitacional.

A auxiliar de serviços gerais Ilma Maria de Souza, destacou que as doações irregulares são comuns na atual gestão e destacou que “todos na cidade sabem que as casas não chegam para quem está cadastrado”. Ela disse que há três anos fez a inscrição para ser contemplada com o imóvel, mas até o momento permanece morando com os dois filhos e a mãe.

“Tem muitos empregados da Prefeitura, professores e vice-diretores de escolas que receberam as casas em nome de um sobrinho ou de um familiar com pouca condição. Aqui, ao lado do ginásio, todas as casas pertencem a pessoas que tem algum vínculo com o prefeito. Sei de casos de moradores que receberam a casa, venderam e entraram novamente na lista para receber uma nova residência”, denunciou.

Ainda de acordo com Ilma Maria, indignados com alguns privilégios concedidos pela Prefeitura a outros moradores, na última quarta-feira (27), 15 casas foram invadidas por pessoas que estavam cadastradaps no programa e que não haviam recebido as casas. Ela explicou que uma ordem de despejo já foi expedida e que o prazo estabelecido para o esvaziamento dos imóveis expira nesta terça-feira (2).

Outra acusação da moradora é que algumas casas estavam fechadas aguardando a chegada do período eleitoral para serem utilizadas como moeda de troca.

O morador do município José Antônio confirmou as denúncias e disse que recentemente, mais doze casas foram sorteadas para pessoas solteiras, sem prioridade dentro do programa. Ele frisou ainda que o prefeito da cidade distribuiu três casas para pessoas próximas, sem a necessidade que estivessem se cadastrado

Em contato com o Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN (Cehab), Damião Pita, ele disse desconhecer a invasão das casas, bem como a troca de imóveis por votos ou de benefícios diversos.

Ele explicou que as casas construídas em Jandaíra não fazem parte de um projeto do Ministério das Cidades e, sim, de uma iniciativa estadual que pretende construir até o final de 2011, aproximadamente 10 mil casas para serem doadas a famílias carentes dentro do Programa de Subsídio Habitacional.

Porém, Damião Pita confirmou que o cadastro dos moradores é realizado pela prefeitura de cada cidade, que participa com a doação do terreno e a instalação da água e energia.

“As casas só podem ser doadas quando estão completamente finalizadas, isto é, com energia, água e toda a estrutura montada. Mas não tenho conhecimento que elas estão sendo usadas como moeda de troca”, declarou o titular da Cehab.
Com informações do Nominuto.com

Nenhum comentário: